LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#1786 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 15, 2007 10:58 pm

Bender escreveu:Li praticamente tudo,e me parece que apesar das preferencias pessoais e aspectos politicos,o básico ta meio esquecido.
-A compra deve ser direcionada ao GDA.
-A estrutura de equipamento de ponta para o GDA
, e "outro vetor diferenciado" para os outros comandos deverá ser mantida.(opinião pessoal)
-Teoricamente o vetor a ser batido com maior poder no Toas, é o SU30 chaves.
-A pergunta a ser respondida ,independente de preferências,politica e paixões deveria ser:
-Qual vetor existente tem capacidade de bater ou confrontar igualmente o SU30?para ser operado no GDA.(ponto.)
-menos não serve,nem com com toda tecnologia pra ser destrinchada nos próximos 30 anos.
-Qualquer um que tiver esta capacidade serve :wink:
-Qualquer um que não tiver não serve,só pra complemento.
-Linha de frente tem que ter porrete do mesmo calibre ou maior,independente de se saber construir o porrete ou não.
-"que legal!vou ejetar :D !Tô caindo :mrgreen: mas ainda bem que nós conseguimos um off-set :mrgreen: Bacana! :D


Está na hora da FAB dar uma revisada nesta história de Grupos dedicados demais. Principalmente na avação de caça. Os grupos deveriam ser de caças táticos-GCaTac, ou quem sabe, Grupo de Aviação Tática-GAvTac.

Porque o potencial de qq aeronave que vier a ser incorporada no FX-2 será obrigatoriamente multi-role.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#1787 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 15, 2007 10:59 pm

O custo operacional do F-15 é absurdo, segundo dizem. E o avião será novo e tecnologia é condição básica. Tudo de acordo com o que dizem.




Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#1788 Mensagem por Jose Matos » Qui Nov 15, 2007 11:33 pm

Olá a todos

Já não passava por cá há tempo. Já calculava que este tópico desse muito que falar. Creio que o Rafale e o Grippen estão bem posicionados para uma vitória neste novo concurso. Mas vamos ver. Em relação ao número não acredito que sejam 36 aparelhos, mas qualquer coisa na casa dos 25-30 aviões.

Um abraço





Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1789 Mensagem por Paisano » Qui Nov 15, 2007 11:50 pm

Como diz o ditado: Quem é vivo sempre aparece. :shock:

Salve Grande JM. [009]

PS: Por acaso você tem notícias do Charlie Golf? [001]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#1790 Mensagem por Penguin » Qui Nov 15, 2007 11:58 pm

Roberto Portella Bertazzo escreveu:Além do Rafale e do Su-30/35 também devemos considerar que o Boeing F-18E Block II com radar Apg-79 e os F-15C mesmo de segunda mão, com radar APG-63V(3) ambos armados com os AIM-120D, também poderiam enfrentar aos SU-30 venezuelanos.
Certo é que ambos vetores não vão trazer transferência de tecnologia e que o F-18E é muito caro.
Agora quanto aos F-15C, dependendo das negociações políticas, poderiam ser obtidos a preços razoaveis e em grande quantidade.


Quanto a transferencia de tecnologia, a coisa acaba se tornando nebulosa.

Com relacao a preco, o F-18E e o F-15X estao no mesmo (ou baixo) patamar do Rafale, devido ao cambio Dolar/Euro.

Qt maior o conteudo tecnologico, menor sera a transferencia de tecnologia possivel.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#1791 Mensagem por Túlio » Sex Nov 16, 2007 12:03 am

Bolovo escreveu:
Eu também só descobri agora. :lol:

Mas agora que descobri essa votação vai para 99% Gripen e 1% Rafale. :mrgreen:

:wink:



Bueno, está assim agora (com meu voto...heheheheheh)

:arrow: Su-35..........16%
:arrow: Gripen.........24%
:arrow: F-35 JSF.......14%
:arrow: Typhoon.......14%
:arrow: Rafale..........28%
:arrow: Other.............4%

Total Votes: 2469

Poll ends on: 16 November 2007 (hoje)




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bender

#1792 Mensagem por Bender » Sex Nov 16, 2007 1:15 pm

Está na hora da FAB dar uma revisada nesta história de Grupos dedicados demais. Principalmente na avação de caça. Os grupos deveriam ser de caças táticos-GCaTac, ou quem sabe, Grupo de Aviação Tática-GAvTac.

Porque o potencial de qq aeronave que vier a ser incorporada no FX-2 será obrigatoriamente multi-role.


Pode até ser,mas eu duvido por exemplo,que se a aeronave que vier a ser adotada agora for o SU30,que no futuro "imprevisivel", ela venha a ser a aeronave de todos grupos da fab. :wink:




Carlos Mathias

#1793 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 16, 2007 1:19 pm

Olha, na verdade eu acho que vai depender mais do formato futuro da FAB e principalmente da verba. Mas o mais comum, digamos assim, é o tal HI-LO mesmo.

O low parece que será o bom e velho Matusa, modernizado é claro. Por mim, vendia essa tranqueirada de F-5 e A-1 e colocava só Matusão no low. E essa modernização tem que abrir o miolo/cérebro do veinho, prá aceitar mísseis de qualquer procedência.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#1794 Mensagem por Lord Nauta » Sex Nov 16, 2007 1:23 pm

Jose Matos escreveu:Olá a todos

Já não passava por cá há tempo. Já calculava que este tópico desse muito que falar. Creio que o Rafale e o Grippen estão bem posicionados para uma vitória neste novo concurso. Mas vamos ver. Em relação ao número não acredito que sejam 36 aparelhos, mas qualquer coisa na casa dos 25-30 aviões.

Um abraço




O avião e o Rafale ( + Mirages modernizados). Em relação aos 2,2 bilhões e o valor inicial do investimento. Esta informação e para o público externo, jogada na imprensa uma vez e acaba o assunto, com o correr do tempo outras etapas de investimento são realizadas fora dos holofotes. Em resumo não façam as contas considerando apenas este valor.


Sds

Lord Nauta

Sds




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#1795 Mensagem por LeandroGCard » Sex Nov 16, 2007 1:28 pm

Roberto Portella Bertazzo escreveu:Além do Rafale e do Su-30/35 também devemos considerar que o Boeing F-18E Block II com radar Apg-79 e os F-15C mesmo de segunda mão, com radar APG-63V(3) ambos armados com os AIM-120D, também poderiam enfrentar aos SU-30 venezuelanos.
Certo é que ambos vetores não vão trazer transferência de tecnologia e que o F-18E é muito caro.
Agora quanto aos F-15C, dependendo das negociações políticas, poderiam ser obtidos a preços razoaveis e em grande quantidade.


Segundo posts já colocados aqui o F-18 já foi vetado para nós, o máximo que os EUA nos permite comprar é o F-16 (somos países muuuuuito amigos, num sabe?). Não vejo porque o F-15 também não seria vetado também, mas mesmo que viesse a FAB não tem condições de manter um número muito grande deles, pois o custo operacional é altíssimo. Já li em várias revistas que mesmo a USAF reclama disso.

Em todos os casos, a transferência de tecnologia seria nula, mesmo para a integração de novas armas. Por tudo isso, acho que insistir em citar estes aviões (ou qualquer coisa americana acima do F-16) é perda de tempo.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#1796 Mensagem por Dieneces » Sex Nov 16, 2007 1:30 pm

LeandroGCard escreveu:
Roberto Portella Bertazzo escreveu:Além do Rafale e do Su-30/35 também devemos considerar que o Boeing F-18E Block II com radar Apg-79 e os F-15C mesmo de segunda mão, com radar APG-63V(3) ambos armados com os AIM-120D, também poderiam enfrentar aos SU-30 venezuelanos.
Certo é que ambos vetores não vão trazer transferência de tecnologia e que o F-18E é muito caro.
Agora quanto aos F-15C, dependendo das negociações políticas, poderiam ser obtidos a preços razoaveis e em grande quantidade.


Segundo posts já colocados aqui o F-18 já foi vetado para nós, o máximo que os EUA nos permite comprar é o F-16 (somos países muuuuuito amigos, num sabe?). Não vejo porque o F-15 também não seria vetado também, mas mesmo que viesse a FAB não tem condições de manter um número muito grande deles, pois o custo operacional é altíssimo. Já li em várias revistas que mesmo a USAF reclama disso.

Em todos os casos, a transferência de tecnologia seria nula, mesmo para a integração de novas armas. Por tudo isso, acho que insistir em citar estes aviões (ou qualquer coisa americana acima do F-16) é perda de tempo.

Leandro G. Card
F-18 oferecido pra India e tantos outros países e vetado para o Brasil . Fuentes?Pro Brasil os EUA só vetariam o F-22 , entre seus caças , se nós o pretendêssemos...




Carlos Mathias

#1797 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 16, 2007 1:37 pm

Pode até não ser vetado, mas vem cheio de cadeados e correntes. Fora que os AIM-120C são uma incógnita e outra fechadura voadora.

E de acordo com o MinDef, só com tecnologia.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#1798 Mensagem por LeandroGCard » Sex Nov 16, 2007 1:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, na verdade eu acho que vai depender mais do formato futuro da FAB e principalmente da verba. Mas o mais comum, digamos assim, é o tal HI-LO mesmo.

O low parece que será o bom e velho Matusa, modernizado é claro. Por mim, vendia essa tranqueirada de F-5 e A-1 e colocava só Matusão no low. E essa modernização tem que abrir o miolo/cérebro do veinho, prá aceitar mísseis de qualquer procedência.


Também acho que o négócio é partir para um Hi-Lo mix, mas não gosto da idéia do Matusa como Low. A FAB está no meio da modernização do F-5, e apenas iniciando a dos A-1, e portanto estes aviões deverão ainda operar por pelo menos mais 10-15 anos. E não acho boa idéia simplesmente jogar todos eles fora agora.

Isto torna evidente que se a FAB for realmente partir para um Hi-Lo, o avião do F-X2 seria o Hi, e o Lo viria daqui a uma década ou mais para substituir os F-5M e os A-1M. Comprar Matusas daqui a dez anos, mesmo que modernizados, para mim seria um retrocesso enorme. Dez anos atrás, na época do F-X1 e antes da modernização dos aviões atuais vá lá, eles seriam o Lo e estaríamos indo atrás do Hi, mas pensar nisso agora coloca vinte anos de defasagem na idéia.

Não gosto disso.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#1799 Mensagem por Tigershark » Sex Nov 16, 2007 1:43 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode até não ser vetado, mas vem cheio de cadeados e correntes. Fora que os AIM-120C são uma incógnita e outra fechadura voadora.

E de acordo com o MinDef, só com tecnologia.


Amigo Carlos,apesar das apostas em contrário ainda acho que vai dar SU-X(sem correlação com os japas) :D

Abs,

Tigershark




Carlos Mathias

#1800 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 16, 2007 1:47 pm

Acontece que um F-5M não chega nem aos pés de um M-2000-5. O A-1 então nem se fala. Gastar dinheiro e principalmente tempo nessas modernizações para no final termos aviões de capacidades duvidosas para um país que almeja a liderança regional é que não me parece correto.

O fatos atropelaram o planejamento estilo "barrigada", que no cenário atual e futuro não acomodam mais aviões risíveis. Isso se estamos falando de um país que tenciona ser líder regional e quiçá mundial.

Agora, se vamos manter o balacobaco, telecoteco, ziriguidum, ficamos com os Mitinga mesmo que tá bom. :?




Responder