F-5M X Mirage2000C (GDA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por orestespf » Seg Out 29, 2007 11:03 am

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


Salve Plínio!

não acho que a FAB jogou dinheiro fora com a modernização dos F-5, apenas acho que demorou muito, isso sem falar nos constantes atrasos. Não tem como comparar um caça modernizado com um caça novo, o novo sempre ganha, mas comprar um novo só se houver orçamento disponível, tanto para comprar, quanto para manter e operar.

A modernização dos F-5 coloca a FAB em outro patamar, sem comparação com tudo que tinha. Mas o problema não está só no vetor e sim nos armamentos. Não adianta ter o excelente vetor e não armá-lo. É deste mal que as forças armadas da AS vêm sofrendo, e em particular, a FAB.

abração,

Orestes




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#17 Mensagem por rodrigo » Seg Out 29, 2007 11:04 am

O F-5M só tem chance nessa hipótese se o KC-137 for junto com ele.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#18 Mensagem por Jacobs » Seg Out 29, 2007 11:05 am

Ed SP escreveu:Estive ontem no PAMA SP e conversei com um tenente do Grupo de Caça que fez um exercício simulado com os M2000. E segundo o que ele me disse, os M2000 não tiveram a menor chance.


Você chegou a especular junto ao comandante como foram estes combates?

No 1x1, eu dou vantagem do M2000... mas no 2x2, eu acho que a vantagem é dos F-5M.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#19 Mensagem por Matheus » Seg Out 29, 2007 11:07 am

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


o problema foi que quando iniciram a modernização dos F-5, contratos, etc, não tinha F-16MLu disponíveis, nem mesmo Matusas. Com um orçamento de 285 milhões não teríamos muitas alternativas viáveis. Mas pra mim, perda d etempo foram os Mirage que não levaram a lugar nenhum....se tivesse sido atrelado ao Rafale até vai lá, ou um leasing com a certeza que teríamos algo novo nos próximos anos......mas enfim, foi uma falta de respeito, caça obsoleto entregue a conta gotas.




Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

#20 Mensagem por Ed SP » Seg Out 29, 2007 11:13 am

Foram combates 1x1 e 2x2 e em ambos o M2000 "rodou".

Tem que se levar em consideração que os pilotos do M2000 ainda estão em fase de adptação ao avião.




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 134
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 12:31 am

#21 Mensagem por marcelosobrado » Seg Out 29, 2007 11:15 am

orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Mas Orestes na Cruzex os F-5M foram apoiados pelos R-99A, aí é mais facil vencer o M2000.

Eu acredito que cada avião tem suas vantagens e desvantagens, lembram-se da Mistral quando os Mirages III surpreenderam os Mirages 2000 da França, os pilotos da FAB tinham nas mãos um equipamento inferior mas desenvolveram táticas que superavam a modernidade francesa, então certamente os pilotos do GDA vão desenvolver táticas para compensarem a inferioridade tecnológica e os pilotos de F-5M vão desenvolver táticas para compesarem a falta de potencia frente ao M-2000. Além disso os pilotos de F-5M precisam ter em mente que nem sempre os R-99A vão estar presente.

*
*
*
*




Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

#22 Mensagem por luisdmrx » Seg Out 29, 2007 11:23 am

Eu não vejo a compra dos M2000C como uma perda de tempo, levando em conta que o GDA estava praticamente parado com os MIII hoje pelo menos nosso pilotos podem voar algo muito mais moderno e mais seguro que os vetores que tinha antes, não é o ideal mas é o que tem, acredito seriamente que o GDA ainda vai receber o Rafale no futuro.
Não sera os M2000C que faram a diferença dentro da FAB isso ta na cara, eu vejo o M2000C hoje mais como um treinador do que um caça para os pilotos do GDA
Não sei se estou falando besteira, mas acredito que uma transição entre vetores de mesmo fabricante seja mais facil de realizar.




Um grande abraço a todos os amigos!!!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 29, 2007 11:29 am

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


Salve Plínio!

não acho que a FAB jogou dinheiro fora com a modernização dos F-5, apenas acho que demorou muito, isso sem falar nos constantes atrasos. Não tem como comparar um caça modernizado com um caça novo, o novo sempre ganha, mas comprar um novo só se houver orçamento disponível, tanto para comprar, quanto para manter e operar.

A modernização dos F-5 coloca a FAB em outro patamar, sem comparação com tudo que tinha. Mas o problema não está só no vetor e sim nos armamentos. Não adianta ter o excelente vetor e não armá-lo. É deste mal que as forças armadas da AS vêm sofrendo, e em particular, a FAB.

abração,

Orestes


Esta modernização de fato colocar a FAB em outro patamar, mas será de carater bem temporario no que refere-se a situação em nosso continente..isto deveria ter acontecido bem antes...como disse, veio muito tardiamente... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#24 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 29, 2007 11:31 am

MCD-SM escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


o problema foi que quando iniciram a modernização dos F-5, contratos, etc, não tinha F-16MLu disponíveis, nem mesmo Matusas. Com um orçamento de 285 milhões não teríamos muitas alternativas viáveis. Mas pra mim, perda d etempo foram os Mirage que não levaram a lugar nenhum....se tivesse sido atrelado ao Rafale até vai lá, ou um leasing com a certeza que teríamos algo novo nos próximos anos......mas enfim, foi uma falta de respeito, caça obsoleto entregue a conta gotas.


Para mim ambos(F-5M e Mirage 2000) foram perda de tempo, a grande verdade é que opções de vetores usados modernos, já existia quando decidiram levar a modernização dos F-5s adiante e a grande verdade, a FAB nunca manisfestou muito interesse efetivamente em moderniza-los antes... o resultado está ai...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#25 Mensagem por Matheus » Seg Out 29, 2007 11:40 am

Plinio Jr escreveu:
MCD-SM escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


o problema foi que quando iniciram a modernização dos F-5, contratos, etc, não tinha F-16MLu disponíveis, nem mesmo Matusas. Com um orçamento de 285 milhões não teríamos muitas alternativas viáveis. Mas pra mim, perda d etempo foram os Mirage que não levaram a lugar nenhum....se tivesse sido atrelado ao Rafale até vai lá, ou um leasing com a certeza que teríamos algo novo nos próximos anos......mas enfim, foi uma falta de respeito, caça obsoleto entregue a conta gotas.


Para mim ambos(F-5M e Mirage 2000) foram perda de tempo, a grande verdade é que opções de vetores usados modernos, já existia quando decidiram levar a modernização dos F-5s adiante e a grande verdade, a FAB nunca manisfestou muito interesse efetivamente em moderniza-los antes... o resultado está ai...


quais vetores usados disponíveis em 2001?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#26 Mensagem por orestespf » Seg Out 29, 2007 12:21 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


Salve Plínio!

não acho que a FAB jogou dinheiro fora com a modernização dos F-5, apenas acho que demorou muito, isso sem falar nos constantes atrasos. Não tem como comparar um caça modernizado com um caça novo, o novo sempre ganha, mas comprar um novo só se houver orçamento disponível, tanto para comprar, quanto para manter e operar.

A modernização dos F-5 coloca a FAB em outro patamar, sem comparação com tudo que tinha. Mas o problema não está só no vetor e sim nos armamentos. Não adianta ter o excelente vetor e não armá-lo. É deste mal que as forças armadas da AS vêm sofrendo, e em particular, a FAB.

abração,

Orestes


Esta modernização de fato colocar a FAB em outro patamar, mas será de carater bem temporario no que refere-se a situação em nosso continente..isto deveria ter acontecido bem antes...como disse, veio muito tardiamente... :idea:


Sem dúvida, temporário, mas o mesmo se aplica se fosse novos, um dia fica ultrapassado, supondo não haver modernizações constantes.

O caráter temporário é o ponto central, ou seja, o tempo necessário para comprarmos novos caças mais modernos e eficientes. Este é o motivo central em qualquer processo de modernização de qualquer vetor.

Enquanto a Argentina não modernizar seus meios, o F-5M e A-1M será um grande problema pra eles. O Chile não me preocupa, está afastado e temos boas relações históricas com eles. A Venezuela poderia ser um problema, mas é necessário mais tempo, apenas 24 SU-30 não faz a diferença, o que me preocupa é a determinação do Chávez em não parar.


Sds,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#27 Mensagem por orestespf » Seg Out 29, 2007 12:25 pm

Plinio Jr escreveu:
MCD-SM escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....


o problema foi que quando iniciram a modernização dos F-5, contratos, etc, não tinha F-16MLu disponíveis, nem mesmo Matusas. Com um orçamento de 285 milhões não teríamos muitas alternativas viáveis. Mas pra mim, perda d etempo foram os Mirage que não levaram a lugar nenhum....se tivesse sido atrelado ao Rafale até vai lá, ou um leasing com a certeza que teríamos algo novo nos próximos anos......mas enfim, foi uma falta de respeito, caça obsoleto entregue a conta gotas.


Para mim ambos(F-5M e Mirage 2000) foram perda de tempo, a grande verdade é que opções de vetores usados modernos, já existia quando decidiram levar a modernização dos F-5s adiante e a grande verdade, a FAB nunca manisfestou muito interesse efetivamente em moderniza-los antes... o resultado está ai...


Olá Plínio,

está se baseando naquela conversa do F-20 e F-16. Não tenha dúvida que a FAB olhou com carinho estas propostas, mas chegaram a conclusão que não valia apena. A proposta era FX (é mais antiga do que se fala aqui) e um F-16 seria sepultar de vez estes planos. Quanto ao F-20 a idéia era melar os planos do Brasil construir um caça de ataque, não acredite em discursos que existem por aí, americanos bonzinhos não existem, nem em ficção.

Não dá para imaginar que eles transfeririam todo o processo de fabricação do F-20 e nem dá para imaginar que os F-16 que foram oferecidos poderiam usar AIM-120 e bombas inteligentes. Muito tempo depois estamos vendo o Chile com problemas, imagina a 10 anos atrás.


Sds,

Orestes




Jolly Roger
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 342
Registrado em: Sex Jun 30, 2006 1:11 am

Orestes

#28 Mensagem por Jolly Roger » Seg Out 29, 2007 12:26 pm

mais preocupante é a nossa tendencia em não se movimentar a altura !!! :(




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

#29 Mensagem por lobo_guara » Seg Out 29, 2007 1:00 pm

Uma pergunta que sempre me faço quando leio alguma coisa relacionada a compra de novos caças pela FAB é a seguinte:
A FAB não poderia modernizar os M2000 adquiridos na França para o padrão que era oferecido na licitação do FX pela Dassault/Embraer, não sairia mais barato adquirir maisalgumas dezenas de M2000 C/D e modernizá-las para o padrão BR do que comprar 12 caças novos (isso não esta sendo feito com os F5 muito mais velhos). Aliás que diferença faz termos 12 caças de 4ª geração em AN no contexto geopolítico que estamos inseridos? Aliás para o que é queremos mesmo um caça? Quais as ameaças e qual a resposta que desejamos dar a elas?
Colocar vários bilhões em um caça avançado apenas para dizer que temos o melhor caça da região enquanto o EB não tem AAAer e opera algumas relíquias com M114, M101, M108, M41C, sem falar nos novos "Leopard e M60", ou então na MB com as suas "novas" Type 22 e quem derá alguma OHP que venha a ser adquirida por oportunidade. Não sei não , acho que não vale a pena, penso que mantida as condições atuais (mesmo a Venezuela com SU30) uns 30 ou 40 M2000 Mod. ficaria de bom tamanho, pois a modernização nas nossas FFAA deve ser mais ampla, temos que pensar no todo e não apenas na FAB. Até por que a FAB não deveria estar tão mal assim, pois diversas áreas já receberam investimentos (transportes, helicopteros, VIP, Reconhecimento, etc.) se não esta melhor é por que houve também muita trapalhada por parte dos seus comandantes (vide caso SIVAN).




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#30 Mensagem por orestespf » Seg Out 29, 2007 1:29 pm

Olá Lobo Guará,

vou comentar em azul, ok? Truncarei o post para facilitar.

lobo_guara escreveu:Uma pergunta que sempre me faço quando leio alguma coisa relacionada a compra de novos caças pela FAB é a seguinte:
A FAB não poderia modernizar os M2000 adquiridos na França para o padrão que era oferecido na licitação do FX pela Dassault/Embraer, não sairia mais barato adquirir maisalgumas dezenas de M2000 C/D e modernizá-las para o padrão BR do que comprar 12 caças novos (isso não esta sendo feito com os F5 muito mais velhos).

Poder modernizar, pode, o problema é se compensa fazer isso em células muito surradas. Os F-5 se enquadram no mesmo perfil, muito uso, mas nós os temos em quantidade, com logística e manutenção próprias, o que justifica tal coisa. Um programa de modernização não é barato, logo não se justifica se for para modernizar apenas 12 células. Refiro-me a modernização realizada no Brasil nos moldes da usada no F-5 e A-1, o máximo que pode fazer sentido é uma modernização na França.

Aliás que diferença faz termos 12 caças de 4ª geração em AN no contexto geopolítico que estamos inseridos?

E quem disse que serão apenas 12 caças novos?

Aliás para o que é queremos mesmo um caça?

Acho que a resposta é meio óbvia, ainda mais em um fórum sobre defesa. Sem querer parecer grosseiro, mas o colega não está no lugar errado?


Quais as ameaças e qual a resposta que desejamos dar a elas?

As ameaças não aparecem aos olhos dos "comuns", quando a coisa vai para a mídia é porque já não tem mais jeito. Posso lhe garantir, as ameaças são muitas e constantes. Não vou me aprofundar, mas farei uma humilde comparação. Suponha que você tenha uma empresa e que os negócios estejam caminhando bem, ou seja, a empresa está crescendo e você faturando muito a cada dia. Pergunto: você sairia de casa desprotegido? Não tornaria sua casa, seu carro, sua família mais protegidos?

Pode imaginar que não existe risco alguns, que não tem inimigos, mas acredite, inimigos surgem do nada, até mesmo seus "amigos" podem se tornar um. Se não procurar se defender, proteger e se antecipar aos imprevistos, não reclame depois, não bote a culpa no "urubu".

Um país que cresce, um país que tem riquesas expressivas, que tem vasta área territorial, que tem um bom parque indústrial, que tem uma grande população, etc. deve igualmente se proteger, independentemente de ter uma ameaça iminente ou em estado latente.

O Brasil é pacifista no sentido de que não vislumbra "conquistas de novas terras", mas está longe de ser pacifista se alguém metido a besta resolver nos invadir. Para enfrentar os engraçadinhos, melhor estar equipado a altura. Sacou?


Colocar vários bilhões em um caça avançado apenas para dizer que temos o melhor caça da região enquanto o EB não tem AAAer e opera algumas relíquias com M114, M101, M108, M41C, sem falar nos novos "Leopard e M60", ou então na MB com as suas "novas" Type 22 e quem derá alguma OHP que venha a ser adquirida por oportunidade.

E quem disse que o argumento é para termos o "melhor caça da região"? O segredo não é ter o melhor caça da região, mas ter uma força aérea que suporte quaisquer intempéries na nossa região. Se for necessário ter o melhor caça da região, que assim seja feito.

Não sei não , acho que não vale a pena, penso que mantida as condições atuais (mesmo a Venezuela com SU30) uns 30 ou 40 M2000 Mod. ficaria de bom tamanho, pois a modernização nas nossas FFAA deve ser mais ampla, temos que pensar no todo e não apenas na FAB. Até por que a FAB não deveria estar tão mal assim, pois diversas áreas já receberam investimentos (transportes, helicopteros, VIP, Reconhecimento, etc.) se não esta melhor é por que houve também muita trapalhada por parte dos seus comandantes (vide caso SIVAN).

Muito contraditório tudo isso. Você é contra o gasto elevado em reaparelhamento, mas depois diz que a modernização das FFAA deve ser a mais ampla possível. Como modernizar amplamente sem gastar?

E a FAB não deve estar tão mal assim? Como? Viagem ou ironia? Tem acompanhado o assunto recentemente? Deve ter uma semana ou pouco mais que o comandante da FAB deu alguns entrevistas e depoimentos no Congresso onde disse claramente que mais de 60% dos aviões da força estão parados. Isso é estar bem?

As questões sobre trapalhadas são delicadas, não pode ser discutida assim. Vários colegas deste fórum tem o hábito de criticar a FAB, mas isso pra mim é uma grande ingenuidade, motivada pela ansiedade em ver um novo caça na força e que está demorando.

O dia que a FAB anunciar seu novo caça e se este for um baita vetor, vai ter gente daqui elogiando até a mãe do comandante.

Erros houveram, mas não só da FAB, os vários governos que passaram pelo poder foram, ao meu ver, os grandes responsáveis por tudo isso. Admito a existência de vários erros, mas trapalhada não, trapalhada não é pontual, é epidêmica. Os erros são frutos de mal planejamento, as trapalhadas são frutos da ausência total de planejamento. Se uma pessoa não faz parte da equipe de uma força que cuida especificamente disso, só pode no máximo falar besteira, ou seja, é achismo ou pré-conceito.




E seja bem vindo ao clube.


Cordialmente,

Orestes




Responder