POSSÍVEL GUERRA - BRASIL X VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#286 Mensagem por orestespf » Seg Nov 05, 2007 12:15 pm

soultrain escreveu:Boas,

Orestes eu não pedi prova aqui no forum, ou para nós, não sou ingénuo. O que quis dizer é que à "inteligência" Americana não basta dizer aos vossos militares, têm de provar e provar claramente. Devido a acontecimentos recentes, como sabe, a sua competência e confiabilidade foi posta à prova, com toda a manipulação, alteração de provas etc.

Quanto às noticias positivas, continuo a aguardar.

[[]]'s


Olá Soultrain,

esclarecido, confesso que o erro foi meu, achei que me pedia as tais provas. Você está corretíssimo, americanos "plantam" provas constantemente, basta lembrar das "provas" dadas sobre as armas de destruição em massa no Iraque. Então...

Os militares daqui não são tão bobos assim, sabem lidar bem com este tipo de "informação". Não podemos nos esquecer que tudo isso está relacionado com o "domínio" (ou perda dele) na região, principalmente no Brasil.

Está relacionado também com a típica pressão americana para nos vender armamentos e equipamentos militares. Está relacionado com a (forte) tentativa de impedir nosso relacionamento com os russos. Os americanos estão putos da vida com a transferência de tecnologia que estamos recebendo dos russos/ucranianos para desenvolvimento de foguetes.

Tudo isso está igualmente relacionado com a tentativa de isolar a Venezuela, começando com uma ruptura entre Lula e Chávez, grátis o Morales. Fazemos o papel de vilão e eles o de mediador (bonzinho).

Por isso vários colegas do DB exigem uma postura mais dura do Presidente Lula, não aceitam o seu permanente diálogo "ameno" com o Chávez e o Morales. Ou seja, até nossos colegas estão "motivados" pela "indução" promovida pelos americanos, isto é, esta atitude agradaria somente aos americanos. Mas o governo brasileiro também sabe fazer política e política voltada para o Brasil, e isto está incomodando muita gente lá nas terras do norte.

O problema realmente existe, mas este está sendo altamente amplificado pelo "fator americano de correção". O maior problema que o governo está enfrentando (neste assunto) é de natureza interna, grupos de militares "pró-EUA" estão fazendo uma grande pressão, exigindo alinhamento automático com os yankees, argumentando que seríamos "parceiros preferenciais". Os que defendem o F-16 (por exemplo) para a FAB e criticam os hélis russos, fazem parte deste grupo (radical? Conservador? Direitista? rsrs).

Abraços "reconciliatórios",

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#287 Mensagem por orestespf » Seg Nov 05, 2007 12:25 pm

Alcantara escreveu:
orestespf escreveu:
Fernando Gaspar escreveu:Suponhamos que um hipotético agravamento da crise aconteça desta maneira:

1º Os EUA ameacem a Venezuela.

2º A Venezuela acuse o Brasil de colaborar com os EUA.

3º A inteligência dos EUA informe ao Brasil sobre a possibilidade de haver ataques aéreos do Sr. Chaves a pistas de pouso e até mesmo aeroportos próximos a fronteira Venezuela/Brasil.

Qual a melhor maneira de defender o território Nacional?


Olá Fernando,

retire o "suponha" da parte inicial do seu post e acrescente no final algo assim: mísseis de médio e longo alcance de origem asiática em solo chapolineriano. Acrescente também a pergunta yankee: o que mais você querem para acreditar em nós?

O resto é com você. rsrs


Abs,

Orestes



Independentemente do Brasil, que adora se fingir de morto e depois reclama que não é consultado nas grandes questões mundiais, os EUA já está trabalhando para "cercar" o Sr Hugo Chaves...


O Globo
O Brasil e os americanos no Suriname
Ilimar Franco Com Fernanda Krakovics

O governo brasileiro (o Itamaraty e os comandos militares) não vêem com simpatia a intenção do governo americano de instalar uma base militar no Suriname. O secretário de Defesa, Robert Gates, esteve em Paramaribo no início de outubro tratando do tema. O principal temor é de uma ampliação da tensão com a Venezuela, que está investindo no reaparelhamento de suas Forças Armadas. A presença americana também atrapalharia os esforços da Venezuela e do Brasil para articular um acordo de paz que ponha fim aos 41 anos de guerra entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano.




Imagem


Fora as bases que eles podem usar no Caribe...


Abraços!!! :wink:


Na semana que passou, foi dada uma declaração do MD Jobim dizendo que o Brasil fará uma visita a alguns países da AL, com a intenção de alavancar a indústria bélica brasileira, ou seja, uma das contrapartidas do governo em seu Plano de Defesa. O primeiro país a ser visitado seria o Suriname.

Muitos até brincaram com a coisa, dizendo que deveríamos começar pelas Guianas. Mas o buraco é mais em baixo...

O Suriname foi intencionalmente escolhido, o governo já sabia das pretensões americanas. O governo brasileiro tenta se antecipar (será?) e vai oferecer "condições especiais" ao Suriname. Na verdade o governo brasileiro quer a todo custo impedir a presença americana na região, e não apenas no Suriname. Será uma luta árdua para o governo brasileiro.

E o motivo é realmente a Venezuela e o Chávez? Não exatamente, isto está relacionado com a venda de material militar ao Brasil. A coisa está assim: se não comprarmos material americano, eles montarão bases militares no Suriname, Colômbia, Uruguai e Paraguai. Na verdade ampliarão as que já existem em alguns destes países.

O problema é como controlar este "argumento" (demonstração de força?) americano.

Vou além, a presença americana na região é mais perniciosa do que o Chávez bravateiro.


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#288 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 05, 2007 1:52 pm

Túlio escreveu:Sintomático: li não lembro onde (creio que foi jornal) que a FAB está construindo uma pista (será que é só uma?) bem pertinho da fronteira com a Venezuela... :wink:


Olha aqui a notícia, Túlio.


Diplomacia
Aeronáutica constrói pista na fronteira com a Venezuela

O governo brasileiro está delimitando área na região da tríplice fronteira de Brasil, Guiana e Venezuela. Há dois meses está operando de forma experimental uma pista de operações na Amazônia, na Aldeia Caramambataí, localizada em um planalto a 1,2 mil metros de altitude, no norte de Rondônia, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

A pista fica em área estratégica, distante seis quilômetros do território venezuelano e, na direção oposta, a outros 6,5 quilômetros da fronteira com a Guiana. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defende a tese de que a "blindagem da Amazônia é prioritária e deve ser feita a curto prazo".

Em agosto do ano passado, dois helicópteros militares da Venezuela teriam invadido o espaço aéreo brasileiro voando sobre a Amazônia, ao norte de Roraima, segundo relato do jornal. Um deles teria pousado em uma aldeia ianomâmi, e três tripulantes teriam desembarcado para fazer perguntas sobre o garimpo de ouro, explorado pela comunidade.


E aqui, uma matéria semelhande pelo Estadão de São Paulo.
:arrow: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac67991,0.htm


Amigo Oreste. Sou a favor, SIM, de uma atuação mais forte do Brasil. Isso não é de agora e não tem nada a ver com "influencia" norte-americana no meu modo de pensar. O que eu acho que o Brasil tem que escolher um caminho e pronto, bancar isso. Não dá pra ficar em cima do muro o tempo todo.

Quem é antigo aqui sabe muito bem que não mudei uma vírgula do meu raciocínio.



Abraços, meu amigo!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#289 Mensagem por Matheus » Seg Nov 05, 2007 4:32 pm

Quem em sã consciência operaria em uma base a 6 kms de distância de um inimigo, ainda mais com Flankers?




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#290 Mensagem por jauro » Seg Nov 05, 2007 4:38 pm

Vou além, a presença americana na região é mais perniciosa do que o Chávez bravateiro.


Tin-tin [009]




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#291 Mensagem por soultrain » Seg Nov 05, 2007 4:56 pm

Meus caros,

O que acho importante é que o Brasil seja forte, em todos os sentidos, (não demais militarmente, mas isso é outra discussão) e imponha a sua soberania em qualquer ponto do seu imenso território, contra quem quer que seja.

A questão da Venezuela, parece-me parecida com a questão Portugal-Espanha. Existe rivalidade, mas ninguem leva a sério um possível conflito a médio prazo, mas o tempo tem os seus segredos.

[[]]'s




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#292 Mensagem por Sniper » Seg Nov 05, 2007 5:54 pm

soultrain escreveu:A questão da Venezuela, parece-me parecida com a questão Portugal-Espanha. Existe rivalidade, mas ninguem leva a sério um possível conflito a médio prazo, mas o tempo tem os seus segredos.

[[]]'s


Soultrain, a 10 anos 90% dos brasileiros sequer sabiam onde ficava a Venezuela... Pouco ou nada se falava sobre o país...

A questão está longe de ser uma rivalidade, como Portugal X Espanha ou Brasil X Argentina... :?




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#293 Mensagem por orestespf » Seg Nov 05, 2007 6:45 pm

Sniper escreveu:
soultrain escreveu:A questão da Venezuela, parece-me parecida com a questão Portugal-Espanha. Existe rivalidade, mas ninguem leva a sério um possível conflito a médio prazo, mas o tempo tem os seus segredos.

[[]]'s


Soultrain, a 10 anos 90% dos brasileiros sequer sabiam onde ficava a Venezuela... Pouco ou nada se falava sobre o país...

A questão está longe de ser uma rivalidade, como Portugal X Espanha ou Brasil X Argentina... :?


X2

E mais, o brasileiro comum não saberia quem são Morales e Chávez se tudo estivesse a mil maravilhas.




Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

#294 Mensagem por lelobh » Seg Nov 05, 2007 7:50 pm

O Brasileiro "comum" continua sem saber onde fica a Venezuela.
Soultrain, essa possível guerra nem passa na mente da população.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#295 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Nov 05, 2007 7:55 pm

soultrain escreveu:A maior parte do que escreveu são politicas internas da Venezuela, veja pelo outro lado e tente perceber o que sentia se um Venezuelano desse opinião sobre politicas internas do Brasil. Concordo com a parte do insulto ao congresso, mas não foi o congresso o primeiro a desrespeitar a tomada de dicisão soberana da Venezuela?

Corrida ao armamento na Venezuela? Por favor que impolação, que meios de ataque compraram? Flanker? Seria uma invasão maciça com flanker, seguido de uma vaga de guerrilheiros armados cam AK pela amazónia a dentro.

Podemos fazer analogia com o Brasil, acha que o Brasil nestes anos todos tem participado na corrida? Têm gasto bem mais que a Venezuela, mas todos sabemos que o Brasil está a substituir meios, alguns obsoletos, se o Brasil pode, porque outro qualquer país não pode?

Tenho muita dificuldade em perceber estes pedidos de sangue, percebo a rivalidade Histórica, mas confesso que o resto não.


São políticas internas e externas que nos mostram intenções implícitas e explícitas. Não estou preocupado com as políticas internas venezuelas e sim com seus reflexos no Brasil. E isso me parece justo. Não, o Congresso não desrespeitou nada. Você leu a nota? Não era uma nota de repúdio ou algo do gênero e sim um documento que pedia ao governo venezuelano que repensasse sobre o caso. Estando o Congresso brasileiro errado ou não, a reação do Chávez foi mal-educada, agressiva e desproporcional.

Novamente você insiste com tese de invasão. Ninguém está falando disso, até porque o Chávez teria que gastar muitas vezes o PIB do seu país pra tentar uma proeza dessas. Estou falando de outras ações já citadas.

Queria saber que equipamentos estamos comprando mais que a Venezuela "nesses anos todos"... :roll:

Talvez você tenha simpatia pelo modelo chavista ou não tenha percebido possíveis conseqüências dele, então não vou entrar nesse mérito. Não acho que o Chávez seja ameaça imediata, mas sim um motivo de preocupação na região. Não há rivalidade histórica alguma com a Venezuela. Já tivemos com a Argentina e estamos restritos hoje, felizmente, apenas ao campo esportivo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#296 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Nov 05, 2007 7:58 pm

orestespf escreveu:Por isso vários colegas do DB exigem uma postura mais dura do Presidente Lula, não aceitam o seu permanente diálogo "ameno" com o Chávez e o Morales. Ou seja, até nossos colegas estão "motivados" pela "indução" promovida pelos americanos, isto é, esta atitude agradaria somente aos americanos. Mas o governo brasileiro também sabe fazer política e política voltada para o Brasil, e isto está incomodando muita gente lá nas terras do norte.


Queria saber de onde você conclui que "vários colegas do DB estão "motivados" pela "indução" promovida pelos americanos"?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#297 Mensagem por soultrain » Seg Nov 05, 2007 8:06 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
soultrain escreveu:A maior parte do que escreveu são politicas internas da Venezuela, veja pelo outro lado e tente perceber o que sentia se um Venezuelano desse opinião sobre politicas internas do Brasil. Concordo com a parte do insulto ao congresso, mas não foi o congresso o primeiro a desrespeitar a tomada de dicisão soberana da Venezuela?

Corrida ao armamento na Venezuela? Por favor que impolação, que meios de ataque compraram? Flanker? Seria uma invasão maciça com flanker, seguido de uma vaga de guerrilheiros armados cam AK pela amazónia a dentro.

Podemos fazer analogia com o Brasil, acha que o Brasil nestes anos todos tem participado na corrida? Têm gasto bem mais que a Venezuela, mas todos sabemos que o Brasil está a substituir meios, alguns obsoletos, se o Brasil pode, porque outro qualquer país não pode?

Tenho muita dificuldade em perceber estes pedidos de sangue, percebo a rivalidade Histórica, mas confesso que o resto não.


São políticas internas e externas que nos mostram intenções implícitas e explícitas. Não estou preocupado com as políticas internas venezuelas e sim com seus reflexos no Brasil. E isso me parece justo. Não, o Congresso não desrespeitou nada. Você leu a nota? Não era uma nota de repúdio ou algo do gênero e sim um documento que pedia ao governo venezuelano que repensasse sobre o caso. Estando o Congresso brasileiro errado ou não, a reação do Chávez foi mal-educada, agressiva e desproporcional.

Novamente você insiste com tese de invasão. Ninguém está falando disso, até porque o Chávez teria que gastar muitas vezes o PIB do seu país pra tentar uma proeza dessas. Estou falando de outras ações já citadas.

Queria saber que equipamentos estamos comprando mais que a Venezuela "nesses anos todos"... :roll:

Talvez você tenha simpatia pelo modelo chavista ou não tenha percebido possíveis conseqüências dele, então não vou entrar nesse mérito. Não acho que o Chávez seja ameaça imediata, mas sim um motivo de preocupação na região. Não há rivalidade histórica alguma com a Venezuela. Já tivemos com a Argentina e estamos restritos hoje, felizmente, apenas ao campo esportivo.


Vinicius,

Concordo com o que disse, apenas faço duas ressalvas:

O Brasil gastou em armamento, ao longo da ultima decada muito mais que a Venezuela.

Não simpatizo com a Politica Chavista, acho que é melhor que o anterior e dá mais saídas para a Venezuela. Várias pessoas que conheço, incluindo o meu Pai, conheceram a Venezuela antes de Chaves, Caracas comparado com as favelas do Rio é brincadeira, não havia outra saída.

[[]]'s




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#298 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Nov 05, 2007 8:19 pm

soultrain escreveu:Concordo com o que disse, apenas faço duas ressalvas:

O Brasil gastou em armamento, ao longo da ultima decada muito mais que a Venezuela.

Não simpatizo com a Politica Chavista, acho que é melhor que o anterior e dá mais saídas para a Venezuela. Várias pessoas que conheço, incluindo o meu Pai, conheceram a Venezuela antes de Chaves, Caracas comparado com as favelas do Rio é brincadeira, não havia outra saída.

[[]]'s


Provavelmente o que gastamos na última década o Cháves já empatou em 2/3 anos. Tenha como exemplo o PFCEAB da FAB. O orçamento era algo em torno de 2,5 bi de dólares, no fim gastou-se cerca de 1,5 bi. De aeronaves novas compramos apenas 12 C-295 e 99 Super Tucano. O primeiro, transporte em substituição clara aos C-115 Buffalo. A segunda, para policiamento do espaço aéreo. O nosso F-X virou M2000C com quase 6 mil horas de vôo.

Já o Chavez, gastou cerca de 4 bi de dólares...

Não creio que estabelecer uma nova ditadura seja a solução para algum país.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
marcolima
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 258
Registrado em: Ter Jun 27, 2006 10:08 am
Localização: BH
Agradeceram: 2 vezes

#299 Mensagem por marcolima » Seg Nov 05, 2007 8:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Soultrain, me responda: que campanha?

Por acaso estamos inventando que o Chavez vem calando sistematicamente qualquer oposição, vide exemplo da rede RCTV?

Por acaso estamos inventando que o Chavez fez 69 mudanças na constituição venezuelana?

Por acaso estamos inventando que o Chavez agora terá reeleição indefinida?

Por acaso estamos inventando que o Chavez está investindo bilhões em equipamentos militares?

Por acaso estamos inventando que o Chavez disse que transformará a Bolívia num "Vietnã" caso aconteça algo?

Por acaso estamos inventando que o Chavez apoiou explícitamente a Bolívia na questão do gás envolvendo o Brasil?

Por acaso estamos inventando que o Chavez vem insultando o Congresso brasileiro?

Além do mais, como bem o Delmar definiu de maneira corretíssima, quem disse que o Chávez precisa invadir e ocupar o Brasil? Há diversas outras ações; ações que nem mesmo poderiam ser diretamente contra nós, mas que nos deixariam em situação delicadíssima. Um exemplo claro: Guiana. Ou uma ação militar em apoio ao Morales em caso de problemas internos bolivianos. Enfim, são conjecturas.



A Venezuela já invadiu o espaço aéreo brasileiro mais de uma vez.

Pra mim já estamos em guerra, só que as guerras começam na mídia

Acho que a nossa mídia deveria ser mais severa com o Chaves e denunciá-lo internacionalmente.

Na França o Chaves é bem visto!!!


Estamos perdendo tempo e terreno, o conflito já começou e o Chaves esta tentando usar a manobra do salame que o Hitler usou a partir de 1935 com a ocupação da Renania. É o que ele ta fazendo com a Bolivia.

Não podemos perder a iniciativa.

O problema das guerras é que nimguem acredita que elas vao acontecer embora do ano 1 pra cá tenha havido uma média de 6000 conflitos armados fora as pequenas escaramuças.

[]s
marco




A paz é só um período entre guerras...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#300 Mensagem por Wolfgang » Seg Nov 05, 2007 8:51 pm

Aliado militar de Chávez chama reforma constitucional de golpe

General Raúl Baduel foi uma das figuras essenciais para o retorno de Chávez ao poder após breve golpe em 2002

Reuters


CARACAS - Um ex-ministro da Defesa bem próximo ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez duras críticas nesta segunda-feira, 5, ao projeto de reforma constitucional promovido pelo venezuelano, chamando-o de um "golpe de Estado" que viola os direitos dos cidadãos.

O general aposentado Raúl Baduel, uma das figuras essenciais para o retorno de Chávez ao poder depois de um breve golpe em 2002, disse numa entrevista coletiva que as reformas propostas violam a legislação vigente e tiram o poder do povo.

"Na prática, estaria-se consumando um golpe de Estado, violando de maneira descarada o texto constitucional e seus mecanismos", afirmou o ex-ministro.

Chávez já disse que a reforma, que deve ir a referendo popular no dia 2 de dezembro, é vital para a construção do "socialismo do século 21" anunciado por ele.

Entre as medidas estão a possibilidade de reeleição indefinida para presidente, a ampliação do mandato de seis para sete anos e a supressão dos direitos constitucionais em caso de estado de exceção.

Baduel pediu aos venezuelanos que se informem bem das mudanças e que rejeitem "a fraude" no referendo.

Enquanto era ativo nas Forças Armadas, Baduel era constantemente elogiado por Chávez.


Olha o pote fervendo, transbordando m.... :roll:




Responder