Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#691 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 18, 2007 11:06 am

USP Match?

A arma? Não, é uma Taurus PT-940 mesmo.

PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#692 Mensagem por PQD » Qui Out 18, 2007 11:07 am

A GUERRA DO RIO

A batalha da Coréia

Tiroteio durante caçada a bandidos em favela termina com um menino, um policial e dez suspeitos mortos

Ana Cláudia Costa e Célia Costa

Um menino de 4 anos e um policial civil morreram ontem durante um confronto na Favela da Coréia, em Senador Camará. Dez homens, que seriam traficantes, também foram mortos. Quatorze suspeitos foram presos e seis policiais civis ficaram feridos, entre eles o delegado titular da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Rodrigo Oliveira. Veículos blindados e um helicóptero foram usados na operação, que reuniu cerca de 350 policiais. Pelo menos dois bandidos que fugiram pelo matagal foram encurralados e mortos pelos policiais que estavam no helicóptero. Um ônibus foi incendiado por moradores, por ordem do tráfico.

A operação começou por volta das 9h e terminou às 15h. Um dos objetivos era encontrar um paiol de armas do bando do traficante Márcio da Silva Lima, o Tola. Uma casa que funcionava como fortaleza do tráfico e uma casamata foram tomadas pela polícia. Houve intensa troca de tiros. Jorge Kauã Silva de Lacerda, de 4 anos, foi atingido por um disparo no peito e morreu. No mesmo confronto, o policial da Polinter Sérgio da Silva Coelho, de 43 anos, também foi baleado no peito e morreu. Em solidariedade, os colegas do policial colocaram fitas pretas nas antenas dos carros. O policial, que estava há 15 anos na Polícia Civil, será sepultado hoje, às 11h, no Cemitério do Caju.

Policial baleado ao tentar salvar garoto

A mãe de Jorge Kauã, Helen Silva de Lacerda, de 20 anos, contou que traficantes em fuga invadiram sua casa. Ela correu com os dois filhos - Kauã e um mais novo - no colo para a casa da sogra, em frente. Os traficantes, no entanto, atiram em direção aos três quando viram que policiais se aproximavam.

O policial Marcelo dos Santos Fernandes Silva pegou o menino ferido no colo e correu. Apesar de estar tentando salvar Kauã, os bandidos continuaram a atirar.

- Enquanto eu tentava sair com ele no colo, os bandidos ainda atiraram em mim. Não sei como consegui sair dali. Sei que ele chegou ao hospital com vida - contou o policial, que se feriu na coxa esquerda.

No confronto, bandidos lançaram granadas. O delegado Rodrigo Oliveira foi atingido de raspão no pescoço. Ele foi retirado da favela pelo helicóptero Águia e levado para o Hospital Miguel Couto. No início da noite, por telefone, o delegado disse que nasceu de novo.

- Fui lá resgatar um amigo (o policial da Polinter que foi morto) e acabei sendo baleado. O pescoço ainda está doendo muito, mas acho que nasci de novo - disse ele.

No confronto outros dois policiais civis também ficaram feridos, um deles por estilhaços de granada no nariz, e o segundo atingido na mão. Outro policial torceu o pé durante a operação. Segundo o delegado Alan Turnowsky, diretor de Departamento de Polícia Especializada (DPE), que chefiou a operação, a participação do helicóptero foi essencial para que a polícia encontrasse bandidos escondidos na mata no alto do morro.

- Faço questão de destacar o trabalho da equipe do helicóptero, porque era uma área plana e mesmo assim eles conseguiram manter os bandidos na área de confronto e assim impedir que eles fugissem - disse o delegado.

Foram apreendidos uma metralhadora .30, cinco fuzis, seis pistolas, quatro granadas, grande quantidade de munição, carregadores, rádios e vinte quilos de maconha, além de de cocaína e crack. Segundo o delegado Alan Turnowsky, o bando do traficante Tola, além de formação de quadrilha, vai responder por homicídio, já que foram os traficantes que atiraram na casa onde estavam a criança e o policial civil. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que a operação foi positiva, mas lamentou a morte do policial e da criança.

- A sociedade precisa ver que isso é um problema histórico, cultural e complexo. Não será com ações leves que vamos resolver esse problema. A polícia não vai com a intenção de matar ninguém, mas também não vai para morrer - disse o secretário durante a apresentação do material apreendido e dos bandidos presos.

O chefe da Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro, negou que os policiais tenham subdimensionado a reação dos traficantes. Segundo ele, a operação foi planejada depois de um trabalho de inteligência:

- A gente tem alternado operações que não há resistência de bandidos e outras em que há. Nossa preocupação é desarmar os criminosos.

COLABORARAM Elenilce Bottari e Marcelo Dias (do Extra)

Carlos Mathias

#693 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 18, 2007 11:44 am

Enquanto eu tentava sair com ele no colo, os bandidos ainda atiraram em mim. Não sei como consegui sair dali. Sei que ele chegou ao hospital com vida - contou o policial, que se feriu na coxa esquerda.

Isso tinha que ser martelado na mídia, prá mostrar que esse papo de robin rudi(errado mesmo) é mentira, esses filhos de uma puta matam qualquer um, seja criança, seja quem for. COVARDES! filhos da uma puta, viadinhos! CAVEIRA neles!

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 555 vezes

#694 Mensagem por Pablo Maica » Qui Out 18, 2007 11:54 am

Carlos Mathias escreveu:
USP Match?

A arma? Não, é uma Taurus PT-940 mesmo.

Mas tah mexida.

Um abraço e t+ :D

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#695 Mensagem por Skyway » Qui Out 18, 2007 12:35 pm

Carlos Mathias escreveu:
Enquanto eu tentava sair com ele no colo, os bandidos ainda atiraram em mim. Não sei como consegui sair dali. Sei que ele chegou ao hospital com vida - contou o policial, que se feriu na coxa esquerda.

Isso tinha que ser martelado na mídia, prá mostrar que esse papo de robin rudi(errado mesmo) é mentira, esses filhos de uma puta matam qualquer um, seja criança, seja quem for. COVARDES! filhos da uma puta, viadinhos! CAVEIRA neles!

x2

AD ASTRA PER ASPERA
Kratos
Sênior
Sênior

#696 Mensagem por Kratos » Qui Out 18, 2007 1:03 pm

Imagem

Olha aí o Rambo Brasileiro. 8-]

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#697 Mensagem por Matheus » Qui Out 18, 2007 1:20 pm

imagina o peso desse coletinho...

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#698 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Out 18, 2007 1:22 pm

Carlos Mathias escreveu:

Quando houve o assalto ao terminal de cargas da TAM no aeroporto de Congonhas, em 1999, eu era Oficial da PM, comandando a Força Tática do 12º BPM/M, e fui uma das primeiras viaturas a chegar no local, com os malas ainda por lá. Após intenso tiroteio, um grupo de cinco malas empreendeu fuga num Omega preto em direção a Rod. Imigrantes, com minha viatura na perseguição e o tiroteio rolando solto (MT-12 já com o cano vermelho...). Quando passamos a milhão em frente a um campinho de futebol que ficava de frente para uma favela, um dos malas no Omega botou meio corpo para fora da janela e despejou uma rajada de AK na criançada que estava jogando bola, na esperança de acertar alguma criança e nos obrigar a parar para socorrê-la, impedindo a perseguição. Por sorte não acertaram ninguém. Esta é uma tática comum dos "robinhudi" do PCC... A perseguição continuou e os cinco foram para a pedra..

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#699 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 18, 2007 1:37 pm

Carlos Mathias escreveu:

X2.

E é assim que se vence guerra, matando o inimigo.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PQD
Sênior
Sênior

#700 Mensagem por PQD » Qui Out 18, 2007 2:24 pm

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... 06,00.html

Operação na favela da Coréia deixa policiais desanimados
Eles reconhecem que confronto foi o mais forte das últimas operações.
Equipe cercada precisou de reforço para se salvar.
Aluizio Freire

Do G1, no Rio

Diante da reação armada dos traficantes de drogas, que deixou cinco homens feridos - entre eles, um delegado -, policiais civis que participaram nesta quarta-feira (17) do confronto na Favela da Coréia, na Zona Oeste do Rio, não escondiam o desalento com o resultado da operação que durou mais de seis horas. Doze pessoas morreram, entre elas um policial e uma criança de quatro anos.

“Foi muito terror”, contou um policial, ainda com a roupa manchada de barro e sangue, suja durante o tempo que teve que rastejar para escapar dos disparos. O investigador da Polinter Sérgio da Silva Coelho, 43 anos, 15 destes dedicados à polícia, não conseguiu escapar do tiroteio. Foi recebido com tiros e explosões de granadas ao tentar entrar numa casa onde havia seis supostos traficantes.

No mesmo abrigo também ficou ferido, com um tiro no pescoço, o delegado titular da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Rodrigo Oliveira. Ele não corre risco de vida. A operação, que começou por volta das 9h, contou com 350 homens e, no meio do confronto, recebeu reforço e pode ter chegado até a 500 policiais.

Helicóptero e blindado na retirada
Para saírem da favela, os policiais precisaram do auxílio do helicóptero Águia da Polícia Civil e um carro blindado do 14º. BPM (Bangu), única participação da Polícia Militar na ação. Os policiais prenderam 12 suspeitos, entre eles, dois menores. No fim da tarde, mais dois foram detidos quando tentavam incendiar um ônibus.

No total, cinco policiais ficaram feridos. Os dez mortos foram apontados pela polícia como criminosos. Na apreensão, uma metralhadora ponto 30, cinco fuzis, seis pistolas, quatro granadas, quatro radiotransmissores, grande quantidade de munição, cocaína, maconha e uma tosca contabilidade do tráfico.

Apesar do efetivo usado na operação, considerado suficiente pelo planejamento da Inteligência da Polícia Civil, a resposta dos traficantes exigiu um reforço imediato da equipe. “Foi uma reação violenta. Nas outras operações, os criminosos é que sofreram baixas. Hoje, lamentavelmente, um policial, que estava cumprindo o seu papel, pagou com a vida e outros ficaram feridos”, afirmou o Chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro.

Conhecedor da favela da Coréia no comando de outras operações naquela localidade, o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Allan Turnowski, reconheceu o perigo e o poder de fogo da favela. “Quando entramos na comunidade não havia nem cachorro nas ruas. Ficamos mais de quatro horas batendo as casas, à procura dos traficantes e das armas, que eles costumam enterrar. Um policial tentou entrar em uma dessas residências e foi fuzilado, morrendo na hora. Só ali foi uma hora e meia de tiroteio”, contou.

Editado pela última vez por PQD em Qui Out 18, 2007 2:28 pm, em um total de 1 vez.
PQD
Sênior
Sênior

#701 Mensagem por PQD » Qui Out 18, 2007 2:27 pm

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... 06,00.html

Teve alta na manhã desta quinta-feira (18) o delegado-titular da Coordenadoria de Operações Especiais (Core), Rodrigo Oliveira, ferido no pescoço durante operação da polícia civil em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.

O delegado foi levado de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.

Policial será enterra nesta quinta
O investigador da Polinter Sérgio da Silva Coelho, 43 anos, morto na operação da polícia civil em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, na quarta-feira (17) será enterrado às 11h desta quinta-feira (18) no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio.

O corpo do investigador, que trabalhava há 15 anos na polícia, está sendo velado na Academia de Polícia Civil, no Centro do Rio. De lá, segue para o cemitério.

Operação deixou 12 mortos
Doze pessoas morreram durante a operação que várias delegacias especializadas na manhã de quarta-feira (17) em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, segundo o coordenador das delegacias especializadas, Allan Turnowski. Entre os mortos está uma criança de 4 anos. Pelo menos 300 policiais participam da ação.

Um policial da Polinter também está entre os mortos. Segundo Turnowski, os outros dez mortos seriam criminosos. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, o menino de 4 anos, identificado como Jorge Cauã Silva de Lacerda, foi atingido no tórax.

Balanço das apreensões
A assessoria da Polícia Civil divulgou um balanço parcial das apreensões na operação. Segundo o comunicado, uma metralhadora .30, cinco fuzis, seis pistolas, quatro granadas, quatro rádios, e muita munição, cocaína e maconha foram apreendidos. Esta foi a 11ª apreensão de metralhadora de calibre .30 no ano. Ainda de acordo com o balanço, 11 pessoas foram presas.

A polícia também informou a circunstância da morte de Jorge Cauã. A polícia teria cercado uma casa onde traficantes estavam escondidos. Eles lançaram uma granada e começou um tiroteio. Um dos tiros acerto Jorge no coração. Segundo a polícia, o policial que morreu estava nesse tiroteio.

Quatro feridos
Entre os quatro feridos, há três policiais. Dois deles foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. O delegado-titular da Core, Rodrigo Oliveira, foi ferido no pescoço e levado de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.

A Secretaria estadual de Saúde informou que os feridos que deram entrada no Albert Schweitzer são Mendel Naschpitz, 32 anos, policial civil. Ferido no rosto por estilhaços de granada, ele foi medicado e liberado. Outro policial, Gilberto Barbosa da Silva, 51, foi baleado na mão esquerda e teve fratura exposta. O terceiro ferido que deu entrada no Albert Schweitzer é Marcelo dos Santos Fernandes, 25. Ele levou um tiro na coxa esquerda. Depois de ser medicado, foi liberado.

De acordo com a polícia, a operação tem o objetivo encontrar um paiol de armas na região. Houve intensa troca de tiros e a polícia contou com o auxílio de dezenas de carros, helicópteros e carros blindados.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1173 vezes
Agradeceram: 2940 vezes

#702 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 18, 2007 2:51 pm

Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#703 Mensagem por Moccelin » Qui Out 18, 2007 3:14 pm

Os bandidos mantém o controle da população na base do esculacho mesmo... Só as ONGs fajutas não veem isso!

The cake is a lie...
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 555 vezes

#704 Mensagem por Pablo Maica » Qui Out 18, 2007 4:17 pm

cabeça de martelo escreveu:Imagem

O Cara que ta olhando pro presunto do vagabundo tem uma bolacha do BOPE no colete... estranho!!

Um abraço e t+ :D

Carlos Mathias

#705 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 18, 2007 4:22 pm

É ou foi de lá.

Responder