Transporte Urbano no Brasil

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Transporte Urbano no Brasil

#1 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 12:48 pm

Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:




Imagem
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Transporte Urbano no Brasil

#2 Mensagem por delmar » Qua Nov 28, 2007 1:05 pm

Sniper escreveu:Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:


Ou colocamos metros unindo o centro das cidades aos suburbios ou acabamos todos presos em congestionamentos gigantes. A volta dos bondes também é uma solução para a área central das cidades. O perigo maior que eu vejo é a degradação das áreas centrais, como já ocorre em Porto Alegre. O comércio foge para os shoping distantes e o centro é tomado por ambulantes, prostitutas, comércio de 1,99 e prédios abandonados.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 1:07 pm

Continuando o assunto de outro tópico quando estavamos falando dos metrôs, posto algumas informações sobre o limitado metrô de BH:

Imagem

A operação comercial do Metrô de Belo Horizonte teve início em 1º de Agosto de 1986. Nesta época, entraram em operação seis estações, ligando Eldorado e Lagoinha, com 10,8 km de linha e apenas três trens. Em 1987, foram incorporados ao trecho a estação Central e mais dois trens. A partir de 1994 mais onze trens foram colocados em operação, sendo: um em 1994, cinco em 1995, quatro em 1996 e um em 2000. A frota de 25 trens foi completada em dezembro de 2001.
No dia 7 de Novembro de 2005, as estações em operação parcial passaram a funcionar normalmente, ou seja, os trens seguem diretamente da estação Eldorado à Vilarinho. Desta forma, concluiu-se a Linha 1.



Infelizmente não tem muito o que falar... O metrô é bem fraco mesmo e o trânsito da cidade é totalmente estrangulado pelos milhares de ônibus que circulam em BH diariamente. :cry:




Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Transporte Urbano no Brasil

#4 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 1:17 pm

delmar escreveu:
Sniper escreveu:Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:


Ou colocamos metros unindo o centro das cidades aos suburbios ou acabamos todos presos em congestionamentos gigantes. A volta dos bondes também é uma solução para a área central das cidades. O perigo maior que eu vejo é a degradação das áreas centrais, como já ocorre em Porto Alegre. O comércio foge para os shoping distantes e o centro é tomado por ambulantes, prostitutas, comércio de 1,99 e prédios abandonados.

saudações


Essa parece ser a solução mais lógica. Todas as grandes cidades do mundo tem um sistema de transporte público baseado em metrô e trens de subúrbio, porém no Brasil, ninguém se preocupa com a urbanização das cidades e vão empurrando com a barriga enquanto podem com "soluções" burras como os ônibus coletivos que além de desconfortáveis, caros e poluidores matam o trânsito de qualquer grande cidade.

No Brasil temos cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, entre outras que contam com uma região metropolitana enorme e densamente povoada e nenhuma delas tem um sistema de transporte eficiente... :cry: :?




Imagem
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#5 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 1:57 pm

Eu trabalho na prefeitura e já há planos de mudar a estrutura do BHBus, já que ele não surtiu o efeito desejado por essas bandas. A idéia das estações (Estação Barreiro, Venda Nova e São Marcos) não deu certo, uma vez que ainda não se conseguiu implantar o sistema de "linhas tronco" e a maior parte dos ônibus intermunicipais ainda vão para a Praça da Estação, ou seja, praticamente todas as linhas vão para o centro ou passam por ele, o que atrapalha demais o trânsito. Além do mais, a frota de veículos particulares aumentou, e muito, dando prova de que as pessoas preferem ficar longe dos ônibus lotados e desconfortáveis...
Uma das soluções seria o metrô, mas a geografia daqui não contribui, já que há muitos aclives e declives acentuados, o que dificulta a implementação dos trens na maioria das regiões e a solução seria o trem subterrâneo. A Linha 3 será assim... É o que se espera... :oops:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#6 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Nov 28, 2007 2:06 pm

Alguns dados sobre metro urbano no Brasil:
Fonte: Anuário EXAME Infraestrutura 2006-2007

Brasilia-DF
Entensão da linha: 32 km
Números de estações: 14
Passageiros transportados por ano: 11,8 milhões

Belo Horizonte-MG
Entensão da linha: 28 km
Números de estações: 19
Passageiros transportados por ano: 32 milhões

Porto Alegre-RS
Entensão da linha: 33,8 km
Números de estações: 17
Passageiros transportados por ano: 47,3 milhões

Recife-PE
Entensão da linha: 29,3 km
Números de estações: 20
Passageiros transportados por ano: 54,3 milhões

Rio de Janeiro-RJ
Entensão da linha: 38,5 km
Números de estações: 32
Passageiros transportados por ano: 129 milhões

São Paulo-SP
Entensão da linha: 60 km
Números de estações: 54
Passageiros transportados por ano: 513 milhões

Lembrando que estão em implantação os metros de Salvador e Fortaleza.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 4:35 pm

Pois é Brigadeiro, reconheço que a prefeitura e a BHtrans tem trabalhado para resolver o problema do transporte público, mas infelizmente esses inúteis desses deputados não se interessam em apoiar a liberação de verbas para a ampliação do metrô.

Isso que você falou é verdade. Moro em Contagem e trabalho na Floresta (Colégio Batista), passo pela praça da estação e pela praça sete todo dia, a situação está calamitosa!

Eu lá dentro do meu "Mercedes" reparando nos carros, 90% deles com apenas 1 pessoa, isso é um absurdo. Mas ninguém em sã consciência abandona seu carro para enfrentar os malditos ônibus que só andam atrasados e lotados.

Infelismente o que se percebe também é que não há nenhuma integração entre o DER (que administra os ônibus intermunicipais na RMBH) e a BHtrans que administra os ônibus municipais. A atual gestão do estado não fez absolutamente nada em relação a melhoria do transporte público na RMBH.

Os metrôs no Brasil são uma "vergonha" em geral, o metrô de SP com quase 10 milhões de habitantes tem pouco mais de 60 Km, cidades como Santiago e Cidade do México tem metrôs muito maiores.




Imagem
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 4:44 pm

Aqui no Rio de Janeiro o transporte definitivo é mesmo o Metrô.Disparado o mlehor meio de transporte para quem mora próximo das estações servidas pelas 2 linhas em atividade.Mas apesar disso ainda temos muito que melhorar.Os ônibus são o que há de pior,congestionando o transito e fora dos horários de pico do transporte,pela manhã e ao final da tarde,rodam sempre vazios.O transporte de massa via Supervia,que é a concessionária de trens do Rio ajuda a minimizar um pouco o problema,mas os trens estão longe da qualidade que se vê no Metrô,por exemplo.Os transportes alternativos,como as Vans,aqui no Rio tem crescido geométricamente,como alternativa à dificuldade em relação aos horários e rotas dos ônibus.Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#9 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 28, 2007 5:33 pm

Alguém tem o valor dos bilhetes do metrô nas cidades? E a integração do metrô com o transporte de superfície, já existe em todas as cidades?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#10 Mensagem por The Baaz » Qua Nov 28, 2007 6:58 pm

Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#11 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 7:51 pm

Sniper escreveu:Pois é Brigadeiro, reconheço que a prefeitura e a BHtrans tem trabalhado para resolver o problema do transporte público, mas infelizmente esses inúteis desses deputados não se interessam em apoiar a liberação de verbas para a ampliação do metrô.

Isso que você falou é verdade. Moro em Contagem e trabalho na Floresta (Colégio Batista), passo pela praça da estação e pela praça sete todo dia, a situação está calamitosa!

Eu lá dentro do meu "Mercedes" reparando nos carros, 90% deles com apenas 1 pessoa, isso é um absurdo. Mas ninguém em sã consciência abandona seu carro para enfrentar os malditos ônibus que só andam atrasados e lotados.

Infelismente o que se percebe também é que não há nenhuma integração entre o DER (que administra os ônibus intermunicipais na RMBH) e a BHtrans que administra os ônibus municipais. A atual gestão do estado não fez absolutamente nada em relação a melhoria do transporte público na RMBH.

Os metrôs no Brasil são uma "vergonha" em geral, o metrô de SP com quase 10 milhões de habitantes tem pouco mais de 60 Km, cidades como Santiago e Cidade do México tem metrôs muito maiores.


Infelizmente isso é verdade... É uma vergonha como o sistema de transporte é caótico. Pegar um ônibus é uma verdadeira "via crucis" (horários que nunca são cumpridos, ônibus sempre lotados no horário de pico e muito desconfortáveis, trânsito tumultuado, etc) e quem tem carro, acaba preferindo gastar o dinheiro da passagem para completar o tanque do carro e ir (muitas vezes sozinho) de carro para o trabalho... Eu já pensei em fazer isso várias vezes, só não uso o carro porque não há boas vagas para estacionar e os estacionamentos pagos cobram o "olho da cara" pela diária...

Aqui deveria haver uma integração entre o Metrô (estação Vilarinho e Eldorado), as linhas intermunicipais e as linhas que vão para o hipercentro e, assim, diminuir a quantidade de ônibus na região central. A idéia das Estações BHBus era ótima, mas não houve integração, o que acabou criando mais linhas e mais ônibus trafegam no centrão. A única coisa que melhorou foi a criação dos Suplementares e dos Circulares (que transitam somente entre bairros), o que ajudou demais no deslocamento... Eu moro no "Caiçara" (a uns 5 quarteirões da Rede Globo Minas) e para deslocar para a Pampulha ou para o Minas Shopping era um saco, pois eu dava voltas e voltas de ônibus... Agora, é só pegar um circular ou um suplementar que eu chego rapidinho...

A boa notícia é a criação da Portaria nº 4714/2007 que instaura uma comissão para licitar um novo sistema de transporte, substituindo o BHBus...
Vamos ver no que vai dar...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#12 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 7:54 pm

The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 8:00 pm

Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!



X 2!!!! :shock:




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#14 Mensagem por The Baaz » Qua Nov 28, 2007 8:48 pm

Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!


O sistema de transporte público de Curitiba quando foi implantado nos moldes atuais na década de 80 se não me engano, era considerado um dos melhores do mundo.

Mas com o crescimento rápido e desorganizado da região metropolitana (mais de 3 milhões de habitantes atualmente), e com o sistema sem sofrer grandes mudanças/melhorias, ele tá indo por água abaixo, quem depende de ônibus aqui sofre, cansei de passar em frente a terminais e ver filas e mais filas de pessoas esperando ônibus (Terminal da Vila Hauer, 18:00, tubo da linha Inter 2, três onibus saem lotados, com gente caindo pelas janelas e ainda não tem lugar pra todo mundo).

São poucas as linhas da cidade que você consegue circular normalmente nos horários de pico.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#15 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 28, 2007 8:52 pm

Em São José só tem o busão que tem Carteirinha de Passe e tal. É razoável, mas não posso falar muito porque eu raramente uso ônibus...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder