Para ANAC, atrasos BRA passaram dos limites

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Para ANAC, atrasos BRA passaram dos limites

#1 Mensagem por jambockrs » Ter Out 09, 2007 11:31 am

Meus prezados:
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está aumentando a fiscalização sobre a companhia BRA, que vem registrando atrasos e transtornos aos passageiros.
A partir de amanhã, equipes da agência vão permanecer dentro do centro de controle de manutenção e de operação da companhia, em São Paulo, para tentar reduzir a seqüência de problemas.
Em agosto e setembro, a Anac aplicou 224 autos de infração (que, após defesa da empresa, podem se transformar em multa) na companhia por atrasos, cancelamentos, overbooking, extravio de bagagem e outras práticas. A BRA foi a quarta empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico no período de janeiro a setembro deste ano.
Ontem, um avião que partia de Porto Alegre em direção a Guarulhos, em São Paulo, despressurizou enquanto sobrevoava Curitiba e teve de retornar ao aeroporto Salgado Filho. Havia 145 passageiros no Boeing 737, que decolou da Capital às 5h10min. O piloto reduziu a altitude para aliviar o desconforto dos passageiros, e as máscaras de oxigênio não foram acionadas. A aeronave pousou às 7h15min no Salgado Filho. Os passageiros somente seguiram a viagem às 12h30min, em outro avião.
Segundo o gerente regional da Anac, Roberto Carvalho Netto, a companhia queria que os passageiros embarcassem na mesma aeronave após o conserto. Mas, com a interferência da agência, a BRA concordou em encaminhar alguns passageiros em outras companhias.
- Estamos ampliando a atenção com relação à BRA - disse Netto.
Na Anac, a sensação é de que o histórico de atrasos e a falta de consideração pelos clientes passou dos limites. No domingo, um vôo que ia de Recife a Guarulhos, com escala em Salvador, ficou parado na capital pernambucana e não havia sido retomado até a tarde de ontem.
Em outro incidente no domingo, a farmacêutica Cristiana Cohen, 27 anos, passou por uma odisséia para vir de Maceió a Porto Alegre. O vôo deveria partir de Alagoas ao meio-dia de domingo e, já no sábado, foi transferido para as 18h para chegar à 0h30min de ontem na Capital. Na escala em Curitiba, o avião teve um problema mecânico.
- De repente, disseram para a gente sair da aeronave para trocar uma peça - conta Cristiana.
Pouso ocorreu quase 12 horas depois do previsto
Os funcionários da BRA informaram várias vezes ao grupo de 135 passageiros que o avião decolaria em breve - o que nunca ocorria. No meio da madrugada, ainda no aeroporto, os clientes foram informados de que a aeronave sairia de Curitiba às 8h30min de segunda, mas a empresa não encaminhou o grupo para um hotel. A alegação foi de que todos os estabelecimentos estavam lotados. O vôo só foi retomado às 11h, e o pouso ocorreu ao meio-dia, quase 12 horas depois do previsto.
- Não tínhamos informação de nada - disse Cristiana.
No final do dia 23 de setembro, um vôo da BRA compartilhado com a Ocean Air entre o aeroporto do Galeão, no Rio, e Porto Alegre atrasou. Um grupo de oito pessoas ficou dois dias esperando o vôo de volta - parte dos passageiros foi encaminhada para outras companhias. No dia 30, as duas empresas encerraram a parceria, mas garantiram que o fim do compartilhamento de vôos (que durou três meses) já havia sido acertado semanas antes.
A BRA informou que tem 12 aviões em funcionamento. Mas nem todos estariam em operação plena, segundo um consultor que pediu para não ser identificado. Um executivo que trabalhou na companhia, que também preferiu se manter anônimo, disse que a empresa não teria cumprido o cronograma de manutenção de aeronaves ao longo do ano, o que seria a origem dos atuais problemas. A empresa não comentou as razões do acúmulo de problemas.
Conheça a empresa:
Destinos: 32 nacionais e 06 internacionais.
Frota: 12 aeronaves.
Fundação: ano 2000
Mercado doméstico (jan até set): 3,54%. Quarto lugar no ranking, atrás de TAM, GOL e VARIG.
Fonte: jornal "Zero Hora" 9 out 2007
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder