vilmarmoccelin escreveu:ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!
Discordo de você. Se a primeira fase tem sentido nos FE, Comandos etc então tem no BOPE...
Quando eu digo "sem sentido", digo pq muita das privações da primeira fase do curso, são privações que só se passa em tempos de guerra. Quem viu o filme "Tropa de" Elite tem uma noção do que eu estou falando.
Quando se treinam FEs, Comandos e unidades similares, eles passam por essa provação pq é o ambiente que eles podem encontrar, por ficarem muito tempo atrás das linhas inimigas. ou coisas do gênero.
Diferente de um policial, o teste físico extremo eu até concordo... já que o físico faz parte da coisa! mas acho que tem outras coisas que no ramo policial deveriam ser REPENSADAS! Tem muita gente boa na polícia, tanto na PCERJ, quanto na PMERJ que hoje não está na BOPE ou na CORE por causa disso... e nem por isso eles são piores ou menos eficientes do que o BOPE! não tiveram o mesmo treinamento, mas aprenderam na CARNE, levando muito tiro e sangrando a própria pele...
Um bom exemplo é a galera que eu costumo dizer aqui, todos conhecidos meus, um inclusive sócio do meu irmão... são os mesmos que sempre aparecem em filmagens pela inet! são conhecido como "Os Galáticos", talvez o ícone mais famoso seja o Batata e sua Madsen. Já limparam vários batalhões do RJ... tem duas semanas que eles foram para o 16o BPM (quem conhece sabe que é batalhão mais PICA do RJ...) e já mataram 8! na mega-operação no Complexo do Alemão, dos 20 e tantos que a polícia matou (foram mais de 1.000 policiais...), eles mataram "apenas" 18! Se o critério for por "morte" (critério adotado pelo BOPE...) eu diria que eles são até melhores.... e seriam melhores ainda se tivessem o treinamento e os aprendizados do CAT e do COESP. Alguns deles já fizeram o Estágio de Aplicações Táticas (EAT) e o Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR) no BOPE mas nada como o próprio CAT ou COESP.
Não tem pq ter um treinamento de FEs ou Comandos se o BOPE é tudo menos isso, ouso dizer que nem "Op. Especiais" eles são... não no estrito significado da palavra, mas isso é um outro assunto.