LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#3016 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Dez 19, 2007 1:22 pm

soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, então agora pode ser biplace, né? Até hoje à tarde não podia, mas enfim... Então vamos lá, querem uma opção pela metade do preço e sem coleira apertada? Querem ouvir?

SU-30MKI/M com: Radar PESA N-011MIII ou o IRBIS-E, que segundo a KNAAPO já pode ser instalado nos SU-30, OLS-35 + POD eletro-ótico à escolher, motores do SU-35-1 com TVC 3D, toda a variedade de armas russas(velhas e obsoletas) e etc.

Sobre as armas russas serem mentiras ou estarem na idade da pedra, é o que a Índia, China, Venezuela e etc usa, e esse povo é tudo burro, sendo enganado com essas velharias, é isso?

Mas se é assim, prá quê F-15BR? Nossos Mitinga e os fantásticos mísseis israelenses dão e sobram muito.

Eu imagino que os fabricantes de armas ocidentais estão jogando dinheiro fora, pois se é tudo velharia obsoleta, prá que AIM-9X se o R-73 é aquele velho e atrasado míssil de 1989? Prá quê METEOR se o R-77 é aquela tranqueira de sempre, né? Prá isso o bom e velho AIM-120C5 basta e sobra.

E não estou duvidando nem nada, é só um comentário despretensioso. Uma dúvida mesmo.

Como é ruim ser "sem fonte" e ter que saber das coisas por revistas, internet e etc...

Tem opção pela metade do preço e sem nhém-nhém-nhém de entrega/liberação de armas. Só que é tudo arma velha.

Essa das armas eu sinceramente não sabia. Tomara que a FAB saiba disso, de velharia nós já estamos cheios.

:?

só posso dar uma passada por aqui e uma lida rápida pois quero me livrar de meu trabalho antes das festas....

Só estou escrevendo para dizer uma coisa: Carlos, você é um cara difícil de se conversar porque é oito ou oitenta. Dê uma lida em seu post. Que tipo de conversa você quer manter com um texto assim? Você espera que eu entre nesta "charla" de bater boca, ficar qualificando ou desqualificando equipamento A ou B, misturando informação séria que é postada com achismo ou elocubração de um ou outro? Pense bem o que você está propondo com um post destes. Para ficar aumentando o número de páginas deste tópico com bate-bocas sem sentido e que em nada acrescentam aqui?

É melhor pensar antes de falar, ou melhor, antes de escrever qualquer coisa, pois senão isto aqui fica uma coisa chata, em que cada um fala o que acha ou o que gostaria que fosse, ou ainda fica brincando de super-trunfo com baralho de protótipo e com anúncio de propaganda. Daqui a pouco isto perde o fim de seriedade que havia e muitos aqui vão começar achar isto chato e parar de postar, e o DB deixará de ser uma fonte de informação valiosa para quem é um entusiasta e não quer viver só de notícia do Godoy.

Mas Beraldi, não foi precisamente o que fez? desqualificar equipamento, sem uma fonte ou uma explicação plausível ou pelo menos dizer fulano me disse isso ou eu vi aquilo?

[[]]'s

Mas meu Tuga, você não tem todas as fontes de compra e manuais da net? Poste aí as compras de qualquer operador de Su-XX que inclua Archer ou R-77 de nova geração, com os buscadores, radares e espoletas novos integrados. São as versões novas ou são os antigos que ainda hoje são vendidos? Quais estão em produção, os da propaganda ou os em uso na Rússia há um certo tempo? Não estou desqualificando nada. Só estou falando que as armas anunciadas não estão em produção em larga escala e não foram exportadas. Só isso. Um R-73, por mais antigo que seja sua eletrônica, e não "velho" como já bradam alguns, é uma séria ameaça, assim como um R-77, que equivale a um AIM-120B. Só isso que disse.

A questão é que eu nunca afirmei nada contra nem a favor, foi você.

As armas russas são uma incógnita para o ocidente, concordo, mas afirmar o que afirmou só se contradiz a si próprio.

Se quer que este fórum seja sério e uma referência, comece a dar referências sérias e não achismos ou porque ouviu falar (como você mesmo disse). Se é esse o caso diga que ouviu falar.

[[]]'s

1) Soultrain, o que é afirmar algo contra ou a favor? Por acaso é falar, como eu falei, que tal equipamento ou armamento não está em produção seriada, ou só existe na forma de protótipo para exibição em feiras? Se é isso, você não afirmou nada contra ou a favor nestes últimos posts, mas é só pesquisar que tem posicionamentos seus neste sentido tanto neste como em outros tópicos.

2) Eram uma incógnita quanto ao seu desempenho, mas não são mais, desde que a Alemanha disponibilizou seus Archer aos EUA e a China ficou amiga dos israelenses, que por conta disso sabem tudo de R-77. Quanto a serem incógnitas em termos de produção, isto não existe, basta acompanhar as vendas recentes de caças russo e quais os armamentos que são vendidos com estas aeronaves.

3) Referências e informações claras tem demais na internet, que tanto eu quanto você lemos quase que diariamente. Não vou ficar fazendo pesquisa e colando link para embasar tudo que falo. Se coloquei aqui, é por que li a notícia, seja no Defense Update, no Defense Industry News, no Defense Talk, no Janes ou algum outro website genérico de notícias de defesa, é só pesquisar que você acha. E isto não é achismo, é repassar a informação. Quando for achismo, eu deixo bem claro, falando "em minha opinião", "acredito que" ou expressões similares, como sempre fiz. Não precisa querer me insinar a ser responsável com o que falo, porque, CREIO EU, tenho sido quando falo por aqui.

4) Mais uma vez digo: não culpe o mensageiro.

Boa pesquisa na net para você, meu caro.

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3017 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 3:53 pm

Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu:E porque seria o F-15E e não o F-18E???

Gostaria de saber se o F-18E tem chance.

Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.

O seu RCS foi alterado? É pequeno?

Não tenho essas informações mas gostaria de ter.

Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.

Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.

Mas sobre o Eagle não sei muito.

Sobre o seu radar também não sei muito.

Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.
Isso garante o APG-79 AESA e outras coisas que surgirão com o tempo.

Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.

O radar do Eagle??? o RCS do eagle??? as turbinas do Eagle???
Quais as melhorias?

Ele tem um alcance impressionante e leva 10,5T de armamentos.
Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.

Se alguém tiver informações seria bom para podermos debater sobre isso.

Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min :shock:

[ ]s

Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.

Eles tem reduced RCS.

Eles têm RCS maior que os eurocanards mas a diferença é pequena.

É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.

Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....

Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...

O alcance do Rafale é exatamente igual ao raio de ação do Eagle.
E isso eu peguei nos respectivos sites oficiais.

Humm, muito interessante, Luís, não tinha esses dados do atual RCS do Eagle. Com essa nova informação, a vantagem que o Typhoon teria com o uso dos AIM-120 C7, deixa de existir, pois mesmo com o menor RCS deste, o radar do Eagle é mais poderoso e conseguiria "enxergar" o Typhoon ao mesmo tempo que este consiga ver o Eagle.

[ ]s

soultrain
Sênior
Sênior

#3018 Mensagem por soultrain » Qua Dez 19, 2007 3:57 pm

Beraldi,

Você é um dos foristas mais respeitados, na minha opinião.

O que se sabe, publicamente do Archer, é correspondente aquela época, em que os Alemães ficaram estonteados e decidiram desenvolver um programa de misseis, já que acharam que os ocidentais não eram equivalentes e que a resposta foi recente com o AIM9X?

De lá até agora, pouco se sabe. É claro que os media ocidentais têm muito pouca informação acerca deste assunto, ou é informação antiga, ou errada e muitas das vezes não é distante o suficiente como sabe, já que daquele lado não cai $$$(em anuncios compreenda-se).

Pode afirmar com alguma certeza, que dessa época até agora, não houve desenvolvimentos?

Eu tenho uma enorme curiosidade sobre estes equipamentos, se por acaso souber uma boa fonte, agradeço e creio que os colegas aqui também.

[[]]'s

Editado pela última vez por soultrain em Qua Dez 19, 2007 4:00 pm, em um total de 2 vezes.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3019 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 3:58 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.

Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.

Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.

Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.

Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.

Quais as melhorias?

Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.

Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min :shock:

[ ]s

Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.

Eles tem reduced RCS.

É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.

Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....

Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...

Interessante que os dados que vocês andaram vendo, já foram postados aqui.

O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.

O Rafale é Very Low em RCS, fica na faixa de 0,1 até 0,2 m².

Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo! :shock: :shock:

Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.

Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.

Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.

Já se fala em fazer um METEOR com o seeker do MICA IR.

[ ]´s

Não adiante se falar de Meteor agora, ele ainda vai demorar muito pra entrar em serviço 8-]
Os dados que eu tenho de taxa de giro do Rafale não são de 35 graus, mas de 30 graus e é semelhante ao Typhoon. Agora a razão ascencional do Rafale é mesmo impressionante, só é batida pelo protótipo Mig-39 que teria razão de 20000 m/min.

[ ]s

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#3020 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 19, 2007 4:06 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Quais as melhorias?

[ ]s

Eles tem reduced RCS.

O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.

Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo! :shock: :shock:

Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.

Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.

Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.

[ ]´s

[082] [082] [082] [082]

Aonde tirou essas conclusões??

O Rafale é VLO??? [082] [082] [082] [082] [082] só se for piada....

PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem.. :lol:

Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.

Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.

Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.

Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.

Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.

Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.

Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.

Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3021 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:15 pm

Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Quais as melhorias?

[ ]s

Eles tem reduced RCS.

[ ]´s

[082] [082] [082] [082]

Aonde tirou essas conclusões??

O Rafale é VLO??? [082] [082] [082] [082] [082] só se for piada....

PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem.. :lol:

Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.

Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.

Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.

Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.

Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.

Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.

Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.

Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.

Sobre os radares que citou:

RCS de 1 m²(alcande de detecção): APG-63, 185 km, Captor, 124 km, RBE-2, 87 km

RCS de 0,1 m²(alcande de detecção): APG-63, 104 km, Captor, 70 km, RBE-2, 49 km

[ ]s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3022 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 19, 2007 4:18 pm

soultrain escreveu:Cb,

As minhas desculpas, levei o seu post para outro sentido completamente diferente, só agora me apercebi.

[[]]'s

Sem problemas cara :)

Estamos aqui para aprender [009]!!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#3023 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 19, 2007 4:29 pm

Sobre detecção por radares, tem uma coisa interessante:

Imagem

Dá prá começar umas comparações.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3024 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Sobre detecção por radares, tem uma coisa interessante:

Imagem

Absurdo: com RCS de 0,1, o NIIP IRBIS-E consegue enxergar o alvo a cerca de 170 km :shock: :shock:
Seria bom saber qual é o RCS do SU-35.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3025 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:44 pm

Dados que obtive: o RCS do SU-35BM está entre 0,6~1,0 m² e utilizando o radar em baixa potência, ele ainda pode detectar um caça com 0,1 m² a cerca de 90 km.

[ ]s

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#3026 Mensagem por Matheus » Qua Dez 19, 2007 4:44 pm

Immortal Horgh escreveu:

Imagem

Absurdo: com RCS de 0,1, o NIIP IRBIS-E consegue enxergar o alvo a cerca de 170 km :shock: :shock:

[ ]s

ou eu to meio miope ou to vendo + ou - 70km e não 170km....

Carlos Mathias

#3027 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 19, 2007 4:45 pm

Dizem ser perto do 1m2. Mas qualquer avião dessa geração leva armas e tanques, portanto estes RCS são meio que irreais, para todos. A não ser que assim que se detecte o sinal no RWR, o piloto ejete tudo e fique "invisível". Mas aí ele vira passageiro e não é esse o objetivo.

Esses dados de alcance do IRBIS devem-se a potência elevada com pico de 20KW, melhorias eletrônicas e nos processadores. O BARS/N-011MII para se ter uma idéia, gerava no máximo 5KW. Como não falta espaço num caça pesado, geração de energia resfriamento não são problemas.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3028 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 19, 2007 4:46 pm

Olá

Semana passada era o PAK...

Agora a Asas fala sobre o Rafale... 8-]

Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

(Da Redação, 19 de Dezembro de 2007)

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional (leia reportagem completa sobre o Rafale na edição 40 de ASAS, já nas bancas).

http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=340&LE=atual

Rumores... rumores... rumores :D

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3029 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:46 pm

MCD-SM escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Imagem

[ ]s

ou eu to meio miope ou to vendo + ou - 70km e não 170km....

O gráfico está em milhas naúticas, onde 1 mn = 1,852 km 8-] :lol:

[ ]s

Carlos Mathias

#3030 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 19, 2007 4:49 pm

Entre 80~90 milhas náuticas. Uns 144~162Km. :wink:

Responder