F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luís Henrique
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#1396 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 09, 2007 10:26 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:

Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....


Com cerveja....

Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao :?:

Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....

Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania :?:

Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....

Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a existir.[/url]




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Knight
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#1397 Mensagem por Knight » Sex Ago 10, 2007 1:22 am

Luís Henrique escreveu:Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania :?:


Salve salve! Concordo plenamente.

Considerando que soberania é ter suas decisões acatadas na sua área de domínio. Temos alguns problemas hoje... Contratos com empresas brasileiras são quebrados unilateralmente, acordos firmados com o Brasil são ignorados e por aí vai.

O poder econômico, defendido num cofre forte e com uma guarda de segurança com grande capacidade de revide é o berço material da soberania.

Ter a capacidade de projeto é ótimo, mas ter a capacidade de produção é um passo anterior que também tem valor.

Infelizmente ainda não temos hoje a capacidade de fabricar as principais peças de um vetor de 4a geração. Com muito foco e $ podemos conseguir isso em uns 6 anos.




A.K. for T-7
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#1398 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Ago 10, 2007 6:43 pm

Luís Henrique escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:

Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....


Com cerveja....

Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao :?:

Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....

Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania :?:

Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....

Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a existir.[/url]


Luís,

A minha idéia é aquela que te respondi por MP.

Hoje e num futuro próximo, o Brasil deve fazer o que a Turquia e a Holanda fizeram nos anos 80/90 com o F-16: tentar produzir aqui, sob licença, um caça moderno que seja a espinha dorsal de uma força aérea de ponta e que seja o mais avançado tecnologicamente, com preço de compra e de posse compatível com a realidade nacional, buscando a nacionalização progressiva de componentes para facilitar a manutenção e aumentar a operacionalidade.

O Japão não quis fazer isso. Não aceitou fazer o F-16 sob licença. Quis fazer o "seu" caça. Resultado: fez um F-16 de asas maiores que chamou de F-2, só conseguiu terminar com apoio dos EUA e hoje estão f... porque as peças utilizadas não foram nacionalizadas e feitas compatíveis com as do F-16, mas sim feitas "um pouco diferente", "melhoradas" para falar que era japonês... com isso não há compatibilidade de peças, é necessária uma linha de produção da Mitsubishi exclusiva para TODAS as peças do F-2, o custo de manutenção atual foi para a extratosfera e nenguinho quase não consegue tirar os F-2 do chão sem pagar por isso quase o custo de meio caça novo.... Este é o preço da independência.

Acho que um país com 80% da população que é considerada "pobre" não pode se dar a este luxo. Vamos pegar leve e dar um passo de cada vez para não tropeçar... Só precisa explicar isso para uns malucos visionários da FAB...




Lord Nauta
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#1399 Mensagem por Lord Nauta » Sex Ago 10, 2007 9:55 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Para quem gosta do LAVI, não se entristeça, ele pode ser visto em vôo e operacional HOJE. Só que com outro nome, outro motor, eletrônica atualizada e voando em outro lugar:

Seu novo nome é FC-10 e ele pode ser visto na China....


Com cerveja....

Beraldi, vc acha a ideia do Brasil ter um caca proprio ou participar do desenvolvimento de algum, como o Pak-Fa algo que deveria ser tentando ou nao :?:

Sei que com o dinheiro atual, a melhor coisa eh comprar qualquer coisa....

Mas pelo tamanho do pais, nao deveriamos ter uma politica de defesa que pregue MAIOR soberania :?:

Eu topo qualquer caca que traga essa soberania ao Brasil. Seja Lavi, seja F-20, seja Mako, Pak-Fa..... O pessoal contesta dizendo? no existe....

Mas justamente por nao existir eh que sao propostas interesantes...porque atraves da industria nacional e de parcerias eles passariam a existir.[/url]


Luís,

A minha idéia é aquela que te respondi por MP.

Hoje e num futuro próximo, o Brasil deve fazer o que a Turquia e a Holanda fizeram nos anos 80/90 com o F-16: tentar produzir aqui, sob licença, um caça moderno que seja a espinha dorsal de uma força aérea de ponta e que seja o mais avançado tecnologicamente, com preço de compra e de posse compatível com a realidade nacional, buscando a nacionalização progressiva de componentes para facilitar a manutenção e aumentar a operacionalidade.

O Japão não quis fazer isso. Não aceitou fazer o F-16 sob licença. Quis fazer o "seu" caça. Resultado: fez um F-16 de asas maiores que chamou de F-2, só conseguiu terminar com apoio dos EUA e hoje estão f... porque as peças utilizadas não foram nacionalizadas e feitas compatíveis com as do F-16, mas sim feitas "um pouco diferente", "melhoradas" para falar que era japonês... com isso não há compatibilidade de peças, é necessária uma linha de produção da Mitsubishi exclusiva para TODAS as peças do F-2, o custo de manutenção atual foi para a extratosfera e nenguinho quase não consegue tirar os F-2 do chão sem pagar por isso quase o custo de meio caça novo.... Este é o preço da independência.

Acho que um país com 80% da população que é considerada "pobre" não pode se dar a este luxo. Vamos pegar leve e dar um passo de cada vez para não tropeçar... Só precisa explicar isso para uns malucos visionários da FAB...


Prezado Amigo

Perfeito o exemplo do F-2 e seu texto sobre a realidade brasileira. Concordo plenamente com que foi postado. Falta a FAB humildade de aprender com quem e melhor sucedido em materia de planejamento e uso acurado dos recursos públicos (afinal de contas a FAB nos últimos anos recebeu extra-orçamento cerca de U$3,0 bilhões...enquanto outros!). Acho que algumas lições na MB seriam proveitosas para o pessoal da TAB.

Sds

Lord Nauta




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#1400 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 10:00 am

A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .




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#1401 Mensagem por Bourne » Qua Nov 28, 2007 10:27 am

Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
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Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet :?:




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#1402 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 10:45 am

born escreveu:
Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
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Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet :?:
Fumaça existe...reavivei esse tópico porque o Beraldi está muito enfático em suas convicções que vão de encontro com o pensamento dominante de que o Rafale tá com a carreira quase ganha e um destes Sukhoi Trinta e alguma coisa , corre por fora . Yo hastá ni creo en brujas pero que las hay , hay... :wink:




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#1403 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 10:56 am

Dieneces escreveu:
born escreveu:
Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

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Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet :?:
Fumaça existe...reavivei esse tópico porque o Beraldi está muito enfático em suas convicções que vão de encontro com o pensamento dominante de que o Rafale tá com a carreira quase ganha e um destes Sukhoi Trinta e alguma coisa , corre por fora . Yo hastá ni creo en brujas pero que las hay , hay... :wink:


De acuerdo,amigo Dieneces!Pero son tantas las brujas que ya creemos en todo!




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#1404 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 11:21 am

Tigershark escreveu:
Dieneces escreveu:
born escreveu:
Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

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Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Aonde está escrito F-16 Block 60, não poderia ser F/A-18 Super Hornet :?:
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De acuerdo,amigo Dieneces!Pero son tantas las brujas que ya creemos en todo!
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#1405 Mensagem por Wolfgang » Qua Nov 28, 2007 11:23 am

Um Super Hornet dá conta de um SU-30? Que tal um Super Trunfo?




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#1406 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 11:37 am

Wolfgang escreveu:Um Super Hornet dá conta de um SU-30? Que tal um Super Trunfo?
Nem começa que o Carlos logo aparece aqui a poluir o ambiente com aqueles banners virtuais de mascate da Rosoboronexport, Wolfgang...deixa quieto...mas só pra não te deixar sem resposta parece que o radar é como comparar um Niva com uma Grand Cherokee e o RCS do Hornet , como o nome já diz é do tamanho de um marimbondo e o do SU-30 do tamanho de um urso pardo daqueles grandes lá da península de Kanchatka . Mas fica na tua , que ele não nos ouça...




Carlos Mathias

#1407 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 28, 2007 12:26 pm

Já era! Vou preparar um post de 50 linhas e umas dez fotos, só prá enrolar bem.




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#1408 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 12:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Já era! Vou preparar um post de 50 linhas e umas dez fotos, só prá enrolar bem.
[093] [087] [079] [044]




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#1409 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Nov 28, 2007 4:08 pm

Dieneces escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
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Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
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Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .


Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.

[ ]s




Tchelo
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#1410 Mensagem por Tchelo » Qua Nov 28, 2007 5:40 pm

Que vamos comprar caças americanos, isso é cada vez mais óbvio. Não pela qualidade dos caças, mas pelo fator político.
Agora, a grande pergunta:
O F-16I é páreo para o SU-30 venezuelano? (O Venezuelano 1.0, hein?!).
Se não, acho que iremos de F-18 SH.
Claro que virão também algumas dezenas de F-16 que estão juntando poeira nos desertos americanos.




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