LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#226 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:10 pm

Fernando Gaspar escreveu:Olá Fernando,

acho que já vi este post (texto) em algum lugar aqui no DB. hehehehe

Se achou interessante... Meus respeitos mais profundos e admirados. Se não gostou, é sinal que errei, ajude este pobre Caboclo.


Grande abraço,

Orestes


PS: conhecia as referências que apresentei ou juntou "B" com "A"? :D :D


Olá Orestes

Este post (texto) é seu, peguei emprestado aqui no DB.
Achei interessante. Desculpe se fui grosseiro, minha intenção a telo como amigo aprecio seus comentários e seu conhecimento.[/quote]


Que isso, Fernando!

Eu sabia que o post era meu, daí a pergunta sacana! rsrsrs Já é meu amigo a partir de agora, ok? Jamais foi grosseiro comigo e em momento algum, aliás, não o vi sendo grosseiro com ninguém. Agradeço o carinho e admiração. A partir de agora, penso o mesmo do amigo Fernando.

Grande abraço,

Orestes

PS: soube usar muito bem as palavras. Se ainda não leu as referências que apresentei, dê uma olha. São texto "simples", mas extremamente profundos. Uma escola pra qualquer um nesta vida.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#227 Mensagem por Túlio » Dom Nov 04, 2007 9:10 pm

orestespf escreveu:A ficha demorou para cair, mas agora o etanol Lula-Bush já me esclareceu tudo: o Túlio é cabo eleitoral do José Genuíno (PT) e o Morcego está sendo invocado para fazer parte da grande equipe. :twisted: :twisted: :twisted:


PS: tá dando mole, peça ajuda a Mãe Dinah! rsrsrsr



Cruz credo, Cabôco, essa foi de arrancar a unha do dedão do pé, POWS!!!

Comuna é o Mestre Bat, que usa avatar híbrido Guevara/Chaplin... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#228 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:14 pm

cicloneprojekt escreveu:
Túlio escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Esse elemento ainda colocará nosso país em maus lençóis. :wink:


Sei não, acho que ainda vai colocar - e já está colocando - é O DELE... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Gaúcho velho, tu vistes aquele artigo ridículo da nova constituição bovina. Aquele que dá um incentivo a internacionalização do bolivarianismo?

O grau de delírio, agora institucional, é de impressionar mesmo.

sds

Walter


Até minha mulher, que não é adepta do assunto (e qual é? Só a Bárbara! rs) ficou assustada. Mas no fundo acho que ela quis fazer média comigo, se fazendo de "entendida". hehehe

Falando sério, a coisa é mesmo pavorosa. Espero que nosso Guru tome tento, pois o Chapolim está um passo na frente. (PelamordeDeus, não estou sugerindo que o barbudo faça o mesmo! rsrsr)

Abraços,

Orestes




Carlos Mathias

#229 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 04, 2007 9:15 pm

Um SU-30MKI monoplace? É prá já!:

SU-30KI.

Imagem


Não há problema algum nisso. Os MKI são biplaces porque atuam muito forte em ataque. Eles são a marreta indiana.

A FAB quer avião novo, velho e usado não serve. E duvido que a FAer francesa disponibilize 36 M-2000-5 prá nós, desguarnecendo seu próprio país.

Igual ao do Chávez? Só se quisermos, porque um MKI ao estilo dos MKM é muito melhor.

Radar N-011M III, motores vetorados, códigos sob medida e modos de operação do radar idem, aviônica sul-africana, francesa e israelense, è escolher.

Não há desculpa que cole, lamento.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#230 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:16 pm

Túlio escreveu:
orestespf escreveu:A ficha demorou para cair, mas agora o etanol Lula-Bush já me esclareceu tudo: o Túlio é cabo eleitoral do José Genuíno (PT) e o Morcego está sendo invocado para fazer parte da grande equipe. :twisted: :twisted: :twisted:


PS: tá dando mole, peça ajuda a Mãe Dinah! rsrsrsr



Cruz credo, Cabôco, essa foi de arrancar a unha do dedão do pé, POWS!!!

Comuna é o Mestre Bat, que usa avatar híbrido Guevara/Chaplin... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:



KKKKKKKKKKKKKKKKK

Desculpe-me grande amigo, esta contagiado pela "sessão de descarrego" do nobre Mr. Bat. Fiquei empolgado... rsrs

Façamos o seguinte, vamos mandar para o Bat o cartão de visita do sr. Genuíno. Vai que ele arranja um baita emprego no governo??? :D :D :twisted: :twisted: :twisted:


Abração meu irmão!


Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#231 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Um SU-30MKI monoplace? É prá já!:

SU-30KI.

Imagem


Não há problema algum nisso. Os MKI são biplaces porque atuam muito forte em ataque. Eles são a marreta indiana.

A FAB quer avião novo, velho e usado não serve. E duvido que a FAer francesa disponibilize 36 M-2000-5 prá nós, desguarnecendo seu próprio país.

Igual ao do Chávez? Só se quisermos, porque um MKI ao estilo dos MKM é muito melhor.

Radar N-011M III, motores vetorados, códigos sob medida e modos de operação do radar idem, aviônica sul-africana, francesa e israelense, è escolher.

Não há desculpa que cole, lamento.


Estava esperando este menino chegar no pedaço!!! :D :D :D :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




PRick

#232 Mensagem por PRick » Dom Nov 04, 2007 9:24 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Tigershark escreveu:Mestre Orestes,

Qual a sua opinião sobre uma possível vinda do SU-X,já que os Russos já armam nossos vizinhos bolivarianos?


Os críticos deste vetor alegam que seria uma péssima idéia esta escolha. Tempos atrás eu mesmo embarquei neste argumento (para incômodo e inconformidade do nosso amigo Carlos Mathias).

Hoje eu não vejo problema algum. Talvez um grande diferencial seja a possibilidade de dominarmos o software embarcado no vetor (seja qual for). Desta forma teríamos amplo domínio do radar e suas emissões, não permitindo domínio completo do "banco de emissões radar" por terceiros. Semelhante ao que tem ocorrido com o radar Grifo no F-5M, pra FAB um grande diferencial. Aliás este foi o principal motivo que levou a FAB a escolher um radar diferente para o F-5M, algo mais "personalizado". O povo do ar está muito satisfeito com a coisa.

Se o escolhido for o SU-30 (suponha idêntico ao venezuelano), mas com domínio total do software embarcado, não vejo problema algum em ter este vetor.

E se não tivermos domínio sobre o software? Não seria muito diferente, na região temos vários países que compraram o M-III e seus "derivados". Claro, a coisa não seria "tão fácil" assim, mas mesmo assim, não seria um obstáculo grande.

O que está em jogo é: quais as vantagens e desvantagens de se comprar material bélico da Rússia?

Por exemplo, não se sabe no ocidente praticamente nada sobre estes vetores, equipamentos e armamentos. Por isso disse que o edital russo é um grande teste (descartado por muitos), um dos pontos é conhecer os mesmos hélis que serão operados pelo Chávez (Mi-17 e Mi-35).

Então...


Abraços,

Orestes


Aí já não concordo, comprar SU-30 igual ao da Venezuela, é melhor ficar com os M-2000 e receber mais 12 M-2000 e depois fazer uma modernização deles aqui mesmo.

Porque? Vamos acrescentar um caça caro de operar, mais um vetor na FAB. E ele tem sérias desvantagens se compararmos com outros caças de 4ª geração. E comprar SU-30, para depois comprar SU-35, se eles são diferentes, não tem sentido, por sinal já tinha falado isto sobre as compras da Venzuela, se é para comprar SU-35BM, que tem poder equivalente ao Rafale e Typhoon tudo bem. Porque no caso do Rafale, o caça tampão é o M-2000, jé temos ele, portanto, a vinda de mais 12 nada mudaria na FAB.

Agora, um SU-30 em face ao Rafale, é uma perda significativa de capacidade bélica, vai se comprar mais barato algo pior. E aumentar a salada da FAB. Olha eu acho que a FAB faz tudo para aumentar a quantidade de vetores em sua frota, este é o pesamento da FAB, só pode ser!

Perdemos uma GRANDE oportunidade de comprar os M-2000 BR, estaríamos hoje com o melhor caça da AL, e fabricando/motando ele aqui, com códigos fontes, integração de armamento local, etc..

Agora, vem o papo de cruzarmos tecnologias, isto é coisa para os venuzianos. Muita viagem para minha cabeça!

Quero o mesmo dos Helos: COERÊNCIA e DIMINUIÇÃO da QUANTIDADE DE VETORES. Para comprar coisa nova, tem que ser o melhor. Caso contrário não se justifica o aumento de tipos de vetores em nossas FA`s.

Para comprar SU-30, prefiro que se comprem os M-2000-5MK2 do Qatar por exemplo, ou mais M-2000 usados. Depois fazemos o upgrade, se o negócio é não gastar, vai sair menos de 20 milhões por M-2000 retrofitado.

Para mim a lógica é RAFALE ou SU-35BM, ambos no mesmo plano. O tempo de SU-30, F-16 e M-2000 novos passou.

Se vamos esperar um 5ª geração, buscando agora um caça tampão, ele já existe, é o M-2000! Retrofit neles!

[ ]´s


Olá PRick,

vamos por parte, você tomou uma dose de gasolina aditivada. rsrs

Não estamos falando de caça tampão, ou seja, um SU-30 novo está longe de ser tampão. Um M-2000, por melhor que seja, não dá para competir com um SU-30, nem em sonho de verão. Realmente um Rafale é superior ao SU-30, mas o venezuelano, não o indiano.

As pessoas confundem certos fundamentos, um deles é custo de operação. Este conceito só existe em tempo de paz, em época de crise este conceito não existe, o que vigora é efetividade e combatividade.

O maior problema do SU-30 é o fato de ser bi-place, o que torna a operação cara. Mas o russos "garantem" que podem fazer um... Deixa pra lá... rsrs

Amigo PRick, não perdemos nada com o M-2000 BR, ganhamos! Nada do que você disse que aconteceria está nos papéis. Quem disse isso foi o sr. Maurício Botelho, mas não conseguiu se sustentar quando o governo (na época) chegou perto dele e disse assim: para de ir para a imprensa e coloque isso no papel, aí sim podemos negociar. A resposta deste "sr." (gostaria de dizer outra coisa, pois não o respeito) foi muito diferente, se esquivou e disse que os "jornais distorcem os fatos".

Perfeito o que escreveu depois, muito coerente, o melhor e em quantidades suficientes. Penso assim.

Mas comparar M-2000 -5 com SU-3x, definitivamente não dá. E mais, compara SU-35 (o novo) com o Rafale? Sem chances! Este último não vende por um motivo muito simples, dá conta dos SU-27 e alguns SU-30, mas está longe de um SU-35 (o novo). Aí os compradores se perguntam: pra que gastar tanto com esta coisa se ele não dá conta do que tenho medo? Melhor comprar um F-16 americano e novo, com vários "extras" do que apostar neste vetor.

Falo sério, não estou especulando. Existe um "bug" (não é inseto. rsrs) do tamanho de um crocodilo. rsrsrs

Abração,

Orestes


Não, Orestes,

O debate sobre SU-30(qualquer um deles) e M-2000-5 ou equivalente, não dá superioridade ao SU-30, por um motivo muito simples, ele investe no tamanho, no RCS, e no tamanho e alcance de radar. Como acredito que RCS grande e radar grande são uma burrice combinada :lol: :lol: , e o caminho neste aspecto são as redes, aeronaves AEW e furtividade(não só RCS menor). O SU-30 e o antigo SU-35 são passos na direção errada, tanto assim, que o fim dos SU-35, e o surgimento do SU-35BM são a prova do erro russo.

O Rafale investe em menor RCS e menos radar, é no SPECTRA e no OSF que está a vantagem. É emitir o menos possivel.

Um combate entre SU-30 e M-2000-5 vence a melhor rede, o melhor piloto, as melhores táticas e os melhores mísseis, a influência da plataforma é pequena. Por isto mesmo acho um erro TVC, super manobrabilidade que implique em aumento da complexidade e perda de capacidade bélica em outras áreas, como maior peso, manutenção dificultada.

Por sinal, o exercício simulados entre M-2000-5 e os SU-30MKI, não deu qualquer vantagem os SU. E não eram M-2000-5 MKII, com os radares RDY-2. Repito comprar SU-30 agora, negativo, já havia falado sobre o Chavez, e debatido isto de forma exaustiva, não vou mais falar sobre isto. Apenas vou repetir, é BURRICE comprar um caça que nem entrou no F-X1, agora. Ofereceram no F-X1 os SU-35, depois dos SU-30, porque os próprios Russos achavam menores as chances dos SU-30. O que achei errado na época, porque não via vantagens dos SU-35(antigos) sobre os SU-30, que justificassem sua compra, dado que não existia usários deles e o aumento da complexidade, não implicava, a meu ver, melhora efetiva na capacidade bélica. Isso eu falava en 2002.

Poderia rever tal posição se os SU fossem fabricados aqui, mas não vejo perspectivas disso atualmente. Não tem sentido comprar um caça que NÃO será superior a M-2000 retrofitados.

Os SU-35BM tudo bem, agora compara eles com Rafale e os SU-30, aí é covardia, o RAFALE é um caça muito na frente dos SU, surgiu depois e aproveitou todos os conceitos deles. Um SU-35BM é uma tentativa de trazer aos SU, o que está presente nos Typhoon e dos Rafales. Agora, ainda temos que pagar para ver se a redução do RCS estará presente, por enquanto, é tudo promessas dos Russos.

Só aceito promessas de políticos, de vendedor de armas estrangeiro, chumbo neles!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Tem o caça? Pode demonstrar o que promete ao vivo e a cores? Ele está voando? Quando vai entregar em produção? Vocês o usam? Isto tudo tem que existir, pelo menos era isto que a FAB dizia no F-X1. :roll:

[ ]´s




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#233 Mensagem por ademir » Dom Nov 04, 2007 9:31 pm

orestespf escreveu:Resposta "sutil e objetiva", Ademir: Dilma Rousself!!!
Se formos seguir a sua linha de raciocinio, o nome na verdade não importa, o que importa é que sera de grande confiança, e seguira de maneira fiel s ordens da alta cupula do PT.

A Dilma não passa nas urnas... mas isso é assunto para outro topico, em outra seção :wink:

cicloneprojekt escreveu:Gaúcho velho, tu vistes aquele artigo ridículo da nova constituição bovina. Aquele que dá um incentivo a internacionalização do bolivarianismo?

O grau de delírio, agora institucional, é de impressionar mesmo.

sds

Walter


Principio basico do 'Bolivarianismo'. Isso não tem nada demais, desde que os demais paises entrem de livre e espontanea vontade neste projeto do Chavez, o problema é se ele tentar impor seus planos para outros paises.

Tulio escreveu:Comuna é o Mestre Bat, que usa avatar híbrido Guevara/Chaplin...

Essa é boa... queria so ver o que aconteceria se eu colocasse um avatar hibrido do Bush ai tambem... :roll: :evil:




Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

DOMINGÃO LOOOONGO..............

#234 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Dom Nov 04, 2007 9:40 pm

Cara ......nunca vi um post com tantas respostas em tão curto espaço de tempo :shock: :shock: Sinceramente do jeito que FX-1 e o Fx-2 estão demorando , ainda acho que isso vai demorar igualzinho a uma novela mexicana. Eu prefiro o Su-27 atualizado(ou se quiserem bote as sopas de letrinhas 30MKK,35,35BM ou qlquer raio parecido) , porém acho que o molusco chefe vai de francesada mesmo, RAFALE, só rezo pra que nao ressuscitem mais Matuzas Turbinados e Tunados....... é lindo mais já passou a sua época , pelo amor de deus :wink: :wink:




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
PRick

#235 Mensagem por PRick » Dom Nov 04, 2007 9:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Um SU-30MKI monoplace? É prá já!:

SU-30KI.

Imagem


Não há problema algum nisso. Os MKI são biplaces porque atuam muito forte em ataque. Eles são a marreta indiana.

A FAB quer avião novo, velho e usado não serve. E duvido que a FAer francesa disponibilize 36 M-2000-5 prá nós, desguarnecendo seu próprio país.

Igual ao do Chávez? Só se quisermos, porque um MKI ao estilo dos MKM é muito melhor.

Radar N-011M III, motores vetorados, códigos sob medida e modos de operação do radar idem, aviônica sul-africana, francesa e israelense, è escolher.

Não há desculpa que cole, lamento.


Foi a "isto" que dominei BURRICE combinada, grande RCS, GRANDE RADAR e GRANDES MOTORES, MUITO IR. Conceito dos F-15 dos anos 1970. Aí ainda colocamos neles 20 mísseis. Vaí lá piloto juju! Morre de forma gloriosa dando um grande prejuízo a nação.

Na guerra moderna o caça não deve ser percebido, ele tem que abater o inimigo, sem sequer o inimigo perceber. Também deve ser tratado como soldado do sistema. Sun Tzu já dizia, o exército que se basear na superioridade individual de seus soldados, está fadado ao fracasso, uma FA é um coletivo. É pena que ninguém avisou isto a super raça ariana!

O Conceito dos SU-30, foi evoluído no SU-35 antigo, que aumentava a complexidade dos SU-30, a troco de duvidoso aumento na capacidade bélica, coisas como canard´s, tvc, etc..

O que fizeram os russos após o fracasso do primeiro SU-35? Refizeram seus conceitos no SU-35BM, sem canard´s, diminuição do RCS e melhorias nos sistemas de ECM, fizeram uma cópia do conceito do SPECTRA e do seu equivalente nos F-22. O que saldei como um grande passo na direção correta.

Se a FAB compra SU-30 agora, vai completar o ciclo da BURRICE!

[ ]´s




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#236 Mensagem por Sniper » Dom Nov 04, 2007 9:46 pm

PRick escreveu:Não, Orestes,

O debate sobre SU-30(qualquer um deles) e M-2000-5 ou equivalente, não dá superioridade ao SU-30, por um motivo muito simples, ele investe no tamanho, no RCS, e no tamanho e alcance de radar. Como acredito que RCS grande e radar grande são uma burrice combinada :lol: :lol: , e o caminho neste aspecto são as redes, aeronaves AEW e furtividade(não só RCS menor). O SU-30 e o antigo SU-35 são passos na direção errada, tanto assim, que o fim dos SU-35, e o surgimento do SU-35BM são a prova do erro russo.

O Rafale investe em menor RCS e menos radar, é no SPECTRA e no OSF que está a vantagem. É emitir o menos possivel.

Um combate entre SU-30 e M-2000-5 vence a melhor rede, o melhor piloto, as melhores táticas e os melhores mísseis, a influência da plataforma é pequena. Por isto mesmo acho um erro TVC, super manobrabilidade que implique em aumento da complexidade e perda de capacidade bélica em outras áreas, como maior peso, manutenção dificultada.

Por sinal, o exercício simulados entre M-2000-5 e os SU-30MKI, não deu qualquer vantagem os SU. E não eram M-2000-5 MKII, com os radares RDY-2. Repito comprar SU-30 agora, negativo, já havia falado sobre o Chavez, e debatido isto de forma exaustiva, não vou mais falar sobre isto. Apenas vou repetir, é BURRICE comprar um caça que nem entrou no F-X1, agora. Ofereceram no F-X1 os SU-35, depois dos SU-30, porque os próprios Russos achavam menores as chances dos SU-30. O que achei errado na época, porque não via vantagens dos SU-35(antigos) sobre os SU-30, que justificassem sua compra, dado que não existia usários deles e o aumento da complexidade, não implicava, a meu ver, melhora efetiva na capacidade bélica. Isso eu falava en 2002.

Poderia rever tal posição se os SU fossem fabricados aqui, mas não vejo perspectivas disso atualmente. Não tem sentido comprar um caça que NÃO será superior a M-2000 retrofitados.

Os SU-35BM tudo bem, agora compara eles com Rafale e os SU-30, aí é covardia, o RAFALE é um caça muito na frente dos SU, surgiu depois e aproveitou todos os conceitos deles. Um SU-35BM é uma tentativa de trazer aos SU, o que está presente nos Typhoon e dos Rafales. Agora, ainda temos que pagar para ver se a redução do RCS estará presente, por enquanto, é tudo promessas dos Russos.

Só aceito promessas de políticos, de vendedor de armas estrangeiro, chumbo neles!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Tem o caça? Pode demonstrar o que promete ao vivo e a cores? Ele está voando? Quando vai entregar em produção? Vocês o usam? Isto tudo tem que existir, pelo menos era isto que a FAB dizia no F-X1. :roll:

[ ]´s


X2! [009]

Enquanto o mundo investe em furtividade, NCW, AEW&C a FAB chuta a sua filosofia de operação (R-99 e a comunalidade AMX + F-5 BR + ALX) operando uma árvore de natal voadora... :roll:

Levar mais de 10 anos para comprar SU-30, que nem mesmo é o que os Russos tem de melhor no mercado, pra mim é idiotice, atestado de incompetência e improbidade! :?

Mas os mesmos que insinuam um contrato com os Russos hoje, a alguns meses diziam que os F-16 estavam certos, só faltava anunciar, mudaram (?las fuentes?) da água pro vinho? :roll:

Como bom mineiro que sou, prefiro aguardar. Todas as fontes públicas e oficiais dão a entender que o escolhido sería o Rafale, continuo com essa convicção... :wink:

Abraços!




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#237 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 04, 2007 9:50 pm

Sniper escreveu:
PRick escreveu:Não, Orestes,

O debate sobre SU-30(qualquer um deles) e M-2000-5 ou equivalente, não dá superioridade ao SU-30, por um motivo muito simples, ele investe no tamanho, no RCS, e no tamanho e alcance de radar. Como acredito que RCS grande e radar grande são uma burrice combinada :lol: :lol: , e o caminho neste aspecto são as redes, aeronaves AEW e furtividade(não só RCS menor). O SU-30 e o antigo SU-35 são passos na direção errada, tanto assim, que o fim dos SU-35, e o surgimento do SU-35BM são a prova do erro russo.

O Rafale investe em menor RCS e menos radar, é no SPECTRA e no OSF que está a vantagem. É emitir o menos possivel.

Um combate entre SU-30 e M-2000-5 vence a melhor rede, o melhor piloto, as melhores táticas e os melhores mísseis, a influência da plataforma é pequena. Por isto mesmo acho um erro TVC, super manobrabilidade que implique em aumento da complexidade e perda de capacidade bélica em outras áreas, como maior peso, manutenção dificultada.

Por sinal, o exercício simulados entre M-2000-5 e os SU-30MKI, não deu qualquer vantagem os SU. E não eram M-2000-5 MKII, com os radares RDY-2. Repito comprar SU-30 agora, negativo, já havia falado sobre o Chavez, e debatido isto de forma exaustiva, não vou mais falar sobre isto. Apenas vou repetir, é BURRICE comprar um caça que nem entrou no F-X1, agora. Ofereceram no F-X1 os SU-35, depois dos SU-30, porque os próprios Russos achavam menores as chances dos SU-30. O que achei errado na época, porque não via vantagens dos SU-35(antigos) sobre os SU-30, que justificassem sua compra, dado que não existia usários deles e o aumento da complexidade, não implicava, a meu ver, melhora efetiva na capacidade bélica. Isso eu falava en 2002.

Poderia rever tal posição se os SU fossem fabricados aqui, mas não vejo perspectivas disso atualmente. Não tem sentido comprar um caça que NÃO será superior a M-2000 retrofitados.

Os SU-35BM tudo bem, agora compara eles com Rafale e os SU-30, aí é covardia, o RAFALE é um caça muito na frente dos SU, surgiu depois e aproveitou todos os conceitos deles. Um SU-35BM é uma tentativa de trazer aos SU, o que está presente nos Typhoon e dos Rafales. Agora, ainda temos que pagar para ver se a redução do RCS estará presente, por enquanto, é tudo promessas dos Russos.

Só aceito promessas de políticos, de vendedor de armas estrangeiro, chumbo neles!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Tem o caça? Pode demonstrar o que promete ao vivo e a cores? Ele está voando? Quando vai entregar em produção? Vocês o usam? Isto tudo tem que existir, pelo menos era isto que a FAB dizia no F-X1. :roll:

[ ]´s


X2! [009]

Enquanto o mundo investe em furtividade, NCW, AEW&C a FAB chuta a sua filosofia de operação (R-99 e a comunalidade AMX + F-5 BR + ALX) operando uma árvore de natal voadora... :roll:

Levar mais de 10 anos para comprar SU-30, que nem mesmo é o que os Russos tem de melhor no mercado, pra mim é idiotice, atestado de incompetência e improbidade! :?

Mas os mesmos que insinuam um contrato com os Russos hoje, a alguns meses diziam que os F-16 estavam certos, só faltava anunciar, mudaram (?las fuentes?) da água pro vinho? :roll:

Como bom mineiro que sou, prefiro aguardar. Todas as fontes públicas e oficiais dão a entender que o escolhido sería o Rafale, continuo com essa convicção... :wink:

Abraços!


X3! [009]

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

#238 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 04, 2007 10:02 pm

Iiiiiiiiih Prick, quer mesmo mostrar que um M-2000-5 é melhor que um MKI?

Só prá começar. RCS acima de 1m2 é tudo alvo para um radar como o N-011M. Um Matusa com armas e tanques vai além disso. A diferença é que o radar dos MKI é muito mais potente e é um PESA, com seus modos de baixa detecção, mudança de feixe e etc, coisas que um radar RDY não tem e nem terá, é coisa de PESA/AESA.

OLS, o Matusa tem? Nem fala em usar o sensor do MICA, pois se isso fosse bom, o Rafale não precisava do seu próprio OLS.

Redes? Mas nós já as temos seja qual for o escolhido, e como a aviônica pode ser não-russa, é só colocar.

TVC não serve só prá dar cambalhota, essa é uma visão simplista. Diminiu a distância de decolagem, aumenta a manobrabilidade do avião com carga(coisa que não dá num caça sem TVC), melhora o controle em baixa velocidade e assim também diminui a distância de pouso, e etc, etc, etc.

Persistência? Só te dou um número, 12 X 6. Alcance, quer comparar? Carga de armas? Capacidade de sobrevivência de um bimotor contra um mono, e por aí vai.

E tem uns detalhes a mais. Um SU-30MKI pode receber os mesmos motores do BM, o mesmo radar, a mesma aviônica. Ou seja, no futuro estea aviões podem ser modernizados para o padrão BM, aumentando a comunalidade com seus irmão mais novos. Daí manda eles pro Sul que lá a coisa é mais tranquila.

SU-30MKI/M X Rafale só há de diferente o RCS, o resto é equivalente, fora o bug que o Orestes tá falando.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#239 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 04, 2007 10:05 pm

Que bug é esse? :lol:
Até bug o Rafale tem???

[]'s




Alberto -
PRick

#240 Mensagem por PRick » Dom Nov 04, 2007 10:15 pm

Carlos Mathias escreveu:Iiiiiiiiih Prick, quer mesmo mostrar que um M-2000-5 é melhor que um MKI?

Só prá começar. RCS acima de 1m2 é tudo alvo para um radar como o N-011M. Um Matusa com armas e tanques vai além disso. A diferença é que o radar dos MKI é muito mais potente e é um PESA, com seus modos de baixa detecção, mudança de feixe e etc, coisas que um radar RDY não tem e nem terá, é coisa de PESA/AESA.

OLS, o Matusa tem? Nem fala em usar o sensor do MICA, pois se isso fosse bom, o Rafale não precisava do seu próprio OLS.

Redes? Mas nós já as temos seja qual for o escolhido, e como a aviônica pode ser não-russa, é só colocar.

TVC não serve só prá dar cambalhota, essa é uma visão simplista. Diminiu a distância de decolagem, aumenta a manobrabilidade do avião com carga(coisa que não dá num caça sem TVC), melhora o controle em baixa velocidade e assim também diminui a distância de pouso, e etc, etc, etc.

Persistência? Só te dou um número, 12 X 6. Alcance, quer comparar? Carga de armas? Capacidade de sobrevivência de um bimotor contra um mono, e por aí vai.

E tem uns detalhes a mais. Um SU-30MKI pode receber os mesmos motores do BM, o mesmo radar, a mesma aviônica. Ou seja, no futuro estea aviões podem ser modernizados para o padrão BM, aumentando a comunalidade com seus irmão mais novos. Daí manda eles pro Sul que lá a coisa é mais tranquila.

SU-30MKI/M X Rafale só há de diferente o RCS, o resto é equivalente, fora o bug que o Orestes tá falando.


Só aumenta a BURRICE, o problema com os SU é a célula, seu RCS, como conceito, do mesmo modo que os F-15, um alvo grande que é visto de longe. Ligar um radar poderoso é acender um luz num quarto escuro na guerra áerea moderna.

O caça tem que ficar sendo vetorado pelo AEW, gastamos uma fortuna nos AEW, para agora, dizer, vamos bancar o AEW nos caças.

O alcance dos M-2000 é muito bom, não é igual ao SU-30, mas pesa quase o dobro, 02 motores é sinômino de maior IR, maior despeza de manutenção e gastos em dobro.

Quanto a BUGS de software, o F-5M tem eles, os SU35BM quando voarem vão ter os deles, o F-22 tem os dele, ou seja, só tem BUG quem desenvolve software, com o Windows e Tio Bill, o rei dos BUGS, mais o cara é quem mais vende soft no mundo, ou o pessoal gosta de bugs, ou ele faz o serviço mesmo com bugs. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Responder