fabioglobo10 escreveu:Duka escreveu:Acredito que a célula do MIG-29K seja suficientemente robusta para operar por catapulta, aliás essa é uma característica notável em todo equipamento militar russo. Como lançamos nossos A-4 presos à catapulta por cabos de aço, creio eu que isso não seria problema para o fabricante.
Acho que essa não é a melhor idéia...
os esforços q ocorrem com a desaceleração da aeronave, ficam praticamente aplicadas eu um ponto especifico... teria q se reforçar toda a extrutura da aeronave para q ela aguentasse o "tranco"... o q no fim das contas nao deve se rmuito viavel tecnicamente, nem financeiramente.
Aguentar o tranco eles já são projetados para aguentar, pois já vão sair de fábrica configurados para "pouso convencional" em um PA, ou seja, serão enganchados a mais de 200 km/h no aparelho de parada. Para ser lançado, falando "a grosso modo" seria necessário mais um ponto de fixação na fuselagem projetado para o o cabresto.
Mas realmente não faço idéia de quanto isso poderia custar. Alguém sabe se as modificações feitas nos MIG-29K que serão entregues à marinha indiana tiveram algum custo adicional?
Concerteza sim, porque a versão do Mig-29K foi feita especialmente para India, visto que a marinha russa preferiu o Su-33.
Não tenho certeza, mas com base nisso podemos argumentar que boa parte do desenvolvimento do Mig-29K foi bancada pela India.