orestespf escreveu:PRick escreveu:orestespf escreveu:Tchelo escreveu:Dieneces escreveu:orestespf escreveu:Gostei do debate Rafale brasileiros versus SU-30 venezuelano. Só ficou uma dúvida: alguém acredita que o Chávez esperaria chegar nossos Rafales (???) para iniciar uma guerra? Ou ele seria ainda mais benevolente e esperaria um pouco mais, ou seja, mais tempo para aprendermos e dominarmos uma doutrina para os Rafales?
Hummm Entendi!!! Neste cenário idealizado os SU-30 são venezuelanos, mas os Rafales são franceses. Saquei!!!
Deixe-me abstrair um pouco mais... Suponhamos Rafales começando a chegar daqui a 3 anos, suponha ainda 9 Rafales por ano, o que levaria 4 anos para receber 36 unidades. Ou seja, sendo otimista, receberíamos o último dos 36 Rafales daqui a 7 anos, ou seja, em 2015. Até lá já deveremos ter alguma doutrina, mas teremos os armamentos previsto pra ele?
Quantos SU´s o Chávez terá até 2015? O que mais ele comprará até lá.
Supondo por absurdo que possa ocorrer um conflito entre Brasil e Venezuela lá para 2016 (quando todos os 36 Rafales estarão por aqui), pergunto: quem vencerá?
Vou além, realmente vou extrapolar: por que o Chávez esperaria até 2016 para iniciar uma guerra? Estamos falando em oito anos pela frente, e sabemos que a coisa está esquentando, então...
Sds,
Orestes
eNTÃO...nÃo dÁ prA espERar RafiNhaS....(BAT MODE)
É por isso que vamos de F-15, F-18 ou SU-30. Os usados viram antes dos novos, pois precisamos de um vetor urgente para fazer frente aos SU-30 Venezuelanos.
F-15???
Se forem novos, tudo bem, mas duvido, dado o alto valor unitário. Se forem usados, sem chances hoje. Explico, os F-15 japoneses estão todos no chão. E fiquei sabendo antes de ontem que os F-15 americanos também estão no chão. Só não sei qual a versão dos F-15 americanos que foram proibidos de voarem. Provavelmente alguém do DB saberá explicar melhor.
Sds,
Orestes
Prefiro pagar um pouco mais, se o preço for mesmo maior, para ter um caça de superioridade aérea, que ficar se arrastando no céu com um caça de segunda categoria para a tarefa. F-15K são melhores em tudo aos F-18E. A única vantagem de usarmos um caça naval, seria a MB, mas F-18E estão fora dos planos da SP, e mesmo de um novo NAE, eles são grandes e pesados demais.
Por sinal, não me parece que a Austrália(F-18E) pagou mais que a Coréia(F-15K) nas devidas compras.
Quanto a mísseis dos EUA, sou com o São Tomé, quando estiverem aqui, eu acredito.
[ ]´s
Olá PRick,
um F-15K não é um pouco mais caro do que um F-18E, é muito mais caro, sem falar na manutenção e valor de hora/võo.
Quanto ao valor pago pela Austrália, está aí pra todos verem. Porém esta aquisição está envolta de muita desconfiança, não tem como um F-18E custar o que foi pago pela Austrália, deve ter muito mais coisa no "pacote" do que o anunciado, o valor não procede.
A questão de mísseis americanos para certos países é mesmo questionável. Mas não tem como entrarmos neste mérito sem sabermos das negociações em si. O máximo que conseguiremos é especular mesmo. Acreditar ou não, depende de cada um, temos que respeitar as diferenças, pois nenhum dos lados terão provas concretas.
Sds,
Orestes
Os F-18E só foram vendidos para a Austrália, por sinal, que já tinham comprado outra porcaria dos EUA, as FFG OHP´s. Portanto, os valores que temos da Austrália são os únicos existentes no mundo, não posso comparar com nenhuma outra venda. E pagaram uma fortuna por uma porcaria aérea.
A partir de agora, como não sei os pacotes, e nem vou saber. Parto do pressuposto da realidade, os EUA não forneceram nenhum AIM-120 para a AL, se vão fornecer é especulação.
Não sei qual bases temos para dizer que F-15K é mais caro, e tem manutenção mais cara que os F-18, são caças bi-turbina de procedência dos EUA. E os preços que conhecemos não dizem isto. De especulações o inferno está cheio.
Por hora, temos Rafale, Typhoon e SU-35-1(não é assim
), como caças mais modernos e capazes oferecidos. Temos depois F-16E, F-18E e F-15K, como possibildiades de caças mais antigos com sistemas mais modernos. Este papo de SU-35 antigo, etc.. É outra viagem, não está em produção e faria tanto sentido quanto F-15K, agora, será que os SU-35 antigos são mais baratos de operar que F-15K, porque? Existe alguma racionalidade de comparar um caça que não está em operação com um outro?
Dos EUA o melhor é F-15K e F-16E, depois tem os F-18E. Não vou mais defender ou engolir mais porcarias, chega desta novela, se não vier um caça decente, vou esculhambar a FAB até não poder mais, apredam a escolher caças!
[ ]´s