orestespf escreveu:PRick escreveu:Bolovo escreveu:Dizem por aí que os franceses querem mandar o Super Puma com fabricação local no Brasil. Só falta o Mirage 2000, daí tá tudo jogado pro espaço. As chances de termos um heli e um caça decentes vão pro buraco tendendo ao infinito. Mas faz parte.
O eu não aceito é o discurso ideológico de que certos produtos são antigos, ou obsoletos, quando não são. Como os MI-17, também, são mais antigos, mas ainda são plataformas bélicas válidas.
O EC-225(versão civil e menos capaz do EC-725), venceu em 2005 concorrência do Exército Japonês, contra o S-92 e o Merlin, para Transporte VIP do Imperador e o 1º Ministro. E não é a primenta concorrência que vence contra BH´s, Merlin e S-92. O último exemplar deve estar sendo entregue este ano.
A Grécia e o EAU receberam agora, ou estão recebendo os M-2000-5 MKII e M-2000-9. Existem vetores mais modernos, sem dúvida, como existem vetores muito mais modernos do que temos ou compramos agora, o discurso da última palavra é legal, mas só podemos ter a última palavra em poucas quantidades, o grosso da tropa, como no resto do mundo, ainda é equipada com a média dos equipamentos.
[ ]´s
Mais uma contradição, amigo PRick... Não faz muito tempo e você disse que os hélis russos eram "velhos", agora bastou a ficha cair em relação aos hélis franceses para você se "recompor".
E o fato da Grécia e EAU estarem recebendo seus M-2000 recentemente, não significa modernidade, pra mim, significa total competência da França em honrar seus compromissos.
A França tem se demonstrado um verdadeiro imbróglio no que diz respeito a honrar seus "cronogramas" (sejam quais forem). E duvido quem aponte um exemplo ao contrário. Até o submarino do amigo Degan "andou de lado" recentemente.
Sou tão desconfiado com a França que de 1963 pra cá parei de comer lagosta. Vai que a mesma tem sotaque nordestino até hoje...
Abs,
Orestes
Orestes,
A contradição é a condição básica da vida. Ser velho ou antigo, não quer dizer que é obsoleto, como os AK-47 demonstram, são velho e antigos, mas de forma nenhuma obsoletos.
O problema com os Mi-17 é que são inferiores aos EC-725, no entanto, não são inferiores ao Cougar, motivo pelo qual sustentei o debate naquela ocasião, além disso, existe a possibilidade de construção local, toda vez que existir tal fato, minha posição muda de analisar vetores, para ver pacotes. Porém, nunca verá uma afirmação minha desacreditanto os produtos russos, sua tecnologia, e ainda disse que os MI-17 são produtos válidos, mesmo os russos já tendo um substituto para ele.
Por sinal, é você que estava defendendo a construção local dos MBT´s Tamoyo III, penso que ele está obsoleto para o campo de batalha moderno, por isto não acho que deveríamos começar a construí-los agora, porém, nada impede que se faça um projeto derivado dele.
A Grécia e a EAU estão recebendo seus M-2000, como tem gente recebendo F-16, SU-30 e vários aviões que voaram antes do M-2000, e estão sendo produzidos. A França parou de produzir o M-2000, porque não tem condições de produzí-lo junto com o Rafale.
Os SU, Mig, F-16, F-18 todos são mais antigos que os M-2000, antiguidade, não é sinônimo de inficiência ou absolescência. Tem gente defendendo um F-18E, exatamente, porque diz que o fundamental são os sistemas de armas, não discordo, mas se vamos analizar envelope de vôo, veremos que os M-2000 com turbinas M-52 P-2, é superior em muitos aspectos aos F-18(a família inteira), F-16, Rafale, Typhoon, Mig´s 29, etc... O cavalo de batalha moderno são os sistemas, e isto não é novidade, vou repetir, os aviões modernos são plataformas de lançamento de armas inteligentes, enquanto puderem ser modernizados os seus sistemas, permanecerá válido no TO.
Como a modernização de F-5, F-4 e A-4, entre outros vem provando, muitos dirão são velhos e antigos, sem dúvida, mas ainda cumprim funções no TO? Se a resposta for sim, podem ser modernizados.
Se estivessem falando de importação direta de um M-2000 novo, seria contra, como sou contra os F-16 na mesma situação, ou SU-30. Porque não representam mais o top de linha, e como tudo será importado nesta hipótese.
[ ]´s