LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1696 Mensagem por Skyway » Ter Nov 13, 2007 1:01 am

Na boa? É o Lobby que está estragando esse fórum.

É ele que está fazendo ele perder a credibilidade e a utilidade como fonte de informações diversas e confiáveis sobre defesa.

Isso aqui virou arena para exclusivos modelos de aeronaves disputarem entre sí pra ver quem tem o pinto maior, ou a bengala maior, ou pra dizer que agora o Brasil vai comprar esse ou aquele, informação confiável, vinda de uma fonte segura de brasília, mas que mais que isso não posso falar ou devo falar em forma de charada e brincando com a cabeça dos membros menos "afortunados" coitados, são uns sem fonte, não é mesmo?! :evil:

Na boa, opinião pessoal, esse fórum está já quase todo tomado por essa onda ridícula que conseuiu já acabar com o propósito real do DB. Que era cada um(todos) contribuir com seu conhecimento ajudando assim a suprir a curiosidade de outros entusiastas de assuntos militares. Afinal, isso aqui é um Hobby e teoricamente deveria servir para troca de conhecimentos, e não palco para meia dúzia de palhaços ficarem discutindo e trocando tortadas e meio mundo olhando e batendo palmas, vaiando, dando pitaco....

Putz, tem hora que minha paciência com o DB esgota.....

Tem gente que anda/andou asistindo o filme "Obrigado por fumar" pra aprender a fazer lobby, e quem sabe, ganhar alguma coisa.

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1697 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 13, 2007 1:21 am

Skyway escreveu:Na boa? É o Lobby que está estragando esse fórum.

É ele que está fazendo ele perder a credibilidade e a utilidade como fonte de informações diversas e confiáveis sobre defesa.

Isso aqui virou arena para exclusivos modelos de aeronaves disputarem entre sí pra ver quem tem o pinto maior, ou a bengala maior, ou pra dizer que agora o Brasil vai comprar esse ou aquele, informação confiável, vinda de uma fonte segura de brasília, mas que mais que isso não posso falar ou devo falar em forma de charada e brincando com a cabeça dos membros menos "afortunados" coitados, são uns sem fonte, não é mesmo?! :evil:

Na boa, opinião pessoal, esse fórum está já quase todo tomado por essa onda ridícula que conseuiu já acabar com o propósito real do DB. Que era cada um(todos) contribuir com seu conhecimento ajudando assim a suprir a curiosidade de outros entusiastas de assuntos militares. Afinal, isso aqui é um Hobby e teoricamente deveria servir para troca de conhecimentos, e não palco para meia dúzia de palhaços ficarem discutindo e trocando tortadas e meio mundo olhando e batendo palmas, vaiando, dando pitaco....

Putz, tem hora que minha paciência com o DB esgota.....

Tem gente que anda/andou asistindo o filme "Obrigado por fumar" pra aprender a fazer lobby, e quem sabe, ganhar alguma coisa.

Olá

Meus 2 centavos (de Real) :D

Amigos antes de achar que é um problema a 'contaminação' do DB, vamos refletir um pouco: :D

Cuidado para não confundir Lobby com 'preferências pessoais', pois tem uma galera aqui que defende as suas preferências (sejam elas Flanker, Rafales, Grippens, J-10, F-35, F-16, F-18, Rafales, EF-2000, Mig-29 da vida) porque gostam mesmo e irão defende-las o tempo todo porque acreditam que esse ou aquele caça por esse ou aquele motivo são melhores para o Brasil... 8-]

Cabe a nós usuários filtrarmos e escolhermos em quem acreditar além de tentarmos aprender com várias informações interessantes que são passadas também...

Analisando sob uma outra 'perspectiva' (me perdoe pela minha opnião) mas se realmente 'lobbistas' estão participando do DB isso indica para mim que temos alguma credibilidade a ponto de ter gente querendo bagunçar as nossas cabeças :D :D :wink:

É claro que também temos que pensar que existe gente que pode estar mentindo descaradamente mesmo! :D :D

Mas o melhor de tudo é que temos que prestar muita atenção que existe um pessoal que realmente estuda as aeronaves a fundo mesmo, tem livros, lê, conversa com gente, vasculha um montão de fóruns... não fiquem triste porque esses ainda estão por aqui! :D

A meu recado tenta ser positivo porque acima de tudo em tempos aonde estamos com a perspectiva de incorporarmos aeronaves modernas a nossa Força Aérea... todos ficam 'loucos' para saber quem ganhou e que o ganhador que seja 'o meu' ...

Como diria a música:
"- Garotos são garotos..."

[009]

[]s e boa caçada pela informação que lhe agrada :wink:

E se não estão satisfeitos com as 'fuentes' ... questionem... não aceitem meias verdades... isso é um direito de qualquer usuário aqui!

CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#1698 Mensagem por ZeRo4 » Ter Nov 13, 2007 1:48 am

cb_lima,

O problema é quando as preferências individuais atrapalham no quesito de realidade. Isso realmente torna o DB um tanto chato, eu já não leio o fórum com tanta frequência quanto antigamente... os mais velhos devem notar minha ausência.

Não acho esse tipo de coisa construtiva para o próprio DB. Quer ver um belo exemplo??? Na época da compra dos Mirage2000, o PRick exageradamente defendia a aquisição desse vetor, sendo que tínhamos disponíveis para compra o F-16MLU, Su-27SM (armado e com cláusula de buy-back) e as versões "A" do Grippen, perante isso, dizer que o Mirage2000 foi uma bela escolha??? poxa é piada para o próprio fórum.

Sobre F/X então eu já deixei de discutir a tempos... no primeiro F/X o maior problem a do Su-35 era os custos por ter duas turbinas. E agora com o Rafale na competição esse problema não existe... msm que muito provavelmente o Rafale seja mais caro em tudo que o Su-35.

A minha opinião sobre F/X é clara e é a seguinte... o Su-35 e o Rafale são os únicos aviões que preenchem de forma "satisfatória" o requesito, sendo que o Su-35 além de cumprir com folgas, é mais barato, tem mais transferência de tecnologia e vem com menos coleira (veja bem o que eu escrevi...), seria então a solução lógica.

Uma outra opção que eu sempre achei interessante é a aquisição do Grippen em um primeiro momento, que seria perfeito para substituir os F-5BR e AMX-M, talvez seja prematuro falar disso... mas já ficamos encaminhados, não?

E ai temos o fator político do Rafale, que também é um excelente avião, mas que tem os problemas que todos conhecemos bem.

O negócio é JOGAR LIMPO e essa licitação daria tudo para dar Su-35. Mas o problema é ficar criando picuinha, tem gente que diz que nem a Rússia comprou o Su-35, ptz o Su-35 segue a família, no final das contas é mais uma versão do Su-27, não é um avião experimental... acho que tudo passa por meio da ética, até para tornar o fórum mais divertido... o problema é que alguns defendem com unhas e dentes os seus pensamentos.

O negócio é diversificar, eu até tempos atrás defendia o Spyder como o melhor sistema de defesa aérea para o Brasil, hj em alguns pontos eu já não penso dessa forma... gostar de um equipamento é uma coisa, defendê-lo mesmo sob condições não ideais é outra e é o que a maioria faz nesse fórum... como costumo dizer, se o Su-35 tivesse "Made in USA" ou qualquer país da Europa estampado, muito usuários desse fórum não teriam dúvida em apontá-lo! mas como é Russo...

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#1699 Mensagem por Beronha » Ter Nov 13, 2007 7:50 am

Ola pessoal , sou novo aqui no forum , e desculpem pela falta de conhecimento nesses meus primeiros posts , mas acho que o skyway tem uma certa razão quanto a maneira que é apresentada todas as informaçoes

Jacobs
Sênior
Sênior

#1700 Mensagem por Jacobs » Ter Nov 13, 2007 8:14 am

Tem lobbystas aqui no forum? Quer dizer que a galera ta ganhando grana so pra falar que fulano é mais caça que ciclano???

Como que eu arrumo uma mamata dessas??? :lol:

PRick

#1701 Mensagem por PRick » Ter Nov 13, 2007 12:51 pm

Por falar e lobie,

O Gripen N tem muito pouca change de ser escolhido pela Noruega, o concorrente é o F-35, que os EUA ainda acenam com a possibilidade de parcerias.

Se o Gripen N não for escolhido, existe algum futuro para este "novo" avião, ou a Suecia não irá encomendar nenhum.

O que o pessoal do Lobie do Arenque tem a dizer? :roll:

[ ]´s

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1702 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 13, 2007 1:02 pm

PRick escreveu:Por falar e lobie,

O Gripen N tem muito pouca change de ser escolhido pela Noruega, o concorrente é o F-35, que os EUA ainda acenam com a possibilidade de parcerias.

Se o Gripen N não for escolhido, existe algum futuro para este "novo" avião, ou a Suecia não irá encomendar nenhum.

[ ]´s

Muita pouca chance não. A Noruega investiu o mesmo tanto para o Gripen, tanto para o F-35. E o número de empresas norueguesas envolvidas no programa do caça sueco é maior, um pouco, mas maior. Tem belas chances, na Dinamarca também. Mas você está certo, se a Noruega ou Dinamarca não o adquirirem, é o fim do projeto.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#1703 Mensagem por PRick » Ter Nov 13, 2007 1:04 pm

Bolovo escreveu:

[ ]´s

Muita pouca chance não. A Noruega investiu o mesmo tanto para o Gripen, tanto para o F-35. E o número de empresas norueguesas envolvidas no programa do caça sueco é maior, um pouco, mas maior. Tem belas chances, na Dinamarca também. Mas você está certo, se a Noruega ou Dinamarca não o adquirirem, é o fim do projeto.

O problema é que este Gripen deve sair uma nota, e o F-35 tem vantagens que o Gripen não pode igualar. E o Gripen N será um avião muito diverso do Gripen comum.

Quando sai a decisão da Noruega?

[ ]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#1704 Mensagem por Túlio » Ter Nov 13, 2007 1:08 pm

Para mim essa charla de apodar ENTUSIASTA como LOBISTA tem cara de:

Imagem

CHOOOOOOORA, SUEQUINHO......errrrrrrrrr, digo...........CHOOOOOORA, VIOLA, POWS!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1705 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 13, 2007 1:21 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:

[ ]´s

O problema é que este Gripen deve sair uma nota, e o F-35 tem vantagens que o Gripen não pode igualar. E o Gripen N será um avião muito diverso do Gripen comum.

[ ]´s

Quem está desenvolvendo o Gripen N é a SAAB, governo sueco, norueguês e dinamarques. Quando ele começar a ser entregue, se realmente for adquirido, já estará com todo o desenvolvimento pago. A decisão sai em 2010. O povo norueguês não está gostando muito do F-35 por causa do preço (que sobe e sobe sem parar) e pela tal "caixa-preta" que existe em relação aos aviões americanos, então estão pendendo para o Gripen DK/N e EF-2000, mas com maioria absoluta apoiando o caça sueco. Isso foi pesquisa de TV por lá se quer saber hehehe! Na Dinamarca parece que é a mesma coisa.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#1706 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 13, 2007 1:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Com REVO é mole, até o Mitinga faz.

Pois é. Mas tem que saber com que carga de armas foi feito aquele grafico bonitinho.

Se for com o Gripen limpo então não dá.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

#1707 Mensagem por PRick » Ter Nov 13, 2007 1:38 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Bolovo escreveu:

[ ]´s

[ ]´s

Quem está desenvolvendo o Gripen N é a SAAB, governo sueco, norueguês e dinamarques. Quando ele começar a ser entregue, se realmente for adquirido, já estará com todo o desenvolvimento pago. A decisão sai em 2010. O povo norueguês não está gostando muito do F-35 por causa do preço (que sobe e sobe sem parar) e pela tal "caixa-preta" que existe em relação aos aviões americanos, então estão pendendo para o Gripen DK/N e EF-2000, mas com maioria absoluta apoiando o caça sueco. Isso foi pesquisa de TV por lá se quer saber hehehe! Na Dinamarca parece que é a mesma coisa.

Putz, até pesquisa de TV! Bem, é lógico que o Gripen está sendo desenvolvido pela SAAB. O que interessa é que tanto Dinarmarca como Noruega, costumam rezar pela cartilha dos EUA, como boa parte dos países europeus menores, mesmo porque só existe Gripen, seja qual for o modelo, porque os EUA permitem a exportação, em caso de veto do governo americano, nada de Gripen, assim, não vejo o Gripen como caça de afirmação da independência de nenhum país em face aos EUA, e por este mesmo motivo, os EUA estão com a faca e o queijo na mão, quanto a questão de preço, duvido muito que o preço do Gripen N ficará muito abaixo dos F-35, e será um caça, mesmo com melhorias, muito abaixo da capacidade geral do F-35, além de não ser furtivo.

O Gripen pode ter chances, mas o F-35 é o grande favorito. E neste caso, como a decisão só sai em 2010, se não houver nenhum atraso, não existe qualquer chance da FAB encomendar algo que nem pode existir, agora, em 2008. Se a decisão do F-X2 sair em 2008, Gripen N é viagem demais.

[ ]´s

Benke
Sênior
Sênior

#1708 Mensagem por Benke » Ter Nov 13, 2007 1:40 pm

Gripen incomoda 8-]

ars longa vita brevis
PRick

#1709 Mensagem por PRick » Ter Nov 13, 2007 1:42 pm

Benke escreveu:Gripen incomoda 8-]

É verdade pulga é bicho chato pra cacete, ainda mais alada, faz a gente se coçar todo! :twisted: :twisted: [018]

30 segundos para alguém do Lobie Arenque responder!

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1710 Mensagem por Morcego » Ter Nov 13, 2007 1:44 pm

A.K. for T-7 escreveu:
orestespf escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
orestespf escreveu:A.K. for T-7:
Orestes,

Não sei qual a intenção sua ao escrever isso, mas se você é um cara tão informado como diz, sabe que a história do F-16 B60 e F-35 não é nada disso. Absolutamente. Se você realmente sabe o que se passa, tem noção de que o que você escreveu não tem pé nem cabeça, agora porque escreveu, não sei. Também não precisa querer me explicar nada e nem justificar nada: eu sei a história REAL que se passou e, diga-se bem claro, ainda passa. Agora, nãovou entrar em discussão de minha fonte é isso e a sua é aquilo. Não bebo em uma fonte só, e entre as pessoas com quem falei/falo, não tem moleque não...

Olá Beraldi,

tudo bem? Ontem, quando escrevi tal post, não havia colocado "maldade" alguma na coisa. Hoje pela manhã, vi este seu post e confesso que me preocupei. Não pela forma que você colocou, mas pela forma que eu escrevi e que pode ter gerado este novo mal-estar.

Deixo claro para o amigo que não houve intenção alguma em magoá-lo ou mesmo de provocá-lo, nem mesmo aos adoradores dos equipamentos americanos. Se mais uma vez, passei uma idéia ruim, que vai de encontro as suas, ofensivas inclusive, minhas desculpas formais.

Vou direto ao ponto, não faz um mês que obtive tais informações de setores importantes que estão lidando com este assunto. Disseram-me exatamente isso que escrevi. Na verdade relutei por algum tempo em escrever tal coisa, pois pra mim não fazia sentido e o assunto já não era polêmico como antes.

Vou propor algo, por que nós dois não trocamos algumas idéias, inicialmente por MP? Sinto-me a vontade para dizer ao amigo do que sei, você fala se quiser. Depois de encontrada a média, retornamos ao fórum com o discurso afinado, dizendo obviamente o que for possível. Se desejar, mande-me uma MP.

Abraços "envergonhados'.

Orestes

Orestes,

Não sou criança mimada e nem um maníaco depressivo: não se preocupe em me ofender ou me magoar com opiniões ou pontos de vista diversos do meu. Debate é debate. Agora, factóide, também é factóide. Certas coisas não mudam da noite para o dia desta maneira e, principalmente, o passado, o ocorrido, o acertado, o afirmado e o ajustado, não mudam. Mesmo. seria uma irresponsabilidade daqueles que sentam numa mesa de negociação buscando uma definição de um negócio com uma vastidão de implicações político-estratégicas, como é o caso do FX. Comprar caça novo, não é comprar carro novo. Isto, estou certo, você sabe.

Afirmo com convicção: quem falou isso para você, especialmente no mês passado, como você disse, está MENTINDO descaradamente ou INVENTANDO coisas. Em resumo: falando o quê não sabe. Não sei quem te disse isso (nem me interessa saber), mas se fosse você, colocaria esta pessoa no rol dos "falastrões", ou "caozeiros", como diriam os cariocas....

Quanto a MP, agradeço seus contatos (especialmente seu telefone, assim posso listá-lo no Guardião :wink: ), mas desde que começou este papo dos "sem fontes" e os "com fontes", optei por jogar aberto sempre que não for de extrema sensibilidade o assunto, e como estas conjecturas de FX não o são, pois não tem o potencial de influenciar a complexa decisão final, opto por expor todos os detalhes (sem nomes) aos demais foristas que estão por aqui para isto mesmo: obter informação que não sai na mídia ou na imprensa. É óbvio que se me perguntar nome e RG da fonte (e isto não for adequado), ou quantos caças a FAB tem operacionais, ou como a Polícia Federal opera, etc., não vou falar. Mas o resto, é o resto. É papo de aficionado bem relacionado, e se o cara é seu amigo e abriu com você, você abre com os amigos virtuais que estão aqui querendo saber, afinal ninguém aqui vai chegar para o Saito e falar "muda o parecer aí, porque já vazou que..." ou vai chegar no Lula e "Não assina não, porque já ouvi na semana passada no DB que..."

Esta é minha posição. Sem rancores ou ressentimentos. Só uma postura que tenho mantido aqui. É extremamente enfadonho e desgastante vir aqui no DB, em busca de informação e de um bate-papo saudável e interessante sobre um assunto sobre o qual não se consegue encontrar um interlocutor informado em qualquer boteco, e então ver dezenas de páginas de pessoas "fazendo doce" desnecessariamente, fazendo suspense, querendo chamar a atenção sobre si, colocar-se numa categoria a par dos demais, e ainda deixar a molecada mais "no veneno"na saída do que quando chegou. A vida já é feia e chata na maior parte do tempo lá fora, assim, se pudermos dar uma alegria e uma motivação para quem tem o RARO gosto por Defesa neste país, não tem porque não fazê-lo, sem ser irresponsável ou leviado, logicamente.

Um abraço (por trás),

Beraldi.

PS: isto não é direcionado a você, é um desabafo geral, entende? repito: no hard fellings (other than that of my pants)

Ok, Beraldi.

Façamos o seguinte: não sou quem você pensa que é. Estou a frente das negociações, mas não tenho o poder da decisão final. Ah, e não me chamo Orestes.

Agora pensem o que quiser! :wink: :twisted: :twisted:

Abraços "frontais" (por trás e coisa de boiola),

Orestes

PS: meu celular vai tocar e vai estar ligado ao Guardião. rsrs

Ok, Orestes, digo Mister M... :lol:

Se está nesta situação, deve ficar sempre em Brasília. Eu vou estar em Brasília entre 19 e 22 de novembro, no I Simpósio de Operações Especiais, quem sabe aí agente pode se encontrar e tomar um uísque, para botar o papo em dia. Quando sair o hotel que vou ficar eu te informo pelo e-mail. Mandei o meu, em resposta a sua MP.

Abraço (ainda por trás, ativamente)

Beraldi.

Só quero lembrar ao amigo ORESTES, qeu o GUARDIÃO já é coisa do passado, o lance agora é BEDIN.

Responder