Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#901 Mensagem por alex » Sáb Nov 24, 2007 6:59 pm

Olha vi no vootatico preço do Tiger e Apache 35 a 37 milhões de dolares e o MI-35 no valor de 18 milhões. Me parece que ou compramos 04 Tigers e ficamos felizes ou uns 10 Mi-35 mesmo com os parafusos de sentido anti- horario.
Se a questão fosse só helis acho que sairia uns 10 a 12 Tiger, mas falta FX, aviões reabastecedores, helis de carga e iogurte da fazenda da FAB. Não consigo ver o Brasil comprando e construindo 40 Tigers em nosso pais que deve ser o minimo para justificar produção local ( 1.800 bilhões de dolares)
Acho que pode ocorrer(se essse negocio for efetivado mesmo, já que não acredito em nada mesmo):
1) compra de uns 10 Tiger por uns 450 milhões de dolares com algum offset frances.
2) compra de 10 Mi35 por uns 260 milhões de dolares e algum offset russo.

Eu prefiriria Mi35 e Merlin.

O vootatico mostra um estudo que com 20 milhões de dolares seria equipar 15 Fennec do EB com misseis e sensores . Se nem isso foi realizado que custa UM dos heli de combates mostrado acima vamos comprar o quê?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19223
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2068 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#902 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 24, 2007 7:37 pm

alex escreveu:Olha vi no vootatico preço do Tiger e Apache 35 a 37 milhões de dolares e o MI-35 no valor de 18 milhões. Me parece que ou compramos 04 Tigers e ficamos felizes ou uns 10 Mi-35 mesmo com os parafusos de sentido anti- horario.
Se a questão fosse só helis acho que sairia uns 10 a 12 Tiger, mas falta FX, aviões reabastecedores, helis de carga e iogurte da fazenda da FAB. Não consigo ver o Brasil comprando e construindo 40 Tigers em nosso pais que deve ser o minimo para justificar produção local ( 1.800 bilhões de dolares)
Acho que pode ocorrer(se essse negocio for efetivado mesmo, já que não acredito em nada mesmo):
1) compra de uns 10 Tiger por uns 450 milhões de dolares com algum offset frances.
2) compra de 10 Mi35 por uns 260 milhões de dolares e algum offset russo.

Eu prefiriria Mi35 e Merlin.

O vootatico mostra um estudo que com 20 milhões de dolares seria equipar 15 Fennec do EB com misseis e sensores . Se nem isso foi realizado que custa UM dos heli de combates mostrado acima vamos comprar o quê?


Mas os Fennecs são frágeis...
Ademais, um moderno helicóptero de ataque(tiger, mi-28, apache) é um grande multiplicador de forças, poucos desses fariam melhor o trabalho que uma quantidade bem maior de fennecs

Knight7




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19223
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2068 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#903 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 24, 2007 9:36 pm

Outro fato desta licitação que me deixa pensativo:

Por que os Black Hawks estão fora?
Eles apresentam a mesma capacidade de carga que o MI-17 (aprox. 4000kg)
E a FAB gosta deles...
E eles são muito bons...
E eles são um projeto mais recente que os MI-17 e a família Puma.....
E eles são melhores que estes 2...
E as FAs tem experiência com eles....
E os norte-americanos dão boa assistência técnica....

Knight7




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1808
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#904 Mensagem por Malandro » Sáb Nov 24, 2007 10:51 pm

Saiu uma nota na Flight International sobre a licitação brasileira . Entre outras coisas ela cita que o valor aproximado de 300-400 milhões de dólares pode ser aumentado caso o número de vetores fique por demasiado prejudicado além de citar fontes que indicam como favorito o EC no transporte devido a experência da FAB com os Puma mas cita que o Tiger devido ao seu alto custo unitário pode ser preterido . Estranhamente cita que a FAB usará o helicóptero escolhido de transporte para SAR e CSAR .




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#905 Mensagem por Piffer » Sáb Nov 24, 2007 11:08 pm

Porque estranho? Qual seria a função real dele?




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#906 Mensagem por Corsário01 » Sáb Nov 24, 2007 11:22 pm

O que vcs acham do Rooilvalk?

Quem sabe ele não venha a ser produzido aqui.

Tudo é possivel com esta conversa de produção do Pantera e do Cougar aqui.

Imagem




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#907 Mensagem por Corsário01 » Sáb Nov 24, 2007 11:26 pm

E ter esta capacidade também! :wink:
Imagem




Abraços,

Padilha
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1808
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#908 Mensagem por Malandro » Dom Nov 25, 2007 1:15 am

Piffer escreveu:Porque estranho? Qual seria a função real dele?


Achei estranho pq achei que a FAB já tinha escolhido os Blackhawk armados com Gatling para isso .




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1808
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#909 Mensagem por Malandro » Dom Nov 25, 2007 1:17 am

Battleaxe escreveu:E ter esta capacidade também! :wink:
Imagem


Ainda vou comprar uma máquina sinistra para tirar fotos deste naipe... Um dia ...




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#910 Mensagem por Dieneces » Dom Nov 25, 2007 1:18 am

Malandro escreveu:
Piffer escreveu:Porque estranho? Qual seria a função real dele?


Achei estranho pq achei que a FAB já tinha escolhido os Blackhawk armados com Gatling para isso .
Eu também .




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21086
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#911 Mensagem por Bourne » Dom Nov 25, 2007 1:26 am

Malandro escreveu:
Battleaxe escreveu:E ter esta capacidade também! :wink:
Imagem


Ainda vou comprar uma máquina sinistra para tirar fotos deste naipe... Um dia ...


Eu também :D :D :D

Num dia muito distânte.




PRick

#912 Mensagem por PRick » Dom Nov 25, 2007 1:31 am

Malandro escreveu:Saiu uma nota na Flight International sobre a licitação brasileira . Entre outras coisas ela cita que o valor aproximado de 300-400 milhões de dólares pode ser aumentado caso o número de vetores fique por demasiado prejudicado além de citar fontes que indicam como favorito o EC no transporte devido a experência da FAB com os Puma mas cita que o Tiger devido ao seu alto custo unitário pode ser preterido . Estranhamente cita que a FAB usará o helicóptero escolhido de transporte para SAR e CSAR .


Não existe nada de estranho no fato do helo pdoer ser usado para SAR e CSAR, os EC-725 tem versões comuns e C-SAR, como este da foto.

Imagem

[]´s




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#913 Mensagem por alex » Dom Nov 25, 2007 2:39 am

O EC-725 tem alguma compatibilidade de peças com o Cougar?




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#914 Mensagem por Piffer » Dom Nov 25, 2007 7:49 am

Se tivesse que chutar, diria uns 85% ou mais.




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#915 Mensagem por Corsário01 » Dom Nov 25, 2007 8:12 am

Piffer, aquele Cougar da foto anterior é o da Africa do Sul, ele se chama Atlas TP-1 Oryx.
Lançar flares realmente é eficaz contra os Manpads?




Abraços,

Padilha
Responder