Facas

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#61 Mensagem por delmar » Qui Out 04, 2007 11:31 am

MODISMO NO SUL

[img][img]http://i5.photobucket.com/albums/y176/butui/FACAS.jpg[/img]

[/img]

Quanto a facas, a moda agora é, por estes lados, usar uma tesoura antiga de tosquiar ovelhas para confeccionar duas pequenas facas. As tesouras são ferramentas importadas, no fim do século 19 e inicío do século 20, da Inglaterra, Alemanha, etc.. Assim o importante é preservar as marcas do fabricante da tesoura na lâmina da faca, como mostra a faca pequena da foto, feita com uma tesoura inglesa. É a prova da autenticidade do objeto.
Outro modismo por aquí é comprar, no Uruguai, facas com lâmina alemã, com a marca SOLINGEN, estampada junto com a do fabricante. É a maior na foto. Esta tem um cabo comum. O "must" é retirar este cabo e colocar outro, mais elaborado e cheio de detalhes. Depois é usar a faca no desfile da semana farroupilha e nas churrascadas subsequentes.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#62 Mensagem por Dieneces » Qui Out 04, 2007 12:14 pm

delmar escreveu:MODISMO NO SUL

[img][img]http://i5.photobucket.com/albums/y176/butui/FACAS.jpg[/img]

[/img]

Quanto a facas, a moda agora é, por estes lados, usar uma tesoura antiga de tosquiar ovelhas para confeccionar duas pequenas facas. As tesouras são ferramentas importadas, no fim do século 19 e inicío do século 20, da Inglaterra, Alemanha, etc.. Assim o importante é preservar as marcas do fabricante da tesoura na lâmina da faca, como mostra a faca pequena da foto, feita com uma tesoura inglesa. É a prova da autenticidade do objeto.
Outro modismo por aquí é comprar, no Uruguai, facas com lâmina alemã, com a marca SOLINGEN, estampada junto com a do fabricante. É a maior na foto. Esta tem um cabo comum. O "must" é retirar este cabo e colocar outro, mais elaborado e cheio de detalhes. Depois é usar a faca no desfile da semana farroupilha e nas churrascadas subsequentes.

saudações
É fato , mas não é modismo , Delmar . Utilizar tesouras de tosquiar para confeccionar facas é comum aqui na minha cidade pelo menos desde a década de 80 passada . Quanto às "Soelingen" orientales vale o mesmo , estão aí no mercado há muitos anos , eu mesmo comprei uma lá pelos idos de 1991-92 , só que agora com o câmbio favorável elas baratearam muito e passaram a vender mais .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#63 Mensagem por delmar » Qui Out 04, 2007 9:19 pm

Caro Dieneces. A confecção de facas artesanais com tesoura de tosquiar estava mais restrito à campanha, em zonas de criação de ovelha onde a tesoura era utilizada. Alias em todo interior sempre houveram ferreiros habilidosos que confeccionavam facas com os mais diferentes aços. O que ocorre agora é a mania de gaúcho de CTG ter uma faca feita de tesoura. Assim logo vai acabar o estoque de tesouras.
O mesmo ocorre com a mania de colocar cabos enfeitados nas Solingen. É só ir numa feira agro pecuária ou exposição e ver os balcões dos vendedores de facas. Alguém deve comprar aquelas facas. Tenho o pressentimento que vão todas para Caxias, Bento e Novo Hamburgo.
As facas da foto são minhas. Reclamo dos outros serem gaúchos de CTG, mas também entrei, já algum tempo atras, na mania de ter ambas.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#64 Mensagem por Bolovo » Sex Out 12, 2007 1:33 am

Que diferente essa faca usada pelas forças alemãs.

KM2000 - Kampfmesser 2000

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 293 vezes
Agradeceram: 534 vezes

#65 Mensagem por Pablo Maica » Sex Out 12, 2007 3:06 am

Discos de arado tambem estão sendo bem procurados, principalmente os que tenham o logotipo do aço Tatu.

Um abraço e t+ :D

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#66 Mensagem por Alcantara » Seg Out 15, 2007 12:09 pm

Bolovo escreveu:Que diferente essa faca usada pelas forças alemãs.

KM2000 - Kampfmesser 2000

Imagem

Eu acho que a tal "estranhesa" é porque ela tem uma lâmina no estilo "Tantô"... 8-]

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Responder