Inaugurada em Fátima a 4ª maior Igreja Católica do Mundo

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1261 vezes
Agradeceram: 3235 vezes

Inaugurada em Fátima a 4ª maior Igreja Católica do Mundo

#1 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2007 6:49 am

Público escreveu:GNR prevê 250 mil pessoas

Fátima: A quarta maior igreja católica do mundo abre hoje as 13 portas
12.10.2007 - 07h29 António Marujo

A Igreja da Santíssima Trindade, a quarta maior do mundo católico em termos de área útil interior, abre hoje as suas portas. Cerca de nove mil pessoas terão a sorte de ser as primeiras a participar na cerimónia de dedicação da nova igreja e ver por dentro a arquitectura de um edifício que traduz modernas preocupações de poupança de energia.

A igreja, da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis, revelará outras surpresas aos que conseguirem entrar pelas suas 13 portas - 12 laterais e um pórtico central: não há telhado, mas antes painéis reguláveis, que darão mais ou menos luz ao espaço interior do templo; não há uma única coluna a suportar o edifício nem nenhum degrau no seu interior - sendo em anfiteatro, a igreja aproveitou o declive do terreno.

Durante a cerimónia da dedicação, será colocada no altar uma pedra que foi oferecida pelo Papa João Paulo II, retirada da cripta do Vaticano onde, segundo a tradição e alguns investigadores, teria sido sepultado o apóstolo Pedro. A assistir, estarão o Presidente da República, Cavaco Silva, o presidente do Parlamento, Jaime Gama, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Na cerimónia de dedicação da nova igreja, falta um convidado de honra: o Papa Bento XVI disse que não ao convite que lhe foi dirigido há um ano pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. A agenda papal já não admitia mais uma viagem neste momento e, por isso, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, vem presidir à cerimónia de dedicação da nova igreja e às celebrações dos 90 anos de Fátima: em 1917, três crianças - Jacinta e Francisco Marto e a prima Lúcia de Jesus - afirmaram ter visto uma aparição de Nossa Senhora, por seis vezes, entre Maio e Outubro.

O Papa Bento XVI, no entanto, não quis deixar de se associar às celebrações destes 90 anos e à dedicação da nova igreja: no domingo, através de satélite, dirigirá uma mensagem aos peregrinos reunidos no santuário português - que, calcula a GNR, poderão ser na ordem dos 250 mil em cada dia. Poderá fazer-lhes uma promessa: a de visitar o santuário. Pelo menos, o cardeal Bertone afirmou à Renascença que Bento XVI já inscreveu Fátima no seu roteiro de viagens desejadas. Mas ontem a SIC noticiou que isso só acontecerá depois de o Papa Ratzinger ir a Lourdes, em França - o que deverá acontecer em 2008.

O programa deste fim-de-semana cheio em Fátima inclui ainda as habituais cerimónias das peregrinações (procissão de velas, hoje à noite, e a missa e procissão do adeus, amanhã de manhã). Sábado à tarde, o cardeal Bertone irá escutar uma oratória sobre Fátima na Igreja da Santíssima Trindade e inaugurará depois a nova sala de imprensa do templo.

Esta manhã, o congresso Fátima para o século XXI, que decorre desde terça-feira no santuário, será encerrado pelo cardeal José Saraiva Martins, que preside no Vaticano à Congregação para a Causa dos Santos. Saraiva Martins poderá também confirmar o ponto de situação sobre o processo de canonização dos dois videntes de Fátima que morreram poucos anos depois das aparições, Jacinta e Francisco. O processo emperrou com uma cura que, afinal, pode ter explicação médica e, por isso, será necessário esperar um outro caso para que possa avançar.

"Uma obra de projecção"

A ideia do novo edifício não foi pacífica no início nem o é agora: houve quem contestasse o dinheiro que a construção implicaria (e que deverá atingir perto de 80 milhões de euros), outros contestam o facto de Fátima se poder tornar num centro inter-religioso.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, espera, no entanto, que a nova Igreja da Santíssima Trindade venha a integrar os roteiros de arte contemporânea. Em declarações ao programa Diga Lá Excelência, do PÚBLICO e Rádio Renascença, o bispo afirma gostar do edifício e diz: "Creio que vai ser uma obra de projecção e de referência não só nacional mas mundial. Se a igreja de Marco de Canavezes é obra de referência mundial, esta igreja vai ser também."

Números que impressionam

Está já perto do fim a contagem decrescente para a inauguração da nova igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, que terá lugar no próximo dia 12 de Outubro, na presença do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e enviado especial de Bento XVI para a cerimónia.
A obra impressiona sob vários aspectos, com números para todos os gostos:

8633 - capacidade total da igreja (3175 + 5458),incluindo 76 lugares para pessoas com deficiência

9 - projectos arquitectónicos apresentados para a nova igreja

7,5 - metros de altura do crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, suspenso sobre o altar

13 - número total de portas, numa referência aos dias 13, das Aparições da Nossa Senhora

25 - idiomas utilizados nos painéis de vidro colocados na porta principal

500 - metros quadrados da área do mural em ouro e terracota, colocado atrás do altar

130 000 - metros cúbicos de volume total da igreja

15 - metros de altura média do edifício

5 - quilómetros de estacas utilizadas

7000 - toneladas de aço e metros cúbicos de betão branco

50 000 - metros cúbicos de betão cinzento

70 000 000 - de Euros, custo total estimado da obra

64 - metros quadrados, área total da porta de entrada

3 - capelas da Reconciliação, que servirão também para outras celebrações

64 - gabinetes/confessionários, para peregrinos portugueses e estrangeiros

120 - lugares para acólitos no presbitério da igreja

12 315 - metros quadrados, área da cobertura

1476 - metros quadrados de área do espaço de convívio e reunião para peregrinos, debaixo da igreja

38 516 - metros quadrados de área bruta de construção

125 - metros de diâmetro na zona da Assembleia

3075 - trabalhadores registados

296 - empresas envolvidas nos trabalhos

3500 - quilos de cada porta de entrada.

Imagem

Imagem

Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Sniper » Sáb Out 13, 2007 11:38 am

Bela igreja! [009]

Resta saber se ainda existem devotos para enchê-la... O número de católicos na Europa parece estar diminuindo assustadoramente... :shock:

Abraços!

Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Sniper » Sáb Out 13, 2007 11:48 am

Ontem foi dia de Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o 2° maior templo católico do mundo, menor apenas do que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Algumas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Editado pela última vez por Sniper em Sáb Out 13, 2007 11:50 am, em um total de 1 vez.
Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2007 11:50 am

Nã, para isso terias que ir a um dos templos da IURD.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2007 11:52 am

Sniper escreveu:Bela igreja! [009]

Resta saber se ainda existem devotos para enchê-la... O número de católicos na Europa parece estar diminuindo assustadoramente... :shock:

Abraços!

Portugal é um dos países com mais católicos praticantes na Europa. Em Fátima há sempre peregrinos, já lá fui por diversas vezes. A minha mãe à uns anos foi a pé até lá. Foi vários dias sempre a andar, mas ela adorou! :wink:

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3003 vezes
Agradeceram: 1197 vezes

#7 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 16, 2007 5:42 pm

Sniper escreveu:Bela igreja! [009]

Abraços!

Sim, no entanto a "religião" que mais cresce na Europa (sem contar o islamismo por conta da imigração) é o ateismo, mas a converssões que ocorrem para catolicismo são justamente os adultos que não encotram suas respostas neste ateismo e buscam a igreja.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Morcego » Ter Out 16, 2007 6:21 pm

QUANTO DISPERDICIO.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#9 Mensagem por WalterGaudério » Ter Out 16, 2007 6:59 pm

Sniper escreveu:Ontem foi dia de Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o 2° maior templo católico do mundo, menor apenas do que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Algumas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Olha ano que vem, eu vouaí em Aparecida!!, fui a última vez em 2006.

E parabéns aos Tugas pelo monumento a fé católica.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Paisano » Ter Out 16, 2007 9:45 pm

morcego escreveu:QUANTO DISPERDICIO.

Pensamento de comuna. 8-]

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2985 vezes
Agradeceram: 2679 vezes

#11 Mensagem por P44 » Qua Out 17, 2007 5:46 am

Paisano escreveu:
morcego escreveu:QUANTO DISPERDICIO.

Pensamento de comuna. 8-]

Faço minhas as palavras do CAMARADA Morcego :mrgreen:

Com tanta gente a passar necessidades
(p. ex: http://img156.imageshack.us/img156/5286/pobrezapb8.jpg )

A igreja insiste em despejar dinheiro em obras de OSTENTAÇÃO... :roll:

Mas não me liguem, sou um herege... :evil:

Não havia nada mais "útil" em que gastar 80 MILHÕES DE EUROS????

Fado, Futebol e Fátima , deve ser o "remake" do séc. XXI :( :cry:

*Turn on the news and eat their lies*
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 17, 2007 7:50 am

Pzito diz-me uma coisa, tu tens o teu dinheiro, queres gastar nalguma coisa, achas que eu tenho direito de dizer que não podes, não há necessidade? O dinheiro é da Igreja, dado pelos crentes, como tal quem é que pode dizer que foi mal gasto? Ok, acho que a igreja deve fazer como a IURD, compra cinemas em vez de construir Igrejas. :roll:

Esta obra era necessária, só quem não conhece a realidade de Fátima é que pode dizer que não era.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2985 vezes
Agradeceram: 2679 vezes

#13 Mensagem por P44 » Qua Out 17, 2007 7:59 am

Camarada,

Respeito as tuas crenças , se o Estado não meteu aí um centavo (o que não acredito! :oops: ) , tudo bem, apenas acho que a Igreja Católica não aprende nada com o evoluir dos tempos, se actuassem consoante o que pregam, não gastavam tanto nos "templos" ostentatórias e praticavam antes o bem que tanto gostam de apregoar, acho sinceramente que é dinheiro mal gasto.

Desculpa, é a minha opinião pessoal, a Igreja Católica para mim é uma das "instituições" mais retrógadas e hipócritas que já existiu, tem ao longo dos séculos aproveitado-se das pessoas para obras megalómanas.

Para mim cada qual é livre de crer no que quiser, eu apenas tenho esta "visão" das coisas, quiçá destorcida, mas pronto, é a minha visão, eu também tenho de ver onde posso gastar o meu dinheiro, e costumo elaborar PRIORIDADES, também gostava muito de ter um LCD ou uma camera de video mas não tenho pois existem outras NECESSIDADES.

A mim parece-me é que as prioridades se encontram invertidas mas é a minha opinião e não consigo modificá-la , pelo que vejo da actuação da Igreja ao longo dos tempos e até á actualidade.

Termino dizendo que respeito a tua crença, peço-te que respeites a minha opinião. :wink:

*Turn on the news and eat their lies*
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 17, 2007 8:11 am

Eu respeito a tua opinião, afinal estamos num país livre (e o grande o glorioso Líder Sócrates é o melhor... 8-] :lol: ).

Vê esta obra no ponto de vista empresarial, para á Igreja é racional este investimento, agora vai ter dois pontos de interesse em Fátima, já que a obra está fantástica. Por outro lado, acho que os nossos peregrinos merecem, afinal ninguém vai a Lurdes ou a Santiago de Compostela à espera de apanhar chuva e sol em cima (e era isso o que acontecia até agora).

Eu tb sou critico em relação à igreja, mas tal como a democracia acho que é o sistema (religião) menos mau. Digo isso tendo uma namorada que trabalha para uma instituição religiosa.

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#15 Mensagem por manuel.liste » Qua Out 17, 2007 8:28 am

Em Espanha há auténticos fanáticos de Fátima. Eu o acho comercial de máis, e a igreja grande de máis embora eu sei que lá vam milhares de peregrinos. Essa é uma igreja rica, sim senhor! :lol:

Responder