Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#1036 Mensagem por Corsário01 » Sáb Dez 01, 2007 6:01 pm

Sei que as vezes esta fonte não acerta, mas parece que dessa vez.....!

A minha preocupação é que para o Chile que está com a grana na mão, a oferta é de BH usado.
Pq não zero KM?

Abraços,

Padilha
PRick

#1037 Mensagem por PRick » Sáb Dez 01, 2007 6:18 pm

juarez castro escreveu:
PRick escreveu:
juarez castro escreveu:
PRick escreveu:
Kratos escreveu:
PRick escreveu:Detalhes da nova jóia francesa, olha só o novo rotor em Spheriflex com 05 pás compostas com diâmetro de 16.2m. A caixa de transmissão também é melhorada. Além disso, pelos detalhes da obra prima ele parece ter um sistema de dobradura elétrico automático das pás do rotor.

Imagem

A cabine é quase igual a última versão do Cougar MK2, mas tem um tanque de combustível adicional. Neste ângulo dá pra ver bem o novo tanque.

Imagem

Além disso, o novo EC-725 pode ser armado e ter revo.

Imagem

Também tem blindagem normal e adicional. :wink:

É claro as turbinas melhoradas capazes de desenvolver até 2.400 shp, deixando na saudade os BH´s e o Mi-17, tadinhos e pouco potentes. 8-]

[ ]´s

Grandes merda o armamento desse Cougar, o Blackhawk pode ser montado com duas gatlings e dois pods de foguetes hydra, até hellfires.

O problema que os BH´s são que nem McDonnald´s fraquinhos, e feitos em série. :twisted: :twisted:

Por sinal, os EC-725 operam nas laterais duas metralhadoras operadas por controle remoto por um operador dentro da cabine, nada como a tecnologia superior crossantes. :lol: :lol:

Imagem

Veja o painel que obra prima! [012]

Imagem

Não foi a toa que a Arábia Saudita deixou a gente ficar com as traquinanas dos BH´s, porque comprou no lugar deles, estas belas máquinas. :wink:

[ ]´s

Interessante estas colocações do´Prick, poque será que esta oitavas maravilhas do mundo moderno não vão para as missões de combate real que o EB enfrenta no TO amazônico.Quem vai é o BH, e sabem porque? porque ele já conquistou a fama de levar chumbo e trazer todos de volta para casa.
Porque será que quando um Caravan da FAB fez um pouso de emergência no interior do Para, quem conseguiu ergue-lo e leva-lo de volta a Belem foi um BH do EB, pois a "mocinha" citada abriu o bico para erguer o Caravan.
Porque será que quando a gente precisa de uma peça do BH (que são bem carinhas) o pós venda da Sikorki bota no Brasil em 48 horas se você assim pedir, e a preciosidade de manutençao de Eurrocopter leva 60 dias para enviar uma merda de um estator de turbina, ou ainda uma vávula de controle hidráulico??
Só lembrando também:
O BH também pode dispor de REVO, e uma suíte de armas de botar pra quebrar, aliaz como a FAB está vendo.
A propósito! Aquele tanque de combustível, obra prima da "Gambiarra engenering" é ótimo alvo, ele cheio deve ser uma maravilha para quem pilota........

Grande abraço

1- E os tanques de combustível externos dos BH´s? Sem eles o alcance é muito menor!

2- EC-725 não é COUGAR tem mais 800 SHP de potência, perto dele o BH´s é que são mocinhas, vamos parar de distorce fatos, nos operamos Super Pumas e Cougar simplificados. Estamos falando de um Helo com cerca de 1.000 shp sobrando e um rotor de 05 pás que dá uma sustentação que nem pode ser comparada com as dos BH´s.

3- Estes boatos sobre manutenção, já ouvi um monte, tem história para todos os gostos, inclusive 02 BH´s parados um tempão, quando se discutia de quem era a culpa. Todos nós sabemos que 48 horas é um prazo para alguns tipos de peças, existem outras que demoram muito mais, isto quando se descobre o problema. Não vamos fazer propaganda enganosa! Ademais a peça dos BH´s vem dos EUA, é isto que deve ser evitado, porque queremos operação e manutenção independente, e fabricação local para evitar tal fato. Este é o centro do debate.

4- Ninguém aqui está dizendo que o BH é um helo ruim, mas sim que os EUA não vão fabricar ele aqui, não vão transferir tecnologia dele. Além de seu preço ser ainda maior que os EC-725. Estes são os fatos envolvendo a atual licitação de helos. Nem existem BH´s nela, porque os EUA querem é vender diretamente, com a manutenção feita lá, pela Sirkosky e tem gente que ainda apoia tal procedimento. Vamos terceirizar o EB, contratemos a BlackWhater!

5- Se vamos fabricar o Helo aqui, tem mais mesmo que jogar todos os outros no lixo, inclusive repassar logo estes BH´s para alguém, quem sabe o Chavez não quer eles. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Sim, é óbvio que eles são externos, e permitem uma perna muito maior, a diferença para as "mocinhas" é que lees são blindados e auto- selantes, e ainda em caso da coisa esquentar podem ser alijados.

Prick! Realmente a potência do EC 725 é maior em relação ao Cougar, porém como estamos comparandpo helos com potência similares, o BH leva ampla vantegem, pois 800HP requerem muito mais "comida", e isto onera custo de hora voada e reduz alcance, e para sua info, potência não é o que faz o BH ser o que é. Nós temos um fator muito importante que é a caixa de redução, aquela que transmite a potência gerada pelos motores para as hélices. E esta equação que dá o fator peso/potência/relação de redução/sustentação.

Com relação a tua citação sobre a manutenção dos BHS, segue:

Não foram dois BHS parados, e sim um que sofreu um problema de trinca de cauda por questões discutíveis. A Sikorski deu garantia para teu saber, depois de muita discussão com o EB, por isto a demora.

Fabricação no Brasil x dependência externa:

Piada de mau gosto, achar que vão fabricar 100% das peças do EC 725 no Brasil, porque????

Porque qualquer ser, até os desprovido de massa cefálica sabe que produção de um produto como o que está em questão com índice de 100% de nacionalização não existe, por várias razaões, tais como:

Escala de produção.

Capacidade industrial

Reserva de de direito de fabricação.

Segurança

Em síntese, a "montagem" no Brasil do dito cujo não é sinônimo de independência estratégica ou tecnológica.

Para sua info também:

A manutenção nível 1 e 2 do BH já é feita no Brasil, e com a implantação do centro logísitico em Manaus passaremos para os níveis 3 e 4.

Para encerrar: Não estou aqui fazendo lobby para A ou B, e sim apenas analisando os fatos, que são o dia a dia da manutenção e da operação dos vetôres nas FAAs

Grande abraço

]

Juarez,

1-Dispenso sua neutralidade, você sempre foi a favor dos EUA, portanto, não banque o neutro.

2- Quem é passional, tendencioso e não têm agumento, acha que vamos produzir qualquer produto 100% no Brasil, os aviões da EMBRAER não tem 100% de peças produzidas em nosso Pais, portanto, seu argumento é falacioso, tenha pelo menos a dignidade de admitir que você apoia os EUA e as porcarias que eles fabricam, porcaria para mim é tudo que não é produzido aqui, ainda mais no campo militar. É tudo igual.

3- O BH não tem potência similar ao EC-725, ele tem potência similar aos COUGAR. Elas chegam até 1.800 SHP e as dos EC-725 a 2.400 SHP. Como os EC-725 tem rotor e caixa de transmissão diferentes, a comparação com COUGAR não é válida.

4- O alcance dos EC-725 chega a 800 mn, muito melhor que os BH´s, com aqueles tanques todos é um alvo perfeito, o tanque extra dos EC-725 é muito melhor localizado, não atrapalha a operação do mesmo. Como ocorre com os BH´s.

5- Mas só quem não pensa ou tem rabo preso é capaz de achar que a produção será apenas para o mercado militar e interno, os informes são bem claros, centro de manutenção para AS, produção para o mercado civil.

6- Encerrando, quando existe qualquer possibilidade de construção local, as coisas mudam de figura, NINGUÈM É INDEPENDENTE neste área importando, importar tudo é pior que importar parte, e importa metade, 49%, 40%, 30%, etc....

7- Existiram BH´s parados, um deles pelo acidente, ou a confusão em torno disso, e um segundo por menos tempo, e outros irão parar mais tarde, porque ninguém dá manutenção de uma máquina complexa dessas em 48 horas, isto é piada de salão que nem você acredita!

8- Para você qualquer material serve desde que seja dos EUA. E me vem falar em neutralidade e ver fatos. :lol: :lol: :lol:

9- Agora, estou ao contrário, qualquer material é bom, desde que, não venha dos EUA, e isto se deve a política REAL, HISTÓRICA deste país em relação ao nosso. :wink:

10- Quando eles mudarem de atitude, eu mudo de posição, caso contrário, danen-se eles.

[ ]´s

PRick

#1038 Mensagem por PRick » Sáb Dez 01, 2007 6:24 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
Pedro Gilberto escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Bolovo escreveu:Sim, Prick o 725 é um SUPER helicoptero, assim como o Mi-17, mas na MINHA opinião não são MUITA coisa superior a um Blackhawk, que já está comprado, e diferente de que muita gente pensa, será em vários lotes (em teoria pelo menos). Ter vários helis de classes "quase iguais" não está muito na minha. Na FAB os BH e no EB os BH e gostaria de um heli maior que esses dois, algo como um CH-53 ou Chinook, não em muitas quantidades, mas que pudesse aumentar bastante a mobilidade das Brigadas.

Só uma explanação: já que a Eurocopter se propõe a "fabricar" o EC-725, porque não estudamos a possibilidade de "fabricar" o Black Hawk e o CH-53 da Sikorsky? Pra mim seria uma opção melhor.

[ ]s
Ok, mas já combinaram com a Sikorsky se vão nos deixar "fabricar" os produtos dela ou vamos partir para uma montagem à moda chinesa??

[]´s

Pois é,

Tem gente sonhando por aqui, para os EUA os índios e os jacarés não deixam a gente produzir helos aqui, nem entender a moderna tecnologia. Quem está aqui, tem fabrica aqui instalada, e se propõe a fabricação localmente chama-se Eurocopter/Helibras, o resto são promessas e sonhos, nada mais. A realidade é que os EUA nunca ligaram a mínima para a AS, e tem gente ainda que fica babando ovo, isto é complexo de vira-lata, gostam é de apanhar e serem mal tratados.

Freud explica![018]

Quanto a compra de helos mais pesados, sem dúvida, a FAB e o EB precisam de alguns, e o canditado natural, inclusive pelo preço, é o MI-26. Mas produzir um helo deste tamanho e tão poucas unidades, é impossível. Trata-se de uma importação direta.

[ ]´s
Prick , mais uma vez quando fica acuado num canto de estreito ângulo : lançando seus chaffs e flares , virou rotina...O Blackhawk a ser vendido para boa parte do mundo SERÁ fabricado na Polônia dentro de poucos dias , será a primeira fábrica do aparelho fora dos EUA . Offsets da compra dos F-16.

Depois sou eu que fujo, o que a Polônia tem haver com o Brasil? A política dos EUA em relação a OTAN, NÃO É IGUAL A AS!

[ ]´s

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1039 Mensagem por Piffer » Sáb Dez 01, 2007 7:02 pm

Que stress povo!

Nem tanto para lá, nem tanto para cá.

Os nossos Cougar atuais não têm metralhadoras de controle remoto. Os BH do EB não têm Minigun, apenas os da FAB.

SNME, quando aquele Caravan foi carregado, os Cougar nem tinham chegado ainda. A capacidade do gancho do BH é de 4500 kg. O Cougar tem ganchos de 3000 e de 4500 kg, mas este último dá um trabalhinho para ser montado (assim como o do Mi-17). Um Gran Caravan pesa 2000 kg. Tirando as asas e o "recheio" dele, dá quase para levar num Pantera.

A autonomia apenas com os tanques internos do Cougar é de 3h40. Do BH é de 2h40 (ou algo próximo disso). Do Mi-17 é menor ainda. Com tanques de translado, todos eles aumentam para uma autonomia bem grande (não sei quanto de cabeça agora). Nenhum tanque (nem principal nem de translado) é blindado. Sei que os do Cougar são auto-selantes; acredito que os do BH também sejam.

Eles têm potência e capacidade de carga semelhantes, mas o BH é bem menor. Significa que ele trabalha com folga quase o tempo todo, o que dá uma enorme segurança. Mas precisamos de dois BH pra fazer o trabalho de um Cougar (raciocinando com transporte de pessoal).

(Todos esses dados são do Cougar do EB e não dos Super Puma ou do EC725).

Abraços,

Editado pela última vez por Piffer em Sáb Dez 01, 2007 7:05 pm, em um total de 1 vez.
Carpe noctem!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#1040 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Dez 01, 2007 7:03 pm

cb_lima escreveu:Bom...

Na hora em que a FAB precisou erguer um trator l'a na Amazonia, foi o BH recem chegado que ajudou...

Os bichos vieram voando sozinhos (1 a 1) meio continente...

Sei la... honestamente tenho a impressao que o EC725 'e muito luxo e para o dia-a-dia precisamos mesmo de algo mais robusto e polivalente como o BH.

[]s
CB_Lima

Por isso que eu defendo a construção de BH e CH-53 ao invés da proposta da Eurocopter. Claro, teríamos que negociar isso com os americanos, mas como vamos mont...ops, fabricar, qual o problema?

[ ]s

Piffer
Sênior
Sênior

#1041 Mensagem por Piffer » Sáb Dez 01, 2007 7:04 pm

Battleaxe escreveu:Sei que as vezes esta fonte não acerta, mas parece que dessa vez.....!

A minha preocupação é que para o Chile que está com a grana na mão, a oferta é de BH usado.
Pq não zero KM?

Além de ser o UH-60A e não o L, que o EB e a FAB tem e está em serviço desde 1989.

O UH-60M está fazendo seus primeiros vôos agora; daqui a pouco tempo os "velhos" UH-60L devem estar bem baratinhos: http://vootatico.com/?p=387

Carpe noctem!
Piffer
Sênior
Sênior

#1042 Mensagem por Piffer » Sáb Dez 01, 2007 7:25 pm

cb_lima escreveu:Os bichos vieram voando sozinhos (1 a 1) meio continente...

Isso é um procedimento comum. Se você for até os EUA e comprar um Bellzinho 206, vem voando de lá até aqui com um instrutor.

Abraços,

Carpe noctem!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1043 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 01, 2007 7:56 pm

Piffer escreveu:Que stress povo!

Os nossos Cougar atuais não têm metralhadoras de controle remoto. Os BH do EB não têm Minigun, apenas os da FAB.

SNME, quando aquele Caravan foi carregado, os Cougar nem tinham chegado ainda. A capacidade do gancho do BH é de 4500 kg. O Cougar tem ganchos de 3000 e de 4500 kg, mas este último dá um trabalhinho para ser montado (assim como o do Mi-17). Um Gran Caravan pesa 2000 kg. Tirando as asas e o "recheio" dele, dá quase para levar num Pantera.

A autonomia apenas com os tanques internos do Cougar é de 3h40. Do BH é de 2h40 (ou algo próximo disso). Do Mi-17 é menor ainda. Com tanques de translado, todos eles aumentam para uma autonomia bem grande (não sei quanto de cabeça agora). Nenhum tanque (nem principal nem de translado) é blindado. Sei que os do Cougar são auto-selantes; acredito que os do BH também sejam.

Eles têm potência e capacidade de carga semelhantes, mas o BH é bem menor. Significa que ele trabalha com folga quase o tempo todo, o que dá uma enorme segurança. Mas precisamos de dois BH pra fazer o trabalho de um Cougar (raciocinando com transporte de pessoal).

Abraços,

[009]

Valeu Piffer...

Pergunta: (talvez ja tenham perguntado isso antes) :oops:

- No EB para quais tarefas sao utilizados os Cougar e para quais tarefas sao utilizados os BH?

- Eles se completam?

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#1044 Mensagem por juarez castro » Sáb Dez 01, 2007 8:29 pm

Brasileiro escreveu:Juarez,

Você ainda acredita na vinda de mais uma meia dúzia de BH para o EB e FAB apesar dos EC-725?

Talvez esse processo influencie também na decisão da Marinha quanto aos SH-60. Acho que se houver mesmo a fabricação do EC-725, passaria a ser muito provável a idéia de um 'EC-725 naval'. Até mesmo para dar escala na linha da Helibrás, diminuindo costos, talvez até um repasse maior de tecnologia uma vez que a Helibrás já tem parcerias com outras empresas para desenvolver sistemas e integração para helicópteros...

abraços]

Boa noite Brasileiro! Eu acredito que o 2º lote de 04 BHs, dos seis inicialmente adquiridos deverão vir sim, e por questões de acordo mútuo de cavalheiros entre a FAB e o EB, eles virão para o EB.

Grande abraço

Piffer
Sênior
Sênior

#1045 Mensagem por Piffer » Sáb Dez 01, 2007 8:30 pm

São todos helicópteros de emprego geral. São usados para a mesma função (inclusive o Pantera). Claro que existem missões específicas que uma ou outra aeronave se adapta melhor, mas a função de todas é a mesma.

Abraços,

Carpe noctem!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1046 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 01, 2007 9:47 pm

Piffer escreveu:São todos helicópteros de emprego geral. São usados para a mesma função (inclusive o Pantera). Claro que existem missões específicas que uma ou outra aeronave se adapta melhor, mas a função de todas é a mesma.

Abraços,

Obrigado Piffer!

[009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#1047 Mensagem por PRick » Sáb Dez 01, 2007 9:58 pm

Piffer escreveu:Que stress povo!

Abraços,

Suas colocações estão perfeitas, mas vou deixar claro, não estou falando em COUGAR, mas EC-725. Segundo o fabricante a autonomia dos EC-725 supera as 05 horas. O reparo de controle remoto estava na LAAD 2005. Num dos COUGAR do EB. Mas parecia ser mesmo propaganda da Helibras.

As fotos abaixo são de minha autoria, pelo jeito existe pouca diferença entre a cabine/fuzelagem do COUGAR MKI e II para os EC-725, as diferenças são turbinas, rotor, transmissão e tanques maiores.

Fiquei bem impressionado com a construção e acabamento dos COUGAR e BH´s, o mesmo não posso dizer do MI-17 que estava na LAAD. Os BH´s são muito mais apertados, com os tanques laterais, não dá nem para ver o helo direito. :wink:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[ ]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1048 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 01, 2007 10:19 pm

E a França vai de...NH90 (26mi de Euros cada).

DGA Orders 68 NH90 Helicopters for the French Army

(Source: French Defence Procurement Agency, DGA; issued Nov. 30, 2007)

(Issued in French only; unofficial translation by defense-aerospace.com)

The French defence procurement agency (Délégation Générale pour l’Armement, DGA) has awarded a contract to the NH Industries consortium (Eurocopter 62.5%; AgustaWestland 32%, Stork Fokker 5.5%) for 68 NH90 helicopters.

The contract, signed on behalf of DGA by the NATO Helicopter Management Agency, NAHEMA, covers an initial batch of 12 helicopters in the TTH (Tactical Transport Helicopter) variant. France will order 22 additional helicopters in 2008 and 34 more in 2010.

The contract is worth 1.8 billion euros, inclusive of value-added tax.

“This is an important milestone for the French armed forces and for the Army, as in 2011 the NH90 will begin replacing the Puma helicopters in 2011,” said DGA chief François Lureau.

This new order, included in the current multi-year defence procurement plan, is in addition to a previous order for 27 NH90 helicopters in the NFH naval version for the French Navy.

The NH90 is a ten-tonne helicopter which will replace the tactical transport and anti-submarine warfare helicopters now in service. The program was jointly launched by four countries (France, Germany, Italy and the Netherlands), which were later joined by Portugal and Belgium.

In addition, the NH90 has been ordered by Spain, Finland, Norway, Sweden, Greece, the Sultanate of Oman, Australia and New Zealand. This latest contract brings the order book to 507 aircraft.

“The NH90’s success on the export market is due to the fact that it is an integrated weapon system with a growth potential that will keep it up to date for the next thirty years,” said Hubert L’Ebraly, the NH90 program manager at DGA.

The helicopters for the French Army will be manufactured at Eurocopter’s facility in Marignane, in south-eastern France. (ends)

France Orders 68 NH90 for its Army Aviation

(Source: NH Industries; issued Nov. 30, 2007)

AIX EN PROVENCE, France --- The French DGA (Délégation Générale pour l’Armement) has today ordered 68 new generation NH90 TTH helicopters for the French Army Aviation (ALAT).

The contract signed between NAHEMA (NATO Helicopter Management Agency), on behalf of French DGA, and NHIndustries includes a first firm order of 12 NH90 with 56 additional options.

“NHI is very proud that the French DGA reaffirms its confidence towards this new generation helicopter, after the previous contract for 27 NH90 NFH ordered in June 2000 to equip the French Navy,” declared Mrs Gala Gonçalves, the NHIndustries General Manager.

The French NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) variant is a helicopter of 10 Ton class primarily configured to perform tactical transport missions in all environments by day and night. The NH90 TTH flexibility allows its users to perform additional missions such as internal/external load transport, heliborne operations, Search And Rescue, Casualties evacuation and Training missions.

The NH90 TTH is the most modern helicopter of its class available on the market. It features a high level of system integration built around a dual bus Core Avionic System, full glass cockpit with Multifunction Displays, Fly-by-wire controls with 4-axis Automatic Flight Control. The dedicated Mission System includes among others: piloting forward looking infrared system, helmet mounted sight and display, electronic warfare system, tactical control and tactical communication system, weather radar, digital map generator and an on-board monitoring and diagnostic system.

It features a fully composite crashworthy fuselage fitted with a rear ramp which allows the transport of a light tactical vehicle. The two Rolls-Royce/Turbomeca RTM322 modern engines provide power reserve in all environments. The NH90 helicopter has provision for a number of role equipment to enable mission flexibility and effectiveness coupled with a high level of safety and survivability.

The twin-engine, medium-size NH90 helicopter program is managed by the consortium NHIndustries, the Company owned by AgustaWestland (32%), Eurocopter (62.5%), and Stork Fokker (5.5%).

The NH90 helicopter programme is the largest ever launched in Europe, with firm orders now reaching 507 units for 19 Armed Forces of 14 Nations: France, Germany, Italy, The Netherlands, Portugal, Finland, Norway, Sweden, Greece, Oman, Australia, New-Zealand, Spain and Belgium.

-ends-

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#1049 Mensagem por EDSON » Sáb Dez 01, 2007 10:40 pm

Ué?

E agora Noé?

PRick

#1050 Mensagem por PRick » Sáb Dez 01, 2007 10:46 pm

EDSON escreveu:Ué?

E agora Noé?

A ALAT do Exército Francês comprou EC-725, eles vão operar junto com os NH-90, os PUMAS é que deverão ser substituídos. A ALAT é a divisão de elite C-SAR do Exército Francês.

[ ]´s

Responder