SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#226 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 22, 2007 1:30 am

Pablo Maica escreveu:
Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:
midnight escreveu:
Pablo Maica escreveu:
Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:Se os nossos A-1 forem modernizados para o padrão A-5 será uma ótima!! O Brasil não possui terreno para a utilização de tanques pesados como Abrams, LeClerc, Challenger ou o 2-A6.

É só vcs notarem o EA que utiliza o TAM e o SK-105 como principais tanques.


Um abraço e t+ :D
Maicá , porque não temos terreno para o Leopard 2 e temos para 1?


O Leopard 1 A-5 carregado para combate pesa 42,400 kg e o 2 62,000 kg.

Segundo meu amigo do 4ºRCC e torno a dizer, profundo conhecedor do assunto Carros de Combate e táticas, até mesmo na pampa um carro deste peso parderia muita mobilidade (velocidade, alcance...) segundo ele as operações com o M-60 ja eram um inferno, e ele pesava 49 ton.


Um abraço e t+ :D


Uma pergunta de um leigo no assunto: O peso se bem distribuído, não seria da seguinte forma, o quanto maior o peso melhor para terreno liso?


Para terreno liso e seco... porem ainda aqui nos sobram o probelma das pontes, riachos com valas profundas e largas e vossorocas.


Um abraço e t+ :D
Vocês tem certeza que querem carros de combate para combate , que atravessem rios e terrenos lamacentos com pouca ou nenhuma aderência ? Ou é só pra rodar no asfalto no dia 7 de setembro...?


Tah bom... tah bom... então apartir de agora eu vou desconsiderar tudo que houvi da boca do pessoal do 4ºRCC, do 5ºRCC e do Cblind, afinal o negócio deles é 7 de setembro.


Um abraço e t+ :D
Desconsiderar jamais , Pablo . Analisar com espírito crítico, sempre . Pergunta pra eles se gostariam de estar num Leo 1 ou num Leo 2 caso tivessem que ir para uma região de conflito pesado , sob o comando da ONU .Os MBTs do mundo vão numa direção (blindagem , mobilidade , poder de fogo) e o Brasil possui uma corrente de pensamento que pensa diferente . Eu entendo , nunca na vida o Brasil participou de um combate entre blindados , é normal que se pense num MBT como somente um estraga-estradas , por muitos anos achou-se o M-41 a melhor das soluções , até mesmo depois da reforma em que lhe aumentaram o peso de tal forma que a suspensão iria pro pau na primeira semana dos combates , mas como dizia o General Eucydes Figueiredo..."era uma solução para tempos de paz , não para a guerra"...imagino que muitos militares ainda pensem assim , embora já haja bons ventos , mercê de nossas últimas aquisições de MBTs. Grande abraço.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#227 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 22, 2007 1:38 am

Pablo Maica escreveu:Dieneces estive falando com este meu amigo... segundo ele mesmo sendo, a pressão exercida pelo 2, 0,07kg/cm2 menor ele ainda é pesado, e o problema se torna a travessia de pontes ja que não temos número de pontes móveis nem sequer longe do ideal. E o preço tambem... segundo ele me disse o ideal para o nosso terreno seria algo em torno de 0,70 a 0,76kg/cm2.


Um abraço e t+ :D
Se o Chile comprou pq nós não poderíamos...essa do preço não dá pra engolir...padronização em Leo 1 , tudo bem...com a relação a pressão de 0,70 até 0,76kg/cm2 , me dá um tempo que vou pesquisar para ver o que o pessoal dos RCCs gostaria de operar...




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#228 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 22, 2007 1:51 am

Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:Dieneces estive falando com este meu amigo... segundo ele mesmo sendo, a pressão exercida pelo 2, 0,07kg/cm2 menor ele ainda é pesado, e o problema se torna a travessia de pontes ja que não temos número de pontes móveis nem sequer longe do ideal. E o preço tambem... segundo ele me disse o ideal para o nosso terreno seria algo em torno de 0,70 a 0,76kg/cm2.


Um abraço e t+ :D
Se o Chile comprou pq nós não poderíamos...essa do preço não dá pra engolir...padronização em Leo 1 , tudo bem...com a relação a pressão de 0,70 até 0,76kg/cm2 , me dá um tempo que vou pesquisar para ver o que o pessoal dos RCCs gostaria de operar...


Quantos o Chile comprou? Quantos tu acha que são necessários para o EB?

E com certeza é um Leo 2 é um ótimo blindado... o problema é ele não poder avançar pq não tem uma portada ou lança-pontes junto e não poder passar sobre a rodovia pq senão a ponte cai.

Mas tudo bem... vai ver isso é besteira e a EB não compra pq gosta de coisa velha...


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#229 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 22, 2007 2:09 am

Pablo Maica escreveu:
Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:Dieneces estive falando com este meu amigo... segundo ele mesmo sendo, a pressão exercida pelo 2, 0,07kg/cm2 menor ele ainda é pesado, e o problema se torna a travessia de pontes ja que não temos número de pontes móveis nem sequer longe do ideal. E o preço tambem... segundo ele me disse o ideal para o nosso terreno seria algo em torno de 0,70 a 0,76kg/cm2.


Um abraço e t+ :D
Se o Chile comprou pq nós não poderíamos...essa do preço não dá pra engolir...padronização em Leo 1 , tudo bem...com a relação a pressão de 0,70 até 0,76kg/cm2 , me dá um tempo que vou pesquisar para ver o que o pessoal dos RCCs gostaria de operar...


Quantos o Chile comprou? Quantos tu acha que são necessários para o EB?

E com certeza é um Leo 2 é um ótimo blindado... o problema é ele não poder avançar pq não tem uma portada ou lança-pontes junto e não poder passar sobre a rodovia pq senão a ponte cai.

Mas tudo bem... vai ver isso é besteira e a EB não compra pq gosta de coisa velha...


Um abraço e t+ :D
Os Leo 2 são usados também e o Chile parece que comprou cerca de 140 , salvo melhor juízo. E eles tem quase 300 Leos mais antigos , comprados da Holanda, parecidos com os nossos Leo belgas. Uns 120 Leo 2A5/6 E 300 Leo 1A5 acho que tava de bom tamanho pro Brasil teríamos MBTs pra servir no exterior se preciso..Que o EB gosta de velharia não tenho dúvida...parte é (ou era) penúria , parte é por acharem que o Brasil não necessita estar bem armado , até porque muito oficial de alto escalão do EB não conhece armamento (quem está dizendo conhece dezenas deles , da ativa e da reserva), não sabem o que se passa no mundo em termos de material bélico . Só uma minoria conhece o que boa parte do DB conhece. Pode rir à vontade...ou chorar.Grande abraço.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#230 Mensagem por talharim » Qui Nov 22, 2007 9:05 am

Esse negócio de não comprar MBT moderno pq é muito pesado e pq vai cair a ponte e estragas estrada é muita desculpa esfarrapada.

Uma ponte vagabunda que seja não aguenta a passagem de um veículo de 60 ton por vez ?

E as estradas ? Que se danem ! Se forem obrigados a passar por uma é pq estamos em guerra ! Então que se danem as estradas estamos destruindo elas por um bem maior.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#231 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Nov 22, 2007 9:34 am

talharim escreveu:Esse negócio de não comprar MBT moderno pq é muito pesado e pq vai cair a ponte e estragas estrada é muita desculpa esfarrapada.

Uma ponte vagabunda que seja não aguenta a passagem de um veículo de 60 ton por vez ?

E as estradas ? Que se danem ! Se forem obrigados a passar por uma é pq estamos em guerra ! Então que se danem as estradas estamos destruindo elas por um bem maior.
Se isso fosse verdade, não existiam mais pontes em RO, MT, MS, GO, PR e SC, pois os bi-trens carregados de soja vão e vem diariamente carregados com 60-65t fora o cavalo.... E são MUUUIIITOS deles... E olha que a distribuição de peso ou pressão no solo feita por um caminhão não é tão "dispersada" como aquela de um veículo sobre lagartas, que a distribui de forma bem mais adequada...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#232 Mensagem por talharim » Qui Nov 22, 2007 9:37 am

O problema do EB é que ele acha que a sua doutrina Vietnamita é a melhor para o Brasil.

E por isso mesmo que se danem os MBts,os SAMs,qualquer armamento mais avançado datado-pós 2° guerra mundial etc,

Doutrina de corre-todo-mundo-pata-o-meio-do-mato.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

#233 Mensagem por lobo_guara » Qui Nov 22, 2007 10:57 am

talharim escreveu:O problema do EB é que ele acha que a sua doutrina Vietnamita é a melhor para o Brasil.

E por isso mesmo que se danem os MBts,os SAMs,qualquer armamento mais avançado datado-pós 2° guerra mundial etc,

Doutrina de corre-todo-mundo-pata-o-meio-do-mato.


Concordo com você Talharim, assim como também não faz sentido concentrar quase todas as brigadas blindadas numa única região e destas quase todas no mesmo estado (4 das 6 brigadas dotadas com blindados encntram-se no RS, com excessão da 5ª Bda Cav Bl e da 4ª Bda Cav Mec).
Enquanto isso no nordeste nossa principal porta de entrada para o interior do país possui apenas o 16º RCMec. No sudeste sobrou apenas o 15º RCMec da vila militar e o 13º RC Mec em Pirassununga, fora os esquadõres orgânicos das Bda Inf, ou seja, quase nada de blindados. Na região norte existem apenas dois esquadrões mecanizados um em Tucurui e outro em Boa Vista, sendo que em Rondonia existe perfeitas condições para operação de blindados (acho que caberia transformar a 17ª Bda de Inf Sl em 17ª Bda Cav Mec Sl ou 17ª Bda Inf Bl Sl) seria um bom reforço para a proteção da fronteira com a instável Bolívia, isso sem contar que a região receberá grandes investimentos agora com a construção das hidroeléticas no rio Madeira.
E vamos combinar que mesmo numa estratégia viatnamita os blindados tem um papel a desempenhar por sinal o batismo de fogo dos M41 foi exatamente na guerra do Viatnã.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#234 Mensagem por Piffer » Qui Nov 22, 2007 11:36 am

talharim escreveu:Doutrina de corre-todo-mundo-pata-o-meio-do-mato.


Podia me explicar como é essa doutrina?




Carpe noctem!
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#235 Mensagem por Sd volcom » Qui Nov 22, 2007 11:45 am

Piffer escreveu:
talharim escreveu:Doutrina de corre-todo-mundo-pata-o-meio-do-mato.


Podia me explicar como é essa doutrina?


Procura a primeira moita e se camufla... deve ser isso.

Oque é uma total falta de visão sobre o EB e sua doutrina... mas o pessoal do DB é mais capaz que os Generais de fralda :evil:



Vlws Abraços




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#236 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 22, 2007 11:53 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#237 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 22, 2007 11:54 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#238 Mensagem por EDSON » Qui Nov 22, 2007 12:01 pm

A estratégia Vietnamita era essencial se o inimigo tem o controle do espaço aéreo.

Colunas de blindados são alvos faceis.

Não quando estão em ordem de batalha, perfilando e avançando em linha, forma de meia lua, invertida ou não, ou em V invertido ou não ( campo raso), a cavaleiro em estrada ( ataques dirigidos por estradas) ou ainda em forma de punho do três dois-três dois. A estratégia de usar em linhas ou ondas como alguns generais gostam de dizer, isto é uma linha após outra de modo que a linha de ataque fique profunda para que o inimigo não consiga flanquear é feita quando vc têm na ordem de batalha muitos tanques.
Ou se quando tem poucos vc se espalha na defesa, e se concentra no ataque para desiquilibrar a linha inimiga. ( velha máxima da guerra)

Um tanque moderno consegue uma boa supressão de fogo mantendo o inmigo ao longe em campo limpo.


Relamente não entendo porque os Leo 2 não foram comprados.


Onde as brigadas estão concentradas eles podem operar, os M60 pesam 60 ton.

Os T90 são mais leves que seus pares Ocidentais, e tem um canhão de 125mm, ideal então para os generais brasileiros.
( mas nimguém aqui gosta mesmo de material bélico russo então....)


Quanto a ir pro mato ou se espalhar e camuflar quando o inimigo for superior é estratégicamente coerente não há nada de errado nisso.

Os americanos fizeram isso na sua guerra da independência.

No caso ter maior números de mortos, nem perder uma série de batalhas não vencem guerras.

Não é crível para um estrategista jogar toda sorte em batalhas de Samurais.

Vc tem de alguma forma achar o ponto fraco do inimigo.

Usar a geografia para lutar ao seu favor é um recurso usado desde a pré-história.

Terminar guerras rápidas são para os conquistadores, não para aqueles que serão conquistados o tempo é seu maior aliado.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#239 Mensagem por EDSON » Qui Nov 22, 2007 12:08 pm

Os general Amílcar Barca lutou com poucos soldados na Sicília por toda a primeira guerra Púnica, em inferioridade numérica negou o dominío da ilha aos romanos, em táticas de emboscadas já que não possuía outros recursos. Uma vitória estratégica brilhante na ilha, é claro mais sem duvida nenhuma um feito militar.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#240 Mensagem por talharim » Qui Nov 22, 2007 12:33 pm

Nós temos muito a perder com a doutrina Vietnamita.

Nós somos o Brasil,5° maior país do mundo,190 milhões de habitantes,10° maior economia mundial...sem falar nos maiores riquezas minerais do planeta,água doce,petróleo,gás,etc,etc,etc..........

Enquanto o EB brinca de pique-esconde com o inimigo........este mesmo pode fazer o que quiser com a população,nossas riquezas,etc,

O EB não está sendo justo com o Brasil.

Confrontação direta é a solução.Guerra tradicional e aberta.Contra qualquer um e contra todos.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder