F-5M X Mirage2000C (GDA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

F-5M X Mirage2000C (GDA)

#1 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Seg Out 29, 2007 1:12 am

Em caso de um combate frontal entre os dois caças F-5M e o Mirage 2000c do GDA......quem levaria a melhor ?????, levando em conta a hipótese de não serem acessorados por awacs e nem por radares de terra.

Tenho serias dúvidas, bem eu colocaria os seguintes pesos pra cada lado:

F-5M:

-RADAR GRIFO
-RWR , CHAFF E FLARES
-PEQUENA ASSINATURA RADAR
-ALCANCE DE RADAR ENTRE 60 E 80 KM
-MISSEIS DERBY......ALCANCE DE MAIS OU MENOS 60 KM(fire and forget)
-PIRANHA(DOGFIGHT)
-PEQUENA CARGA DE ARMAMENTOS
-AGILIDADE REDUZIDA PELO TANQUE EXTERNO E MISSEIS

F-2000

-RADAR RDI (54 M.nauticas....ou aprox. 70 m. nauticas = 100 a 129 km)
-RWR , CHAFF E FLARES
-MAIOR ASSINATURA RADAR, PORÉM COM MAIS POTÊNCIA E VELOCIDADE DE ASCENÇÃO E FINAL MAIORES)
-MISSEIS S-530D.....ALCANCE DE 40 KM (necessitando iluminar o alvo)
veloc. final 4500 km/h
-CARGA DE ARMAMENTOS MAIORES
-MAGIC (DOGFIGHT)
-AGILIDADE (COM CARGA)MENOS REDUZIDA, POIS O MOTOR DE MAIOR EMPUXO EQUILIBRARIA MELHOR O PESO POTÊNCIA FINAL.

Dados acima , EM UM EMBATE HIPOTÉTICO, SEM AJUDA SOLO, QUEM LEVARIA A MELHOR.........O que enxerga antes?? O que tem míssel com mais alcance?? O que não precisa iluminar o alvo até o final??

Aguardo análises dos meus amigos foristas.......grato mais uma vez , desculpem se minha dúvida é muito imbecil.....porém eu a tenho.
GRATO......a quem puder opinar.
Marcos




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#2 Mensagem por ZeRo4 » Seg Out 29, 2007 1:51 am

Na minha opinião o maior problema do F-5BR é o radar que em modo look-down, se não me engano, não chega a 40km de alcance, permitindo que o Mirage-2000C lance os S-530D. Mas mesmo assim aposto todas as minhas fichas no F-5BR... Basta disparar dois Derbys, dar meia-volta e fugir, mesmo que o Mirage-2000C consiga lançar o S-530D não será problema, pq o F-5BR pode ainda dar meia-volta e nem precisa se preocupar com o S-530D pq o Mirage-2000C não vai ser louco de ficar iluminando o alvo com dois Derbys vindo em sua direnção.

É claro que como missão primária do GDA o Mirage-2000C é mais indicado, já que é um interceptador nato, mas pela tecnologia ainda fico com o F-5BR.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#3 Mensagem por Booz » Seg Out 29, 2007 3:49 am

Creio que o alcançe maior do RDI pode, junto com a maior performance total do M2000, fazer diferença.
"Vendo" antes, ele poderia situar-se taticamente em melhor condição (mais alto), explorando sua razão de subida mais elevada.
Porém, estou citando uma diferença até mínima entre alcançe radar. isto se passaria em meros minutos, ou segundos aliás. Essa diferença talvez nem fizesse efeito.
Ainda assim, pela maior performance, eu ficaria com o matuza (nesse caso).




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#4 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 29, 2007 7:48 am

Gente, o Derby não tem 60 km de alcance.
Eu fico com o Matusa, depois explico.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#5 Mensagem por Thor » Seg Out 29, 2007 8:09 am

O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#6 Mensagem por Thor » Seg Out 29, 2007 8:09 am

O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#7 Mensagem por Thor » Seg Out 29, 2007 8:09 am

O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.




Brasil acima de tudo!!!
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#8 Mensagem por Jacobs » Seg Out 29, 2007 8:45 am

Acredito que um piloto astuto tiraria maior vantagem da performance dos Matuzas.

Ele subiria mais rápido e lançaria um R-530 primeiro, colocando o F-5M em posição de defesa. Nisso o M-2000C ja estaria proximo e atacaria com R-530 ou Magic II, ambos com um PK bem maior.

Quem joga Lock On, e gosta de voar com o Su-27, sabe que essa é a tática mais eficiente pra vencer misseis ARH. Tem que explorer a performance de subida e lançar primeiro (a velha tática do truco... garanta a primeira, porque se melar, a vantagem é sua!!! :lol: ).

Agora num confronto 2x2, dou vantagem para o F-5M. Nessas horas o datalink do mesmo faz a difereça.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60824
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6423 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Túlio » Seg Out 29, 2007 9:17 am

Sei lá, os F5M entrariam em data-link, um transmitiria e vetoraria o outro(este em silêncio) até o Matusa, que tentaria perseguir e atingir o que estivesse com o radar ligado, daí tomaria um Derby no lombo e 'adeus, Tia Chica'...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#10 Mensagem por Degan » Seg Out 29, 2007 9:32 am

Thor escreveu:O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.


Igual alcance de radar...????.
Solo por tamaño de antea y potencia de transmisión, el RDI tiene que ser de mayor alcance.

Respecto a un combate, nada es absoluto, pero me quedo con el F-5 en el plano horizontal y al uso de misiles BVR activos y en el futuro cercano, DASH y Python..

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#11 Mensagem por Booz » Seg Out 29, 2007 9:49 am

Sem querer ser demasiado simplista e reduzindo tanto a pouco, mas lembro de um brigadeiro da FAB (acho que foi o Bueno msmo) que dizia: o que importava era uma plataforma que pudesse lançar um míssil BVR. O resto eram traquitanas e penduricalhos.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Mas a situação se similariza, pois fazemos suposições sobre um vetor do final dos anos 60 dando couro no matuzão dos anos 80.
Uma pena o M2000 é um senhor avião, pena que mal armado e equipado.

Então...
se já temos um F-Super5BR, e armarmos e equiparmos, via SinaiEmbraer, o M2000, teremos o HiperMatuzão.
Aí, pra que F-X?
Tremei AS!! :lol:




Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#12 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 29, 2007 10:25 am

Tudo vai depender da natureza do combate, um Mirage 2000C em termos de desempenho é infinitamente superior a um F-5M e este, possui eletronica mais sofisticada devido as suas modernizações....

Não dá para especular muito não, com certeza vamos tirar estas dúvidas nos proximos exercicios entre ambos...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por orestespf » Seg Out 29, 2007 10:45 am

Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 29, 2007 10:51 am

orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

#15 Mensagem por Ed SP » Seg Out 29, 2007 10:56 am

Estive ontem no PAMA SP e conversei com um tenente do Grupo de Caça que fez um exercício simulado com os M2000. E segundo o que ele me disse, os M2000 não tiveram a menor chance.




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Responder