Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Booz
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#31 Mensagem por Booz » Sex Out 26, 2007 10:41 am

Herr Wolf, imagine as tantas formações de comi$$ões, as tratativas e (não me esqueço do Brizola) dos "interésses"... é muita coisa.
isto é um tabuleiro de xadrez com 30 jogadores de um lado e o Brasil do outro.
Contudo, do jeito que a FAB está (aliás, a FAB só não, todas às FFAA) a coisa é irreversível. Pode-se fazer burradas, mas deixar de comprar e reequipar isto não tem volta.
Temo apenas é este empurra-empurra entre a Rússia e os EUA, que agora se metem em uma neo-guerra-fria, isto pode atravancar mais ainda. Porque, sem esta variável o F(sei lá o que), será uma carnificina. Digo carnificína não pelo volume da compra em si, mas pela importãncia geo-política do Brasil no contexto sul americana.
Quer queiram quer não queiram, "nós somo maior de grande aqui nas parada" :lol:




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FIGHTERCOM
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#32 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Out 26, 2007 10:51 am

orestespf escreveu:
jp escreveu:Pzd Orestes, nem há como desdizê-lo. Esse negócio já está desenhado faz tempos.
Concordo com vc, só não será pule de 10 (sic) pros cossacos se o strognoff azedar de vez.
Essa compra é para acalmar os russos que vem chiando a um tempão e nos ameaçando com boicotes á carne brasielira.
Mas, mestre Orestes, temo um desvio no caso dos caças. Essa coisa toda tá me parecendo um loteamento, cada um leva um pedaço e todos ficam (quase) felizes.
Oxalá esteja eu enganado.


Não "recebo" Oxalá (trocadilho. rsrs), mas acho que está mesmo enganado. Não se trata de um cala-boca, não existe nada de carnes na negociação. A coisa é uma operação complexa, talvez nunca venha a tona, mas é muito interessante a "manobra" que está sendo feita.

Por hora pense assim: um grande teste.


Abração,

Orestes


Amigo Orestes,

Estaria a FAB testando os russos e ao mesmo tempo mandando um aviso aos americanos e franceses?

Abraços,

Wesley




PRick

#33 Mensagem por PRick » Sex Out 26, 2007 11:31 am

Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos. :roll:

Segue a foto do que está sendo oferecido pela Eurocopeter.

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#34 Mensagem por amx2000 » Sex Out 26, 2007 11:31 am

MCD-SM escreveu:
orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Bom dia, pessoal.

Sei que estao todos euforicos com esta tal licitacao, se eh que existe licitacao,pois os helis Russos ja sao os escolhidos, sem querer ser estraga prazer, mas na minha humilde opiniao os heli de ataque deveriam ir para o Exercito, e nao para a TAB,assim como a patrulha maritima deveria ficar a cargo da Marinha.

A TAB esta querendo ser igual Bombril, mil e uma utilidade.


Abracos


Olá AMX2000,


algumas considerações:

1) não se trata de licitação e sim edital de compra. A coisa é bem diferente.

2) Ir para a FAB ou EB não é problema nosso, o importante é que se tenha héli de ataque em solo brasileiro. Muito se fala que está errado, mas não existe nada de errado. O problema é que formamos nossas opiniões vendo o que outros países fazem e achamos que o certo são eles. Por que nunca vimos o EB reclamar disso e nem a MB reclamar dos P-3? Mas esta é outra discussão.

3) Não sei porque ainda continuam usando o apelido pejorativo TAB? O Bueno já não é mais o comandante da FAB. :wink:


Saudações cordiais,


Orestes


talvez vc tenha razão, quem sabe a FAB não tem mais "poder econômico" em relação as demais forças, o que faria com que os P-3 e os helis de ataque fossem sub-operados nas outras forças, que já tem demandas demais pelo orçamento que possuem. O que temos visto é a FAB sempre recebendo mais grana. Deve ser por isso que as outras forças não reclamam em a FAB operar P-3 helis de ataque, seria mais uma cruz para elas....




Eh por isto que a TAB, nao quer largar o osso, as verbas.

Ate+




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Wolfgang
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#35 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 26, 2007 11:33 am

Gente, não esqueçamos disso:

:twisted:


[img]Viana na Helibras
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.[/img]

http://veja.abril.com.br/idade/exclusiv ... adar.shtml

Façam suas apostas.




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#36 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 11:40 am

MCD-SM escreveu:
orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Bom dia, pessoal.

Sei que estao todos euforicos com esta tal licitacao, se eh que existe licitacao,pois os helis Russos ja sao os escolhidos, sem querer ser estraga prazer, mas na minha humilde opiniao os heli de ataque deveriam ir para o Exercito, e nao para a TAB,assim como a patrulha maritima deveria ficar a cargo da Marinha.

A TAB esta querendo ser igual Bombril, mil e uma utilidade.


Abracos


Olá AMX2000,


algumas considerações:

1) não se trata de licitação e sim edital de compra. A coisa é bem diferente.

2) Ir para a FAB ou EB não é problema nosso, o importante é que se tenha héli de ataque em solo brasileiro. Muito se fala que está errado, mas não existe nada de errado. O problema é que formamos nossas opiniões vendo o que outros países fazem e achamos que o certo são eles. Por que nunca vimos o EB reclamar disso e nem a MB reclamar dos P-3? Mas esta é outra discussão.

3) Não sei porque ainda continuam usando o apelido pejorativo TAB? O Bueno já não é mais o comandante da FAB. :wink:


Saudações cordiais,


Orestes


talvez vc tenha razão, quem sabe a FAB não tem mais "poder econômico" em relação as demais forças, o que faria com que os P-3 e os helis de ataque fossem sub-operados nas outras forças, que já tem demandas demais pelo orçamento que possuem. O que temos visto é a FAB sempre recebendo mais grana. Deve ser por isso que as outras forças não reclamam em a FAB operar P-3 helis de ataque, seria mais uma cruz para elas....


Este é o ponto, Matheus.

Abs,

Orestes




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#37 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 11:43 am

FIGHTERCOM escreveu:
orestespf escreveu:
jp escreveu:Pzd Orestes, nem há como desdizê-lo. Esse negócio já está desenhado faz tempos.
Concordo com vc, só não será pule de 10 (sic) pros cossacos se o strognoff azedar de vez.
Essa compra é para acalmar os russos que vem chiando a um tempão e nos ameaçando com boicotes á carne brasielira.
Mas, mestre Orestes, temo um desvio no caso dos caças. Essa coisa toda tá me parecendo um loteamento, cada um leva um pedaço e todos ficam (quase) felizes.
Oxalá esteja eu enganado.


Não "recebo" Oxalá (trocadilho. rsrs), mas acho que está mesmo enganado. Não se trata de um cala-boca, não existe nada de carnes na negociação. A coisa é uma operação complexa, talvez nunca venha a tona, mas é muito interessante a "manobra" que está sendo feita.

Por hora pense assim: um grande teste.


Abração,

Orestes


Amigo Orestes,

Estaria a FAB testando os russos e ao mesmo tempo mandando um aviso aos americanos e franceses?

Abraços,

Wesley


Olá Wesley,

de certa forma, sim. Mas não se trata apenas de um teste de confiabilidade, mas também um teste da forma que saiu o edital, ou seja, ver na prática se ele funciona no aspecto legal. Se não for melado, a coisa emplaca de vez, isto é, faz-se novas compras com a coisa já escolhida. Em suma, tudo isso é um grande "teste".


Abs,

Orestes




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#38 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 11:46 am

PRick:
Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos.


Já que usou o termo "bêbado"... :twisted: :twisted: :twisted:

Provavelmente os SU-35 só estarão disponíveis pra venda depois que a Rússia comprar uma quantidade razoável do mesmo. Dizem as más línguas que os russos não vão colocá-lo à venda antes de comprar um bom lote, não querem cometer erros do passado.

Abs,

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#39 Mensagem por Morcego » Sex Out 26, 2007 11:47 am

PRick escreveu:Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos. :roll:

Segue a foto do que está sendo oferecido pela Eurocopeter.

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mais uma pista 013: MECTRON.




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#40 Mensagem por amx2000 » Sex Out 26, 2007 11:48 am

orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Bom dia, pessoal.

Sei que estao todos euforicos com esta tal licitacao, se eh que existe licitacao,pois os helis Russos ja sao os escolhidos, sem querer ser estraga prazer, mas na minha humilde opiniao os heli de ataque deveriam ir para o Exercito, e nao para a TAB,assim como a patrulha maritima deveria ficar a cargo da Marinha.

A TAB esta querendo ser igual Bombril, mil e uma utilidade.


Abracos


Olá AMX2000,


algumas considerações:

1) não se trata de licitação e sim edital de compra. A coisa é bem diferente.

OK.



2) Ir para a FAB ou EB não é problema nosso, o importante é que se tenha héli de ataque em solo brasileiro. Muito se fala que está errado, mas não existe nada de errado. O problema é que formamos nossas opiniões vendo o que outros países fazem e achamos que o certo são eles. Por que nunca vimos o EB reclamar disso e nem a MB reclamar dos P-3? Mas esta é outra discussão.


Concordo, tambem fico feliz com o Brasil finalmente indo as compras,formamos nossas opinioes vendo outros paises porque eles tem e nos nao, voce nao concorda que se o Exercito recebe-se estes helis seria melhor, afinal os helis de ataque nao seram para dar cobertura a infantaria?
O Exercito ja depende da boa vontade da TAB para transporte de tropa, paraquedista etc, mas isto eh por forca da lei que nao permite uso de asa fixa na forca,agora helis ja eh outra estoria.


3) Não sei porque ainda continuam usando o apelido pejorativo TAB? O Bueno já não é mais o comandante da FAB. :wink:


Olha vou ter que discordar de voce aqui, de agora para frente, so a chamo de TAB, enquanto nao criarem vergonha e comprarem um caca que preste, o maximo que posso chamala eh de EAB, Esforco Aereo Brasileiro, porque tentam fazer alguma coisa com as porcaria de caca que tem.

Saudações cordiais,


Orestes


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#41 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 11:50 am

Wolfgang escreveu:Gente, não esqueçamos disso:

:twisted:


[img]Viana na Helibras
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.[/img]

http://veja.abril.com.br/idade/exclusiv ... adar.shtml

Façam suas apostas.


A Helibras não fabrica, monta helicópteros e este é o ponto. O governo não quer mais isso, a empresa terá que se "reciclar".

Este convite nada mais é do que uma manobra da empresa para tentar obter alguma coisa no reaparelhamento das FFAA sem ter que investir muito, ou seja, jogo político.

Abs,

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#42 Mensagem por Morcego » Sex Out 26, 2007 11:51 am

orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:Gente, não esqueçamos disso:

:twisted:


[img]Viana na Helibras
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.[/img]

http://veja.abril.com.br/idade/exclusiv ... adar.shtml

Façam suas apostas.


A Helibras não fabrica, monta helicópteros e este é o ponto. O governo não quer mais isso, a empresa terá que se "reciclar".

Este convite nada mais é do que uma manobra da empresa para tentar obter alguma coisa no reaparelhamento das FFAA sem ter que investir muito, ou seja, jogo político.

Abs,

Orestes


E a melhor maneira de fazer isso é pegar a empresa que já monta e tirar ela da jogada, e iniciar tudo do zero novamente com outra empresa.

Não se deixem enganar por outra coisa, A EUROPA TB COMPRA CARNE.




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#43 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 26, 2007 11:51 am

Detalhes

Uma análise preliminar sobre os possíveis custos dos modelos oferecidos indica um vencedor, a Rosoboronexport. Porém os outros dois fabricantes mostram confiança no seu conjunto de propostas industriais.

Podermos ter finalmente uma presença mais atuante do Grupo italiano Finmeccanica que é a Holding da AgustaWestland.

O mesmo para a Eurocopter, que tem uma fábrica no Brasil, a Helibrás, em Itajubá (MG) e a EADS, sua Holding, já atua no Brasil já há bastante tempo.

Os representantes das empresas foram módicos nas palavras. O representante da Rosoboronexport no Brasil não quis dar detalhes da oferta, nem confirmar os modelos oferecidos pela sua empresa.

O representante da AgustaWestland, Comandante (R1) Roberto Duhá, mencionou a presença forte do modelo leve biturbina AW109, que deverá ter 85 unidades operando no mercado civil do Brasil, até 2010. O helicóptero EH101 Merlin já foi demonstrado para a Marinha do Brasil em anos recentes.

Eduardo Marson, Gerente Geral da EADS no Brasil , lembra a forte presença do grupo no Brasil, a Helibras e a próxima transferência da produção de estruturas de material composto para o país. As três forças militares usam modelos de helicópteros produzidos pela Eurocopter, sendo alguns produzidos no Brasil.



Sei não, mestre...




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#44 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 11:51 am

PRick escreveu:Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos. :roll:

Segue a foto do que está sendo oferecido pela Eurocopeter.

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Como disse o PRick, não tem nem comparação.

Poderíamos elevar a Helibrás de uma mera montadora de helicópteros a um centro de manutenção total e por que não de desenvolvimento de novos produtos.

Os helicópteros da EADS técnicamente são melhores, a EADS já tem mais de 30 anos no Brasil e possui uma fábrica no país que podería absorver qualquer tecnologia a ser repassada.

Sou mais a EADS... :wink:




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#45 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 12:01 pm

amx2000 escreveu:
orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Bom dia, pessoal.

Sei que estao todos euforicos com esta tal licitacao, se eh que existe licitacao,pois os helis Russos ja sao os escolhidos, sem querer ser estraga prazer, mas na minha humilde opiniao os heli de ataque deveriam ir para o Exercito, e nao para a TAB,assim como a patrulha maritima deveria ficar a cargo da Marinha.

A TAB esta querendo ser igual Bombril, mil e uma utilidade.


Abracos


Olá AMX2000,


algumas considerações:

1) não se trata de licitação e sim edital de compra. A coisa é bem diferente.

OK.



2) Ir para a FAB ou EB não é problema nosso, o importante é que se tenha héli de ataque em solo brasileiro. Muito se fala que está errado, mas não existe nada de errado. O problema é que formamos nossas opiniões vendo o que outros países fazem e achamos que o certo são eles. Por que nunca vimos o EB reclamar disso e nem a MB reclamar dos P-3? Mas esta é outra discussão.


Concordo, tambem fico feliz com o Brasil finalmente indo as compras,formamos nossas opinioes vendo outros paises porque eles tem e nos nao, voce nao concorda que se o Exercito recebe-se estes helis seria melhor, afinal os helis de ataque nao seram para dar cobertura a infantaria?
O Exercito ja depende da boa vontade da TAB para transporte de tropa, paraquedista etc, mas isto eh por forca da lei que nao permite uso de asa fixa na forca,agora helis ja eh outra estoria.


3) Não sei porque ainda continuam usando o apelido pejorativo TAB? O Bueno já não é mais o comandante da FAB. :wink:


Olha vou ter que discordar de voce aqui, de agora para frente, so a chamo de TAB, enquanto nao criarem vergonha e comprarem um caca que preste, o maximo que posso chamala eh de EAB, Esforco Aereo Brasileiro, porque tentam fazer alguma coisa com as porcaria de caca que tem.

Saudações cordiais,


Orestes


Abracos

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Putz! Auto-promoção? Saiu de AMX 2000 para AMX 12000, fator 6! :D :D :D

Acho que os hélis de ataque deveriam estar no EB e acho que os P-3 deveriam estar na MB. Mas observe que é só achismo. Para funcionar, deve-se existir condições reais, não basta colocar os hélis de ataque no EB e os P-3 na MB se não existirem condições plenas para operacionalidade dos meios.

Claro que existem muitos problemas e divergências, algo relacionado ao poder que cada força exige, ou seja, espaços conquistados. Basta lembrar dos problemas de vetores de asas fixas para a MB. Hoje a coisa continua, asas fixas para a MB só se forem embarcados, ou seja, não podem operar a partir de uma base qualquer. Está errado? Talvez, mas ainda é assim. Quem sabe com o tal plano de defesa estas coisas não acabem?

Por outro lado, não sei exatamente quais os motivos que impedem o EB de ter os helis de ataque (agora), mas desconfio fortemente dos motivos que levaram a FAB a fazer tal edital.

Se fosse uma compra simples, não haveria motivos para não ter sido feita pelo EB. O buraco é bem mais embaixo desta vez.

Quanto a TAP... Bem, deixemos isso de lado, trata-se de opiniões (da qual não comungo), mas as divergências são essenciais para a pluralidade.

Abs,

Orestes




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