vilmarmoccelin escreveu:Não é possível um piloto errar uma coisa dessas...
Mas tem um post de um francês com um inglês beeem ruim que parece que o piloto mandou o trem de pouso baixar, mas por algum defeito ele não baixou...
Acontece sim, Vilmar...nas melhores famílias!
Quando voce vem de um vôo só, tudo bem, aí é difícil. Porque voce tem cheques pré-pouso, que sabe de cor, ou então obrigatoriamente, lerá um check list.
O problema são aquelas situações diferentes, tipo toque e arremetida, ou aproximação problemática(pane, tráfego tumultuado, coisas assim) em que voce cumpre as tarefas, mas não enxerga. Voce vê, mas não enxerga...
Tipo a que eu vi com um colega de turma: cadete, estava fazendo toque e arremetida solo. Toca, arremete, recolhe o trem, na perna do vento(trajetória paralela a pista, em sentido contrario), baixa o trem...9,10 vezes isso em um vôo. Ele estava na segunda do dia. Numa arremetida, ele esqueceu. Na perna do vento, ao invés de baixar, recolheu...quando estava para tocar, a tôrre gritou para ele arremeter...
quase!
Para evitar confusões como essa é que entra a tecnologia e aí é que não estou entendo essa do vídeo...qualquer teco teco tem aviso de trem em cima e o M2000 não tem????
abs!