LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#1981 Mensagem por Skyway » Ter Nov 20, 2007 3:16 pm

Carlos Mathias escreveu:LPI é diferente de IPI=Impossible or no Probability of Interception.

O alcance radar de um R-99 a 10.000m contra um caça voando a uns metros do chão é de ideais 356,936KM. Esses cinquenta Km aí até a distância de tiro um caça como o SU-30 pode cobrir em uns 3 minutos voando a uns 900Km/h. Mas vamos aproximar mais, 100Km em seis minutos. Se um SU-30 fizer uma subida vertical vai chegar nos 10.000m em menos de três minutos, tempo insuficiente para as escoltas cobrirem os 300Km a alcançá-lo para atirar com seus Derby e S-530.

Atirado o R-37 a 250Km, o vôo do míssil será a ~= MACH 5=1670m/s, alcançando o alvo em ~= 2 min e 30s, digamos 3 min.

O R-99 não tem chaff/flares e o R-37 tem modo home-on-jam. O radar do míssil capta um alvo de 5m2 a 50KM, mas o R-99 deve ter bem mais que isso, portanto vai ser fácil de achar. Se manobrar para fugir, vai complicar a cobertura radar e cegar as escoltas, que vão ter que ligar seu radares Grifo e RDI. Mas com o alvo a 250Km, eles não vão ver nada, vão receber apenas o alerta no RWR.

Então, vejamos bem que não é assim esse passeio todo, vai depender muito do inimigo e de seu conjunto armas/táticas. Se confiarmos no idiotizador e na incompetência russa, vamos vencer fácil. De outro modo, é melhor esperar chegar caças melhores e mísseis idem.

O Chávez de um salto enorme nas suas capacidades, temos que correr muito se quisermos realmente alcançá-lo.

Para os cálculos:

http://newton.ex.ac.uk/research/qsystem ... s/horizon/

http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag ... rsoes.html


Carlos, nada é tão simples e nenhum número, mesmo já com descontos de capacidades e imprevistos deve ser levado ao pé da letra.

Assim como toda aeronave é derrubável, todo míssel pode ser evitado, e estratégias e técnicas existem tanto pra defesa quanto para ataque.

A FAB possue a doutrina de combate vetorado e em rede, como o túlio bem lembrou, e esse modo de operar tem uma razão, um motivo, e acredite, ele faz seu papel direitinho.

Se não nem valeria a pena investir se apenas um míssel pode furar a rede toda... :wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#1982 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 3:18 pm

Pois eu não vi até agora nenhuma foto de Flanker da FAV armado com qualquer kôza...


Mas o povo por aqui anda falando em muitos e muitos mísseis. E se fosse apenas uma grande cascata, porque essa correria no MinDef? Só prá esquentar as pernas?

Túlio, nós estamos falando de Brasil ou EUA?

Com absoluta certeza esse teu último post foi uma brincadeira. Porque se nós olharmos os anteriores, você falou em R-99, e nós temos cinco(?). As escoltas deles(R-99) são os F-5M com Derby(se pagarmos e recebermos), ou M-2000C com S-530(dez deles). Nada de Python-IV/V ou MICA ainda. E Rafale, se vier, é prá depois de 2012 com muita sorte.

Então, vamos por os pés no chão?

E sobre armas de ultra-longo-alcance como as russas, essas são criadas visando especificamente alvos como AWACS e KCs. Ora, os oponentes dos EUA não tem esse tipo de equipamento em quantidades ao menos importantes(fora as potências nucleares como Rússia e China). Mas ainda assim, eles estão aumentando sempre o alcance de seu BVR padrão, e dizem que querem entrar no METEOR.

Essa torcida pelos erros do Chávez até agora se mostrou um erro monumental. Tudo que ele disse que ia comprar, comprou. Do lado de cá do mato, até agora só reuniões e entrevistas. E muita torcida.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#1983 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 20, 2007 3:28 pm

[quote="Carlos Mathias.

Essa torcida pelos erros do Chávez até agora se mostrou um erro monumental. Tudo que ele disse que ia comprar, comprou. Do lado de cá do mato, até agora só reuniões e entrevistas. E muita torcida.[/quote]

Amigo Carlos,

Apesar de Chavez ser a nossa "ameaça" mais plausível no momento eu espero/creio que o MD e os nossos Comandantes militares não irão pautar nossa Política de Defesa e nem nossas compras pensando apenas em um possível conflito com a Venezuela.Até eu,que quase nada entendo do assunto,não o faria.

Abs,

Tigershark




Carlos Mathias

#1984 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 3:32 pm

Skyway, não é apenas um míssil. Reduzir as capacidades alheias e super-valorizar as nossas é coisa de torcida.

Como disse e vou repetir, o AWACS é importantíssimo, ponto. NCW também, ponto. Mas, do outro lado também sabem disso, pois se pode ler sobre isso no DB e aprender. Assim, nada mais natural que se construa doutrinas e armas específicas para tanto. Portanto, não é um míssil.

Torcer pela burrice alheia não é bom caminho em defesa. Torcer que o adversário não vai receber treinamento visando nossas capacidadesmais óbvias é um erro primário. Sonhar que todos vão se resumir a F-5M e Derby é sonhar com a mediocridade coletiva.

Resumir tudo do outro lado a um míssil é muito simplório, assim como reduzir NCW a R-99 e F-5M. Eles compraram um vetor de longo alcance, armas AR-AR idem, estão recebendo treinamento específico e táticas para usar estes sistemas eficientemente, operam o avião no seu país a um bom tempo e estes aviões já vem de fábrica com datalink e radares de longo alcance, com tais armas integradas e operacionais, isso tudo já, agora.

Temos a rede sim, temos o AWACS, ótimo, mas não temos o resto, a equação está capenga e o resultado não pode ser correto.

Não tomem como base a OTAN e os EUA, porque eles operam as redes na sua plenitude, com tudo do bom e do melhor, no máximo das capacidades. Nenhum deles vai prá guerra com 10(dez) S-530 e Derbys sem pagar.




Carlos Mathias

#1985 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 3:37 pm

Tigershark, eu apenas estou colocando uma situação hipotética, que veio das colocações dos colegas. Acho que o Chávez é maluco mas não é burro.

E tem mais, só depois dele(Chávez) se mexer é que começou essa conversa de PND e etc. Antes, o plano era Mitinga até 2030.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Ter Nov 20, 2007 3:44 pm, em um total de 1 vez.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#1986 Mensagem por Sniper » Ter Nov 20, 2007 3:39 pm

Dá um jeito nesses seus quotes ai Tiger... :lol: :wink:




Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#1987 Mensagem por Skyway » Ter Nov 20, 2007 3:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Skyway, não é apenas um míssil. Reduzir as capacidades alheias e super-valorizar as nossas é coisa de torcida.

Como disse e vou repetir, o AWACS é importantíssimo, ponto. NCW também, ponto. Mas, do outro lado também sabem disso, pois se pode ler sobre isso no DB e aprender. Assim, nada mais natural que se construa doutrinas e armas específicas para tanto. Portanto, não é um míssil.

Torcer pela burrice alheia não é bom caminho em defesa. Torcer que o adversário não vai receber treinamento visando nossas capacidadesmais óbvias é um erro primário. Sonhar que todos vão se resumir a F-5M e Derby é sonhar com a mediocridade coletiva.

Resumir tudo do outro lado a um míssil é muito simplório, assim como reduzir NCW a R-99 e F-5M. Eles compraram um vetor de longo alcance, armas AR-AR idem, estão recebendo treinamento específico e táticas para usar estes sistemas eficientemente, operam o avião no seu país a um bom tempo e estes aviões já vem de fábrica com datalink e radares de longo alcance, com tais armas integradas e operacionais, isso tudo já, agora.

Temos a rede sim, temos o AWACS, ótimo, mas não temos o resto, a equação está capenga e o resultado não pode ser correto.

Não tomem como base a OTAN e os EUA, porque eles operam as redes na sua plenitude, com tudo do bom e do melhor, no máximo das capacidades. Nenhum deles vai prá guerra com 10(dez) S-530 e Derbys sem pagar.


Só comentei pois vc apoiou toda sua "tese" em um míssel só, um modelo de míssel, como se fosse impossível de ser superado por nós e isso não é verdade.

E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.
Pois nem as técnicas de ataque são simples como as citadas por você quando se ataca um AEW.(Nem quando se ataca qualquer coisa no cenário BVR.)

Por isso meu comentário quanto ao teu post. Ele foi muito mais "torcida" que o post do colega Túlio.

Agente menospreza, mas a maioria aqui não tem noção da capacidade da FAB frente aos vizinho da AS. Graças ao R-99 e agora o F-5EM, Derby...e depois A-1M, e FX......

E por isso que tambem não acho que estamos jogando com os dedos cruzados esperando a burrice alheia, isso foi aparentemente a opinião do colega Túlio, que apesar de extremamente respeitado e um colega de fórum ao qual sempre me referi com o maior respeito, não é representante da FAB ou de nossa política de defesa. Assim como nenhum de nós que aqui participam. :wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#1988 Mensagem por Jose Matos » Ter Nov 20, 2007 3:49 pm

Olá Prick

O facto da Hungria levar em linha de conta a questão da OTAN, não significa que a avaliação feita dos vários aviões tenha apenas em linha de conta esse critério. A África do Sul não levou em linha de conta a OTAN e também escolheu o Grippen.

Por exemplo, uma questão que se pode colocar na escolha do novo caça é se o Brasil o vai usar no contexto de missões internacionais ou não?

Quanto ao Meteor, parece-me óbvio que o Grippen o integrará mais rapidamente que o Rafale, dado que é o próprio Grippen que tem servido de plataforma de testes.

O Rafale tem realmente problemas na integração de armamento, fora do contexto francês. Nada que não se resolva como é óbvio. Mas acho que vale a pena ler o artigo da DSI.

Um abraço





Carlos Mathias

#1989 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 4:12 pm

Só comentei pois vc apoiou toda sua "tese" em um míssel só, um modelo de míssel, como se fosse impossível de ser superado por nós e isso não é verdade.


Se você puder citar prá mim onde foi que eu escrevi que é impossível a defesa, ou até o ataque, eu agradeço. E não é um modelo de míssil, é uma arma projetada para aquele alvo. Assim como o torpedo é projetado para atacar barcos grande e relativamente lentos.

E a tese não é minha.

Um R-37 ou K-100 foram feitos pensando nestes alvos, que são lentos, manobram muito pouco e tem extrema dificuldade de subir ou descer rapidamente. Mas ainda assim, o K-100, baseado no míssil do sistema S-400, consegue atacar alvos manobrando a 12Gs no fim de seu vôo. Mas o R-99 pode fugir sim, sempre há uma chance.

E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.
Pois nem as técnicas de ataque são simples como as citadas por você quando se ataca um AEW.(Nem quando se ataca qualquer coisa no cenário BVR.)


Não dei ênfase a nada e desconheço as técnicas elaboradas da FAB. Se não vamos colocar aqui as tais técnicas complexas, temos que conjecturar com as simples, senão acaba o debate. Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."

E sabe que as vezes funciona o simples? Olha lá os Merkava no Líbano. Caríssimos, complexos e com todas as táticas complexas dos israelenses, mas os guerrilheiros usaram os Kornets, feitos visando justamente quem? Os Merkavas. Olha no youtube que você vai ver alguns sendo destruídos. E por guerrilheiros mulambentos.

Por isso meu comentário quanto ao teu post. Ele foi muito mais "torcida" que o post do colega Túlio.


Se você não coloca seus argumentos, não é torcida. Dizer apenas que as técnicas da FAB são melhores, são mais complexas e ponto, é encerrar o debate por falta de argumento. Se não sabemos como é não dá prá dizer se é melhor ou pior. E serve para as duas.

Agente menospreza, mas a maioria aqui não tem noção da capacidade da FAB frente aos vizinho da AS. Graças ao R-99 e agora o F-5EM, Derby...e depois A-1M, e FX......


Eu não menosprezo a FAB, mas também não posso menosprezar um cara que comprou 24 SU-30MK, TOR-M1, e mais uns mil mísseis. Derby? Segundo dizem, voltaram por falta de pagamento... E ainda que aqui estivessem, a plataforma/vetor é pífia. Ah, e o míssil é fraquinho segundo falam por aí.

Finalmente, a FAB tem uma doutrina NCW desenvolvida e pronta. Mas os outro lado não está dormindo e NCW já não é segredo para nenhuma grande potência vendedora de armas. Faltam-nos vetores modernos e compatíveis com nosso país, faltam armas efetivas. Uma coisa não anda sem a outra.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1990 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 4:22 pm

Gostei do debate Rafale brasileiros versus SU-30 venezuelano. Só ficou uma dúvida: alguém acredita que o Chávez esperaria chegar nossos Rafales (???) para iniciar uma guerra? Ou ele seria ainda mais benevolente e esperaria um pouco mais, ou seja, mais tempo para aprendermos e dominarmos uma doutrina para os Rafales?

Hummm Entendi!!! Neste cenário idealizado os SU-30 são venezuelanos, mas os Rafales são franceses. Saquei!!!

Deixe-me abstrair um pouco mais... Suponhamos Rafales começando a chegar daqui a 3 anos, suponha ainda 9 Rafales por ano, o que levaria 4 anos para receber 36 unidades. Ou seja, sendo otimista, receberíamos o último dos 36 Rafales daqui a 7 anos, ou seja, em 2015. Até lá já deveremos ter alguma doutrina, mas teremos os armamentos previsto pra ele?

Quantos SU´s o Chávez terá até 2015? O que mais ele comprará até lá.

Supondo por absurdo que possa ocorrer um conflito entre Brasil e Venezuela lá para 2016 (quando todos os 36 Rafales estarão por aqui), pergunto: quem vencerá?

Vou além, realmente vou extrapolar: por que o Chávez esperaria até 2016 para iniciar uma guerra? Estamos falando em oito anos pela frente, e sabemos que a coisa está esquentando, então...


Sds,

Orestes




Carlos Mathias

#1991 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 4:28 pm

Então somos os bons, os KIDs da região, nossos Mitinga blá, blá, blá...




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1992 Mensagem por Morcego » Ter Nov 20, 2007 4:38 pm

Túlio escreveu:Pois eu não vi até agora nenhuma foto de Flanker da FAV armado com qualquer kôza... 8-]

Ademais, se fosse essa barbada toda, é só ter R37 e é melhor mandar embora todos os AWACS , então os ianques estariam então na maior fria, nem por sonho se meteriam a bestas com a Venezuela, magina, os ianques são os reis da NCW, primeiro perderiam todos os seus AWACS, depois os Flankers abateriam TUDO o que voasse, afinal, 14 AAMs x 24 Su-30 bastam para massacrar qualquer Strike Pack lançado. Vou mais longe: com base nessa teoria, a Venezuela poderia muito que bem invadir os EUA... :lol: :lol: :lol: :lol:


Claro TULIO, não se apercebeu ainda que super priscila é 4g++++++++++++++++++++++ com radar de 450km++++++++++++++++++++++++++++++


SEU bobinho.




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#1993 Mensagem por Adriano » Ter Nov 20, 2007 4:47 pm

orestespf escreveu:Gostei do debate Rafale brasileiros versus SU-30 venezuelano. Só ficou uma dúvida: alguém acredita que o Chávez esperaria chegar nossos Rafales (???) para iniciar uma guerra? Ou ele seria ainda mais benevolente e esperaria um pouco mais, ou seja, mais tempo para aprendermos e dominarmos uma doutrina para os Rafales?

Hummm Entendi!!! Neste cenário idealizado os SU-30 são venezuelanos, mas os Rafales são franceses. Saquei!!!

Deixe-me abstrair um pouco mais... Suponhamos Rafales começando a chegar daqui a 3 anos, suponha ainda 9 Rafales por ano, o que levaria 4 anos para receber 36 unidades. Ou seja, sendo otimista, receberíamos o último dos 36 Rafales daqui a 7 anos, ou seja, em 2015. Até lá já deveremos ter alguma doutrina, mas teremos os armamentos previsto pra ele?

Quantos SU´s o Chávez terá até 2015? O que mais ele comprará até lá.

Supondo por absurdo que possa ocorrer um conflito entre Brasil e Venezuela lá para 2016 (quando todos os 36 Rafales estarão por aqui), pergunto: quem vencerá?

Vou além, realmente vou extrapolar: por que o Chávez esperaria até 2016 para iniciar uma guerra? Estamos falando em oito anos pela frente, e sabemos que a coisa está esquentando, então...


Sds,

Orestes



Perfeito!

Gostei muito das colocações do Carlos Mathias.
Realmente foi nos últimos meses, com a entrada do Jobim, que os políticos finalmente se tocaram da necessidade de reaparelhar as forças. Deus queira que o Jobim continue até 2010, pois aparentemente ele tem a força política que o Ministério da Defesa sempre precisou e nunca teve. O Carlos disse que o plano era Matuzas até 2030. É verdade!
Por enquanto a maré está boa mas não sabemos o que vai acontecer no próximo governo...
O problema do Chávez é sua extrema "volubilidade". O caudilho venezuelano é temperamental e pode levar a Venezuela da paz a guerra em questão de dias.
Por isso acho que qualquer esforço que as FA´s brasileiras fizerem agora para estarem rapidamente prontas é importante. Ninguém pode descartar qualquer possibilidade de conflito relativo à Venezuela, por menor que seja essa possibilidade.

Abraços!

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#1994 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 20, 2007 4:47 pm

cicloneprojekt escreveu:
Túlio escreveu:
Jacobs escreveu:
Aproveitando os dizeres do meu caro tulio, num combate hipotético entre Rafale e SU-30MKV, quem ganharia essa budega?



É óbvio que o Rafale, os Venezuelanos dependeriam única e exclusivamente de seus próprios radares e IRST, sendo alvo fácil para o R99 vetorar caças para pegar o inimigo de surpresa...

Entendamos todos: o conceito NCW veio para ficar e somos OS ÚNICOS NA AS que dele dispõem, além de doutrina e experiência no emprego operacional, qualquer vizinho mal-intecionado pode mandar o caça que quiser, vai ser abatido e fim de charla... :wink:


Ok oK.

Mas e se os bovinos tiverem alguns R-37 como fica a equação?


R-37M com Su-30MKV a equação fica favorável para o Brasil com Rafale ou F-5M, desde que com R-99A.

Se eles comprarem AEW&C´s, ai fica mais pra eles.

Agora se eles tiverem Su-35-1 e R-37M, mesmo com R-99A e eles sem AEW&C´s a coisa fica meio parelha.

Se eles também tiverem aeronaves radar, ai Fu...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#1995 Mensagem por Marino » Ter Nov 20, 2007 10:28 pm

Não sei se já foi postado aqui:
http://www.defesa.ufjf.br/fts/FX2.pdf
Quem é esse autor, chamado Orestes? :D




Responder