Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#106 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 7:06 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:Que falta faz o Marino por estas bandas... rsrsrs Enquanto o povo insistir na velha tese de ficar discutindo hardware as respostas não aparecerão, e mais, estão na cara.

Acho que apenas o Lima colocou o dedo na ferida quando fez a pergunta: o que realmente a FAB deseja?

Esta pergunta poderia ser modificada para dar mais clareza: qual o tipo de missão a FAB pretende realizar e quais vetores a cumpririam?

E vou além, algumas pessoas estão afirmando que o tal edital afirma que a FAB deseja um héli de ataque. Onde está escrito isso que não vi? Pra quem sabe ler, pingo é letra. E lá no tal edital a coisa está bem colocada (pra quem ler atentamente): quero 12 Mi-17 e 12 Mi-35. Só isso. rsrsrs

Agora discutam de outra maneira, por exemplo: quais os tipos de missão a FAB poderá realizar com estes dois novos modelos? E mais: a FAB será mesmo uma miscelânea de hélis? Sabemos que a FAB possui vários hélis em estado sofrível, não seria interessante substitui-los?

E para não perder o hábito provocativo: sabe-se que os BH vieram de uma desistência saudita. Ok! Pergunto: será que estes 12+12 hélis não poderão vir nas mesmas circunstâncias? E mais: já imaginaram uma "entrega rápida"? rsrsrs

Ah... Como eu adoro especular...

Sds,

Orestes

É isso aí Orestes!!

Se a FAB está comprando Helis Russos para "Testar" a capacidade de apoio deles... só tenho dizer que é lamentável e mostra a falta de direcionamento para com o dinheiro "Público".

- Se esse é o caso tem mais é que ficar na pindaíba e voar pouco e ter avião na ferrugem mesmo! (desculpem, mas é o que penso no momento!)

Se sabe o que vai fazer com os Helis... tem o meu total apoio!

Quero saber se alguém poderia listar as tarefas que esses helis poderiam fazer na FAB hoje que compensa o gasto dessa grana em mais uma linha de "suporte e manutenção" (seja russo/italiano/frances)

[]s
CB_Lima

Salve Lima!

Este é ponto central. Se a FAB sabe o que realmente quer, se vai usar este edital de compras para se ver livre da licitação, etc., tudo bem, tem meu apoio, mesmo que hoje tudo possa parecer estranho.

Por outro lado, que tal "teste" for "amador", brincadeira, né? Usar o dinheiro do brasileiro pra fazer experimentos é dose. Mas acho que não é por aí, seria um absurdo, seria alvo de pancadaria, principalmente para o governo.

Tem algumas coisas acontecendo e estão desvirtuando as coisas, até as que eu escrevo. O resultado do tal edital só deve sair lá para março próximo, muita água vai rolar ainda. Não se pode afirmar nada ainda, nem mesmo quem será o vencedor.

A coisa caminha favoravelmente aos russos, mas isto não significa nada. O edital tem uma "forma adequada", além de limitar os gastos (600 milhões), tudo sugere, mas não passa disso.

Mas já que apostar faz parte do jogo, que cada um faça a sua aposta. Eu já fiz a minha, mesmo não gostando do resultado.

Grande abraço,

Orestes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#107 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 26, 2007 7:23 pm

Bolovo escreveu:E quanto aqueles aviões que levam mísseis e bombas na asa? Sem novidades?

Isso vai demorar, está no rodapé da lista de prioridades da FAB !!!

Talvez lá para 2070...teremos novidades sobre o assunto :twisted: :twisted:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#108 Mensagem por marcolima » Sex Out 26, 2007 7:36 pm

[/quote]
Bolovo escreveu:Que coisa estúpida. Ficaria mais feliz se não a tivesse lido. Helicópteros de ataque na FAB?! Hahaha WHAT THE FUCK, MAN? Quanto aos Helis de Transporte Pesado, daí eu concordo. Quanto aos helis médios é o BH mesmo. Enquanto isso o EB voa uns Pantera meio usadinhos e a aviação de caça da FAB na merda. Pela mor de deus, países que tem a aviação de caça de primeira linha, como Israel e Alemanha, ainda usam o antigo heli Stallion... aqui no Brasil é tudo ao contrário, helis de primeiro mundo, treinadores de primeiro mundo, av transporte de primeiro mundo, mas caças de quinta. :oops: FAB = Missão principal: Superioridade Aérea, será? :oops:
[quote]

Não vejo problema nenhum em a FAB ter helis de ataque densde que ela realize missoes de ataque e assalto aeromovel.

O hind foi consebido como heli de assalto para dar apoio aereo aproximado a tropas em terra, destriçao de alvos blindados e transporte.

Quais dessas são missão da FAB?

O problema e o EB nao ter...

[]S MARCO

A paz é só um período entre guerras...
PRick

#109 Mensagem por PRick » Sex Out 26, 2007 7:38 pm

marcolima escreveu:
Bolovo escreveu:Que coisa estúpida. Ficaria mais feliz se não a tivesse lido. Helicópteros de ataque na FAB?! Hahaha WHAT THE FUCK, MAN? Quanto aos Helis de Transporte Pesado, daí eu concordo. Quanto aos helis médios é o BH mesmo. Enquanto isso o EB voa uns Pantera meio usadinhos e a aviação de caça da FAB na merda. Pela mor de deus, países que tem a aviação de caça de primeira linha, como Israel e Alemanha, ainda usam o antigo heli Stallion... aqui no Brasil é tudo ao contrário, helis de primeiro mundo, treinadores de primeiro mundo, av transporte de primeiro mundo, mas caças de quinta. :oops: FAB = Missão principal: Superioridade Aérea, será? :oops:

Não vejo problema nenhum em a FAB ter helis de ataque densde que ela realize missoes de ataque e assalto aeromovel.

O hind foi consebido como heli de assalto para dar apoio aereo aproximado a tropas em terra, destriçao de alvos blindados e transporte.

Quais dessas são missão da FAB?

O problema e o EB nao ter...

[]S MARCO

Ora para quem já comprou Orion P-3, isto é apenas um detalhe! 8-]

[ ]´s

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#110 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 26, 2007 8:12 pm

Ótima licitação. Espero que vença o melhor para o Brasil.

A FAB sabe pra que precisa de helos de ataque. E a função primária não é a mesma que teria a AvEx.

Pelo que saiba, a FAB os quer principalmente para escolta em C-SAR, SEAD e COIN.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#111 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 26, 2007 8:16 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Ótima licitação. Espero que vença o melhor para o Brasil.

A FAB sabe pra que precisa de helos de ataque. E a função primária não é a mesma que teria a AvEx.

Pelo que saiba, a FAB os quer principalmente para escolta em C-SAR, SEAD e COIN.

Olá Vinicius,

Valeu pela sua resposta eu só não sei ao certo se estas 3 funções necessariamente necessitariam de um Heli de Ataque para cumpri-las (especialmente SEAD).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#112 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 8:33 pm

Ok Orestes!

"especular" com você é meio difícil. Você especula com as fuentes debaixo do braço, leu o bendito do edital (procuro isso a 3 horas... necas... :? ) e eu especulo por especular mesmo! :lol: :lol: :lol:

Agora se você quiser me dar uma ajuda com o edital, a nossa especulação poderá ficar mais interessante... O que acha? :twisted:

Especular com um Lulista, Flankeiro, e professor de matemática! :shock: Não pode dar em boa coisa mesmo... :twisted: [009]

Abraço Orestes! :D

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#113 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 26, 2007 8:35 pm

Bom, deixa eu tentar:

C-SAR: hoje a escolta é feita por Esquilos armados com metralhadoras, quando muito com SBAT 70. :? Um Helo dedicado me parece cair bem.

SEAD: confesso que também não sei muito bem, mas há uma Aerovisão (revista da FAB) antiga que explica o conceito.

COIN: chumbo grosso em guerrilheiros. Exemplos são o uso de Apaches e Cobras no Afeganistão e Iraque.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#114 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 8:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Bom, deixa eu tentar:

C-SAR: hoje a escolta é feita por Esquilos armados com metralhadoras, quando muito com SBAT 70. :? Um Helo dedicado me parece cair bem.

SEAD: confesso que também não sei muito bem, mas há uma Aerovisão (revista da FAB) antiga que explica o conceito.

COIN: chumbo grosso em guerrilheiros. Exemplos são o uso de Apaches e Cobras no Afeganistão e Iraque.

Adoro aqueles vídeozinhos dos Apache atacando insurgentes com o seu canhão... :twisted:

Sería legal ver um daqueles feito no Brasil... :D

Imagem
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#115 Mensagem por Sideshow » Sex Out 26, 2007 8:39 pm

cb_lima escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Ótima licitação. Espero que vença o melhor para o Brasil.

Olá Vinicius,

Valeu pela sua resposta eu só não sei ao certo se estas 3 funções necessariamente necessitariam de um Heli de Ataque para cumpri-las (especialmente SEAD).

[]s
CB_Lima

A FAB deve estar imaginando usar como na guerra do Iraque (1991) quando helis Apache atacaram radares com mísseis Hellfire abrindo caminho na KARI para os F-16 fazer o trabalho pesado com HARM.

Se for isso mesmo não da para fazer isso com o ALX armado com Hellfire/Mokopa?

Carlos Mathias

#116 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 26, 2007 8:40 pm

No Iraque, muitos radares foram destruídos por Apaches e seus mísseis + canhões.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#117 Mensagem por Morcego » Sex Out 26, 2007 8:42 pm

Comprar Helis russos é uma BURRADA, e usar o argumento de TESTE é ofender a inteligência alheia.

TODOS SABEMOS o pq de se dar esta compra SE ELA OCORRER.

OS RUSSÓFILOS PODEM FALAR O QUE QUIZER MAS deveriamos manter a HELIBRAS/EUROCOPTER como principais fornecedores, ORAS se existe teste pra se fazer é com estes POWWS PAGANDO, quer fazer teste com os russos MANDA PRA PETROBRAS que ela precisa de HELIS.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#118 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 26, 2007 8:44 pm

Essa história de "teste" não cola. Se for assim terei de concordar com as opiniões de alguns aqui sobre os decisores da FAB. Se é que a FAB é a responsável e não os escalões superiores - isto é, Planalto.

Vinicius Pimenta

Jacobs
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por Jacobs » Sex Out 26, 2007 8:50 pm

Carlos Mathias escreveu:No Iraque, muitos radares foram destruídos por Apaches e seus mísseis + canhões.

Será que essas mesmas tarefas podem ser atendidas pelo Mi-35? Eu tenho la minhas duvidas, por ser um heli grande, não muito ágil, um projeto antigo e sem muita perspectiva de futuros desenvolvimentos.

Mi-35 tem que ser heli na Venezuela... e alvo pra brasileiro! :lol: :lol: :lol:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#120 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 8:59 pm

Sniper escreveu:Ok Orestes!

"especular" com você é meio difícil. Você especula com as fuentes debaixo do braço, leu o bendito do edital (procuro isso a 3 horas... necas... :? ) e eu especulo por especular mesmo! :lol: :lol: :lol:

Agora se você quiser me dar uma ajuda com o edital, a nossa especulação poderá ficar mais interessante... O que acha? :twisted:

Especular com um Lulista, Flankeiro, e professor de matemática! :shock: Não pode dar em boa coisa mesmo... :twisted: [009]

Abraço Orestes! :D

Grande Sniper!

Estava relendo aquele meu post e percebi que fui ácido com o amigo, queira me desculpar. A gente chega do trabalho puto com uns caras que não fazem nada e acaba descarregando nos amigos e até na família. Tenho que me policiar... rsrs

A questão do edital merece cuidados: em primeiro lugar eu não aceitei receber tal coisa, confesso que fiquei preocupado. Porém ontem, conversando com um grande amigo e importante (disfaçadamente, mas entre nós.) que já havia lido o mesmo, perdi o medo e solicitei a outra pessoa uma cópia pra ler. rsrsrs

Outro ponto que eu havia comentado, mas que vale inclusive pra mim: a leitura e interpretação é pura opinião pessoal. Portanto tudo que eu disse é de inteira responsabilidade minha e não no que está escrito. Em suma, leitura e interpretação minha, assim posso estar igualmente equivocado. Deixo claro que as coisas que escrevi não se tratam puramente de informações das minhas fontes.

Vou pensar no seu caso sobre o edital. rsrs Falo sério. :D :D :D

Como que você descobriu que eu sou lulista e flankeiro??? :D :D :twisted: :twisted: :twisted:

Mas professor de matemática é "oficial", esta parte é fácil de assumir. :D :D :D

Mas uma coisa é certa, continue especulando (falo sério), é um grande exercício de abstração, é como um jogo de xadrez de alto nível. Isso o ajudará na vida, onde perceberá que está rodeado de "amigos" e "aliados" que vivem tentando lhe passar uma rasteira. Como bom mineiros que somos, "o seguro morreu de velho". rsrs

Desculpe-me mais uma vez pelos maus tratos, culpa minha, me excedi mesmo.

Forte abraço,

Orestes

PS: se for preciso bater no Orestes, não se intimide nunca. Provavelmente passará pela sua cabeça que estou errado. Assim sendo, dei-me a chance de saber, responder e até voltar atrás, mas não me deixe na ignorância. Falo sério, não são palavras vazias, apesar da forma vulgar que escrevi.

Responder