OSÓRIO x TAMOIO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38930
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2749 vezes

#91 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 07, 2007 1:35 pm

Vocês estão a esticar-se na maionesa...estamos a falar de projectos dos anos 80, que só chegaram a prótótipos. Podiam ser excelentes nessa altura, mas hoje em dia houve enormes avanços nas blindagens, sensores, calibres empregues, etc.

SE o governo Brasileiro fosse com isso para a frente, mais valia fazerem um novo projecto do que modernizarem um projecto antigo. Para isso mais vale modernizarem os Leopards que vão ter e os que têm.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#92 Mensagem por Moccelin » Sex Dez 07, 2007 6:33 pm

Mas isso daria muito Gepard...

Como eu disse em uma outra ocasião, se decisão de construir um novo blindado o mais lógico seria primeiro modernizar os Leos, primeiro se faz um update nas torres com optrônicos novos, dominado essa parte se projeta uma torre inteirinha nova, pra ser usada nos chassis dos Leos mais novos, com mais quilômetros a rodar, depois sim, se constroi o negócio todo, com torre e chassi nacionais.

Seria a mesma lógica que foi feita com os nossos blindados sobre rodas, no começo só deram um upgrade nos Greyhound, e nos meia lagartas, e com o tempo foram dando passos maiores, chassi do Cascavel com torre do Greyhound, chassi do Cascavel com torre francesa, e finalmente Cascavel com chassi E torre "by Engesa"...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#93 Mensagem por Dieneces » Sex Dez 07, 2007 9:34 pm

cabeça de martelo escreveu:Vocês estão a esticar-se na maionesa...estamos a falar de projectos dos anos 80, que só chegaram a prótótipos. Podiam ser excelentes nessa altura, mas hoje em dia houve enormes avanços nas blindagens, sensores, calibres empregues, etc.

SE o governo Brasileiro fosse com isso para a frente, mais valia fazerem um novo projecto do que modernizarem um projecto antigo. Para isso mais vale modernizarem os Leopards que vão ter e os que têm.
Cabeça , da mesma forma com disse ao Zero4 , com a criação desse tópico eu busquei estabeler um comparativo entre dois projetos nacionais que foram desenvolvidos há algum tempo e a partir daí projetar soluções para longo prazo , embalado numa mudança de ventos na política nacional de defesa que enfatiza sobremaneira a necessidade de promover o soerguimento de nossa indústria bélica . Atualizações e padronizações em nossa frota de Leopards 1 são , sem dúvida , medidas pontuais e convenientes que lhes proporcionará se manterem no campo de batalha em data distanciada de sua fabricação e conceito . Não são , no entanto , medidas que os colocará em pé de igualdade com MBTs de gerações posteriores , e já maduras , há vários exemplos do T-80 a o Leo 2 . No longo prazo , raciocínio que busco aqui estabelecer , essa é uma opção insuficiente , basta ver a desistência dos canadenses em seu upgrade dos Leo 1 em prol da aquisição de Leos II holandeses , caminho análogo aos teus conterrâneos . É uma questão de timing . Aliás , maionese também tem timing , se ingerida fora do prazo , a salmonela toma conta . Grande abraço e desculpe a brincadeira no final . :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

#94 Mensagem por rslrdx » Sáb Dez 08, 2007 1:18 am

Talvez alguém já tenho dito o que tenho em mente, não li todos os posts.

Na minha opinião a escolha política prevalecera sobre a escolha técnica, pois a questão de uma presença maior do Brasil em um âmbito mundial é política e dinheiro, e não militar. A idéia é demonstrar uma capacidade militar de presença internacional, que de primeiro momento é a capacidade de liderança local, considerando então a américa latina toda, e não só a américa do sul, e posteriormente, em um futuro não muito distante também em até outros continentes, pois o cenário internacional vai muito além das fronteiras dos países vizinhos do norte sul americano.

vejo assim, a curto praso, resolver o impasse de liderança local no âmbito poderil militar, muito provavelmente comprando o material necessário para assumir a liderança, e a médio prazo poderil tecnológico, com tecnologia desenvolvida aqui, iniciando a independência de tecnologia militar atual, e então a longo prazo a total independência tecnológica. E tudo isso não deve passar de 15 anos.

Este ultimo parágrafo seria o ideal para a parte de liderança e independência militar.

Ambos os projetos de tanques mencionados tem seus valores técnicos altos e baixos, área onde eu não posso opinar muito, mas posso talvez dizer que como o desejo demonstrado pelo governo é mais político do que militar, o tanque que for escolhido tem que estar pronto pra enfrentar tanques em outros continentes, e não só os tanques de segunda mão que dominão na AL.

Lembro também que muito provavelmente se um projeto de tanque seja refeito ou um novo projeto seja feito, o único interessado em comprar este tanque de primeiro momento deve ser o exercito brasileiro, e é muito improvável que tenhamos possibilidade de vendas de tal tanque nos primeiros 5 ou 10 anos, talvez até apareça alguem interessado, que na verdade vai estar mais pra curioso do que interessado, ou seja, se for uma empresa privada, é mais uma que vai pro saco se o exercito não comprar, ou pelo menos mais um projeto que não passou do protótipo.

No caso da embraer e helibras que surgiram para atender as necessidades militares, lembrem que elas estiveram a ponto de fechar as portas, e que hoje vivem de produtos não militares. Tendo isso em mente eu pergunto, qual empresa NACIONAL especializada pode criar um projeto ambicioso como o de um tanque de guerra e sobreviver somente das compras do exercito local? quanto ela teria de lucro pra continuar investido no mesmo projeto e obter melhorias técnicas? Quais os produtos não militares ela poderia fabricar para ter fluxo de dinheiro?

Pergunto isso tendo em mente que nosso gasto militar não é nenhuma maravilha. Mesmo a IMBEL sobrevive da fabricação de munição pra policia, o que mantem o fluxo de dinheiro. (sei que ela tem outros parceiros pra exportar, mas isso não foi sempre assim)

Mas pra concluir... ambos os projetos tinham altos e baixos, na parte técnica eu não sei nada que me permita afirmar um ou outro, mas na questão presença política, se queremos algo de âmbito mundial, melhor começar a pensar no que enfrentaremos fora do nosso continente, mesmo que seja só como força de paz. e fazer um tanque nacional não é coisa pra ser fazer rapidamente é algo pra medio e longo, longo prazo.

Acredito que nosso maior problema em fazer um tanque nacional não é fazer a parte mecânica, mas sim a parte de eletrônica inteligente, não temos muitas empresas criando projetos de chips ou afins, mas temos um monte de empresas pegando chips e tecnologia dos outros e pra fazer um produto "final". Nesse ponto não estamos nem perto de ser independentes. Por exemplo... tem marca de computador nacional, só a marca, e talvez o desenho da placa mãe, que usa componentes e tecnologia de terceiros.

Antes que alguem pense besteira, não estou dizendo que nós brasileiros não temos capacidade para fazer estes projetos, estou me referindo a empresas e interesses político e empresarial.




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#95 Mensagem por Sideshow » Sáb Dez 08, 2007 3:37 am

Hoje o Exército detém os direitos de fabricação de todos os produtos da Engesa, inclusive do Osório, um dos melhores carros de combate já projetados. Os militares gostariam de iniciar sua produção, um programa de US$ 300 milhões para produzir 50 unidades. Como não há recursos, devem comprar mais 100 carros de combate Leo 1A5 da Alemanha ao custo de US$ 80 milhões.

Revista T&D Nº 91




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#96 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Dez 08, 2007 6:13 pm

Sideshow escreveu:
Hoje o Exército detém os direitos de fabricação de todos os produtos da Engesa, inclusive do Osório, um dos melhores carros de combate já projetados. Os militares gostariam de iniciar sua produção, um programa de US$ 300 milhões para produzir 50 unidades. Como não há recursos, devem comprar mais 100 carros de combate Leo 1A5 da Alemanha ao custo de US$ 80 milhões.

Revista T&D Nº 91


Essa revista é de qual data?

[ ]s




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#97 Mensagem por Sideshow » Sáb Dez 08, 2007 6:35 pm

2003




Carlos Mathias

#98 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 08, 2007 10:27 pm

O parque industrial brasileiro hoje pode construir um MBT moderno facilmente, não tem nada demais. Não dá é prá jogar tudo numa empresa só. Se pulverizassem a produção, com várias indústrias produzindo partes diferentes e uma integradora/montadora, acho que seria até fácil.

E obviamente há de ser uma quantidade minimamente viável.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#99 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 08, 2007 10:29 pm

Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4898
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 658 vezes

#100 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 08, 2007 10:51 pm

Bolovo escreveu:Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.



A Iveco falir? Mas você é um fanfarrão..... :D :D :D :D :D

Você precisa visitar Minas Gerais mais vezes.


Abraços,


Wesley




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#101 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 08, 2007 11:00 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.



A Iveco falir? Mas você é um fanfarrão..... :D :D :D :D :D

Você precisa visitar Minas Gerais mais vezes.


Abraços,


Wesley

Não a IVECO, mas a outra lá (não tem uma outra empresa?). A IVECO vive de construir caminhões pra todo mundo, ela tá salva do EB, graças a Deus.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4898
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 658 vezes

#102 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 08, 2007 11:07 pm

Bolovo escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.



A Iveco falir? Mas você é um fanfarrão..... :D :D :D :D :D

Você precisa visitar Minas Gerais mais vezes.


Abraços,


Wesley

Não a IVECO, mas a outra lá (não tem uma outra empresa?). A IVECO vive de construir caminhões pra todo mundo, ela tá salva do EB, graças a Deus.



Agora fiquei confuso. Tinha outra empresa associada? Sabia somente da Iveco/Fiat.

Abraços,

Wesley




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#103 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 08, 2007 11:09 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.



A Iveco falir? Mas você é um fanfarrão..... :D :D :D :D :D

Você precisa visitar Minas Gerais mais vezes.


Abraços,


Wesley

Não a IVECO, mas a outra lá (não tem uma outra empresa?). A IVECO vive de construir caminhões pra todo mundo, ela tá salva do EB, graças a Deus.



Agora fiquei confuso. Tinha outra empresa associada? Sabia somente da Iveco/Fiat.

Abraços,

Wesley

Não tinha uma outra?

Mesmo assim, deixar pros italianos da Fiat/Iveco é dose. Sendo que temos a Avibrás aqui quase indo pro espaço. Dar um help pra industria nacional que é bom (ainda mais quando ela é justificada com a compra de 1200 veiculos novos) nada....




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4898
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 658 vezes

#104 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 08, 2007 11:23 pm

Bolovo escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que se for para construir algo novo, que seja na Avibras e não em uma outra empresa qualquer que cinco anos depois vai falir também. A Avibras tem maquinário, tem pessoal qualificado e tá afundando nas dívidas. Nada melhor que um projeto moderno, com um bom número de vendas para tira-la do buraco. Até agora não entendi porque o Urutu III (que é um lixo se comparado com o Sucuri II) não vai ser fabricado lá, mas numa empresa nova, que vai falir em 5 anos também.



A Iveco falir? Mas você é um fanfarrão..... :D :D :D :D :D

Você precisa visitar Minas Gerais mais vezes.


Abraços,


Wesley

Não a IVECO, mas a outra lá (não tem uma outra empresa?). A IVECO vive de construir caminhões pra todo mundo, ela tá salva do EB, graças a Deus.



Agora fiquei confuso. Tinha outra empresa associada? Sabia somente da Iveco/Fiat.

Abraços,

Wesley

Não tinha uma outra?

Mesmo assim, deixar pros italianos da Fiat/Iveco é dose. Sendo que temos a Avibrás aqui quase indo pro espaço. Dar um help pra industria nacional que é bom (ainda mais quando ela é justificada com a compra de 1200 veiculos novos) nada....


Bolovo,

Consultei um artigo do Expedito Bastos:

FIAT-IVECO CONSTRUIRÁ O PROTÓTIPO DO “URUTU III”
NOVA FAMÍLIA DE BLINDADOS MÉDIA DE RODAS TEM TUDO PARA SE TORNAR REALIDADE


"A FIAT AUTOMÓVEIS S/A, através de sua subsidiária IVECO, instalada no país, foi a empresa classificada em primeiro lugar na apresentação da proposta financeira do processo de seleção da Viatura Blindada de Transporte de PessoalcMédia de Rodas – VBTP-MR que deverá equipar o Exército Brasileiro num futuro próximo."

Autor: Expedito Carlos Stephani Bastos


Abraços,

Wesley




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4898
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 658 vezes

#105 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 08, 2007 11:31 pm





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder