Dassault Rafale em combate

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#121 Mensagem por PRick » Dom Nov 18, 2007 10:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Bolovo, pode ser chamado assim também. Na verdade seria algo muito parecido com o MKM/MKI, ou até melhor. Hoje a manufatura de muitas partes do avião poderia ser feita em compostos, poderia-se usar motores mais modernos(mais econômicos, duráveis e potentes), tanques externos e etc..


:lol: :lol: :lol: C. Mathias e sua sisternas voadoras, o tamanho do SU é para não ter que usar tanques externos. Só mesmo para um translado, mas mesmo assim, eu não queria pilotar um banheira de querosene destas. :twisted: :twisted:


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#122 Mensagem por Penguin » Dom Nov 18, 2007 11:06 pm

PRick escreveu:
projeto escreveu:
PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8


Domaine de vol = Velocidade de operação segura (1.8+ M).
Vitesse maximale = VNE (Velocity never exceed) (2.2 M).

Talvez as informações dos fabricantes não sejam claras.

Meus 2 centavos.

Abraços


Sem dúvida isto é que existe em vários locais como informações, é velocidade máxima de 2.2 MACH, e velocidade operacional acima de 1,8 Mach.

A velocidade máxima não é o mais importante, no entanto, a aceleração transônica, sim, e é neste ponto que a família F-18 peca e muito.

O apelido de Super Lento Hornet surgiu por este motivo, o F-18A já tinha este problema, a nada se conseguiu de efetivo nesta área.

[ ]´s


Vc tem dados sobre a curva de aceleracao do F-18A/C/E e de outros cacas? Nunca soube que o F-18A/C tivesse qq problema nesta area:
The Austrian pilots said they were impressed with the F/A-18's high alpha capability, acceleration and situational awareness. They also said the onboard systems were easy to use and they felt comfortable in operating the aircraft.
http://www.boeing.com/news/releases/mdc/96-286.html

Ha muitas variaveis a levar em consideracao numa comparacao destas: "consciencia situacional", cargas externas utilizadas (armas e tanques), consumo de combustivel x pos-combustao, etc. Tudo isso vai influenciar o uso do throttle...

Curiosamente as criticas ao SH tem se dissipado ao longo do tempo. Creio que conforme se compreende a filosofia deste projeto e suas virtudes pouco obvias.

[]´s

Jacques




Editado pela última vez por Penguin em Dom Nov 18, 2007 11:08 pm, em um total de 1 vez.
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#123 Mensagem por Plinio Jr » Dom Nov 18, 2007 11:07 pm

born escreveu:
Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet :twisted:


O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#124 Mensagem por orestespf » Dom Nov 18, 2007 11:13 pm

Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.


Olá Zepa,

sim, o SU-35 "antigo", aquele com canards.

Abraços,

Orestes




PRick

#125 Mensagem por PRick » Dom Nov 18, 2007 11:16 pm

jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
projeto escreveu:
PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8


Domaine de vol = Velocidade de operação segura (1.8+ M).
Vitesse maximale = VNE (Velocity never exceed) (2.2 M).

Talvez as informações dos fabricantes não sejam claras.

Meus 2 centavos.

Abraços


Sem dúvida isto é que existe em vários locais como informações, é velocidade máxima de 2.2 MACH, e velocidade operacional acima de 1,8 Mach.

A velocidade máxima não é o mais importante, no entanto, a aceleração transônica, sim, e é neste ponto que a família F-18 peca e muito.

O apelido de Super Lento Hornet surgiu por este motivo, o F-18A já tinha este problema, a nada se conseguiu de efetivo nesta área.

[ ]´s


Vc tem dados sobre a curva de aceleracao do F-18A/C/E e de outros cacas? Nunca soube que o F-18A/C tivesse qq problema nesta area:
The Austrian pilots said they were impressed with the F/A-18's high alpha capability, acceleration and situational awareness. They also said the onboard systems were easy to use and they felt comfortable in operating the aircraft.
http://www.boeing.com/news/releases/mdc/96-286.html

Ha muitas variaveis a levar em consideracao numa comparacao destas: "consciencia situacional", cargas externas utilizadas (armas e tanques), consumo de combustivel x pos-combustao, etc. Tudo isso vai influenciar o uso do throttle...

Curiosamente as criticas ao SH tem se dissipado ao longo do tempo. Creio que conforme se compreende a filosofia deste projeto e suas virtudes pouco obvias.

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Jacques


Só para você ter uma idéia os F-18A demoram 120 segundos para irem de Mach 0,80 para Mach 1,6 acima de 10000 metros! Números quase iguais aos F-4. Me lembro que na época a US Navy não gostou de tais números, mas tinha os F-14C. A US Navy queria isto em cerca de 80 segundos. Nesta mesma situação, o M-2000C chega a Mach 1,85, ou seja, acima da velocidade máxima de todos os F-18!

Outro ponto interessante da crítica era de que o YF-17, não é o mesmo avião, o F-18 é outro avião parecido com ele, e o nome foi mantido para não gerar problemas no congresso americano.

A ênfase em dar o avião capacidade de alto ângulos de ataque, gerou fadiga na empenagens verticais, os F-18A, ficaram restritos a 7,5 g´s, por conta disso. Me lembro do bacalhau, remendo, colocado na deriva dos F-18A, e o reforço feito nos F-18C.

Os F-18 foram pensados para serem caça-bombadeiros, muito mais super aviões de ataque.

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Editado pela última vez por PRick em Dom Nov 18, 2007 11:22 pm, em um total de 1 vez.
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#126 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 18, 2007 11:17 pm

Plinio Jr escreveu:
born escreveu:
Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet :twisted:


O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão :idea:

Tirando o F-22, é o caça americano mais moderno atualmente em suas forças.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#127 Mensagem por orestespf » Dom Nov 18, 2007 11:18 pm

Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.


Olá Bolovo,

eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:

Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.

EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)

A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.

Abraços,

Orestes




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#128 Mensagem por orestespf » Dom Nov 18, 2007 11:19 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Não esqueceu...ele não está é acreditando...ooooolha.........


O pior é que estou! :shock: :shock: :twisted: :twisted:




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#129 Mensagem por orestespf » Dom Nov 18, 2007 11:21 pm

Carlos Mathias escreveu:O SU-35 é o com canards, radar N-011M, e etc. Com todas as armas do arsenal russo prontas.

Ouvi não sei onde que pode vir(se a FAB quiser) com o IRBIS-E, OLS-35 e mais umas coisas do 35-1. Dessa forma, seria tudo compatível com o lote seguinte de 35-1.

Mesmo o antigo é um ótimo caça pesado. É equivalente ao SU-30MKI/MKM, só que monoplace.


Se vier o SU-35 (antigo, com canards) seria como o Carlos mencionou.

Sds,

Orestes




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#130 Mensagem por orestespf » Dom Nov 18, 2007 11:24 pm

Bolovo escreveu:
Plinio Jr escreveu:
born escreveu:
Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet :twisted:


O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão :idea:

Tirando o F-22, é o caça americano mais moderno atualmente em suas forças.


Talvez seja esse o motivo do "jogo duro" dos americanos com os fabianos. :twisted: :twisted:




Carlos Mathias

#131 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 18, 2007 11:48 pm

Ou seja, a mesma coisa da época do F-4, quando acabamos com o caça piada.




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#132 Mensagem por Penguin » Seg Nov 19, 2007 12:15 am

orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.


Olá Bolovo,

eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:

Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.

EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)

A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.

Abraços,

Orestes


Prezado Orestes,

O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$: http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.

[]´s

Jacques




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#133 Mensagem por orestespf » Seg Nov 19, 2007 9:25 am

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.


Olá Bolovo,

eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:

Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.

EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)

A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.

Abraços,

Orestes


Prezado Orestes,

O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$: http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.

[]´s

Jacques


Olá Jacques,

o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.

Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.

E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez! :D :D

Abraços,

Orestes




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#134 Mensagem por Jacobs » Seg Nov 19, 2007 10:07 am

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.


Olá Bolovo,

eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:

Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.

EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)

A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.

Abraços,

Orestes


Prezado Orestes,

O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$: http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.

[]´s

Jacques


Olá Jacques,

o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.

Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.

E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez! :D :D

Abraços,

Orestes


O problema do "Super-bug" :lol: é que o preço deve deve estar na casa do proço do Rafale/Eurofighter.

Será que vale a pena?




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#135 Mensagem por Penguin » Seg Nov 19, 2007 10:20 am

Jacobs escreveu:
orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Zepa escreveu:1) Francesa:

a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.

2) Russa:

a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs


Orestes

Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.

Zepa.

Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.


Olá Bolovo,

eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:

Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.

EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)

A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.

Abraços,

Orestes


Prezado Orestes,

O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$: http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.

[]´s

Jacques


Olá Jacques,

o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.

Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.

E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez! :D :D

Abraços,

Orestes


O problema do "Super-bug" :lol: é que o preço deve deve estar na casa do proço do Rafale/Eurofighter.

Será que vale a pena?


É por ai mesmo. Talvez até um pouco menos devido ao cambio.

Porém é bom recordar que hoje em dia mais de 40-50% do preço de uma caça (4a+ geração) é devido a sistemas eletronicos e avionicos.

Se a FAB quiser pagar menos, vai adquirir um caca "pelado", de limitada serventia.




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