cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:Dieneces escreveu:O termo mais comumente empregado na literatura internacional , especializada ou não , é Medium Battle Tank . Tanque para nós. Não acho que eles estejam errado nem acho que o termo Carro de Combate utilizado no EB seja errado . Me parece meio frescura , preciosismo , todo este rigorismo terminológicoCarlos Mathias escreveu:Primeiro amigos, tanque é de lavar roupas, de colocar gasolina, de água... Vamos nos acostumar a falar Carro de Combate, munição anti-carro, carro de combate leve/pesado e etc.
Toda vez que leio "tanque" eu lembro de uma lavadeira com a barriga num, esfregando umas roupas velhas.
Sobre MBTs, o caminho dos EUA e etc não são necessariamente os melhores prá nós. Hoje se confirmou que um míssil AC pode furar e inabilitar QUALQUER MBT atual. Inclusive o mais pesadamente blindado deles, o Merkava IV.
Na realidade MBT significa Main Battle Tank, ou seja, Tanque Principal de Batalha, ou Carro de Combate Principal de Batalha para o Carlos...
Eu gosto do Tamoyo 3, na época seria uma boa.
Hoje eu acho que não vale a pena. Ja vi estudos de MBT´s com canhões de 140mm, etc.
Parece que a tendência atual é um mix entre MBT e IFV´s.
Eu acho que o chamado Urutu III poderia ter uma versão sobre lagarta.
Este seria o IFV, sobre rodas e sobre lagartas.
Para o MBT também concordo com alguns colegas em pensar em algo maior, mais pesado.
O canhão de 120mm deve ser o utilizado e o MBT deve ter uma proteção moderna assim como deve ter mais espaço para munições e autonomia.
Algo como o Osorio mas com uma blindagem mais pesada. Algo na casa das 45 - 50 T seria interessante.
X2 L henrique.
E digo mais , paramim se houvesse um jeito de projetar um MBT pesado nacional, gastando o mínimo. O Projeto "cavalo"(como se diz na PETROBRAS) teria que ser obrigatoriamente algo partindo do Osório EET-1A1, a versão saudita, adotando-se apenas uma premissa básica.
O peso pronto para combate, não poderia ultrapassar as 48/49t.
X3
Não sei se são dados confiáveis:
---------------blindagem --------poder de fogo-------mobilidade
Tamoio III ------- 32 -----------------50 ------------------ 49
Leopard 1A1 ---- 46 ---------------- 55 ------------------ 50
Leopard 1A5 ---- 50 ---------------- 55 ------------------ 50
Escala de 0 a 100.
[ ]s