orestespf escreveu:Dieneces escreveu:orestespf escreveu:Dieneces escreveu:www.el-nuevodia.com , acompanhem as notícias de hoje.
Maquiavélico conspiratório e sumido tio-guru, por onde andas? Não suma!
A sua bênção,
Orestes
Estou arrecadando fundos para sustentar e aprimorar o movimento autonomista Camba. Benção mizifio .
Saravá meu tio!
Este seu avatar é de um Preto-Velho, mas daqueles feiticeiros da idade média. Faz lembrar São Cipriano, não é ele, mas que lembra, isso lembra. hehehee
Forte abraço,
Orestes
Não , sobrinho Orestes . É um gaudério véio à beira de uma roda de fogo de chão , personagem muito comum nas estâncias gaúchas até meados dos anos 80 , figuras esquecidas pela história , na maior das vezes veteranos de campanhas militares que perderam o "rumo das casas" , muitas vezes por não mais as terem . Eram móveis e utensílios de uma estância . Muitos eram benzedores , meio bruxos , com suas pajelanças e "causos" de antanho . Verdadeiros intérpretes da natureza . Na fazenda do meu avô viveu o Tio Lucas (tio Luquinha) , aqueles personagens que parecem ter sido sempre idosos e sábios (muito parecido com meu Avatar , usava as mesmas "garrão de potro" com os dedos à mostra que ele mesmo descarnava , curtia e costurava . Tinha um particular carinho por mim , desde que nasci , diziam. Ele surgiu lá no Paredão , divisa de Cacequi com São Gabriel , nos anos quarenta , e já era velho , vindo lá se sabe donde . Calculava meu avô , que era um historiador amador , que ele era descencendente dos antigos povos missioneiros , outros diziam que era "meio" paraguaio , outros ainda que era natural da Serra do Caverá , último reduto das "tolderias" minuanas . Só fazia suas infusões e 'trabalhos" com recursos da natureza , era exímio artesão com couros e madeira , fazia um "arreiamento completo" como poucos . Cachorro algum morria por picada de "cruzeira" nas redondezas , tinha chás e antídotos para tudo. Foi um personagem que marcou muito minha infância . Morreu em 1977 , eu tinha onze anos , ele nunca disse sua idade ou não sabia..."faleceu com quase cem anos"...diziam alguns..."ele vivia desde mais de duzentos anos"...sentenciavam os mais impressionáveis . A presença dele , hoje em dia , é quase visível pra mim .Meu único filho , de 3 anos e meio , se chama Lucas .
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.