orestespf escreveu:A fase do oba-oba vai acabar, mas não de maneira brusca, nada de rupturas, apenas demarcação de espaços.
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orestespf escreveu:A fase do oba-oba vai acabar, mas não de maneira brusca, nada de rupturas, apenas demarcação de espaços.
piratadabaixada escreveu:orestespf escreveu:Era só brincadeira, Heronim. Não precisa levar tanto a sério. Você sempre se mostrou coerente e com raciocínio lógico, mas um inveterado torcedor do Rafale (legal isso).
Abraços cordiais,
Orestes
Não levei por mal, apesar de gostar de qualquer paralelo com um pai de santo...
Saravá, mi zifi! Fio de pemba num tem querê, arreia na linha de Congô, que nego-véio qué vê.Então deixo uma pergunta (não maldosa): qual caça que você acha que a FAB compra?
De fato torço pelo Rafale por considerar a melhor alternativa para nosso cenário, gosto muito do Gripen mas não considero hoje uma boa alternativa para a FAB, pois foi definido que usaremos um só caça.
Perfeito, já pensei assim também. Hoje faço menos torcida, deixo a coisa caminhar, quem decide é povo do andar de cima, então...
Penso que tudo caminha para a compra do Rafale, a única coisa que não bate é este valor expresso nas matérias da impressa, mas provavelmente há um erro ou é contra-informação ou uma tentativa de baixar o preço ou ainda o mais provável, a mistura destas razões.
Vou lhe dar a minha opinião, a mais pura e honesta neste momento: torço e muito para dar Rafale, porque não estou gostando do cenário que se desenha. O que eu quero dizer é: se o Diabo é muito mau e se Deus é muito bom, talvez haja algum santo "comum" no ponto médio da discussão. Mas se fosse hoje (repito, hoje mesmo), não ganharia. Espero que os homens de bem consigam resolver as "pendengas".
Abraços,
Heronim
JT8D escreveu:Olá amigos, aqui vai minha contribuição para o esclarecimento dos fatos. É preciso antes de mais nada um pouco de perspectiva histórica:
O FX-1 foi uma concorrência “aberta” em que o governo tinha um favorito claro, que era o candidato da Embraer. Politicamente não importava o avião, mas sim que a Embraer levasse. A Embraer, por sua vez, havia se aliado aos franceses e, para o orçamento disponível seu único candidato viável era o M2000. Ocorre que este avião foi vetado pelos militares, que acertadamente consideraram que ele tinha pouco potencial de desenvolvimento. Aliás a FAB nunca viu com bons olhos a aliança da Embraer com os franceses, pois não queria ter um caça de desempenho inferior empurrado goela a baixo apenas para satisfazer as conveniências da empresa.
Como é sabido por todos o avião melhor avaliado pela FAB foi o Flanker. O fato do avião ser russo não era um problema e a transferência de tecnologia e os off-sets eram muito interessantes. Entretanto havia um problema incontornável: ele não era o candidato da Embraer.
A falta de habilidade do governo havia levado a um beco sem saída. O que fazer então? Aí o governo optou por fazer aquilo que ele sabe fazer melhor: nada. Simplesmente deixou que a concorrência caducasse para então recomeçar tudo em outras condições.
O adiamento prolongado fez com que as pressões americanas e francesas chegassem a níveis extremos, incluindo tentativas desesperadas como o oferecimento do F16 com eletrônica israelense e do Rafale em condições privilegiadas e até ameaça de retaliação (econômica). Mas a decisão já estava tomada, pois o pacote russo era imbatível. Os franceses foram afastados da Embraer e foi lançado o FX-2, agora num formato totalmente diferente. O vencedor agora poderá ao mesmo tempo agradar a FAB e incluir a Embraer no negócio.
Abraços,
JT
Knight escreveu:orestespf escreveu:A fase do oba-oba vai acabar, mas não de maneira brusca, nada de rupturas, apenas demarcação de espaços.
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cb_lima escreveu:[068]
Caso venha o SU-35 estamos nós novamente com a síndrome do AM-X... aonde de tantos em tantos anos compramos uma aeronave que só será 'praticamente' operada por nós sem saber o que temos em mãos.
Eu vou me divertir com as histórias relacionadas a logística de sustentar tal aeronave!!
!
Vamos nessa Brasssssiiiiilll!
[]s
CB_Lima
orestespf escreveu:Knight escreveu:orestespf escreveu:A fase do oba-oba vai acabar, mas não de maneira brusca, nada de rupturas, apenas demarcação de espaços.
Pingo é letra
Mas está sendo difícil, o MD e o Presidente continuam mandando recados. Vamos ver se a ficha cai.
Abs,
Orestes
orestespf escreveu:cb_lima escreveu:[068]
Caso venha o SU-35 estamos nós novamente com a síndrome do AM-X... aonde de tantos em tantos anos compramos uma aeronave que só será 'praticamente' operada por nós sem saber o que temos em mãos.
Eu vou me divertir com as histórias relacionadas a logística de sustentar tal aeronave!!
!
Vamos nessa Brasssssiiiiilll!
[]s
CB_Lima
Calma, Lima, calma. Ainda falta o resultado final da compra dos hélis. O mais importante será as conseqüências desta compra, dependendo da coisa... rsrs
Abração,
Orestes
JT8D escreveu:orestespf escreveu:Knight escreveu:orestespf escreveu:A fase do oba-oba vai acabar, mas não de maneira brusca, nada de rupturas, apenas demarcação de espaços.
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Mas está sendo difícil, o MD e o Presidente continuam mandando recados. Vamos ver se a ficha cai.
Abs,
Orestes
Olá Orestes,
Veja como os russos são maquiavélicos (séculos de prática ): inoculam o veneno (SU30 de Chavez) e ao mesmo tempo oferecem o antídoto (SU35 para o Brasil).
Abs,
JT
orestespf escreveu:Luís Henrique escreveu:Se os americanos cortarem os subsídios nós vamos de F-16I com transferência naquilo que é do I.
Se eles não aceitarem ai nós vamos com o Su-35BM...
opa, perai e o Rafale F3....???
é, acho que não entendi nada.
O jogo é bem mais "sujo" do que isso, dependendo da coisa, não teremos nem como continuar a modernização do F-5 e nem começar a do A-1.