Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
cb_lima escreveu:Eu nao entendo porque colocaram o Puma ao inves do NH90!
Vai entender...
[]s
CB_lima
Porque o EC-725, é o que está sendo fornecido para o Exército Francês, inclusive, como disseram aqui, eles estão no Afeganistão, também foi o Helo que a Arábia Saudita comprou, dispensando os BH´s, que acabaram vindo para a FAB! É este aí abaixo.
[ ]´s
Não deveria, mas vou colocar pimenta na conversa....
A Embraer e a EADS estavam costurando um acordo de cooperação industrial para a fabricação de helis pela Embraer. Ela fabricaria as peças e a estrutura e a Helibrás os montaria.
E além disso, as peças fabricas em SJK seriam enviadas para a França, para a montagem dos helis de lá tb.
Depois não ouvi mais falar no assunto, pois as discussões técnicas tinham terminado. O que é normal, pois aí elas sobem de nível (e eu não estou lá por cima).
Não acho que este seja um fator decisivo nesta licitação, que foi arranjada já a muito tempo com o Puttin esteve por aqui.
Só sei que se pintarem os russos, como eu acredito infelizmente que vá ocorrer, a FAB está é ferrada. Vai levar um equipamento que não quer, com um novo fornecedor que é famoso por não prestar um suporte decente.
E acho que não tem nada disso de teste super, híper, mega planejado nos bastidores com olhos já para o FX.
Muita água vai passar debaixo da ponte. E acho que a chegada dos helis russos vai por é uma pedra nos planos deles de vender seus caças.
Russo sabe projetar, mas não sabe suportar.
Sds,
Vector
A Embraer e a EADS estavam costurando um acordo de cooperação industrial para a fabricação de helis pela Embraer. Ela fabricaria as peças e a estrutura e a Helibrás os montaria.
E além disso, as peças fabricas em SJK seriam enviadas para a França, para a montagem dos helis de lá tb.
Depois não ouvi mais falar no assunto, pois as discussões técnicas tinham terminado. O que é normal, pois aí elas sobem de nível (e eu não estou lá por cima).
Não acho que este seja um fator decisivo nesta licitação, que foi arranjada já a muito tempo com o Puttin esteve por aqui.
Só sei que se pintarem os russos, como eu acredito infelizmente que vá ocorrer, a FAB está é ferrada. Vai levar um equipamento que não quer, com um novo fornecedor que é famoso por não prestar um suporte decente.
E acho que não tem nada disso de teste super, híper, mega planejado nos bastidores com olhos já para o FX.
Muita água vai passar debaixo da ponte. E acho que a chegada dos helis russos vai por é uma pedra nos planos deles de vender seus caças.
Russo sabe projetar, mas não sabe suportar.
Sds,
Vector
-
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 6680 vezes
- Contato:
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
orestespf escreveu:jp escreveu:Pzd Orestes, nem há como desdizê-lo. Esse negócio já está desenhado faz tempos.
Concordo com vc, só não será pule de 10 (sic) pros cossacos se o strognoff azedar de vez.
Essa compra é para acalmar os russos que vem chiando a um tempão e nos ameaçando com boicotes á carne brasielira.
Mas, mestre Orestes, temo um desvio no caso dos caças. Essa coisa toda tá me parecendo um loteamento, cada um leva um pedaço e todos ficam (quase) felizes.
Oxalá esteja eu enganado.
Não "recebo" Oxalá (trocadilho. rsrs), mas acho que está mesmo enganado. Não se trata de um cala-boca, não existe nada de carnes na negociação. A coisa é uma operação complexa, talvez nunca venha a tona, mas é muito interessante a "manobra" que está sendo feita.
Por hora pense assim: um grande teste.
Abração,
Orestes
Esse negócio de trocar helicópteros ou qualquer outro armamento por carne eu sempre disse que não dá certo. Quem lembrava o episódio da compra dos Gloster Meteor pela FAB nos anos 50, que foram trocados por 80 mil toneladas de algodão, para me provar que era possível esse tipo de negócio eu lembrava que, no caso dos Meteor, o governo já tinha o estoque de algodão em suas mãos, pois havia comprado dos produtores para não quebrá-los e não sabia o que fazer com tanto algodão. No caos dos helicópteros ou caças russos, esse tipo de troca não seria possível. Quem pagaria os produtores pela carne? O governo? Nesse caso, seria melhor pagar logo aos russos diretamente...
No caso da licitação atual, sem envolver o escambo, a coisa é diferente.
Minhas preocupações, no caso da escolha do Mi171+Mi35 (bem como de Merlin e A129+A109LUH) é com a introdução de novas linhas logísticas num momento onde a FAB alega que não dispõe d epeças de reposição para mais de um terço da frota, que está parada.
Quanto ao EC725, ele é uma versão do Cougar que a FAB, EB e Marinha operam. Alguma compatibilidade/comunalidade sempre pode existir.
Na minha opinião, a FAB deveria substituir os seus UH-1H por Black Hawk. Mas são caros, é claro...
Em matéria de helicópteros russos para a FAB, preferia que fossem seis a oito Mi26 (que são necessários na Amazônia) e Mi28 Havoc (esse sim, um puta heli de ataque!). Confesso que não gosto da dupla Mi35+Mi171.
Também não entendo essa compra num momento onde a FAB já tem a intenção de adquirir mais 4 Black Hawk e o EB outros seis. Sem contar que Marinha poderá vir a comprar outros seis SH-60B Sea Hawk.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
jp escreveu:Hehehehe.... uncle Bush deve estar com as (grandes) orelhas em pé!
O Túlio vai ter um ataque apolplético se ver um flankerzão voando neste céu varonil, Rssss.
Não se assustem se, com a abertura desse RFP, o Exército dos EUA "de repente" aparecer com um lote de uns 30 ou 40 Black Hawk pouco usados para oferecer à FAB. Essa conocrrência pode estar é escondendo a verdadeira intenção da FAB. Vamos aguardar...
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
FIGHTERCOM escreveu:orestespf escreveu:jp escreveu:Pzd Orestes, nem há como desdizê-lo. Esse negócio já está desenhado faz tempos.
Concordo com vc, só não será pule de 10 (sic) pros cossacos se o strognoff azedar de vez.
Essa compra é para acalmar os russos que vem chiando a um tempão e nos ameaçando com boicotes á carne brasielira.
Mas, mestre Orestes, temo um desvio no caso dos caças. Essa coisa toda tá me parecendo um loteamento, cada um leva um pedaço e todos ficam (quase) felizes.
Oxalá esteja eu enganado.
Não "recebo" Oxalá (trocadilho. rsrs), mas acho que está mesmo enganado. Não se trata de um cala-boca, não existe nada de carnes na negociação. A coisa é uma operação complexa, talvez nunca venha a tona, mas é muito interessante a "manobra" que está sendo feita.
Por hora pense assim: um grande teste.
Abração,
Orestes
Amigo Orestes,
Estaria a FAB testando os russos e ao mesmo tempo mandando um aviso aos americanos e franceses?
Abraços,
Wesley
Bingo! É o que eu imagino!
Mapinguari
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Mapinguari escreveu:jp escreveu:Hehehehe.... uncle Bush deve estar com as (grandes) orelhas em pé!
O Túlio vai ter um ataque apolplético se ver um flankerzão voando neste céu varonil, Rssss.
Não se assustem se, com a abertura desse RFP, o Exército dos EUA "de repente" aparecer com um lote de uns 30 ou 40 Black Hawk pouco usados para oferecer à FAB. Essa conocrrência pode estar é escondendo a verdadeira intenção da FAB. Vamos aguardar...
se for isso mesmo, seria ótimo.
- Mapinguari
- Sênior
amx2000 escreveu:Bom dia, pessoal.
Sei que estao todos euforicos com esta tal licitacao, se eh que existe licitacao,pois os helis Russos ja sao os escolhidos, sem querer ser estraga prazer, mas na minha humilde opiniao os heli de ataque deveriam ir para o Exercito, e nao para a TAB,assim como a patrulha maritima deveria ficar a cargo da Marinha.
A TAB esta querendo ser igual Bombril, mil e uma utilidade.
Abracos
Pessoal, que negócio é esse de TAB? Vamos parar com isso! O que significa isso?
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
Carlos Mathias escreveu:O Tiger é melhor em quê? especificamente, por favor. Não vale dizer que é mais bonito e europeu.
Voa mais alto, mais rápido, leva mais carga, armas mais efetivas, mais blindagem, mais alcançe? Enfim, é melhor em quê resumidamente?
Não cai no caso do Rafale? Muito bom, mas de preço e custos operacionais proibitivos para um país duro?
Idem o outro heli.
E aí? Quem faz o super-trunfo?
E, o preço, não esqueçam o preço.
Carlos,
O Tigre é muito melhor e mais moderno do que o Hind. Quanto a isso não há nem o que discutir. O problema do Hind é que ele é como um pato: nada, anda e voa, mas não faz nenhuma das coisas bem. Quer ser helicóptero de ataque e de transporte ao mesmo tempo. Se estivéssemos falando de Mi28 e não de Mi35, a coisa seria diferente. O Mi28 é um excelente heli de ataque, comparável ao AH-64 Apache. Mas o Mi35 é uma josta. Ah! E é muito feio, também!
Mapinguari