Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
#1396
Mensagem
por Luís Henrique » Qui Ago 09, 2007 10:26 pm
Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:
Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....
Com cerveja....
Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao
Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....
Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania
Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....
Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a
existir.[/url]
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Knight
- Intermediário
- Mensagens: 289
- Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
#1397
Mensagem
por Knight » Sex Ago 10, 2007 1:22 am
Luís Henrique escreveu:Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania
Salve salve! Concordo plenamente.
Considerando que soberania é ter suas decisões acatadas na sua área de domínio. Temos alguns problemas hoje... Contratos com empresas brasileiras são quebrados unilateralmente, acordos firmados com o Brasil são ignorados e por aí vai.
O poder econômico, defendido num cofre forte e com uma guarda de segurança com grande capacidade de revide é o berço material da soberania.
Ter a capacidade de projeto é ótimo, mas ter a capacidade de produção é um passo anterior que também tem valor.
Infelizmente ainda não temos hoje a capacidade de fabricar as principais peças de um vetor de 4a geração. Com muito foco e $ podemos conseguir isso em uns 6 anos.
-
A.K. for T-7
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
#1398
Mensagem
por A.K. for T-7 » Sex Ago 10, 2007 6:43 pm
Luís Henrique escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:
Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....
Com cerveja....
Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao
Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....
Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania
Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....
Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a
existir.[/url]
Luís,
A minha idéia é aquela que te respondi por MP.
Hoje e num futuro próximo, o Brasil deve fazer o que a Turquia e a Holanda fizeram nos anos 80/90 com o F-16: tentar produzir aqui, sob licença, um caça moderno que seja a espinha dorsal de uma força aérea de ponta e que seja o mais avançado tecnologicamente, com preço de compra e de posse compatível com a realidade nacional, buscando a nacionalização progressiva de componentes para facilitar a manutenção e aumentar a operacionalidade.
O Japão não quis fazer isso. Não aceitou fazer o F-16 sob licença. Quis fazer o "seu" caça. Resultado: fez um F-16 de asas maiores que chamou de F-2, só conseguiu terminar com apoio dos EUA e hoje estão f... porque as peças utilizadas não foram nacionalizadas e feitas compatíveis com as do F-16, mas sim feitas "um pouco diferente", "melhoradas" para falar que era japonês... com isso não há compatibilidade de peças, é necessária uma linha de produção da Mitsubishi exclusiva para TODAS as peças do F-2, o custo de manutenção atual foi para a extratosfera e nenguinho quase não consegue tirar os F-2 do chão sem pagar por isso quase o custo de meio caça novo.... Este é o preço da independência.
Acho que um país com 80% da população que é considerada "pobre" não pode se dar a este luxo. Vamos pegar leve e dar um passo de cada vez para não tropeçar... Só precisa explicar isso para uns malucos visionários da FAB...
-
Lord Nauta
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
#1399
Mensagem
por Lord Nauta » Sex Ago 10, 2007 9:55 pm
Alexandre Beraldi escreveu:Luís Henrique escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:
Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....
Com cerveja....
Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao
Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....
Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania
Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....
Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a
existir.[/url]
Luís,
A minha idéia é aquela que te respondi por MP.
Hoje e num futuro próximo, o Brasil deve fazer o que a Turquia e a Holanda fizeram nos anos 80/90 com o F-16: tentar produzir aqui, sob licença, um caça moderno que seja a espinha dorsal de uma força aérea de ponta e que seja o mais avançado tecnologicamente, com preço de compra e de posse compatível com a realidade nacional, buscando a nacionalização progressiva de componentes para facilitar a manutenção e aumentar a operacionalidade.
O Japão não quis fazer isso. Não aceitou fazer o F-16 sob licença. Quis fazer o "seu" caça. Resultado: fez um F-16 de asas maiores que chamou de F-2, só conseguiu terminar com apoio dos EUA e hoje estão f... porque as peças utilizadas não foram nacionalizadas e feitas compatíveis com as do F-16, mas sim feitas "um pouco diferente", "melhoradas" para falar que era japonês... com isso não há compatibilidade de peças, é necessária uma linha de produção da Mitsubishi exclusiva para TODAS as peças do F-2, o custo de manutenção atual foi para a extratosfera e nenguinho quase não consegue tirar os F-2 do chão sem pagar por isso quase o custo de meio caça novo.... Este é o preço da independência.
Acho que um país com 80% da população que é considerada "pobre" não pode se dar a este luxo. Vamos pegar leve e dar um passo de cada vez para não tropeçar... Só precisa explicar isso para uns malucos visionários da FAB...
Prezado Amigo
Perfeito o exemplo do F-2 e seu texto sobre a realidade brasileira. Concordo plenamente com que foi postado. Falta a FAB humildade de aprender com quem e melhor sucedido em materia de planejamento e uso acurado dos recursos públicos (afinal de contas a FAB nos últimos anos recebeu extra-orçamento cerca de U$3,0 bilhões...enquanto outros!). Acho que algumas lições na MB seriam proveitosas para o pessoal da TAB.
Sds
Lord Nauta
-
Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
#1400
Mensagem
por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 10:00 am
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
-
Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
#1401
Mensagem
por Bourne » Qua Nov 28, 2007 10:27 am
Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet
-
Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
#1402
Mensagem
por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 10:45 am
born escreveu:Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet
Fumaça existe...reavivei esse tópico porque o Beraldi está muito enfático em suas convicções que vão de encontro com o pensamento dominante de que o Rafale tá com a carreira quase ganha e um destes Sukhoi Trinta e alguma coisa , corre por fora . Yo hastá ni creo en brujas pero que las hay , hay...
-
Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#1403
Mensagem
por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 10:56 am
Dieneces escreveu:born escreveu:Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet
Fumaça existe...reavivei esse tópico porque o Beraldi está muito enfático em suas convicções que vão de encontro com o pensamento dominante de que o Rafale tá com a carreira quase ganha e um destes Sukhoi Trinta e alguma coisa , corre por fora . Yo hastá ni creo en brujas pero que las hay , hay...
De acuerdo,amigo Dieneces!Pero son tantas las brujas que ya creemos en todo!
-
Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
#1404
Mensagem
por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 11:21 am
Tigershark escreveu:Dieneces escreveu:born escreveu:Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet
Fumaça existe...reavivei esse tópico porque o Beraldi está muito enfático em suas convicções que vão de encontro com o pensamento dominante de que o Rafale tá com a carreira quase ganha e um destes Sukhoi Trinta e alguma coisa , corre por fora . Yo hastá ni creo en brujas pero que las hay , hay...
De acuerdo,amigo Dieneces!Pero son tantas las brujas que ya creemos en todo!
Verdadeira Convenção Interplanetária de Bruxas , Barracuda
-
Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
#1406
Mensagem
por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 11:37 am
Wolfgang escreveu:Um Super Hornet dá conta de um SU-30? Que tal um Super Trunfo?
Nem começa que o Carlos logo aparece aqui a poluir o ambiente com aqueles banners virtuais de mascate da Rosoboronexport, Wolfgang...deixa quieto...mas só pra não te deixar sem resposta parece que o radar é como comparar um Niva com uma Grand Cherokee e o RCS do Hornet , como o nome já diz é do tamanho de um marimbondo e o do SU-30 do tamanho de um urso pardo daqueles grandes lá da península de Kanchatka . Mas fica na tua , que ele não nos ouça...
-
Carlos Mathias
#1407
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Nov 28, 2007 12:26 pm
Já era! Vou preparar um post de 50 linhas e umas dez fotos, só prá enrolar bem.
-
Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
#1409
Mensagem
por Immortal Horgh » Qua Nov 28, 2007 4:08 pm
Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.
[ ]s
-
Tchelo
- Intermediário
- Mensagens: 321
- Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
- Agradeceram: 1 vez
#1410
Mensagem
por Tchelo » Qua Nov 28, 2007 5:40 pm
Que vamos comprar caças americanos, isso é cada vez mais óbvio. Não pela qualidade dos caças, mas pelo fator político.
Agora, a grande pergunta:
O F-16I é páreo para o SU-30 venezuelano? (O Venezuelano 1.0, hein?!).
Se não, acho que iremos de F-18 SH.
Claro que virão também algumas dezenas de F-16 que estão juntando poeira nos desertos americanos.