P44 escreveu:cabeça de martelo escreveu:Pois é Padilha, eu pessoalmente até sou fã do vosso PA e até acho que é essencial um maior investimento na defesa pelo Brasil. F-5, A-4...não é com isso que o Brasil se defende em caso de agreção, é que Portugal está com as "costas quentes", pertencemos à UE, OTAN, etc; agora o Brasil...
É essencial ver o vosso PA com aparelhos modernos, escoltado por meios tb eles modernos. Só isso metia respeito a muito país vizinho que anda-se a armar em "carapau de corrida".
Mas a verdade NUA e CRUA é só uma...o A-12 é um "seating duck"
nesta altura do campeonatoAté o nosso "Barracudinha" com 40 anos e barba branca por todo o casco chegava para pôr um navio desses no fundo....é isso que parece que os colegas brasileiros não entendem...A-4??? Escoltas? onde ? onde?
Qualquer submarino , português, espanhol, chinês, marciano que estivesse nas proximidades faria com que o A-12 nem saísse do porto em caso de conflito (veja-se as Malvinas e o "irmão" 25 de Mayo)
Eu acho que os Harrier seriam uma boa solução para o A-12, os A-4 bons só para o Museu, agora quando começam com delirios como F35 e outros que tais... e o $$$$$$$$$$$ ? para comprar, operar, manter...etc etc...
Daí eu acho muito sinceramente que ao invés de investirem num PA (é bonito, é imponente, dá nas vistas, isso tudo é verdade...mas que poder tem na actualidade o A-12....ZERO...) , esses recursos financeiros seriam muito melhor empregues numa boa frota de SSKs
é óbvio é que não ficam tão bonitos em paradas navais mas pronto
O problema, como já foi colocado muitas vezes, é que SSK´s não fazem o mesmo que NAE´s, são meios diferentes, com usos diferentes, os SSK´s tem sentido diante de uma Força Naval mais poderosa, e como meios marítimos. Mas como vocês mesmos notaram, comprar Type-209PN, não cobre a necessidade de um NAVPOL.
Eu diria que hoje em dia, para a maior parte dos países envolvidos em missões de paz, ou intervenções de paz. Os NAe´s, LHA´s, LPD´s, LST´s e outros são muito mais importantes, ou com maior utilidade que os submarinos.
Quanto aos Sea Harrier que a RN está desativando, são equivalentes aos A-4 modernizados ou SEM, porém, o problema do armamento persiste, não sei se eles podem usar os AM-39. Porque com a desativação dos SH-3, precisamos de uma plataforma compatível com o nosso armamento.
Outro problema dos Sea Harrier, é que são caros de operar, a grande vantagem dos NAe´s CTOL, e operar caças mais baratos que podem ser análogos as suas versões terrestres. Assim, como solução temporária, ainda prefiro os SUE-SEM aos Sea Harrier. Mas sem dúvida eles são algo a se pensar, ainda mais se vierem completos, pelo que me lembro eles podem operar mísseis BVR.
[ ]´s