orestespf escreveu:
Vou dar um de Degan: onde está escrito isso? Não quero fontes, quero dizer que isso é mito, interpretação pessoal. Que segurança é essa? Nenhuma. A segurança está em poder montar/fabricar localmente, dominar parte da tecnologia, poder usar componentes nacional, usar armamento nacional, etc. Isto sim é inteligente e é possível. Não me refiro a dominar todo o ciclo, isto não existe e nem vai existir. Mas já faz uma grande diferença, principalmente em épocas de conflitos. Isto é diminuir dependências.
Orestes, Degan mode....

O Su-35 é um fracasso comercial a mais de 15 anos pronto e disponivel no mercado e não despertou interesse de ninguem, nem mesmo do país de origem (Rússia), é uma pequena mostra que enquanto não estiverem em operação em seus países de origem, as chances conseguir emplacar vendas são remotas, o caso do Su-35 não é único, vide Osório, Tamoio, F-20 entre outros.
Que garantias eu teria em possuir o Rafale e a França também em caso de guerra? Nenhuma!!! Veja o que a França fez com a Argentina na época das Malvinas e a França tinha M-III e SUE. Serviu pra quê? Pra nada!!
O que aconteceu com a Argentina nas Malvinas foi algo de teor diplomático e riscos diplomáticos em tempos de guerra, não é uma exclusividade de franceses e americanos, como tbm acontece com russos e outros.
Vc citou Argentina e seus SUEs, que ainda estão em operação, depois de 25 anos de conflito e o outro único operador deste vetor é a França...será que eles o teriam comprado se a França não os tivesse comprado tbm ??
Creio que não...
Desvatagem? Tem certeza Plínio? É o que mais tem vantagens neste caso. O Brasil não tem um vetor deste porte, passaria a ter. E a próxima fase seria o PAK-FA, ou seja, o caminho natural para um caça de 5ª G neste país. Só existe um caça de 5ªG no mundo, o F-22. O F-35 é só problemas... Quando o teríamos? Se é que o teremos um dia... E se o escolhido fosse o Rafale? Qual seria o nosso caça de 5ªG? F-35? Qualquer um que afirmar isso estaria especulando, pois não existe ligação alguma entre Rafale e F-35. Então..
Orestes se revelando mais um fiel amante do Su-35...rsrsrs
Tenho, passariamos a ter um vetor que não teria mais o que desenvolver/melhorar, pois daqui para frente, os russos devem se concentrar no Pak-Fa....o que é algo natural e correto.
Os problemas do F-35 são normais e naturais, pois passou da prancheta e tornou-se realidade e toda esta fase de testes, serve justamente para isto, ver qualidades, detectar defeitos e corrigi-los...o Pak-fa tbm vai passar por isto.
Neste país, sabemos que tudo é cíclico e momentaneo, não existe um planejamento para defesa, condicionar a compra de um vetor pensando em outro no futuro, em termos de Brasil, isto é praticamente impossivel, politicamente se falando, embora seja algo logico.
Infelizmente terá que ser feita uma compra de ocasião e acho que para este momento, o Su-35 já passou de seu momento para ser adquirido por estas bandas.
Acho que está errado Plínio, desculpe-me discordar. O problema é que não existe F-35 e muito menos PAK-FA, então como sonhar em comprar? Não faz sentido preferir algo que não existe. É com se interessar por uma "modelo" de revista masculina e não ter um puto de um tostão no bolso. Dá até para "ensaiar sozinho", mas não dá para "casar" com a dona. rsrs
O Brasil precisa de um caça pra ontem e não nas pranchetas ainda. Sim, o F-35 continua nas pranchetas, pois enquanto é protótipo os projetitas precisam voltar sempre as "pranchetas".
A situação é bem simples: A FAB precisa de novos caças e que já estejam voando operacionalmente (não protótipos). O governo está disposto a investir (a coisa já está aí). Só existem os seguintes vetores disponíveis na prática: F-16, F-15, F-18, Rafale, Gripen, EF-2000, SU-35 BM e Mig-35. O resto deixei intencionalmente de fora.
Agora basta usar a técnica de eliminação, lenvando em consideração que o governo não abre mão de transferência tecnológica. Inclusive o Jobim deu um baita recado recentemente: a coisa é difícil, mas quem quiser vender que entre no nosso esquema e não tente nos fazer entrar nos deles. Este recado tem endereço claro: França e EUA.
Veja quantos caças sobram, não é difícil de saber quem levará o troféu. Para não errar, restrigiria a dois finalistas, com um deles levando. É fácil e nem precisa de fontes seguras. rsrsrs
Quando disse que prefiro Pak-FA e F-35 é que seriam os projetos que russos e americanos podem oferecer e que realmente interessariam ao Brasil, mas tenho ciencia que ambos não poderiam a curto e médio prazo, que a necessidade é urgente.
Vou ser sincero Orestes, não me iludo com este papo de tranferencia de tecnologia como condição do MD, ninguem vai transferir nada pela quantidade que vai ser adquirida, basta pegar os exemplos e históricos dos países participantes...se ocorrer alguma aquisição, vai ser de ocasião, terá forte pressão política e não me surpreenderia se a escolha desagradasse a grande maioria do DB...