Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Sniper
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#91 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 5:06 pm

Adriano escreveu:
Sniper escreveu:
Adriano escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Cara, o Mi-35 pode levar até oito combatentes equipados. Carrega uma enormidade de armas ao mesmo tempo, quer melhor que isso para C-SAR?


Então porque a FAB usa BH, e quer usar MI-17, ambos podendo ser configurados para C-SAR???

Pra mim, nem a FAB sabe o que quer... e se o termo "ATAQUE" for levado a sério, o MI-35 nem deveria estar concorrendo.


Que eu saiba os MI-17 são consideravelmente maiores que os BH. Levam muito mais soldados. Tanto que os americanos nem responderam ao Request. :roll:

Quanto ao MI-35, tem muito mais a cara da Amazônia.... provável cenário de emprego. Não consigo imaginar um Tiger operando ali, em bases avançadas e despreparadas... além do preço de aquisição.

Abraços,

Adriano


Uma pequena diferença: O Tiger é um helicóptero de ataque, o Mi-35 um helicóptero 'híbrido" artilhado... :wink:

Quanto a operação na Amazônia, sinceramente não entendi o porque da da sua afirmação... :roll: Cheira a aquela velha imagem de Russo forte e rústico e Europeu fraco e frágil. Na prática, a grande maioría dos nossos helicópteros são Franceses e nunca encontraram nenhum impedimento de operarem em qualquer lugar do Brasil.

Abraços!


Sem preconceitos, Sniper. :D

Mas por uma simples questão de custo de aquisição e pelo fato de o MI-35 poder se deslocar pela floresta levando mísseis nas asas e um índio com malária no interior. Acha que isso não conta na TAB? :wink:

Abraços.


A TAB esta licitando um helicóptero de ataque!

Pra carregar índio ela esta licitando também helicópteros de transporte/Emprego geral! :wink:

Diversas fontes comprovam que os preços mais baixos dos equipamentos Russos (que no final sai mais caro, vide os contratos com os Indianos que no final dobraram de preço :shock: ) na verdade são enganosos. O que se economiza na aquisição gasta-se em dobro durante o cilo de vida do produto! :?

Ainda não me responderam qual empresa brasileira irá absorver a tecnolgia de helicópteros que possívelmente sería repassada pelos Russos... :?

Abraços!




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Carlos Lima
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#92 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 26, 2007 5:10 pm

Sniper escreveu:
Adriano escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Cara, o Mi-35 pode levar até oito combatentes equipados. Carrega uma enormidade de armas ao mesmo tempo, quer melhor que isso para C-SAR?


Então porque a FAB usa BH, e quer usar MI-17, ambos podendo ser configurados para C-SAR???

Pra mim, nem a FAB sabe o que quer... e se o termo "ATAQUE" for levado a sério, o MI-35 nem deveria estar concorrendo.


Que eu saiba os MI-17 são consideravelmente maiores que os BH. Levam muito mais soldados. Tanto que os americanos nem responderam ao Request. :roll:

Quanto ao MI-35, tem muito mais a cara da Amazônia.... provável cenário de emprego. Não consigo imaginar um Tiger operando ali, em bases avançadas e despreparadas... além do preço de aquisição.

Abraços,

Adriano


Uma pequena diferença: O Tiger é um helicóptero de ataque, o Mi-35 um helicóptero 'híbrido" artilhado... :wink:

Quanto a operação na Amazônia, sinceramente não entendi o porque da da sua afirmação... :roll: Cheira a aquela velha imagem de Russo forte e rústico e Europeu fraco e frágil. Na prática, a grande maioría dos nossos helicópteros são Franceses e nunca encontraram nenhum impedimento de operarem em qualquer lugar do Brasil.

Abraços!


Além do mais quando o Mi35 leva tropas a sua carga de combate fica bem limitada!

Normalmente os russos quando queriam voar "C-SAR" e usar o Mi-35, um ia de escolta artilhado e o outro com o canhão do nariz e 2 lançadores de foguetes, só isso!

Quanto ao emprego na Amazônia eu concordo que aquela rampa traseira do MI-17 realmente pode facilitar muito, mas não sei se o MI-35 seria exatamente "melhor" do que o Tiger.

O Tiger é bem menor o que o torna um alvo mais dificil com relação ao disparo de armas leves.

Uma coisa:
Essas aeronaves de ataque são "caça" tanques tradicionalmente, quais são os "terrenos" no Brasil mais expostos ao uso de blindados?

Vejo que o EB concentra a sua força blindada no Sul... existe a possibilidade de emprego de blindados na Amazônia?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#93 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 5:32 pm

Que falta faz o Marino por estas bandas... rsrsrs Enquanto o povo insistir na velha tese de ficar discutindo hardware as respostas não aparecerão, e mais, estão na cara.

Acho que apenas o Lima colocou o dedo na ferida quando fez a pergunta: o que realmente a FAB deseja?

Esta pergunta poderia ser modificada para dar mais clareza: qual o tipo de missão a FAB pretende realizar e quais vetores a cumpririam?

E vou além, algumas pessoas estão afirmando que o tal edital afirma que a FAB deseja um héli de ataque. Onde está escrito isso que não vi? Pra quem sabe ler, pingo é letra. E lá no tal edital a coisa está bem colocada (pra quem ler atentamente): quero 12 Mi-17 e 12 Mi-35. Só isso. rsrsrs

Agora discutam de outra maneira, por exemplo: quais os tipos de missão a FAB poderá realizar com estes dois novos modelos? E mais: a FAB será mesmo uma miscelânea de hélis? Sabemos que a FAB possui vários hélis em estado sofrível, não seria interessante substitui-los?

E para não perder o hábito provocativo: sabe-se que os BH vieram de uma desistência saudita. Ok! Pergunto: será que estes 12+12 hélis não poderão vir nas mesmas circunstâncias? E mais: já imaginaram uma "entrega rápida"? rsrsrs

Ah... Como eu adoro especular...


Sds,

Orestes




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#94 Mensagem por Jacobs » Sex Out 26, 2007 5:43 pm

Kratos escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Cara, o Mi-35 pode levar até oito combatentes equipados. Carrega uma enormidade de armas ao mesmo tempo, quer melhor que isso para C-SAR?


Então porque a FAB usa BH, e quer usar MI-17, ambos podendo ser configurados para C-SAR???

Pra mim, nem a FAB sabe o que quer... e se o termo "ATAQUE" for levado a sério, o MI-35 nem deveria estar concorrendo.


Mas o Mi-35 é um helicóptero de ataque.


No Sir... O Hind é um "helicopter gunship and low-capacity troop transport".

Se a FAB quer um heli de apoio e escolta para C-SAR, ai sim seria uma boa opção.

Agora se a FAB quer um real heli de ataque, usado para caçar tanques, destruir postos avançados inimigos/radares e se defender contra outros helis.... bom, ai a coisa fica feia pro Hind (que além disso é feio demais! :evil: ).




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Bolovo
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#95 Mensagem por Bolovo » Sex Out 26, 2007 5:45 pm

E quanto aqueles aviões que levam mísseis e bombas na asa? Sem novidades?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
tagos
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#96 Mensagem por tagos » Sex Out 26, 2007 5:47 pm

Só para se ter uma ideia do preço dos Merlin Portugal pagou 446 milhões de euros pelos doze aparelhos EH-101.

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É bem caro e ao que parece a manutenção também não é barata...




Sniper
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#97 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 5:52 pm

orestespf escreveu:
E vou além, algumas pessoas estão afirmando que o tal edital afirma que a FAB deseja um héli de ataque. Onde está escrito isso que não vi?


Pois bem :wink: :
Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte


orestespf escreveu:Pra quem sabe ler, pingo é letra.


Concordo! :wink:
orestespf escreveu:E lá no tal edital a coisa está bem colocada (pra quem ler atentamente): quero 12 Mi-17 e 12 Mi-35. Só isso. rsrsrs


Não, não é só isso Orestes, vejamos alguns pontos da matéria:
"Com as saídas do Ministro Luiz Furlan, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, grande incentivador de uma compra direta de helicópteros russos, em troca por carne de frango, e do Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Silva Bueno, acreditava-se como morta a presente licitação."

"O mesmo para a Eurocopter, que tem uma fábrica no Brasil, a Helibrás, em Itajubá (MG) e a EADS, sua Holding, já atua no Brasil já há bastante tempo. "

"Eduardo Marson, Gerente Geral da EADS no Brasil , lembra a forte presença do grupo no Brasil, a Helibras e a próxima transferência da produção de estruturas de material composto para o país. As três forças militares usam modelos de helicópteros produzidos pela Eurocopter, sendo alguns produzidos no Brasil."


orestespf escreveu:E para não perder o hábito provocativo: sabe-se que os BH vieram de uma desistência saudita. Ok! Pergunto: será que estes 12+12 hélis não poderão vir nas mesmas circunstâncias? E mais: já imaginaram uma "entrega rápida"? rsrsrs


Quais os benefícios de uma entrega rápida? Existe algum vetor na força necessitando de substituição imediata, que justifique a escolha de este ou aquele modelo devido a uma "entrega rápida"?

Se existirem, são os sapões que estão sendo substituidos pelos BH... :lol:

A escolha de um modelo devido ao praso de entrega é válido, tendo em vista que não estamos em beligerância com ninguém? :roll:
Ah... Como eu adoro especular...

E quanto a aquela BALELA de que teríamos que comprar helis em troca do frango que exportávamos para equilibrar a balança acabou caindo por terra... :roll:

Será que o jogo não se inverteu ( o Furlan e o Bueno disseram tchau!) e a inclusão dos Russos na licitação não foi uma maneira "elegante" de dar um pé na bunda dos Russos e seus Lobbystas?

Quem tem mais força hoje? a EADS ou os Russos? :twisted: 8-]

Abraços!




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#98 Mensagem por soultrain » Sex Out 26, 2007 6:01 pm

tagos escreveu:Só para se ter uma ideia do preço dos Merlin Portugal pagou 446 milhões de euros pelos doze aparelhos EH-101.

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É bem caro e ao que parece a manutenção também não é barata...


Nesse preço estão os muito caros SIFICAP e os CSAR, as versões normais são só caros.

[[]]'s




tagos
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#99 Mensagem por tagos » Sex Out 26, 2007 6:04 pm

Sim. 2 SIFICAP, 4 CSAR, e 6 "normais"




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#100 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Out 26, 2007 6:31 pm

Força Aérea Brasileira
Rotores de um Povo Soberano.....:? :? :? :? :?

Wesley




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#101 Mensagem por Sideshow » Sex Out 26, 2007 6:51 pm

Sniper escreveu:Pessoal, não me levem a mal, mas o Hind é um josta! :evil:

Ele tenta ser helicóptero de transporte e de ataque ao mesmo tempo, mas não faz nenhuma das duas coisas direito.

É uma lástima o Mi-28 não estar na disputa... :(

Quanto aos Mi-171, creio que para a categoría "pesado" o Mi-26 sería uma ótima compra, como já discutimos aqui 1000000 de vezes, o Mi-171 sobrepõe os Black Hawk que já estão em processo de substituição dos sapões.

Assim como o pessoal das fuentes já disseram algumas coisas que acabaram não se confirmando, continuo acreditando no poder de lobby da Agusta e da EADS! [009]

Só termina quando acaba...
:wink:

Abraços!


[009] [009]


Recomeçou a ladainha dos helis russos....daqui a pouco eles descem do telhado :twisted:

__________________-

Sou só eu que está achando estranho que o Rooivalk, BlackHawk/PaveHawk, Super Cobra e Kiowa não estão concorrêndo?




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#102 Mensagem por Adriano » Sex Out 26, 2007 6:55 pm

Sideshow escreveu:
Sniper escreveu:Pessoal, não me levem a mal, mas o Hind é um josta! :evil:

Ele tenta ser helicóptero de transporte e de ataque ao mesmo tempo, mas não faz nenhuma das duas coisas direito.

É uma lástima o Mi-28 não estar na disputa... :(

Quanto aos Mi-171, creio que para a categoría "pesado" o Mi-26 sería uma ótima compra, como já discutimos aqui 1000000 de vezes, o Mi-171 sobrepõe os Black Hawk que já estão em processo de substituição dos sapões.

Assim como o pessoal das fuentes já disseram algumas coisas que acabaram não se confirmando, continuo acreditando no poder de lobby da Agusta e da EADS! [009]

Só termina quando acaba...
:wink:

Abraços!


[009] [009]


Recomeçou a ladainha dos helis russos....daqui a pouco eles descem do telhado :twisted:

__________________-

Sou só eu que está achando estranho que o Rooivalk, BlackHawk/PaveHawk, Super Cobra e Kiowa não estão concorrêndo?


Por acaso os americanos já venderam algum Super Cobra ou outro heli de ataque (Apache) pra AL? Tô achando que eles não vendem.... :roll:

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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#103 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 6:55 pm

Caro Sniper,

vamos por parte, em azul, ok? Deixo bem claro que gostaria de ter sua maturidade quando eu tinha 19 anos, mas a sua pouca idade ainda o impede de perceber certas "maldades". Não entenda como ofensa ou crítica, é um elogio mesmo.

Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
E vou além, algumas pessoas estão afirmando que o tal edital afirma que a FAB deseja um héli de ataque. Onde está escrito isso que não vi?


Pois bem :wink: :
Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte

Isto é a opinião do sr. Nelson During, não me referi a links da Internet. Estou me referindo ao edital em si, ou seja, o que está escrito nele. Você o leu? Eu sim!

orestespf escreveu:Pra quem sabe ler, pingo é letra.


Concordo! :wink:

Ok! [009]

orestespf escreveu:E lá no tal edital a coisa está bem colocada (pra quem ler atentamente): quero 12 Mi-17 e 12 Mi-35. Só isso. rsrsrs


Não, não é só isso Orestes, vejamos alguns pontos da matéria:
"Com as saídas do Ministro Luiz Furlan, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, grande incentivador de uma compra direta de helicópteros russos, em troca por carne de frango, e do Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Silva Bueno, acreditava-se como morta a presente licitação."

Nobre Sniper, não discuto matéria, isso sempre é opinião de quem escreve, mesmo respeitando o sr. During. Mais uma vez me remeto ao Edital, do jeito que foi escrito e publicado. As leis, resoluções, portarias, editais, etc., podem ser interpretadas do jeito que quiser, o que importa não é a interpretação de cada, o importante é o que está escrito e quando houver dúvidas, consulta-se o setor jurídico responsável, se não houver entendimento, entra-se na justiça.

"O mesmo para a Eurocopter, que tem uma fábrica no Brasil, a Helibrás, em Itajubá (MG) e a EADS, sua Holding, já atua no Brasil já há bastante tempo. "

"Eduardo Marson, Gerente Geral da EADS no Brasil , lembra a forte presença do grupo no Brasil, a Helibras e a próxima transferência da produção de estruturas de material composto para o país. As três forças militares usam modelos de helicópteros produzidos pela Eurocopter, sendo alguns produzidos no Brasil."

Leia com calma a parte transcrita, mas não leia de forma linear, seja bastante crítico e entenderá o "tipo de argumento" que apareceu. Dou apenas palavrinhas centrais: espaço intencionalmente concedido, lobby, pressão política, discurso de perdedor (desculpe-me, mas é assim que já estão sendo chamados). Por que fui tão ácido? Simples, a Helibras já está até nomeando para seu presidente um petista. E os motivos não são pelos conhecimentos técnicos na área Pense!

orestespf escreveu:E para não perder o hábito provocativo: sabe-se que os BH vieram de uma desistência saudita. Ok! Pergunto: será que estes 12+12 hélis não poderão vir nas mesmas circunstâncias? E mais: já imaginaram uma "entrega rápida"? rsrsrs


Quais os benefícios de uma entrega rápida? Existe algum vetor na força necessitando de substituição imediata, que justifique a escolha de este ou aquele modelo devido a uma "entrega rápida"?

Pô Sniper... Aí não... rsrsrs Você vive reclamando da entrega demorada dos Matuzas. rsrsrs Cadê a coerência? rsrsrs

Falando sério agora, não estou colocando a "entrega rápida" como virtude ou algo que favoreça aos russos, trata-se de outra "info" sutil, mas parece que você não captou a coisa. Dou um pouquinho mais de detalhe: esta compra rápida só faria sentido se alguém desistisse dela por algum motivo, da mesma forma que a Arábia Saudita desistiu dos BH e nós compramos. Cutucada: tem algo aí, mas não abro o bico. Sacou? rsrs

Se existirem, são os sapões que estão sendo substituidos pelos BH... :lol:

Mais uma vez: onde está escrito isso? Por via das dúvidas, já aviso, não quero link algum. Isto faz parte dos factóides do DB, alguém lançou esta idéia, coerente por sinal, e o resto assumiu como verdade.

Nunca vi ou ouvi uma nota ou declaração oficial de quem quer que seja da FAB dizendo tal coisa. Sabemos dos estados dos Sapões, vimos a FAB comprando BH, por extrapolação concluiu-se que os BH são os substitutos dos Sapões. Antes fossem, adoro os BH.


A escolha de um modelo devido ao praso de entrega é válido, tendo em vista que não estamos em beligerância com ninguém? :roll:
Ah... Como eu adoro especular...

Já expliquei acima o que eu quis dizer com "entrega rápida", por isso tive o cuidado de colar aspas, já que o significado é sutil, mas muito amplo.

Mas não estou especulando, estou afirmando, mas faço isso da forma que eu bem entendo, da forma que acho adequada, sutil, mas valorizando aqueles que possuem capacidade de compreensão aguçada e valorizam a forma sublime da comunicação inteligente. Desculpe-me pela franqueza, não gostei do comentário, muito infeliz.

Tão desagradável que, pela incompreensão sua, tive que "explicar a piada", mas fiz isso em respeito a você, que muito admiro.

E quanto a aquela BALELA de que teríamos que comprar helis em troca do frango que exportávamos para equilibrar a balança acabou caindo por terra... :roll:

Aquilo era coisa do Furlan, que viu uma grande oportunidade para melhorar a balança comercial entre Brasil e Rússia, ao mesmo tempo que se reaparelhava as FFAA. A idéia seria interessante, mas o que estava por trás disso tudo era uma manobra de um grupo de produtores locais que queriam se beneficiar da coisa. Mas felizmente foi abortada, ainda existe gente com juízo no governo, a pancadaria seria absurda, o desgaste seria incalculável. Mas isso existiu de fato, não foi boato, pois o Furlan, ainda ministro na época, deu várias entrevistas sobre o assunto.

Será que o jogo não se inverteu ( o Furlan e o Bueno disseram tchau!) e a inclusão dos Russos na licitação não foi uma maneira "elegante" de dar um pé na bunda dos Russos e seus Lobbystas?

Acho que não entendi onde quis chegar. O Furlan e o Bueno disseram tchau, ou "alguém" disse tchau para o Furlan e o Bueno?

Você fala na inclusão dos russos na licitação. Está se referindo ao edital recente? Se sim, lembro que não é licitação e sim um edital de compras.

Mas vou lhe dar um dado que não sei se sabe: a Sirkoski ficou puta quando soube que o héli (versão de ataque) deveria ter quatro pás, disse que o edital era cópia fiel do manual do Mi-35, que os preços envolvidos forma escolhidos de forma convenientes. Claro que é um exagero tudo isso, mas por aí já dá para entender o que estou dizendo. Procure o edital (não é tão público assim), poderá ler e comprovar o que estou tentando dizer.


Quem tem mais força hoje? a EADS ou os Russos? :twisted: 8-]

Putz! Essa foi péssima! Sou seu amigo, pô! Não precisa ficar nervoso e escrever qualquer coisa que vem a mente, pode pensar com calma antes de escrever, não se trata de prova do Orestes! :D :D :D

Se este fosse um bom argumento, os americanos teriam levado o FX-1. Concorda? rsrs Outro exemplo: quer mais força do que a Embraer no Brasil? E o que deu o M-2000 BR? E os franceses perdendo vendas e mais vendas do Rafale mundo a fora, e dentro de seu "reduto".

Não é por ai, existem muita coisa envolvida, o jogo é complexo e "força" pode não ser tudo em determinados momentos. Deixo mais uma para pensar (professor que mastiga tudo não deixa nada para o aluno aprender a raciocinar sozinho): o mundo está meio estagnado para compras militares em quantidades (comparando país por país). Já parou pra pensar no que representa o reaparelhamento das três forças do Brasil? Percebeu o quanto de grana está envolvida na coisa? É por isso que o país está "exigindo" transferência de tecnologia e não mais contra-partida comercial. A coisa é por aí, mas não dá para detalhar.


Abraços!


Grande amigo Sniper, não fique bravo comigo, você está correto em geral, mas tomou birra (assumida) da FAB, está procurando argumentos que o favoreçam, mas não está conseguindo um definitivo.

Posso lhe dar minha opinião bem pessoal: sou contra esta compra dos hélis, pra mim não faz sentido estes hélis agora, ainda mais na FAB. Porém o jogo é outro, trata-se de um grande "teste", como já afirmei anteriormente. Não é apenas um teste de confiabilidade com os russos, mas acima de tudo da forma que a coisa está sendo feita, ou seja, uma maneira de se realizar compras diretas (o produto que se deseja) e não licitadas (correndo-se o risco de levar um produto que não se queira).

E vou além, não disse que tem gente dizendo que a FAB deseja um héli de ataque pensando em você, fui mais longe e você (intencionalmente ou não) foi na fonte. O problema é que você leu e formou sua opinião em cima da opinião de terceiros, você deveria ter ido beber na fonte (o edital) e ter formado sua opinião a partir dele.

Suas críticas à FAB são pra lá de pertinentes, mas está procurando textos na Internet (mundo sujo, que tem de tudo) para tentar comprovar o que não é verdade. Não é inteligente isso... E depois criticamos alguns colegas daqui quando agem desta forma.

Façamos o seguinte: você toma uma cerva daí, eu tomo outra daqui, brindemos à distância, e não se fala mais nisso. :D :D :D


[009] [009] [009] [009]


Forte abraço,


Orestes




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#104 Mensagem por Sideshow » Sex Out 26, 2007 6:57 pm

Adriano escreveu:Por acaso os americanos já venderam algum Super Cobra ou outro heli de ataque (Apache) pra AL? Tô achando que eles não vendem.... :roll:

Abraços,

Adriano


Parece que a Argentina chegou a negociar 12 Cobras usados......


Bom com o Mi-24/35 aparecendo por essas bandas quem sabe?




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#105 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 26, 2007 6:58 pm

orestespf escreveu:Que falta faz o Marino por estas bandas... rsrsrs Enquanto o povo insistir na velha tese de ficar discutindo hardware as respostas não aparecerão, e mais, estão na cara.

Acho que apenas o Lima colocou o dedo na ferida quando fez a pergunta: o que realmente a FAB deseja?

Esta pergunta poderia ser modificada para dar mais clareza: qual o tipo de missão a FAB pretende realizar e quais vetores a cumpririam?

E vou além, algumas pessoas estão afirmando que o tal edital afirma que a FAB deseja um héli de ataque. Onde está escrito isso que não vi? Pra quem sabe ler, pingo é letra. E lá no tal edital a coisa está bem colocada (pra quem ler atentamente): quero 12 Mi-17 e 12 Mi-35. Só isso. rsrsrs

Agora discutam de outra maneira, por exemplo: quais os tipos de missão a FAB poderá realizar com estes dois novos modelos? E mais: a FAB será mesmo uma miscelânea de hélis? Sabemos que a FAB possui vários hélis em estado sofrível, não seria interessante substitui-los?

E para não perder o hábito provocativo: sabe-se que os BH vieram de uma desistência saudita. Ok! Pergunto: será que estes 12+12 hélis não poderão vir nas mesmas circunstâncias? E mais: já imaginaram uma "entrega rápida"? rsrsrs

Ah... Como eu adoro especular...


Sds,

Orestes


É isso aí Orestes!!

Se a FAB está comprando Helis Russos para "Testar" a capacidade de apoio deles... só tenho dizer que é lamentável e mostra a falta de direcionamento para com o dinheiro "Público".

- Se esse é o caso tem mais é que ficar na pindaíba e voar pouco e ter avião na ferrugem mesmo! (desculpem, mas é o que penso no momento!)


Se sabe o que vai fazer com os Helis... tem o meu total apoio!

Quero saber se alguém poderia listar as tarefas que esses helis poderiam fazer na FAB hoje que compensa o gasto dessa grana em mais uma linha de "suporte e manutenção" (seja russo/italiano/frances)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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