EDSON escreveu:Bolovo escreveu:Militarmente falando os americanos não perderam no Vietnam... é só ver as batalhas que os americanos ganharam, mataram todo mundo que atirava neles. Politicamente eles perderam, saíram da guerra, o comunismo venceu no Vietnam e toda aquela história de sempre. Mas militarmente os americanos ganharam. SE, isso é opinião minha, se tivessem ficado além de 1973 a guerra não teria acabado em 1975.
Vencer as batalhas e número de mortos não vencem guerras.
A Alemanha venceu então as duas Guerras mundiais, pelo número de mortos.
Sim eles venceram as batalhas, mas então o Japão também venceu a China.
Militarmente els não alcançaram nenhum objetivo.
1. Destruir o vietkong.
2. Destruir o VLN.
Claro que não.
E essas comparações não tem sentido, a partir de 1942 o Japão e a Alemanha começaram a colecionar derrotas, diferente dos EUA em sua estadia no Vietnã. Uma comparação razoável seria dizer que a Rússia venceu a Primeira Guerra Mundial, mesmo caindo fora 1 ano antes. A diferença é que a Rússia colecionava derrotas, diferente dos EUA no Vietnã.
Até 1973 o VNA e VC não tinham superioridade sobre americanos, em 1973 ele saíram e deixaram os sul vietnamitas a própria sorte, só ficando nos bastidores da situação, dando armamento, dinheiro e essas coisas. Mas sem tropas americanas por lá, tomar Saigon não foi tão complicado assim. O Vietnã do Sul estava desgastado demais, tinha chance alguma.
Eu ACHO, EU, que se os EUA tivessem segurado o conflito além de 73, talvez ele não terminaria, ou terminaria dividido, como as duas Coréias, com zona desmilitarizada, assim como até hoje os EUA não declararam o fim da Guerra da Coréia.