F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#1441 Mensagem por PRick » Qui Nov 29, 2007 12:09 pm

Alitson escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Tigershark escreveu:
Dieneces escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

[ ]s


Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.

Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.

Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.

Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.

O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Dois grandes problemas eu vejo para os Delta Canards Europeus , Rafale e Typhoon , principalmente : Preço nas alturas e subindo cada vez mais (quase 50% mais caros que um Super Hornet e o dobro de um F-16 de última geração)...o que eu já considero como inviáveis economicamente falando e o atraso no desenvolvimento das versões mais recentes...


Não ficaria totalmente triste se tivessemos 3 esquadrões de F-15E e o resto,bom o resto poderia ser F-18,F-16,Gripen,etc.Se formos realmente de "made in USA" em um futuro distante porque não o F-35?

Abs,

Tigershark


Acho que se formos de F-15E seria realmente bem mais interessante que os F-16 B60, apesar de ser uma opção mais cara. Com os GDA's equipados com os Eagle, acho que ficaríamos razoávelmente bem até os F-35 chegarem pra substituir nossas tranqueiras (A-1 e F-5).

[ ]s


Vocês falam de F-35 com uma facilidade :roll: , como se fôssemos receber eles, bastando para isso, uma vontade nossa. Existe alguma proposta real com F-35 para o Brasil? Cadê ela? :wink:

[ ]´s


PRick sabe o que vc sabe da missa? NADA... :roll: :roll: :roll:
Continua achando que um M2000C é superior a qualquer caça do planeta e que o Rafale é a 8a maravilha do mundo moderno, continua... :roll: :roll: :roll:



O que eu sei são os fatos até agora divulgados, é NÃO EXISTE NADA DE CONCRETO, agora não sou capacho dos EUA, quero mais que eles se f@##$%$! Entendeu? Prefiro o Chavez ao Sr. Bush. Ainda que ache 02 coisas do ponto de vista de lideranças.

Quanto sua opinião sobre caças, dispenso, afinal o fórum é para isto, que cada um diga suas opiniões, a minha é a seguinte, fora o F-22 e o F-35, o resto dos caças dos EUA, para o futuro, podem jogar no lixo! O F-15 como caça de superioridade é bom, mais antigo, já o SH, vou repetir, trata-se de pior máquina voadora fabricada nos últimos tempos, é só. :wink:

[ ]´s




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#1442 Mensagem por Tigershark » Qui Nov 29, 2007 12:15 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
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Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
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Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

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Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.

Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.

Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.

Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.

O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Dois grandes problemas eu vejo para os Delta Canards Europeus , Rafale e Typhoon , principalmente : Preço nas alturas e subindo cada vez mais (quase 50% mais caros que um Super Hornet e o dobro de um F-16 de última geração)...o que eu já considero como inviáveis economicamente falando e o atraso no desenvolvimento das versões mais recentes...


Não ficaria totalmente triste se tivessemos 3 esquadrões de F-15E e o resto,bom o resto poderia ser F-18,F-16,Gripen,etc.Se formos realmente de "made in USA" em um futuro distante porque não o F-35?

Abs,

Tigershark


Acho que se formos de F-15E seria realmente bem mais interessante que os F-16 B60, apesar de ser uma opção mais cara. Com os GDA's equipados com os Eagle, acho que ficaríamos razoávelmente bem até os F-35 chegarem pra substituir nossas tranqueiras (A-1 e F-5).

[ ]s


Se a FAB escolher caças norte-americanos tem que ser o Super Hornet (de preferência) ou F-15E. :D

Comprar o F-16 Block 60 é um pessimo negócio para linha de frente da defesa aérea. :?


Entre os caças made in USA, o pior deles para nós é o SH, é ele que não tem perfil de superioridade aérea. O melhor é o F-15SG, ou seja lá qual for a última versão.

[ ]´s
A última versão é o F-15SG . Muito discutível essa afirmação e isso que sou fã do F-15 , meu avatar o demonstra . Segundo fontes americanas , o RCS do SH só é inferior aos F-22/35/117 , mesmo que não vá a tanto , ainda é muito inferior . O do F-15 é muito grande . É o mesmo que dizer que o Typhoon é melhor caça de superioridade aérea do que o JSF . É mas não é...o que vale mais , capacidades dinâmicas ou furtividade? Discutível...o ambiente BVR , furtividade e capacidades eletrônicas de radar tanto de trackear como desta capacidade evadir-se é que dominarão esse cenário . E disto pouco sabemos para fazer afirmações categóricas , ainda...


Concordo contigo,amigo Dieneces,não dá para afirmar absolutamente nada de concreto em relação ao RCS.Existem tantas variáveis neste assunto,tantas configurações,situações,etc que só podemos mesmo conjecturar.Pensava apenas no pacotão americano e na opção do SH.Ainda preferiria F-15 ao SH,em três GDA's : Santa Maria,Anápolis e Boa Vista/Porto Velho.A famosa furada de fila com os ameircanos creio ser mais fácil,com os Typhoon existem os 9 encomendados e cuja venda não foi confirmada...Se até os mestres tem dúvida!Eu não sou diferente! :D

Abs,

Tigershark




PRick

#1443 Mensagem por PRick » Qui Nov 29, 2007 12:18 pm

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Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

[ ]s


Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.

Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.

Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.

Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.

O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Dois grandes problemas eu vejo para os Delta Canards Europeus , Rafale e Typhoon , principalmente : Preço nas alturas e subindo cada vez mais (quase 50% mais caros que um Super Hornet e o dobro de um F-16 de última geração)...o que eu já considero como inviáveis economicamente falando e o atraso no desenvolvimento das versões mais recentes...


Não ficaria totalmente triste se tivessemos 3 esquadrões de F-15E e o resto,bom o resto poderia ser F-18,F-16,Gripen,etc.Se formos realmente de "made in USA" em um futuro distante porque não o F-35?

Abs,

Tigershark


Acho que se formos de F-15E seria realmente bem mais interessante que os F-16 B60, apesar de ser uma opção mais cara. Com os GDA's equipados com os Eagle, acho que ficaríamos razoávelmente bem até os F-35 chegarem pra substituir nossas tranqueiras (A-1 e F-5).

[ ]s


Se a FAB escolher caças norte-americanos tem que ser o Super Hornet (de preferência) ou F-15E. :D

Comprar o F-16 Block 60 é um pessimo negócio para linha de frente da defesa aérea. :?


Entre os caças made in USA, o pior deles para nós é o SH, é ele que não tem perfil de superioridade aérea. O melhor é o F-15SG, ou seja lá qual for a última versão.

[ ]´s
A última versão é o F-15SG . Muito discutível essa afirmação e isso que sou fã do F-15 , meu avatar o demonstra . Segundo fontes americanas , o RCS do SH só é inferior aos F-22/35/117 , mesmo que não vá a tanto , ainda é muito inferior . O do F-15 é muito grande . É o mesmo que dizer que o Typhoon é melhor caça de superioridade aérea do que o JSF . É mas não é...o que vale mais , capacidades dinâmicas ou furtividade? Discutível...o ambiente BVR , furtividade e capacidades eletrônicas de radar tanto de trackear como desta capacidade evadir-se é que dominarão esse cenário . E disto pouco sabemos para fazer afirmações categóricas , ainda...


O que eu acho, é que os EUA não tem nada a altura dos EuroCanards ou SU-35-1 para nos oferecer no momento, seus F-18, F-15 e F-16 são piores em todos os pontos de vista aos produtos europeus atuais. Como os F-22 não estão disponíveis, além de seu preço ser proibitivo, restaria os F-35, mas isto não é um realidade atual, nem próxima ou palpável. Por enquanto as propostas reais, que foram ventiladas de fato, não tem nada dos EUA. Somente no DB surgiu este boato de proposta dos EUA.

Como estou tomando tudo por ficção, aceito discutir um caça dos EUA assim, por ficcção, nada mais. Agora, se quero F-18E, F-15SGKEC ou F-16IBCDE de jeito nenhum, porque não gosto dos EUA, e tenho motivos de sobra como brasileiro para não gostar. Agora, o fato é que hoje eles não tem um produto moderno para pronta venda, só versões de caças com 25 até 37 anos de carreira, este é o fato. Em tempos passados tinham produtos para nos oferecer, hoje, apenas coisas velhas recauchutadas.

A única coisa com futuro no inventário aéreo dos EUA, que pode se vendida é F-35, todo o resto se exauriu.

[ ]´s




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#1444 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 29, 2007 12:27 pm

O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#1445 Mensagem por Zepa » Qui Nov 29, 2007 12:34 pm

O que eu acho, é que os EUA não tem nada a altura dos EuroCanards ou SU-35-1 para nos oferecer no momento, seus F-18, F-15 e F-16 são piores em todos os pontos de vista aos produtos europeus atuais. Como os F-22 não estão disponíveis, além de seu preço ser proibitivo, restaria os F-35, mas isto não é um realidade atual, nem próxima ou palpável. Por enquanto as propostas reais, que foram ventiladas de fato, não tem nada dos EUA. Somente no DB surgiu este boato de proposta dos EUA.


Oi Prick

Nessa estou contigo. Fora USA :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abs.
Zepa




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#1446 Mensagem por Alitson » Qui Nov 29, 2007 12:48 pm

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Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

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Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.

Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.

Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.

Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.

O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Dois grandes problemas eu vejo para os Delta Canards Europeus , Rafale e Typhoon , principalmente : Preço nas alturas e subindo cada vez mais (quase 50% mais caros que um Super Hornet e o dobro de um F-16 de última geração)...o que eu já considero como inviáveis economicamente falando e o atraso no desenvolvimento das versões mais recentes...


Não ficaria totalmente triste se tivessemos 3 esquadrões de F-15E e o resto,bom o resto poderia ser F-18,F-16,Gripen,etc.Se formos realmente de "made in USA" em um futuro distante porque não o F-35?

Abs,

Tigershark


Acho que se formos de F-15E seria realmente bem mais interessante que os F-16 B60, apesar de ser uma opção mais cara. Com os GDA's equipados com os Eagle, acho que ficaríamos razoávelmente bem até os F-35 chegarem pra substituir nossas tranqueiras (A-1 e F-5).

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Se a FAB escolher caças norte-americanos tem que ser o Super Hornet (de preferência) ou F-15E. :D

Comprar o F-16 Block 60 é um pessimo negócio para linha de frente da defesa aérea. :?


Entre os caças made in USA, o pior deles para nós é o SH, é ele que não tem perfil de superioridade aérea. O melhor é o F-15SG, ou seja lá qual for a última versão.

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A última versão é o F-15SG . Muito discutível essa afirmação e isso que sou fã do F-15 , meu avatar o demonstra . Segundo fontes americanas , o RCS do SH só é inferior aos F-22/35/117 , mesmo que não vá a tanto , ainda é muito inferior . O do F-15 é muito grande . É o mesmo que dizer que o Typhoon é melhor caça de superioridade aérea do que o JSF . É mas não é...o que vale mais , capacidades dinâmicas ou furtividade? Discutível...o ambiente BVR , furtividade e capacidades eletrônicas de radar tanto de trackear como desta capacidade evadir-se é que dominarão esse cenário . E disto pouco sabemos para fazer afirmações categóricas , ainda...


O que eu acho, é que os EUA não tem nada a altura dos EuroCanards ou SU-35-1 para nos oferecer no momento, seus F-18, F-15 e F-16 são piores em todos os pontos de vista aos produtos europeus atuais. Como os F-22 não estão disponíveis, além de seu preço ser proibitivo, restaria os F-35, mas isto não é um realidade atual, nem próxima ou palpável. Por enquanto as propostas reais, que foram ventiladas de fato, não tem nada dos EUA. Somente no DB surgiu este boato de proposta dos EUA.

Como estou tomando tudo por ficção, aceito discutir um caça dos EUA assim, por ficcção, nada mais. Agora, se quero F-18E, F-15SGKEC ou F-16IBCDE de jeito nenhum, porque não gosto dos EUA, e tenho motivos de sobra como brasileiro para não gostar. Agora, o fato é que hoje eles não tem um produto moderno para pronta venda, só versões de caças com 25 até 37 anos de carreira, este é o fato. Em tempos passados tinham produtos para nos oferecer, hoje, apenas coisas velhas recauchutadas.

A única coisa com futuro no inventário aéreo dos EUA, que pode se vendida é F-35, todo o resto se exauriu.

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Cara, tu ta se superando na quantidade de ..... :roll: :roll: :roll:




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#1447 Mensagem por delmar » Qui Nov 29, 2007 12:57 pm

Não entendo o porque desta discussão toda. O caça que será fabricado no Brasil, para uso massivo da FAB, substituindo paulatinamente os F5 e A1, será o Gripen. O resto é enrolação. Quem aposta nele ganha 10 por 1. Se minha previsão concretizar-se vou enricar.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
PRick

#1448 Mensagem por PRick » Qui Nov 29, 2007 1:15 pm

Luís Henrique escreveu:O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...


Luís,

Pensando assim, então é melhor comprar 50 aviões AEW, com seus radares insuperáveis, um caça é um conjunto. O radar é um do sensores do conjunto, não é o avião. :wink:

Quanto ao resultado de combates aéreos, o que temos é o fato do Typhoon ter conseguido abater F-22, já os F-15, F-16 e F-18 não tem muita chance. Uma operação real de interceptação com F-18E, tentando pegar Typhoon ou Rafale vai terminar da seguinte maneira, os 02 Euro Canards vão completar a missão, e os F-18 ainda vão ficar tentando chegar neles. Superioridade Aérea é um tipo de missão que requer da plataforma desempenho compatível, algo que os F-18E não tem, sobem e aceleram pior, bem pior. Aí não tem jeito, tente perseguir uma Ferrari com um Tempra, e veja se é possível.

Estar em produção ou ter grandes quantidades construídas não pode ser parâmetro para escolha de nenhum vetor, por conta disso podemos encomendar F-7 Chinês. O F-15 e o F-16 estão em produção e tem grandes quantidades vendidas, nem por isso quero eles. Os F-15 são caças feitos para os nossos requisitos, e tem um radar enorme! Mas são antiguados do ponto de vista de projeto, os F-18 também, afinal, o YF-17 concorreu com o YF-16, e os F-18 surgiram antes mesmo dos M-2000.

Um caça que seria muito interessante, seria o F-18L ou a versão terrestre dos F-18, que nunca foi encomendada. Quanto a US Navy, é só nos lembramos do A-12, das OHP´s e outras coisas, os Americanos erram, como todo mundo, o galho é que quando erram costumam gastar uma fortuna, nós não temos fortunas para jogar fora. Precisamos de um caça multifuncional, com uma versão naval e que seja pelo menos de 4ª geração. Porque vamos começar a receber eles depois de 2010, para ficar até 2040 com eles. Imagina operar F-18, F-16 ou F-15 depois de 2020. :cry:

[ ]´s




orestespf
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#1449 Mensagem por orestespf » Qui Nov 29, 2007 1:29 pm

Dieneces escreveu:O Orestes também me deixou em xeque com essa . Suspeito no entanto que ele se refira a capacidade interna do Lightning II de carregar armamentos. Ao utilizar tão somente essa "bomb bay" o JSF tem para si muito limitada a capacidade bélica , embora retenha a sua propalada e decisiva baixa asinatura em relação aos radares do inimigo ; contrario sensu , ao fazer uso de suas máximas capacidades de "carga paga" ocorreria por consequência sua aparição nas telas dos oponentes , tornando-o mais próximo dos "mortais" ...E incluído o caça americano entre os mortais , o Typhoon apresentaria um desempenho mais completo , mais multi-role . Nessa mesma linha , existiria a possibilidade que o F-35 que será liberado à venda "para o resto do mundo" seja uma versão "downgraded" , também bastante diminuída em suas prestações "stealth" . Calculo que seja por aí....vejamos o que diz o nosso Pajé...


Olá Dieneces,

agradeço pelos esclarecimentos, em linhas gerais, é isso mesmo. O trabalho tem me consumido muito, por isso não consigo detalhar agora. No início da noite eu prometo voltar e detalhar. O que você escreveu é a essência de meu pensamento.


Abraços,

Orestes




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Plinio Jr
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#1450 Mensagem por Plinio Jr » Qui Nov 29, 2007 1:30 pm

Hoje em termos de conjunto, o SH é uma plataforma mais completa e capaz que o Rafale....a combinação SH/APG-79/AIM-120 é amplamente superior a Rafale/RBE/MICA, hj armas desta classe (AIM-120,MICA, R-77, Meteor) vão ditar as regras de combate, não concordar com isto, é chamar de otários, os que estão investindo milhões no desenvolvimento destes mísseis.

As coisas só vão mudar para o Rafale com a introdução da versão F3 e dos Meteors...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Dieneces
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#1451 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 29, 2007 1:50 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...


Luís,

Pensando assim, então é melhor comprar 50 aviões AEW, com seus radares insuperáveis, um caça é um conjunto. O radar é um do sensores do conjunto, não é o avião. :wink:

Quanto ao resultado de combates aéreos, o que temos é o fato do Typhoon ter conseguido abater F-22, já os F-15, F-16 e F-18 não tem muita chance. Uma operação real de interceptação com F-18E, tentando pegar Typhoon ou Rafale vai terminar da seguinte maneira, os 02 Euro Canards vão completar a missão, e os F-18 ainda vão ficar tentando chegar neles. Superioridade Aérea é um tipo de missão que requer da plataforma desempenho compatível, algo que os F-18E não tem, sobem e aceleram pior, bem pior. Aí não tem jeito, tente perseguir uma Ferrari com um Tempra, e veja se é possível.

Estar em produção ou ter grandes quantidades construídas não pode ser parâmetro para escolha de nenhum vetor, por conta disso podemos encomendar F-7 Chinês. O F-15 e o F-16 estão em produção e tem grandes quantidades vendidas, nem por isso quero eles. Os F-15 são caças feitos para os nossos requisitos, e tem um radar enorme! Mas são antiguados do ponto de vista de projeto, os F-18 também, afinal, o YF-17 concorreu com o YF-16, e os F-18 surgiram antes mesmo dos M-2000.

Um caça que seria muito interessante, seria o F-18L ou a versão terrestre dos F-18, que nunca foi encomendada. Quanto a US Navy, é só nos lembramos do A-12, das OHP´s e outras coisas, os Americanos erram, como todo mundo, o galho é que quando erram costumam gastar uma fortuna, nós não temos fortunas para jogar fora. Precisamos de um caça multifuncional, com uma versão naval e que seja pelo menos de 4ª geração. Porque vamos começar a receber eles depois de 2010, para ficar até 2040 com eles. Imagina operar F-18, F-16 ou F-15 depois de 2020. :cry:

[ ]´s
Menos Prick , menos...a arena BVR não é uma carreira de cancha reta (*). Suspeito que tu estejas lançando chaffs e flares contra os argumentos racionais dos debatedores e usarei os teus argumentos para mostrar , veja : Nas ruas de qualquer rua brasileira tu , pilotando uma Ferrari , é que não consegue perseguir alguém que fuja num Tempra . O ambiente e o calçamento de nossas ruas não permitiriam . Eis o cerne da questão , ser melhor em determinado quesito não importa em vitória , o conjunto e o ecletismo operacional é que serão preponderantes , e o SH é um verdadeiro multi-role e está pronto , acabado e funcionando por completo . Quanto ao F-18E ter projeto antiquado , sem comentários . (*) Corrida de cavalos disputada em pistas que parecem trilhos paralelos , entre dois , três (pencas) ou quatro animais , em tiros de 300 a 700 metros, comumente 400 (um quarto de milha) , muito comuns nos EUA e bastante populares no interior do Rio Grande do Sul (toda cidade gaúcha tem uma ou mais dessas canchas) . Ganha o que chegar mais rapidamente no disco final , for o mais veloz ( fonte: Dienecespédia) .




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Immortal Horgh
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#1452 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Nov 29, 2007 2:24 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Tigershark escreveu:
Dieneces escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

[ ]s


Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.

Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.

Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.

Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.

O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Dois grandes problemas eu vejo para os Delta Canards Europeus , Rafale e Typhoon , principalmente : Preço nas alturas e subindo cada vez mais (quase 50% mais caros que um Super Hornet e o dobro de um F-16 de última geração)...o que eu já considero como inviáveis economicamente falando e o atraso no desenvolvimento das versões mais recentes...


Não ficaria totalmente triste se tivessemos 3 esquadrões de F-15E e o resto,bom o resto poderia ser F-18,F-16,Gripen,etc.Se formos realmente de "made in USA" em um futuro distante porque não o F-35?

Abs,

Tigershark


Acho que se formos de F-15E seria realmente bem mais interessante que os F-16 B60, apesar de ser uma opção mais cara. Com os GDA's equipados com os Eagle, acho que ficaríamos razoávelmente bem até os F-35 chegarem pra substituir nossas tranqueiras (A-1 e F-5).

[ ]s


Se a FAB escolher caças norte-americanos tem que ser o Super Hornet (de preferência) ou F-15E. :D

Comprar o F-16 Block 60 é um pessimo negócio para linha de frente da defesa aérea. :?


Entre os caças made in USA, o pior deles para nós é o SH, é ele que não tem perfil de superioridade aérea. O melhor é o F-15SG, ou seja lá qual for a última versão.

[ ]´s
A última versão é o F-15SG . Muito discutível essa afirmação e isso que sou fã do F-15 , meu avatar o demonstra . Segundo fontes americanas , o RCS do SH só é inferior aos F-22/35/117 , mesmo que não vá a tanto , ainda é muito inferior . O do F-15 é muito grande . É o mesmo que dizer que o Typhoon é melhor caça de superioridade aérea do que o JSF . É mas não é...o que vale mais , capacidades dinâmicas ou furtividade? Discutível...o ambiente BVR , furtividade e capacidades eletrônicas de radar tanto de trackear como desta capacidade evadir-se é que dominarão esse cenário . E disto pouco sabemos para fazer afirmações categóricas , ainda...


Em termos de capacidade BVR, acho que o F-35 e o Typhoon se equivalem (isso em chegando um rada AESA para o Typhoon). Mas para essa igualdade ocorrer, o F-35 terá que levar armamentos externos, ou seja, se for necessário um dogfight, acho que o Typhoon leva a parada. Sem contar sua capacidade supercruise.

[ ]s




PRick

#1453 Mensagem por PRick » Qui Nov 29, 2007 3:45 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...


Luís,

Pensando assim, então é melhor comprar 50 aviões AEW, com seus radares insuperáveis, um caça é um conjunto. O radar é um do sensores do conjunto, não é o avião. :wink:

Quanto ao resultado de combates aéreos, o que temos é o fato do Typhoon ter conseguido abater F-22, já os F-15, F-16 e F-18 não tem muita chance. Uma operação real de interceptação com F-18E, tentando pegar Typhoon ou Rafale vai terminar da seguinte maneira, os 02 Euro Canards vão completar a missão, e os F-18 ainda vão ficar tentando chegar neles. Superioridade Aérea é um tipo de missão que requer da plataforma desempenho compatível, algo que os F-18E não tem, sobem e aceleram pior, bem pior. Aí não tem jeito, tente perseguir uma Ferrari com um Tempra, e veja se é possível.

Estar em produção ou ter grandes quantidades construídas não pode ser parâmetro para escolha de nenhum vetor, por conta disso podemos encomendar F-7 Chinês. O F-15 e o F-16 estão em produção e tem grandes quantidades vendidas, nem por isso quero eles. Os F-15 são caças feitos para os nossos requisitos, e tem um radar enorme! Mas são antiguados do ponto de vista de projeto, os F-18 também, afinal, o YF-17 concorreu com o YF-16, e os F-18 surgiram antes mesmo dos M-2000.

Um caça que seria muito interessante, seria o F-18L ou a versão terrestre dos F-18, que nunca foi encomendada. Quanto a US Navy, é só nos lembramos do A-12, das OHP´s e outras coisas, os Americanos erram, como todo mundo, o galho é que quando erram costumam gastar uma fortuna, nós não temos fortunas para jogar fora. Precisamos de um caça multifuncional, com uma versão naval e que seja pelo menos de 4ª geração. Porque vamos começar a receber eles depois de 2010, para ficar até 2040 com eles. Imagina operar F-18, F-16 ou F-15 depois de 2020. :cry:

[ ]´s
Menos Prick , menos...a arena BVR não é uma carreira de cancha reta (*). Suspeito que tu estejas lançando chaffs e flares contra os argumentos racionais dos debatedores e usarei os teus argumentos para mostrar , veja : Nas ruas de qualquer rua brasileira tu , pilotando uma Ferrari , é que não consegue perseguir alguém que fuja num Tempra . O ambiente e o calçamento de nossas ruas não permitiriam . Eis o cerne da questão , ser melhor em determinado quesito não importa em vitória , o conjunto e o ecletismo operacional é que serão preponderantes , e o SH é um verdadeiro multi-role e está pronto , acabado e funcionando por completo . Quanto ao F-18E ter projeto antiquado , sem comentários . (*) Corrida de cavalos disputada em pistas que parecem trilhos paralelos , entre dois , três (pencas) ou quatro animais , em tiros de 300 a 700 metros, comumente 400 (um quarto de milha) , muito comuns nos EUA e bastante populares no interior do Rio Grande do Sul (toda cidade gaúcha tem uma ou mais dessas canchas) . Ganha o que chegar mais rapidamente no disco final , for o mais veloz ( fonte: Dienecespédia) .


No céu só temos linhas retas, então, o Super Lento, é pior em quase todo o envelope de vôo, em alguns itens bem pior. Ou seja, o conjunto é pior, não estou falando em sistemas, porque aí depende dos sistemas que cada caça está usando, e nem sabemos como seria um hipotético SH para o Brasil. Ainda mais, não temos garantia de fornecimento de AIM-120 C-7, que seriam piores aos Meteor´s, ou seja, na realidade a coisa é pior ainda, porque estão comparando os SH em uso nos EUA, com algo que seria fornecido para nós. No caso dos Eurocanard´s, é só pagar, que temos o melhor, no caso dos EUA, dependemos da boa vontade. Isto não é novidade, apenas, alguns esquecem ou usam memória seletiva.

Para os que acham que os Rafales vão ficar no F-3, já existe previsão de F-5, com comando voice entre outras melhorias, além de turbina, radar e outros sistemas e armas. Ainda mais, poderemos ter um caça viável para a MB. Repito, somente, os F-35 podem oferecer algo mais flexível que os Rafales para nós, qualquer outra coisa perdemos em flexibilidade. O mesmo ocorre na área da furtividade, o Rafale em seu conjunto, para nossos requisitos, só perde para os F-35. Caso eles sejam oferecidos, não tenho qualquer dúvida, seriam os melhores aviões que poderíamos comprar, mas depois vem Rafale, depois Typhoon e SU-35-1. Qualquer escolha diferente destas, só mesmo por conta de um pacote maravilhoso, mas aí não tenho como especular. É sonhar demais. Diante de um fato concreto posso opinar, caso contrário, só tenho a realidade atual.

[ ]´s




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#1454 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 29, 2007 4:19 pm

PRick escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...


Luís,

Pensando assim, então é melhor comprar 50 aviões AEW, com seus radares insuperáveis, um caça é um conjunto. O radar é um do sensores do conjunto, não é o avião. :wink:

Quanto ao resultado de combates aéreos, o que temos é o fato do Typhoon ter conseguido abater F-22, já os F-15, F-16 e F-18 não tem muita chance. Uma operação real de interceptação com F-18E, tentando pegar Typhoon ou Rafale vai terminar da seguinte maneira, os 02 Euro Canards vão completar a missão, e os F-18 ainda vão ficar tentando chegar neles. Superioridade Aérea é um tipo de missão que requer da plataforma desempenho compatível, algo que os F-18E não tem, sobem e aceleram pior, bem pior. Aí não tem jeito, tente perseguir uma Ferrari com um Tempra, e veja se é possível.

Estar em produção ou ter grandes quantidades construídas não pode ser parâmetro para escolha de nenhum vetor, por conta disso podemos encomendar F-7 Chinês. O F-15 e o F-16 estão em produção e tem grandes quantidades vendidas, nem por isso quero eles. Os F-15 são caças feitos para os nossos requisitos, e tem um radar enorme! Mas são antiguados do ponto de vista de projeto, os F-18 também, afinal, o YF-17 concorreu com o YF-16, e os F-18 surgiram antes mesmo dos M-2000.

Um caça que seria muito interessante, seria o F-18L ou a versão terrestre dos F-18, que nunca foi encomendada. Quanto a US Navy, é só nos lembramos do A-12, das OHP´s e outras coisas, os Americanos erram, como todo mundo, o galho é que quando erram costumam gastar uma fortuna, nós não temos fortunas para jogar fora. Precisamos de um caça multifuncional, com uma versão naval e que seja pelo menos de 4ª geração. Porque vamos começar a receber eles depois de 2010, para ficar até 2040 com eles. Imagina operar F-18, F-16 ou F-15 depois de 2020. :cry:

[ ]´s
Menos Prick , menos...a arena BVR não é uma carreira de cancha reta (*). Suspeito que tu estejas lançando chaffs e flares contra os argumentos racionais dos debatedores e usarei os teus argumentos para mostrar , veja : Nas ruas de qualquer rua brasileira tu , pilotando uma Ferrari , é que não consegue perseguir alguém que fuja num Tempra . O ambiente e o calçamento de nossas ruas não permitiriam . Eis o cerne da questão , ser melhor em determinado quesito não importa em vitória , o conjunto e o ecletismo operacional é que serão preponderantes , e o SH é um verdadeiro multi-role e está pronto , acabado e funcionando por completo . Quanto ao F-18E ter projeto antiquado , sem comentários . (*) Corrida de cavalos disputada em pistas que parecem trilhos paralelos , entre dois , três (pencas) ou quatro animais , em tiros de 300 a 700 metros, comumente 400 (um quarto de milha) , muito comuns nos EUA e bastante populares no interior do Rio Grande do Sul (toda cidade gaúcha tem uma ou mais dessas canchas) . Ganha o que chegar mais rapidamente no disco final , for o mais veloz ( fonte: Dienecespédia) .


No céu só temos linhas retas, então, o Super Lento, é pior em quase todo o envelope de vôo, em alguns itens bem pior. Ou seja, o conjunto é pior, não estou falando em sistemas, porque aí depende dos sistemas que cada caça está usando, e nem sabemos como seria um hipotético SH para o Brasil. Ainda mais, não temos garantia de fornecimento de AIM-120 C-7, que seriam piores aos Meteor´s, ou seja, na realidade a coisa é pior ainda, porque estão comparando os SH em uso nos EUA, com algo que seria fornecido para nós. No caso dos Eurocanard´s, é só pagar, que temos o melhor, no caso dos EUA, dependemos da boa vontade. Isto não é novidade, apenas, alguns esquecem ou usam memória seletiva.

Para os que acham que os Rafales vão ficar no F-3, já existe previsão de F-5, com comando voice entre outras melhorias, além de turbina, radar e outros sistemas e armas. Ainda mais, poderemos ter um caça viável para a MB. Repito, somente, os F-35 podem oferecer algo mais flexível que os Rafales para nós, qualquer outra coisa perdemos em flexibilidade. O mesmo ocorre na área da furtividade, o Rafale em seu conjunto, para nossos requisitos, só perde para os F-35. Caso eles sejam oferecidos, não tenho qualquer dúvida, seriam os melhores aviões que poderíamos comprar, mas depois vem Rafale, depois Typhoon e SU-35-1. Qualquer escolha diferente destas, só mesmo por conta de um pacote maravilhoso, mas aí não tenho como especular. É sonhar demais. Diante de um fato concreto posso opinar, caso contrário, só tenho a realidade atual.

[ ]´s
Notável , Prick , o final do teu texto é lapidar : "...diante de um fato concreto posso opinar , caso contrário , só tenho a realidade atual...". Faz-me rir ...o teu texto é só conjectura hipotética , de concreto não há nada...a começar pelos teus argumentos afrancesados.. :D Hoje não existe eurocanard que iguale ou supere as capacidades militares reais AR-AR , AR-TERRA do Super Hornet num único vetor .ISTO SIM É FATO.




PRick

#1455 Mensagem por PRick » Qui Nov 29, 2007 4:24 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:O radar APG-79 AESA enxerga um Rafale ou um Eurofighter a quantos km de distãncia???

O Captor e o RBE-2 enxergam um Super Hornet a quantos km de distância???

Desculpe, o SH pode ter suas falhas mas falar que não serve para superioridade aérea é chamar a mais poderosa marinha do mundo de burra.

No combate 1 x 1 eu acho que todos os eurocanards rodariam contra um F/A-18E.

Quando os aesas europeus chegarem, ai talvez a coisa fique equilibrada, talvez...

---

O F-15 é o que menos me agrada.

Os EUA estão substituindo estes caças pelo F-22.
O F-16 ainda esta em produção e por ser um caça barato tem as suas vantagens.
Os Super Hornet ficam em primeiro por estarem em produção e porque serão os últimos a ser substituidos.

Os EUA operarão apenas F-22, F-35 e F/A-18E por muito tempo.

Então além de peças, cadeia logística o SH tem o RCS menor que o F-16 e que o F-15.

Eu ficaria com ele, com certeza.;.;...aquele radar faz sucesso.

O único caça de 4ª geração que poderia enfrentar um SH sem apoio externo e ter sucesso é o Su-35-1. Poderia...


Luís,

Pensando assim, então é melhor comprar 50 aviões AEW, com seus radares insuperáveis, um caça é um conjunto. O radar é um do sensores do conjunto, não é o avião. :wink:

Quanto ao resultado de combates aéreos, o que temos é o fato do Typhoon ter conseguido abater F-22, já os F-15, F-16 e F-18 não tem muita chance. Uma operação real de interceptação com F-18E, tentando pegar Typhoon ou Rafale vai terminar da seguinte maneira, os 02 Euro Canards vão completar a missão, e os F-18 ainda vão ficar tentando chegar neles. Superioridade Aérea é um tipo de missão que requer da plataforma desempenho compatível, algo que os F-18E não tem, sobem e aceleram pior, bem pior. Aí não tem jeito, tente perseguir uma Ferrari com um Tempra, e veja se é possível.

Estar em produção ou ter grandes quantidades construídas não pode ser parâmetro para escolha de nenhum vetor, por conta disso podemos encomendar F-7 Chinês. O F-15 e o F-16 estão em produção e tem grandes quantidades vendidas, nem por isso quero eles. Os F-15 são caças feitos para os nossos requisitos, e tem um radar enorme! Mas são antiguados do ponto de vista de projeto, os F-18 também, afinal, o YF-17 concorreu com o YF-16, e os F-18 surgiram antes mesmo dos M-2000.

Um caça que seria muito interessante, seria o F-18L ou a versão terrestre dos F-18, que nunca foi encomendada. Quanto a US Navy, é só nos lembramos do A-12, das OHP´s e outras coisas, os Americanos erram, como todo mundo, o galho é que quando erram costumam gastar uma fortuna, nós não temos fortunas para jogar fora. Precisamos de um caça multifuncional, com uma versão naval e que seja pelo menos de 4ª geração. Porque vamos começar a receber eles depois de 2010, para ficar até 2040 com eles. Imagina operar F-18, F-16 ou F-15 depois de 2020. :cry:

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Menos Prick , menos...a arena BVR não é uma carreira de cancha reta (*). Suspeito que tu estejas lançando chaffs e flares contra os argumentos racionais dos debatedores e usarei os teus argumentos para mostrar , veja : Nas ruas de qualquer rua brasileira tu , pilotando uma Ferrari , é que não consegue perseguir alguém que fuja num Tempra . O ambiente e o calçamento de nossas ruas não permitiriam . Eis o cerne da questão , ser melhor em determinado quesito não importa em vitória , o conjunto e o ecletismo operacional é que serão preponderantes , e o SH é um verdadeiro multi-role e está pronto , acabado e funcionando por completo . Quanto ao F-18E ter projeto antiquado , sem comentários . (*) Corrida de cavalos disputada em pistas que parecem trilhos paralelos , entre dois , três (pencas) ou quatro animais , em tiros de 300 a 700 metros, comumente 400 (um quarto de milha) , muito comuns nos EUA e bastante populares no interior do Rio Grande do Sul (toda cidade gaúcha tem uma ou mais dessas canchas) . Ganha o que chegar mais rapidamente no disco final , for o mais veloz ( fonte: Dienecespédia) .


No céu só temos linhas retas, então, o Super Lento, é pior em quase todo o envelope de vôo, em alguns itens bem pior. Ou seja, o conjunto é pior, não estou falando em sistemas, porque aí depende dos sistemas que cada caça está usando, e nem sabemos como seria um hipotético SH para o Brasil. Ainda mais, não temos garantia de fornecimento de AIM-120 C-7, que seriam piores aos Meteor´s, ou seja, na realidade a coisa é pior ainda, porque estão comparando os SH em uso nos EUA, com algo que seria fornecido para nós. No caso dos Eurocanard´s, é só pagar, que temos o melhor, no caso dos EUA, dependemos da boa vontade. Isto não é novidade, apenas, alguns esquecem ou usam memória seletiva.

Para os que acham que os Rafales vão ficar no F-3, já existe previsão de F-5, com comando voice entre outras melhorias, além de turbina, radar e outros sistemas e armas. Ainda mais, poderemos ter um caça viável para a MB. Repito, somente, os F-35 podem oferecer algo mais flexível que os Rafales para nós, qualquer outra coisa perdemos em flexibilidade. O mesmo ocorre na área da furtividade, o Rafale em seu conjunto, para nossos requisitos, só perde para os F-35. Caso eles sejam oferecidos, não tenho qualquer dúvida, seriam os melhores aviões que poderíamos comprar, mas depois vem Rafale, depois Typhoon e SU-35-1. Qualquer escolha diferente destas, só mesmo por conta de um pacote maravilhoso, mas aí não tenho como especular. É sonhar demais. Diante de um fato concreto posso opinar, caso contrário, só tenho a realidade atual.

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Notável , Prick , o final do teu texto é lapidar : "...diante de um fato concreto posso opinar , caso contrário , só tenho a realidade atial...". Faz-me rir ...o teu texto é só conjectura hipotética , de concreto não há nada...a começar pelos teus argumentos afrancesados.. :D Hoje não existe eurocanard que iguale ou supere as capacidades militares reais AR-AR , AR-TERRA do Super Hornet num único vetor .ISTO SIM É FATO.


Ora,

Então mostra aí a oferta oficial do Governo do EUA fez para o Brasil? Já que você fala que é concreta. Era sobre isto que estava me referindo, sobre desenvolvimento de caças, nada demais, afinal, uns são novos, outros velharias com 37 anos, o desenvolvimento está tão maduro, que caiu da árvore! :twisted: :twisted:

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