George Bush corta financiamento à língua portuguesa

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#46 Mensagem por Brigadeiro » Ter Nov 20, 2007 7:51 pm

rodrigo escreveu:
Meu caro vc perdeu uma boa oportunidade de estar calado, porque de facto e com todo o respeito, vc não sabe o que diz, insignificância a 5 língua, 4 mais falada do mundo, por favor insignificante é o que vc escreve.
Pena que tenha partido para a ofensa pessoal. Tire o Brasil da lista dos países que falam português e verás que o restante não representam nada! É fato. Eu sei que é difícil, principalmente para um país que representou tanto no passado, mas mesmo Portugal é coadjuvante na menor unidade geográfica em que participa, a Península Ibérica.


:shock: :shock: :shock:

Vai devagar cara! Assim você ofende os tugas...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#47 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 20, 2007 9:36 pm

Isso de mais falada língua não importa. Um dia, para ler um poema como esse, os historiadores terão que aprender o português, assim como o fazem com o grego:

Língua portuguesa

Olavo Bilac


Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!


Eu tenho bom conhecimento de francês e inglês e algo do espanhol (pouco de latim)... e afirmo, em beleza e capacidade de expressão, o português nada deixa a desejar.
:wink:




Editado pela última vez por Wolfgang em Ter Nov 20, 2007 9:44 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#48 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 20, 2007 9:43 pm

Ou esses:

#

Cancioneiro

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Fernando Pessoa


Desencanto

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.

- Eu faço versos como quem morre.


Ou ainda o Imortal Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões



Salvo engano, no livro "Gênios" de Harold Bloom, o papa da crítica literária mundial, o português esteve muitíssimo bem representado, com Camões, Eça, Pessoa e Machado... :wink:




nestor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1499
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 10:26 pm
Localização: GRANADA (España)

#49 Mensagem por nestor » Ter Nov 20, 2007 10:47 pm

cabeça de martelo escreveu:
Bolovo escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Tigershark escreveu:
Bolovo escreveu:O português não tem tanta importância assim no mundo porque os países que falam português não tem grande participação econômica no mundo, o Brasil se não me engano representa um pouco mais de 1% nas transações mundiais, Portugal e cia eu não sei, mas provavelmente é bem menos. Não é a toa que todo mundo está querendo aprender mandarim, por causa do crescimento da China como potência economica mundial.


Para desanuvear o ambiente,nossa língua é realmente muito complexa.Quando estive em Portugal tive grande dificuldade de entender a mesma língua quando falada em velocidade pelos nossos irmãos portugueses,olha,às vezes não se entendia nada!Acho que para eles é mais simples entender o "nosso" português.


Deve ser a RTP Internacional...que canal lamentável! :oops:

Sempre que vou ao estrangeiro lá tenho que aguentar ver o dito canal...é a única forma de eu saber o que se passa no país (coitados dos emigrantes)! :roll:

É a sina do Português, nós compreendemos os Espanhóis, mas eles não nos compreendem. Nós vos compreendemos, mas vocês não nos compreendem...enfim, é a vida! :roll: 8-]



Nunca he estudiado portugués ni gallego, sin embargo ambas lenguas las entiendo de forma escrita, sin embargo habladas no me entero de nada, salvo el gallego hablado en la TV gallega.

Pero tu, aparte de entender el español/castellano tambien los escribes muy bien :wink:

Saludos.




Eurofighter Typhoon español dotado con Misil Meteor.
Imagem
Avatar do usuário
Internauta
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 256
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 2:35 pm
Localização: Portugal

#50 Mensagem por Internauta » Ter Nov 20, 2007 11:09 pm

Entre os milhares de idiomas existentes, o português é a quinta ou sexta língua mais falada do mundo, e com muita margem para crescer no Brasil e em África.

Claro que o Inglês é a língua franca do mundo, a importância do português aumentará á medida do crescimento e do poder económico dos países de língua oficial portuguesa.




Avatar do usuário
Rui
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 293
Registrado em: Qua Set 26, 2007 7:08 am
Localização: Suiça

#51 Mensagem por Rui » Qua Nov 21, 2007 3:03 am

rodrigo escreveu:
Pena que tenha partido para a ofensa pessoal. Tire o Brasil da lista dos países que falam português e verás que o restante não representam nada! É fato. Eu sei que é difícil, principalmente para um país que representou tanto no passado, mas mesmo Portugal é coadjuvante na menor unidade geográfica em que participa, a Península Ibérica.


Ofença pessoal, por favor :D :wink: , agora meu caro vc é engraçado com os seus comentarios tire o Brasil da lista e o restantes não representão nada 8-] por essa ordem de ideias se não voçe Agertina, venezuel :lol: então o espanhol não valia nada azar, enfim continu dizendo e com todo o respeito que os seus comentarios neste topico são insignificantes.

Ps Portugal só não representou tanto no passado, como continua a representar hoje no presente.




É perante o obstáculo, que o homem se descobre.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55106
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2389 vezes

#52 Mensagem por P44 » Qua Nov 21, 2007 8:32 am

cabeça de martelo escreveu:
rodrigo escreveu:Eu acho palhaçada ter existido o crédito do governo americano para a língua portuguesa, e não a sua extinção.


Ok, então os países da CPLP deveriam deixar de dar aulas de inglês, não é? Já agora, cada país só dava aulas das suas línguas maternas e mais nada! :roll:

Rodrigo quando eu penso que não podes dizer maiores barbaridades, tu consegues me surpreender!


X2

Realmente para certas coisas parece que não há limites...

Até apetece citar um certo Rei de Espanha.... :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38930
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2749 vezes

#53 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 21, 2007 9:06 am

rodrigo escreveu:
Meu caro vc perdeu uma boa oportunidade de estar calado, porque de facto e com todo o respeito, vc não sabe o que diz, insignificância a 5 língua, 4 mais falada do mundo, por favor insignificante é o que vc escreve.
Pena que tenha partido para a ofensa pessoal. Tire o Brasil da lista dos países que falam português e verás que o restante não representam nada! É fato. Eu sei que é difícil, principalmente para um país que representou tanto no passado, mas mesmo Portugal é coadjuvante na menor unidade geográfica em que participa, a Península Ibérica.


Se tirarmos ficamos com países que são tb interessantes regionalmente. Moçambique é o país com o maior crescimento sutentável em África. Cabo-Verde é visto como um exemplo no continente, é uma democracia forte e com um desenvolvimento muito raro em áfrica.
Angola é provavelmente uma das maiores potências militares regionais, só mesmo a África do Sul a supera.
Guiné Bissau é O estado do narcotráfico em áfrica (até no pior os tipos são grandes)! :twisted: :lol:

Não me ofendes em absulotamente nada ao dizeres o que disseste, porque eu próprio já tinha dito que se os Portugueses não tivessem a espalhar pelo mundo a sua língua e costumes, a língua Portuguesa seria assim uma das linguas latinas da Europa, o que para mim chega!

Sei perfeitamente que muita da importância que o Português tem no mundo é graças ao Brasil, da mesma forma que muita da importância que o Espanhol tem é graças às suas antigas colónias das Américas, como muita da importância que o Inglês tem é graças aos EUA.

Então como vez não há grandes diferenças entre o Português e todas as outras línguas mais importantes do mundo (com excepção do mandarim).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

#54 Mensagem por rslrdx » Qua Nov 21, 2007 10:11 am

Bom, não li todos as respostas nesse tópico, mas digo isso:

1. É verdade que a grande maioria de nós não conhecemos o português, basta ver uma seção do STF pela tv justiça que percebemos (pelo menos eu) que não falamos a mesma língua, e me refiro somente no que diz respeito ao vocabulário.

2. A verdade é que não existe interesse por grande parte da população do estado brasileiro (explico depois a diferença na minha visão entre população de estado e brasileiros) a vontade de se defender o português, ou até mesmo a demonstração de prazer e/ou orgulho de falar português, que cá entre nós, é uma língua riquíssima e sim, requer maior estudo para ser falada corretamente, que por sua vez, só acrescenta ao caráter e a qualidade de vida dos que tem a oportunidade e a responsabilidade de possuir tal conhecimento.

Para ilustrar, recentemente a brahma faz um comercial no qual ela claramente diz que o português "não pega bem" e que é melhor falar inglês, e então chamaram a "happy hour" de zeca-hora.

Empresas são abertas como nomes em outras línguas pra poder vender mais, (isso diz muito sobre a cultura do brasil atual) produtos tem nomes nas mais diversas línguas, menos a nossa. é tão ridícula a situação que em uma noite assistindo o "Jornal Nacional" cheguei a contar palavras em inglês, 7 só no primeiro bloco.

Pra mim isso é tão ridículo que me faz protestar contra a brahma, se eu tivesse dinheiro pra bancar um protesto na tv no estilo do "basta" eu faria com maior prazer, mas pelo visto só eu notei esse detalhe e outra vez somente eu me senti ofendido. Vergonhoso num estado onde vivem mais de 180 milhões de pessoas.

Por isso eu digo, a notícia que os EUA não gastam pra ensinar português não me surpreende, afinal nem mesmo nós que falamos português, bem ou mal falado, temos prazer de falar português corretamente, quanto mais defende-lo como lingua culta e util mundialmente.

Garanto que muitos ao redor dos colegas prefeririam falar inglês e nem imaginar uma única palavra em português do que falar português nativamente. E se esse não for o caso ao seu redor, basta ir a uma universidade e ver que uma quantia considerável da geração de estudantes nas faculdades brasileiras nesse momento trocariam o português pelo inglês sem pensar duas vezes, porque até pra estágio o inglês tem que estar melhor que a moribunda língua portuguesa.

Peço aos colegas que entendam que eu não sou contra o português, nem contra o brasil, nem contra ninguém, mas que sim, sou contra essa vergonhosa situação que vivemos, onde não existe intenção de se preservar nem mesmo a língua mãe desta nação, e que infelizmente nosso maior inimigo somo nós mesmo.


Rodrigo.




Poder aquisitivo não é qualidade de vida
Responder