orestespf escreveu:PRick escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:PRick escreveu:jacquessantiago escreveu:O Rafale não é meio fraquinho, não?
Abraços,
Adriano
15.500 kg/F de empuxo.
Não é fraco não mas tem melhores...
O EFA tem 18.000, o MiG-35 tem 18.000 o F-16E tem os mesmos 15.500 e o Su-35-1 tem 29.000 (mas é mais pesado)...
Se lembrarmos que o Mirage 2000 tem menos de 10.000 percebemos que o Rafale não é ruim....Mas se olharmos para o Typhoon podemos dizer que poderia ser melhor.
O "Super Lento Bug quase parando" tem 19.958 kgf.
A aerodinâmica, talvez seja, isoladamente, o item mais importante, em baixa altitude nenhum caça consegue ser muito rápido, o caça mais rápido em baixa altitude, é o M-2000 com a M-53-P2, porque é o melhor caça em uso no quesito penetração aerodinâmica. E a velocidade não chega a 1500 kms/H.
O Problema com a série F-18, é aerodinâmico, e o F-18E agravou o problema, assim, mesmo com um aumento brutal de potência, ele tem maior peso e uma aerodinâmica inferior aos F-18A/C, estes são os fatos que levaram alguns pilotos gritarem contra ele. Mas nem todos conhecem outros caças.
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Olá PRick,
por que você disse que o Rafale talvez tenha algum problema aerodinâmico? Ou entendi errado? Pra mim é novidade, nunca ouvi isso. Poderia me ajudar? (Não estou com ironias, falo sério).
Abraços,
Orestes
Acho que foi engano pois o Rafale é 'otimizado' para ataque possui um excelente regime de vôo a baixa altitude.
Esse é um requisito importantissimo para os franceses pois os Rafale está destinado a substituir os M2k 'D" e também realizar ataques a baixissimas altitudes utilizando SCALPs, ASMPs e Exocets (pelo menos0
[]s
CB_Lima
Olá Lima,
também acho que foi um equívoco. Se for, isso acontece mesmo. Nada de mais.
Abs,
Orestes
O Rafale é muito bom, mas está no nível dos demais, porém o M-2000 parece ser aerodinamicamente uma maravilha, nada demais para um delta puro, nenhum caça parece ter a penetração aerodinâmica dele. No bom sentido. Daí conseguir maravilhas com uma turbina de mesmo de 10 k de empuxo.
Já falei, meu avatar não é só porque a FAB comprou. O pessoal dos velhos tempos sabe como lutei pelo M-2000BR.
Já outros, são caminhões que se valem do empuxo bruto da turbina, como os F-18 e os F-16.
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Olá PRick,
sei do seu "amor" pelos Mirages (também gosto dos projetos), porém o Rafale é muito superior aerodinamicamente. Em uma linguagem bem grosseira, o Rafale dá de 10 a 0 no Mirage (qualquer versão).
E lembro, em baixas altitudes, qualquer delta (até mesmo o Rafale) perde e muito o desempenho.
O lance é que o Rafale não foi projetado para penetração a baixas altitudes, a grosso modo, isso já "morreu".
Abraços,
Orestes
Respeitosamente discordo. A aerodinâmica de cada um serve propósitos diferentes. O Rafale é um exemplo do que deveria ser o SH, em termos aerodinâmicos. Os compromissos são quase os mesmos, uns souberam chegar lá outros não. Basta comparar as prestações dos dois. O M2000 tem uma missão clara, os compromissos vieram depois.
Não tenho duvidas que um combate Rafale-M2000-5 seria interessante.
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