Transporte Urbano no Brasil

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Arthur
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#16 Mensagem por Arthur » Qua Nov 28, 2007 10:12 pm

The Baaz escreveu:
Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!


O sistema de transporte público de Curitiba quando foi implantado nos moldes atuais na década de 80 se não me engano, era considerado um dos melhores do mundo.

Mas com o crescimento rápido e desorganizado da região metropolitana (mais de 3 milhões de habitantes atualmente), e com o sistema sem sofrer grandes mudanças/melhorias, ele tá indo por água abaixo, quem depende de ônibus aqui sofre, cansei de passar em frente a terminais e ver filas e mais filas de pessoas esperando ônibus (Terminal da Vila Hauer, 18:00, tubo da linha Inter 2, três onibus saem lotados, com gente caindo pelas janelas e ainda não tem lugar pra todo mundo).

São poucas as linhas da cidade que você consegue circular normalmente nos horários de pico.


Pow, tenta pegar o Tube londrino no horário de pico...possivelmente vc tb vai ir espremido. E nao pegará o primeiro, nem o segundo. Pegará o terceiro só pq vc já tá puto e resolve atropelar todo mundo! hehe

Eu achava que ia ser só festa o sistema de transporte na Europa. Sim, é muito melhor que no Brasil mas a licao que to tirando é que nao existe algo como um sistema de transporte perfeito em cidades grandes (Paris é quase perfeito, mas quase...; Londres, Roma, Barcelona, Milao tem bons sistemas; a Alemanha nao conheco mas só tem uma cidade muito grande).

Sobre BH...

É triste, mas o transito de BH tá piorando muito. Dizem que haverá rodizio intra-Contorno em uns cinco anos. E sou a favor! Quanto ao metro....o problema é cash...mto caro. Mas sei que a prefeitura trabalha em algumas mudancas no sistema de transporte. Mais precisao de horarios, linhas expressas nas grandes avenidas, etc. O edital que o Brigadeiro mostrou deve ser uma mostra dessa disposicao de mudar. Agora, Sniper, no seu caso....tem que combinar com o DER...senao, continua a merda que é (alias, se vc mora em Contagem e trabalha no Col. Batista nao rola de pegar um busao da sua casa a estacao Eldorado e de lá baixar de metro p a Praca da Estacao e andar um pouquinho p o Colegio Batista?)

Abs

Arthur




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#17 Mensagem por A-29 » Qua Nov 28, 2007 10:27 pm

The Baaz escreveu:
Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!


O sistema de transporte público de Curitiba quando foi implantado nos moldes atuais na década de 80 se não me engano, era considerado um dos melhores do mundo.

Mas com o crescimento rápido e desorganizado da região metropolitana (mais de 3 milhões de habitantes atualmente), e com o sistema sem sofrer grandes mudanças/melhorias, ele tá indo por água abaixo, quem depende de ônibus aqui sofre, cansei de passar em frente a terminais e ver filas e mais filas de pessoas esperando ônibus (Terminal da Vila Hauer, 18:00, tubo da linha Inter 2, três onibus saem lotados, com gente caindo pelas janelas e ainda não tem lugar pra todo mundo).

São poucas as linhas da cidade que você consegue circular normalmente nos horários de pico.


Olá The Bazz,

Como vc mesmo disse, o problema ocorre nos horários de Pico e não deve ser ignorado. Mas ainda assim o transporte curitibano está a anos-luz do que se tem no resto do país. O sistema não foi esquecido e está em constante evolução. a Prefeitura nunca escondeu a intenção de implantar um metrô na cidade, mas no final das contas esbarramos no fato de o custo ser altíssimo e de nunca haver verbas federais disponíveis para um estado com poíticos tão fracos como os nossos. E quando houve verba, o Requião trabalhou no Congresso para impedir o empréstimo internacional para a Prefeitura. Realmente fomos privilegiados com nossa classe política.

Sem metrô, a prefeitura partiu para a solução pragmática: linhas dedicadas com corredores próprios. Não é tão bom quanto o metrô, mas engana bem. Especificamente nos locais que vc comentou, por exemplo, será implementado em breve o "Ligeirão", uma linha com ligação direta entre os terminais Boqueirão/Carmo/Hauer ao centro, sem parada nas estações.

Com a conclusão da primeira etapa da linha verde no próximo ano, teremos novas linhas de bi-articulado que desafogarão as linhas da 7 de setembro que vão par ao Pìnheirinho. E nas linhas da Marechal haverão melhorias pragmáticas, como a mudança de local das estações para permitir a ultrapassagem dos ônibus em operação de embarque/desembraque.

Já passou do tempo de termos metrô em Curitiba, mas enquanto ele não vem se está expandindo a rede integrada e tentando sanar os piores gargalos.

Quer ficar indignado? Vai pra Porto Alegre. Deve fazer uns dois anos que inauguraram o PRIMEIRO terminal da cidade. E ainda diz que o transporte lá tem prêmio internacional e tudo, hahaha.




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#18 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 12:36 pm

Arthur escreveu: Agora, Sniper, no seu caso....tem que combinar com o DER...senao, continua a merda que é (alias, se vc mora em Contagem e trabalha no Col. Batista nao rola de pegar um busao da sua casa a estacao Eldorado e de lá baixar de metro p a Praca da Estacao e andar um pouquinho p o Colegio Batista?)

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Arthur

Vou tentar, nunca testei esse percurso... :D

Imagino que devo gastar o mesmo tempo, 1 busão para a estação Eldorado, o metrô até a praça da estação e subir o viaduto da floresta à pé... :oops: :lol:

O DER é uma vergonha cara... Eles não fazem nada para melhorar, o sistema é o mesmo de 20/30 anos atrás! :evil:

Abraço!




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#19 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 1:48 pm

Pra vocês terem idéia da bomba que esta se tornando o trânsito de BH:

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São 320 mil carros a mais em 7 anos! :shock:

Enquanto isso, a população não aumentou em 174 mil pessoas!

Agora pensem em um aumento desses constante e num sistema de transporte baseado em ônibus... Em uma década (ou menos) está formada uma verdadeira bomba! :evil:

PS: Mês que vem começo a tirar minha carteira de moto! :wink:




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#20 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 1:53 pm

uma boa notícia (se sair do papel):

Linha 1 do metrô pode chegar até o centro administrativo

CBTU estuda a possibilidade de levar sistema de transporte até o Bairro Serra Verde, onde será construído a nova sede do governo mineiro
Alana Rizzo - Estado de Minas

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estuda a possibilidade de ampliar a linha 1(Eldorado/Vilarinho) do metrô de Belo Horizonte até a região do novo Centro Administrativo do governo de Minas, que fica no bairro Serra Verde, em Venda Nova. Também estão nos planos da companhia a compra de novos equipamentos para esta mesma linha, que será concluída em dezembro. A informação é do novo superintendente do Metrô-BH, Jackson Antunes, que tomou posse segunda-feira na capital, substituindo João Ernani Antunes Costa, servidor da BHTrans, que ficou dois anos no cargo. Durante a solenidade, o presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, garantiu que a linha 1 será concluída no próximo mês e a linha 2 (Barreiro/Santa Tereza) receberá R$ 156 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

“Com os recursos do PAC vamos concluir e garantir a eficiência da linha, com a compra de novos carros e sistemas de tecnologia. Além disso, vamos tirar a linha 2 do papel assim que tivermos um resultado da disputa judicial”, explica, referindo-se à liminar que a Mendes Júnior, empresa líder do consórcio BH, conseguiu na Justiça suspendendo os editais de licitações para a linha 2. A empresa garante ter direito a realizar obra com base em contrato firmado em 1985. A linha 2 começou a ser desenhada em 1988 e deveria ser concluída em 2004. Para este ano, estava prevista a construção de trincheira no Bairro Vista Alegre, na Região Oeste de Belo Horizonte. Também serão feitas desapropriações de faixa de domínio do metrô, desenvolvimento do projeto de engenharia e a construção de uma passagem inferior da Avenida Tupã.

Se a ampliação da linha 1 até o Centro Administrativo sair do papel, deverá ser antes mesmo da construção da linha 2 e 3. “O projeto do governador vai levar mais de 25 mil pessoas para aquela região, por meio da linha verde, o que equivale a uma cidade. Não tem capacidade para ônibus e, por isso, terá que ser implantado o transporte pelo metrô”, diz. “Como a previsão é que fique pronto daqui três anos, vamos acelerar esse projeto”, finaliza Jackson Antunes.

De acordo com o coordenador de operações do Metrô-BH, Luiz Prosdocimi, a equipe técnica analisa a possibilidade de aumentar o número de carros ou de trens na capital. Atualmente são 25 trens, sendo que cada um tem quatro carros, que transportam, em média, mil pessoas. “Estamos tentando encontrar uma composição adequada entre intervalo de tempo e o tamanho do trem. Hoje, o tempo varia entre quatro e cinco minutos”, diz. Em São Paulo, esse intervalo é de 90 segundos. São transportados 15 mil passageiros por hora em cada sentido e a meta é chegar a 30 mil passageiros por hora até 2010. Para isso, é necessário também a compra de novos softwares de controle de tráfego. O investimento seria de aproximadamente R$ 80 milhões.

Sem emendas ao Orçamento da União de 2008 para o metrô, deputados prometem apresentar propostas ao Plano Purianual 2009/2010. “Enquanto a linha 2 não estiver concluída e a linha 3 (Savassi/Pampulha) não tiver projeto não podemos colocar recursos nela”, comenta o deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG).




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#21 Mensagem por Killergod » Qui Nov 29, 2007 1:53 pm

Deixa eu fazer alguns comentários sobre Porto Alegre.

Conforto
Nem todos os ônibus são desconfortáveis. Não sei a porcentagem da frota de ônibus com ar-condicionado e poltronas quase tão confortáveis quanto bancos de carros, mas é grande. Boa parte da frota tem câmbio automático e motores "ecológicos", seja lá o que isso signifique.

Congestionamento
O tráfego é pesado no centro, sem dúvidas. A maioria das linhas têm início e/ou fim nos arredores do Mercado Público e muitas outras na Av. Salgado Filho.

Engarrafamentos no fim do dia são inevitáveis. Muitas linhas circulam apenas a partir de certa hora da tarde e no início da noite algumas avenidas ficam irreconhecíveis. Eu pego ônibus na Av. Ipiranga durante a manhã, quando o movimento é consideravelmente fraco.

São poucas linhas que nela circulam nesse horário: D43 Universitária, 343 Campus/Ipiranga, 353 Ipiranga/PUC, T-1 e T-1 Direta, e uma de Viamão. Outras que percorrem apenas um trecho da avenida Ipiranga são a T-4, T-9 (comum, DOM, IPA), 476 Petrópolis/PUC. Algumas linhas como a T-2, T-2A e T-11 apenas cruzam a Ipiranga.
Todos essas linhas são feitas pela empresa Carris. A partir do início da tarde começam a circular os ônibus das empresas STS e UNIBUS. À noite não só a avenida Ipiranga, mas praticamente toda a cidade fica um caos.

Não posso comentar sobre a Av. Bento Gonçalves, mas ainda bem que nela há o corredor central exclusivo para ônibus, pois do contrário seria impossível circular de carro. O mesmo pode ser dito a respeito das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves.

Se não me engano, todas as linhas com início/fim nos arredores do Mercado Público passam também pela Rodoviária.

Horários
Na Av. Ipiranga passa um ônibus a cada 5 minutos, de uma linha ou de outra. Os intervalos entre os ônibus são em média 12 minutos para as linhas D43 e 343 - exceto no início do ano em que muitos estudantes têm início de suas aulas; fica até engraçado vendo TRÊS ônibus da D43 passando LOTADOS, um atrás do outro -, 15 à 20 minutos para linha 353, 7 minutos para a linha T-1/T-1 Direta. A que ganha disparado é a T-9 com suas 3 "sublinhas" (sic), de 3 à 5 minutos.

Nos fins de semana a D43 tem apenas dois horários nos sábados, enquanto o restante circula a cada 30 minutos em média.

Metrô

Desde o ano passado que não ando no Trensurb de Porto Alegre, mas não conheço ninguém que reclame.

Há um projeto que *deve* começar em 2008 e terminar em 2014, que passará perto da Bento Gonçalves indo até o Campus do Vale. Se vai sair do papel é outra história.




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#22 Mensagem por The Baaz » Qui Nov 29, 2007 2:04 pm

Sniper escreveu:Pra vocês terem idéia da bomba que esta se tornando o trânsito de BH:

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São 320 mil carros a mais em 7 anos! :shock:

Enquanto isso, a população não aumentou em 174 mil pessoas!

Agora pensem em um aumento desses constante e num sistema de transporte baseado em ônibus... Em uma década (ou menos) está formada uma verdadeira bomba! :evil:

PS: Mês que vem começo a tirar minha carteira de moto! :wink:


BH com quase o dobro da população de Curitiba tem praticamente a mesma frota de carros :shock:




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#23 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 2:06 pm

POA tem trem suburbano? :shock: Integra também as cidades da RM? Pelo que parece os ônibus daí são bastante confortáveis com Ar-condicionado (no sul? :? ) e poltronas confortáveis.

Abraços!




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#24 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 2:11 pm

The Baaz escreveu:
Sniper escreveu:Pra vocês terem idéia da bomba que esta se tornando o trânsito de BH:

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São 320 mil carros a mais em 7 anos! :shock:

Enquanto isso, a população não aumentou em 174 mil pessoas!

Agora pensem em um aumento desses constante e num sistema de transporte baseado em ônibus... Em uma década (ou menos) está formada uma verdadeira bomba! :evil:

PS: Mês que vem começo a tirar minha carteira de moto! :wink:


BH com quase o dobro da população de Curitiba tem praticamente a mesma frota de carros :shock:



Os últimos dados estimam a população da cidade em 1,8 mi... :wink:

Realmente, aí é mais sodas ainda... :?

Mas o transporte público ainda é muito mais eficiente do que em outras grandes cidades... :wink:




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#25 Mensagem por Killergod » Qui Nov 29, 2007 2:11 pm

Sniper escreveu:POA tem trem suburbano? :shock: Integra também as cidades da RM? Pelo que parece os ônibus daí são bastante confortáveis com Ar-condicionado (no sul? :? ) e poltronas confortáveis.

Abraços!


Não são TODOS que têm ar-condicionado, mas uma boa parte sim.
Desde que novos ônibus começaram a circular nesse ano, muitos daqueles com ar-condicionado e poltronas decentes foram redistribuidos. E de novos só de fabricação, porque são um retrocesso em comparação aos ônibus com ar-condicionado: são todos com câmbio manual, SEM ar-condicionado, assentos comuns e a suspensão de mola.

Os ônibus com ar-condicionado têm suspensão-a-ar, e pneumática eu acho... pelo menos é legal ver o ônibus inclinado pra um lado e quando pára a suspensão do outro lado endireita o ônibus. :lol:




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#26 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 2:15 pm

CMBH aprova empréstimo

BNDES vai financiar obras viárias na capital mineira

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A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou ontem a contratação pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de um financiamento da ordem de R$ 121 milhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os recursos servirão para a conclusão da avenida Antônio Carlos - principal via de ligação entre o Centro da Capital e a região da Pampulha -, para as obras de alteração do Complexo da Lagoinha (região Noroeste) e para a terceira etapa do Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte (BHBus).[009]

A CMBH aprovou também a contratação de um empréstimo com o BNDES de R$ 9 milhões que será aplicado na informatização do sistema de saneamento das regionais da Capital, excluindo a regional Oeste, onde o sistema já foi implantado. O montante servirá também para implementação de um sistema informatizado no Centro de Especialidades Médicas, recentemente inaugurado no local onde há duas décadas esteve o ex-Cardiominas.

As intervenções no Complexo da Lagoinha, orçadas em R$ 15 milhões e que utlizarão recursos da PBH, e a finalização da duplicação da avenida Antônio Carlos, com recursos da ordem de R$ 150 milhões desembolsados pelo governo federal, são algumas das principais intervenções que serão feitas para reduzir o volume de tráfego na região Central da Capital.

As obras no Complexo da Lagoinha deverão durar até setembro de 2008, de acordo com informações da Gerência de Comunicação e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurbe) da PBH. Após reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) em outubro, a licença de implantação (LI) foi liberada.

O empreendimento também fará parte de outra importante intervenção viária, a duplicação da avenida Antônio Carlos, orçada em R$ 150 milhões. Segundo a representante do executivo na Casa, vereadora Neusinha Santos (PT-MG), os recursos aprovados serão somados ao montante inicialmente anunciado. Contudo, ela não soube o valor correto destinado para cada uma das obras. Ambas serão realizadas pelo consórcio Andrade Gutierrez e Barbosa Melo.

MARX FERNANDES




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#27 Mensagem por Killergod » Qui Nov 29, 2007 2:18 pm





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#28 Mensagem por The Baaz » Qui Nov 29, 2007 3:06 pm

Killergod escreveu:
Sniper escreveu:POA tem trem suburbano? :shock: Integra também as cidades da RM? Pelo que parece os ônibus daí são bastante confortáveis com Ar-condicionado (no sul? :? ) e poltronas confortáveis.

Abraços!


Não são TODOS que têm ar-condicionado, mas uma boa parte sim.
Desde que novos ônibus começaram a circular nesse ano, muitos daqueles com ar-condicionado e poltronas decentes foram redistribuidos. E de novos só de fabricação, porque são um retrocesso em comparação aos ônibus com ar-condicionado: são todos com câmbio manual, SEM ar-condicionado, assentos comuns e a suspensão de mola.

Os ônibus com ar-condicionado têm suspensão-a-ar, e pneumática eu acho... pelo menos é legal ver o ônibus inclinado pra um lado e quando pára a suspensão do outro lado endireita o ônibus. :lol:


Se tem uma cidade do sul onde ar condicionado é indispensável essa cidade é Porto Alegre. As duas vezes que fui até ai (uma em fevereiro e outra em Abril), era tanto calor que eu dormia sem lençol nem nada, só com a boa e velha cueca :lol: :lol: :lol:




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#29 Mensagem por Tigershark » Qui Nov 29, 2007 3:21 pm

The Baaz escreveu:
Killergod escreveu:
Sniper escreveu:POA tem trem suburbano? :shock: Integra também as cidades da RM? Pelo que parece os ônibus daí são bastante confortáveis com Ar-condicionado (no sul? :? ) e poltronas confortáveis.

Abraços!


Não são TODOS que têm ar-condicionado, mas uma boa parte sim.
Desde que novos ônibus começaram a circular nesse ano, muitos daqueles com ar-condicionado e poltronas decentes foram redistribuidos. E de novos só de fabricação, porque são um retrocesso em comparação aos ônibus com ar-condicionado: são todos com câmbio manual, SEM ar-condicionado, assentos comuns e a suspensão de mola.

Os ônibus com ar-condicionado têm suspensão-a-ar, e pneumática eu acho... pelo menos é legal ver o ônibus inclinado pra um lado e quando pára a suspensão do outro lado endireita o ônibus. :lol:


Se tem uma cidade do sul onde ar condicionado é indispensável essa cidade é Porto Alegre. As duas vezes que fui até ai (uma em fevereiro e outra em Abril), era tanto calor que eu dormia sem lençol nem nada, só com a boa e velha cueca :lol: :lol: :lol:


Não é bem assim,amigo The Baaz.Tenta esta vestimenta de maio a setembro por lá e vc vai ver :D Porto Alegre está mais para Curitiba,só nos meses de Verão,especialmente Janeiro e Fevereiro, é que é um calor insuportável e não fica ninguém na cidade,todo mundo para as praias(os que podem lógico)

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#30 Mensagem por Sniper » Qui Nov 29, 2007 3:28 pm

São cidades onde as estações são mais ou menos definidas diferente de São Paulo pra cima...:mrgreen:




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