Carlos, eu não postei com o intuito de discutir com você, apenas queria dar um esclarecimento sobre uma discução ao meu ver inútil, pois o Túlio fez um comentário e vc o rebateu com argumentos que eu identifiquei falhas, apenas isso.
Não tente aqui jogar discussão pra cima de mim.
Olha Sky, eu prefiro usar o termo debate. Discussão fica com cara de bate-boca, de briga, e absolutamente não é o caso.
Quanto ao míssel em questão, ótimo, todos aqui sabem que você gosta e conhece muito sobre os armamentos e equipamentos russos, mas tem o hábito de endeusar eles e ter resposta pronta para tudo. Mas esse míssel, mesmo sendo feito para isso, pode ser evitado. E ainda bem que reconhece isso.
Mas isso é igual para todos os que tem equipamento de alto nível, é uma pena que não seja o caso da nossa FAB.
Pode ser evitado, mas é difícil para um R-99.
Quanto a esse trecho: "...Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."....."
Cara, venceu o que? Ninguem aqui debate pra vencer nada, eu só vejo utilidade nas discussões se for para quem quiser aprender mais sobre os assuntos, ninguem vence nada, todos saem ganhando.
Não falei em relação à você, falei em relação as táticas de países oponentes em que um confia que táticas sem armas podem vencer o combate. Lembrando que o outro lado também estuda.
E eu não falei em momento algum que as táticas venezuelanas seriam simples e as nossas complexas, eu disse que qualquer tática, de defesa e de ataque no cenário BVR é mais complexa que o exemplo que você deu. Só isso. Não preciso de argumentos para isso, apenas bom entendimento e bom senso.
É?
E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.
Pois não entendi assim. Mas se ambas são complexas, vence a guerra o que está melhor armado. Ou então, estamos assumindo que só a FAB sabe fazer NCW? Acho que não, não é mesmo? E quanto ao meu exemplo, é simples porque é o que se tem acesso público e que parece adequado. A complexidade certamente é maior em ambos os casos, a menos que mais uma vez partamos do princípio que apenas a FAB sabe NCW.
Quanto a FABxFAV....menosprezar um ou outro....A FAB é sim a que domina melhor a doutrina NCW, só digo isso. E na boa Carlos, se a FAV tivesse comprado equipamento de outro país, você daria tanta importância assim para esse debate?
Opinião pessoal..não daria a mesma atenção, por que equipamentos russos é que são os melhores e que devem ser mais temidos. O resto pode ser contornado de um jeito ou de outro.
Aparentemente você tem acesso a informações sigilosas da maneira de combater da FAB. Eu não, então me baseio no que é público e acessível. Se erro por agir assim, seria melhor o amigo dizer claramente que estou errado porque desconheço as capacidades secretas da FAB. Mas acho que desconhecemos da mesma maneira as capacidades venezuelanas, ou nem manter segredo eles sabem?
Se a FAV tivesse comprado 12(doze) M-2000C + 10(dez) S-530, nem duas dezenas de F-5M com Derbys encomendados e nem pagos, aí realmente eu não daria a mínima, seria a mesma situação lamentável que a nossa. Mas, infelizmente prá nós, não é essa a realidade. E convenhamos, prá dar conta do que temos hoje, os venezuelanos tem material de sobra.
Quanto ao equipamento russo, desde que se apresente o equipamento equivalente ocidental, há debate sim. Mas meu caro amigo, F-5M+Derby+MAA-1 e M-2000C banguela, aí não tem nem como comparar.
Se essa não é a sua cabeça, é essa a impressão que passa no fórum.
Lamento muito que seja assim, pois preferia que surgissem os questionamentos, os dados, o debate. Simplesmente rotular alguém e dar por encerrado o assunto não é produtivo a meu ver. Já pensou se eu não debatesse com o Bolovo porque ele gosta do Gripen? Seria um gigantesco desperdício de inteligência(a dele) e uma fonte de conhecimento inestimável estaria sendo relegada ao rótulo preconceituoso.
Desculpe qualquer coisa, mas minha intenção não era mesmo discutir com vc, apenas esclarecer, esperava que vc reconhecesse isso e aceitasse.
Não postei como uma afronta aos equipamentos russos.
Um abraço!
Não há o que desculpar. Eu é que me desculpo por parecer ofensivo ou agressivo, jamais foi minha intenção. Por outro lado, de minha parte nunca haverá discussão, no máximo debate. E finalmente, a afronta ou não ao equipamento russo só o seria se baseada em dados falsos, mas não é o caso. Portanto trata-se apenas de apor dados e chegar-se a uma conclusão.
Aqui vai um grande, caloroso e fraternal abraço, e não vamos parar por aqui não, temos muito mais que debater.