Sintra escreveu:Luís Henrique escreveu:1) O FA-18E Super Hornet entrou em operacao em Novembro de 1999.
O Rafale e o Eurofighter sao muito mais novos
2) estamos falando de cacas interceptadores de grandes bombardeiros, atirando com metralhadora que precisam voar muito rapido para chegar perto. Creio que disparar um AIM120 a 100 km de distancia eh mais pratico. Outra coisa o SH vai mais longe, se o Rafale comecar a voar a mach 2 o combustivel acaba em 1 segundo. A velocidade de cruzeiro, estando armado dos 3 cacas nao eh tao diferente assim...
3) os eurocanards tem suas vantagens mas o SH esta pronto, testado, provado em combate real, combate real sem bengala, multirole, radar AESA instalado e operacional, AIM120C7 a pronta entrega e quando chegarem os meteor os americanos terao o AIM120D.
Eu prefiro o caca que oferecer mais tecnologias e que pudermos operar de forma mais independente. Mas mesmo sendo mais lento e menos agil, no combate 1 x 1 eu prefiro estar dentro do Super Hornet...
Esse papo do SH nao poder escolher onde sera o combate eu nao concordo. Quem garante isso nao eh a velocidade e sim o controle situacional.
Com um APG-79 AESA e seu baixo RCS, eu acho que o SH leva vantagem nesse quesito e os eurocanards seriam surpreendidos com um missil vindo pela lateral.
O SH enxergaria primeiro. Se posicionaria evitando o radar de qualquer um dos eurocanards. E atacaria de uma posicao favoravel.
Ai meu Deus...
1º Ponto, é altamente duvidoso que o radar do SH tenha um alcance particularmente superior ao CAPTOR...
2º Ponto, neste momento os dois Eurocanards dispõe de sensores passivos que os pilotos dos SH só podem invejar...
3º Ponto, o "SH" NÃO TEM um alcance superior ao do Rafale e em relação ao Tiffie não é particularmente grande...
4º Ponto, a velocidade de cruzeiro de um "SH" é semelhante à de um Tiffie? Em que planeta?
4º Ponto, o Meteor é uma arma uma geração à frente do AIM-120D. A unica forma que a Raytheon conseguiu responder aos requesitos que a RAF colocou para o concurso FRAAM que deu a vitoria à MBDA foi colocar um par de RAMJET´s no AIM-120, apesar de na altura o "road map" de desenvolvimento do "Slammer" estar completamente desenhado. Ou seja, a versão "D" pura e simplesmente NÃO CUMPRIA OS REQUESITOS de "No escape zone" e alcance da RAF e nem sequer foi oferecido (ou melhor, foi oferececido como Back Up).
5º Ponto, a principal vantagem em combates BVR é de facto a "situational awareness", mas é altamente duvidoso que o SH tenha qualquer vantagem sobre um Tiffie neste quesito, PONTO FINAL NO ASSUNTO. A segunda principal vantagem é a capacidade de aceleração e de voar depressa, isto porque permite, por um lado entrar e SAIR mais depressa do envelope dos misseis adversários, além de "emprestar" energia cinética aos seus próprios misseis aumentando-lhes o alcance... E nisto o SH fica MUITO atrás do "Eagle" ou dos "Eurocanards".
O SH é um excelente avião de ataque, um razoável avião de superioridade aérea e um mediocre interceptador.
Vamos por partes:
0) que bom que você acredita em Deus.
1) os dados realmente são classificados mas o SH tem +18m de comprimento, contra +15 do EFA, facilmente percebemos que o SH pode levar um radar maior e mais pesado e também com uma antena maior. O que é normal em um caça maior.
Sabemos que o radar do Captor é mecânico, ou seja 2 gerações atrás do radar do SH...(mecânico --> ESA --> AESA)...
2) os radar continua sendo o principal sensor de qualquer caça. Duvido que um eurocanard ainda estaria vivo a 30 km de distância de um SH para tentat localiza-lo passivamente.
3) o dado que conheço é que o Rafale tem 1850 km de alcance e o EFA é pior nesse quesito. O SH tem cerca de 2.400 km. Quais são os seus dados?
4) em qual planeta eu escrevi isso? O que eu disse é que estando armado as 3 aeronaves voam próximas de Mach 1, sabendo que o EFA estaria mais rápido, o Rafale estaria em segundo e o SH em terceiro, reconheço a vantagem do EFA neste quesito, apenas deixei claro que essa propaganda de Mach 1,5 não acontece em combate real, ah não ser que o caça vá combater um A-29, ai ele pode ir subarmado...
4.2) apenas deixei claro que o AIM120C7 esta disponivel. E para mim é melhor que o Mica. Amanhã ou depois de amanhã o Meteor vai chegar,.....mas duvido que os americanos fiquem para trás, se o D não solucionar os americanos farão outro missil.
5) Eu tiraria esse PONTO FINAL DO ASSUNTO e diria que apesar de termos dados classificados é MUITO provável que o SH tem a vantagem no controle situacional por ter um radar mais moderno, com mais potência e com antena maior.
E eu tiraria esse MUITO atrás e diria que no caso da velocidade os eurocanards levam vantagem, mas a diferença não é tão GRANDE assim.
---
Quero deixar claro que não estou torcendo pelo F/A-18E. Apenas coloco os dados que conheço e as opiniões que tenho.
O caça que mais me agrada é aquele que permitirá a FAB opera-lo da forma mais independente possível.
Gosto de discutir Super Trunfo mas não me apego a isso.
Ja defendi até Mako BR e F-10 BR pro Brasil.