LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#1501 Mensagem por Centurião » Sáb Nov 10, 2007 4:06 pm

LeandroGCard escreveu:
Tigershark escreveu:
Leandro,

Na sua opinião porque até agora então não partimos para buscar uma licença/projeto de turbina que se encaixe nos nossos planos,ou pelo menos nos dê o básico para um desenvolvimento próprio?

Abs,

Tigershark


E enfiar esta turbina aonde, amigo Tigershark?!?!

O caso é que não temos planos, portanto não existem turbinas que se encaixem neles!

As coisas no Brasil são sempre assim, primeiro não se leva nada a sério, discute-se durante milênios e na hora não se gasta o dinheiro por um motivo ou outro qualquer (vide a construção da Barroso e o FX-1). depois aparece uma emergência (a saída de operação dos Mirage-III e o fator Chaves por exemplo), e aí corre-se para tapar o buraco "para ontem", e então não dá para planejar mais nada e tudo é decidido de supetão em função dos prazos extremamento curtos e das "amizades" das autoridades de plantão.

Se neste momento a situação estiver melhorzinha de grana aparecem uns projetos megalomaníacos (SNA, programa espacial, etc...), que mesmo quando tecnicamente viáveis tem pouca ou nenhuma sustentação em conceitos estratégicos de longo prazo, e aí na troca das autoridades de plantão ou da situação econômica (e um destes dois fatores sempre acontecem) estes programas murcham e viram zumbis que nunca morrem mas também não estão realmente vivos.

Então, podemos realmente colocar em pouco tempo uma turbina moderna em produção no Brasil. Infra-estrutura industrial para isto existe, melhor até que a da China ou da Índia (não podemos contudo projetar nossas próprias turbinas, isto sim demandaria pelo menos uma década de esforço concentrado na criação de uma massa crítica de conhecimentos muito específicos). Mas que turbina, para que avião? Do jeito que se desenha a FAB nos próximos 20 anos, com F-5M + A-1M + M-2000Br + Rafale, teríamos pelo menos quatro turbinas não intercambiáveis (até se poderia pensar em colocar a turbina do Rafale no A1-M, mas isto teria um custo absurdo e as vantagens seriam marginais), de três fabricantes diferentes, cada uma utilizada por uma parcela considerável de nossos aviões de primeira linha. Nenhuma delas porém utilizada em quantidade que permita a produção local de forma econômica.

(Uma opção seria padronizarmos todos os aviões da FAB para o Rafale nos próximos anos, mas aí ele é muito caro (embora em teoria muito capaz), e teríamos no máximo uns 60 aviões para substituir todo o resto. Talvez, sendo ele bimotor, valha a pena a produção local do motor, mas fecha-se a janela para o desenvolvimento de um caça nacional, pois não vejo como haveria espaço para ele ao lado do Rafale.)

E assim, nesta toada, continuaremos para sempre com a importante restrição de não fabricarmos aqui um motor de caça que possa ser utilizado em um projeto nacional. E isto vale para diversos outros ítens dos aviões de combate, e portanto projetos realmente nacionais são inviáveis.

É triste mais assim é o Brasil.

Leandro G. Card


Espero que seja diferente daqui para a frente, com todas as mudanças econômicas, políticas, sociais e estratégicas que estão acontecendo, e o planejamento que está se propondo. :)




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1502 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 10, 2007 4:36 pm

Acredito que os ataques INUTEIS com relação ao RAFALE são PURO flankeirismo CEGO e TOLO.

assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................

sinceramente, NÃO DA MAIS pra teclar SERIAMENTE com XIITAS.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#1503 Mensagem por Tigershark » Sáb Nov 10, 2007 4:40 pm

Amigo Morcego,

Concordo em gênero,número e grau com o Rcolistete,acho que os excessos de ideologia são de ambos os lados.Se lembrarmos bem até pouco meses atrás a discussão era sobre M-2000C,KFIR10 e só Deus sabe mais o quê!
:D
Abs,

Tigershark




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1504 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 4:41 pm

Túlio escreveu:E eu acrescento uma questão:

:arrow: Se os aviônicos que os Russos se dispunham a botar nos Flankers eram tão buenos, para quê integrar Franceses, Israelenses & quetales, sabendo que subiria o preço? Que CERTAMENTE adviriam problemas de integração?


Vários países optaram por "personalizar" seus equipamentos, uma forma de ter o mesmo vetor, mas cheio de segredos. Uma estratégia interessante e comum, até mesmo no Brasil. O nosso F-5M é exatamente assim, todo personalizado ao gosto fabiano. Os gregos também têm este hábito.

Todos sabem destes riscos, mas acham compensam. Ficam na esperança de resolver os problemas com o tempo. Porém certas experiências têm se mostrado traumáticas para alguns usuários.

Cada usuário/país tem seus motivos em particular, não sei o que fez os indianos preferirem tal salada (russo, francês e israelense) em seus caças. Mas lógico que sabiam que ficaria mais caro e teriam alguns problemas. Apostaram, mas parece que perderam de alguma forma, caso contrário os SU-30 não voltariam a ser produzidos na Rússia.

Mas continuo com uma dúvida: se os caças voltaram a serem produzidos na Rússia, como fica as partes francesas e israelenses nesta brincadeira? Foram abandonadas ou os russos conseguem dialogar melhor com este povo do que os indus? rsrsrs


Sds,

Orestes




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#1505 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 10, 2007 4:45 pm

morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...




AD ASTRA PER ASPERA
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1506 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 10, 2007 4:47 pm

Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!




Alberto -
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

#1507 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Nov 10, 2007 4:49 pm

projeto escreveu:
Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!


3X!




de volta a Campo Grande - MS.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#1508 Mensagem por Sniper » Sáb Nov 10, 2007 4:50 pm

morcego escreveu:Acredito que os ataques INUTEIS com relação ao RAFALE são PURO flankeirismo CEGO e TOLO.

assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................

sinceramente, NÃO DA MAIS pra teclar SERIAMENTE com XIITAS.


Ouçam a voz da sabedoria, matou a pau mestre BAT! [022]




Imagem
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1509 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 10, 2007 4:57 pm

projeto escreveu:
Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!


NÃO IMPORTAM TEXTOS que levem analises SÉRIAS e é POR isso que não respondem PQ NÃO PODEM AFIANÇAR afirmações DELICACADAS para os preferidos DAQUEELS QUE NÃO PENSAM NA luta E SI, no divertimento PESSOAL e na ciumeira TOLA E INFANTIL COM A MB.

nada disso importa, IMPORTA É A vontade de GOZAR com o P. DOS RUSSOS e se sentir na POSIÇÃO DE SUPER-POTÊNCIA SOMENTE ABALAVEL POR UMA ""TASK FORCE"" internacional, QUALQUER COISA abaixo disto É OFENSA PARA O BRIGADEIRATO, uops, não é que temos bolivianos e venezuelanos VIOLANDO NOSSA FRONTEIRA. pois é, DE BLEM BLEM BLEM, essa terra aqui ta cheia.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#1510 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 10, 2007 5:01 pm

morcego escreveu:
projeto escreveu:
Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!


NÃO IMPORTAM TEXTOS que levem analises SÉRIAS e é POR isso que não respondem PQ NÃO PODEM AFIANÇAR afirmações DELICACADAS para os preferidos DAQUEELS QUE NÃO PENSAM NA luta E SI, no divertimento PESSOAL e na ciumeira TOLA E INFANTIL COM A MB.

nada disso importa, IMPORTA É A vontade de GOZAR com o P. DOS RUSSOS e se sentir na POSIÇÃO DE SUPER-POTÊNCIA SOMENTE ABALAVEL POR UMA ""TASK FORCE"" internacional, QUALQUER COISA abaixo disto É OFENSA PARA O BRIGADEIRATO, uops, não é que temos bolivianos e venezuelanos VIOLANDO NOSSA FRONTEIRA. pois é, DE BLEM BLEM BLEM, essa terra aqui ta cheia.

:wink: Valeu mestre Bat!

E quanto a parte em negrito, definição mais perfeita para essa atitude não existe!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#1511 Mensagem por Tigershark » Sáb Nov 10, 2007 5:09 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Não vou citar casos específicos, mas nas últimas 30 páginas desse tópico tem tido muita parcialidade, desqualificação exagerada do que não se gosta. De vários "lados" :

- Su-30 é fraco ! Resposta : uau, depende de qual modelo do Su-30 (MKI, etc ?) em relação a que (F-22, Mirage 2000-5F, etc ?). O melhor Su-30 (MKI ou MKM ?) aparenta ser muito bom hoje, segundo o que se divulga;

- Su-35 não existe ! Resposta : existe, é protótipo, talvez tenha voado já, voará oficialmente nesses mês, tem sistemas que são topo-de-linha na Rússia e em quase todos os países (radar Irbis-E de 20 kW, etc), fora os EUA. Se a promessa do Su-35 for cumprida (o que não é fácil em qualquer projeto de caça devido à prazos e custos que são estourados, etc), será garantidamente um dos 5 melhores caças em 2012, talvez o 2o melhor (atrás do F-22);

- Rafale está atrás do Gripen e Eurofighter ! Resposta : a lógica de maturidade desses 3 euro-canards é segundo a entrada em operação nas suas forças aéreas : Gripen (1996), depois Rafale (2001 com operacionalidade reduzida na Marine Nationale, para valer em 2004 na Marine Nationale e em 2006 na Armée de l'Air) e depois Eurofighter (operacionalidade reduzida em final de 2005 e início de 2006 nos esquadrões dos países-sócios). Por causa disso o Rafale tem armas já integradas e operacionais antes do Eurofighter (MICA antes do AMRAAM, Scalp em 2006 antes do Storm Shadow em 2010/11 no Eurofighter, Exocet e AASM quase operacionais, em 2007-8, etc). Ninguém faz mágica;

Acho que beira a adjetivos que não quero colocar aqui as várias desqualificações sem fundamento a esses aviões citados acima. Todos eles são equivalentes a 3 a 6 F-5EM e AMX-M juntos (vide carga de 9,5 ton. do Rafale, etc) ! Ou equivalentes a 3-6 Mirage 2000C... Tem muita gente aqui parecendo que é piloto da USAF menosprezando caças que não são F-22 e F-35...

[]s, Roberto




PRick

#1512 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 5:10 pm

Carlos Mathias escreveu:Prick, pelo amor do bom Deus meu caro, um SU-30MKI não tem FBW? Como é que o piloto controla asas, profundor, leme TVC e canards? Faz curso no Chile? O Su-27, os primeiros, já tinha FBW de dois canais. Quem não tinha FBW era o MIG-29A, e voa melhor que qualquer Matusa. Mas os mais modernos tem FBW digital de quatro canais.

Num fala essas coisas não meu querido amigo, num fala não.

Um MKI tem muito material composto amigo. Um Su-30MKBr pode ter muito mais, depende do que se quer pagar, assim como o radar, que o Chávez quis pé-de-boi(tomara), o nosso poderá depender do que se quer gastar. Pode vir de cara com o IRBIS-E.

Mas num fala de tecnologia não. A Snecma tá apanhando prá fazer um motorzinho de 8ton sem TVC. A Thales tá catando um AESA e fez um PESA fraquíssimo. O melhor MAA que eles tem é o MICA, um míssil caro e já descartado pelos próprios franceses em favor do METEOR.

Depois que o Rafale conseguir jogar umas bombas sem bengala, a gente volta a falar de tecnologia.

E prá quem anda falando de Scalp, podemos ter CLUB-N, KH-65S, KH-59M e etc, etc, etc.


O FBW nos 02 aviões são servos controles, que podem ser desligados, porque são caças estáveis, possuem hidráulica, os atuadores principais são todos hidráulicos, como são dos F-15, F-4, F-14, F-5, M-3, F-1, etc.. e todos os caças projetados antes dos F-16 ou ao mesmo tempo, como o SU-27 e Mig-29.

Por sinal, para fazer as manobras que o pessoal tanto gosta, eles desligam os servos FBW, e pilotam "manualmente" os caças. Estruturalmente falando os SU são pré FBW, CCV, são caças que possuem estabilidade natural, a grande jogada dos SU está na aerodinâmica e da composição da estrutura, com processos de usinagem e colagem muito avançados, aonde os russo são muito bons, já na eletrônica, sinto muito, a Rússia e a antiga URSS, sempre foram fracos nesta parte.

Já os SU-35 não, parece que não possuem os circuitos hidráulicos. O FBW é integral com comandos elétricos, mas pelo jeito continuam sendo caças estáveis, assim, não precisam de CCV associado ao FBW.

Por sinal, o mesmo vale para as turbinas, os russo ainda tem muito chão para percorrer nesta área.

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Sáb Nov 10, 2007 5:12 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1513 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 10, 2007 5:12 pm

DESULPEM ai se fui meio que direto ao ponto, mas SABEM COMO É, bebendo desde as 11:00hs da manhã, agente fica meio SINCERO entende.


PRISCILA is SHIT;




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#1514 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 10, 2007 5:23 pm

Skyway escreveu:
morcego escreveu:
projeto escreveu:
Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!


NÃO IMPORTAM TEXTOS que levem analises SÉRIAS e é POR isso que não respondem PQ NÃO PODEM AFIANÇAR afirmações DELICACADAS para os preferidos DAQUEELS QUE NÃO PENSAM NA luta E SI, no divertimento PESSOAL e na ciumeira TOLA E INFANTIL COM A MB.

nada disso importa, IMPORTA É A vontade de GOZAR com o P. DOS RUSSOS e se sentir na POSIÇÃO DE SUPER-POTÊNCIA SOMENTE ABALAVEL POR UMA ""TASK FORCE"" internacional, QUALQUER COISA abaixo disto É OFENSA PARA O BRIGADEIRATO, uops, não é que temos bolivianos e venezuelanos VIOLANDO NOSSA FRONTEIRA. pois é, DE BLEM BLEM BLEM, essa terra aqui ta cheia.

:wink: Valeu mestre Bat!

E quanto a parte em negrito, definição mais perfeita para essa atitude não existe!



[009]! Arrebentou!

Skyway, gostei do 'envelope' do Oscar para avatar :D [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1515 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 10, 2007 5:27 pm

Skyway escreveu:
morcego escreveu:
projeto escreveu:
Skyway escreveu:
morcego escreveu:....assistimos o MEMO com relação ao F-16, lembra, TINHAMOS posts e mais posts com o POVO falando AHHHHHHHHHHHHHHH POWW SE FOSSE RAFALE TUDO BEM.................


Grande mestre Bat, já bati nessa tecla aqui, mas parece que meus posts não são levados a sério ou considerados nesse fórum(tanto que estou a vias de me desligar do mesmo).

Mas não adianta, só serve Su-35, esse não tem defeitos e é o melhor do mundo, só fica atras do F-22, mas que se viesse, tambem teria vários impecilhos aos olhos de quem critica tudo.


Foi o que eu já falei, a onda é criticar, não interessa o que!

Tá um saco isso aqui já...


2X!


NÃO IMPORTAM TEXTOS que levem analises SÉRIAS e é POR isso que não respondem PQ NÃO PODEM AFIANÇAR afirmações DELICACADAS para os preferidos DAQUEELS QUE NÃO PENSAM NA luta E SI, no divertimento PESSOAL e na ciumeira TOLA E INFANTIL COM A MB.

nada disso importa, IMPORTA É A vontade de GOZAR com o P. DOS RUSSOS e se sentir na POSIÇÃO DE SUPER-POTÊNCIA SOMENTE ABALAVEL POR UMA ""TASK FORCE"" internacional, QUALQUER COISA abaixo disto É OFENSA PARA O BRIGADEIRATO, uops, não é que temos bolivianos e venezuelanos VIOLANDO NOSSA FRONTEIRA. pois é, DE BLEM BLEM BLEM, essa terra aqui ta cheia.

:wink: Valeu mestre Bat!

E quanto a parte em negrito, definição mais perfeita para essa atitude não existe!


SÓ PRA JOGAR MAIS LENHA:

quando o BIZU é o EF-2000, o que acontece com a patrulha SU-LA???

AHHHHHH não se é pra pegar ef-2000 pega rafale BLEM BLEM BLEM, e mais BLEM BLEM BLEM.

SINCERAMENTE, são criançsa, TANTO os defensores ((que querem memso é FICAR DE BLEM BLEM BLEM que são melhores uqe os americanos - doce ilusão)) como os LOBISTAS PUROS ((que querem mesmo é fazer juz ao din din que estão ganhando))


RESUMINDO não da pra conversar com essa gente não.




Responder