EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
PRick, tomei a liberdade de pegar o seu desenho como base, estou modificando ele para atender aos pré-requisitos que saíram em um artigo do Expedito Carlos Stephani Bastos no site http://www.defesa.ufjf.br. Assim que eu terminar eu coloco em algum site e posto aqui, caso você não gostar eu tiro na hora.
Os requisitos que eu estou seguindo são:
- Pneus 335/80R20, que tem aproximadamente 1,05m de altura (diâmetro)
- Altura de 2,290m
- Entre-eixos 1º e 2º eixos de 1,450m
- Entre-eixos 2º e 3º eixos de 2,540m
- Comprimento de 6,300m
Considerando que a idéia é a de o 8x8 ter a mesma base do 6x6 acredito que ele terá esse entre eixos maior do 2º para o 3º e um entre-eixos menor entre o 3º e o 4º (1,450m).
Vou tentar fazer ele em escala na base da 'contagem de pixels'.
Ah, sobre a 'forma geral' eu acredito que seja essa mesma que você fez, afinal bate bem com os esquemas divulgados pelo EB na LAAD 2007, a maquente não vale porque aquilo lá foi um trabalho dos mais nojentinhos...
Os requisitos que eu estou seguindo são:
- Pneus 335/80R20, que tem aproximadamente 1,05m de altura (diâmetro)
- Altura de 2,290m
- Entre-eixos 1º e 2º eixos de 1,450m
- Entre-eixos 2º e 3º eixos de 2,540m
- Comprimento de 6,300m
Considerando que a idéia é a de o 8x8 ter a mesma base do 6x6 acredito que ele terá esse entre eixos maior do 2º para o 3º e um entre-eixos menor entre o 3º e o 4º (1,450m).
Vou tentar fazer ele em escala na base da 'contagem de pixels'.
Ah, sobre a 'forma geral' eu acredito que seja essa mesma que você fez, afinal bate bem com os esquemas divulgados pelo EB na LAAD 2007, a maquente não vale porque aquilo lá foi um trabalho dos mais nojentinhos...
The cake is a lie...
vilmarmoccelin escreveu:PRick, tomei a liberdade de pegar o seu desenho como base, estou modificando ele para atender aos pré-requisitos que saíram em um artigo do Expedito Carlos Stephani Bastos no site http://www.defesa.ufjf.br. Assim que eu terminar eu coloco em algum site e posto aqui, caso você não gostar eu tiro na hora.
Os requisitos que eu estou seguindo são:
- Pneus 335/80R20, que tem aproximadamente 1,05m de altura (diâmetro)
- Altura de 2,290m
- Entre-eixos 1º e 2º eixos de 1,450m
- Entre-eixos 2º e 3º eixos de 2,540m
- Comprimento de 6,300m
Considerando que a idéia é a de o 8x8 ter a mesma base do 6x6 acredito que ele terá esse entre eixos maior do 2º para o 3º e um entre-eixos menor entre o 3º e o 4º (1,450m).
Vou tentar fazer ele em escala na base da 'contagem de pixels'.
Ah, sobre a 'forma geral' eu acredito que seja essa mesma que você fez, afinal bate bem com os esquemas divulgados pelo EB na LAAD 2007, a maquente não vale porque aquilo lá foi um trabalho dos mais nojentinhos...
Blz, pode postar aqui, se eu tiver dados mais precisos sobre as escalas vou poder melhorar mais o desenho.
[ ]´s
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.
Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...
Mas o desenho ficou mais que bizarro...
Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.
Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...
Mas o desenho ficou mais que bizarro...
Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.
Editado pela última vez por Moccelin em Sex Out 05, 2007 1:36 am, em um total de 2 vezes.
The cake is a lie...
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Foto da maquete da LAAD 2007, segundo informações que me passaram essa maquete foi péssimamente feita, na hora que o pessoal do CTEx foi pega-la viu que estava errada mas não dava tempo de fazer outra, então foi pra LAAD assim mesmo, não lembro direito quem me disse isso, mas se não me engano foi o Beraldi.
The cake is a lie...
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Há uma s questões curiosas que foram levantadas.
Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.
Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.
= = =
Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.
Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.
Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8
Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.
A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90
Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.
Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.
= = =
Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.
Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.
Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8
Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.
A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90
Certamente houve um erro de escala muito grande, pois a maquete mostra um carro com altura desproporcional em relação ao comprimento. Se esse carro fosse construído em escala real, teria um CG altíssimo e tombaria ao menor movimento que não fosse o andar em linha reta, ou seja, se fizesse curva, iria ao chão.
Abraços
Abraços
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
pt escreveu:Há uma s questões curiosas que foram levantadas.
Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.
Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.
= = =
Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.
Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI
sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.
Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8
Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.
A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90
Realmente um veículo sobre rodas com canhão de 105mm E anfíbio ia ser uma coisa bem interessante, seria único no mercado, poderia facilmente papar um bom filão do mercado, mas não ví em lugar nenhum confirmação dessa capacidade anfíbia. E se tiver provavelmente terá alguma opção do tipo "se você colocar a blindagem extra ele deixa de ser anfíbio".
Sobre o quesito tamanho do pneu e tamanho do carro... Ou as dimensões estão erradas, ou o pneu está errado no artigo que eu copiei os dados.
The cake is a lie...
vilmarmoccelin escreveu:Alitson escreveu:Assim já seria sonhar demais???
[]s
Que carro é esse? Não consegui reconhecer.
VBM Freccia
http://it.wikipedia.org/wiki/Freccia_(c ... o_fanteria)
Abraços...
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
vilmarmoccelin escreveu:Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.
Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...
Mas o desenho ficou mais que bizarro...
Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.
Para este tamanho do blindado, a roda e os pneus tem que ser maiores, caso contrário este negócio aí não vai dar para operar.
[ ]´s
vilmarmoccelin escreveu:Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.
Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...
Mas o desenho ficou mais que bizarro...
Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.
Credo! Realmente é um ônibus blindado! Não há dúvidas!!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
vilmarmoccelin escreveu:pt escreveu:Há uma s questões curiosas que foram levantadas.
Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.
Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.
= = =
Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.
Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI
sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.
Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8
Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.
A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90
Realmente um veículo sobre rodas com canhão de 105mm E anfíbio ia ser uma coisa bem interessante, seria único no mercado, poderia facilmente papar um bom filão do mercado, mas não ví em lugar nenhum confirmação dessa capacidade anfíbia. E se tiver provavelmente terá alguma opção do tipo "se você colocar a blindagem extra ele deixa de ser anfíbio".
Sobre o quesito tamanho do pneu e tamanho do carro... Ou as dimensões estão erradas, ou o pneu está errado no artigo que eu copiei os dados.
Bom, veículos sobre rodas com canhões na classe 100/105mm... Vamos reavivar a memória de vocês
Para começar, o mais clássico, o AMX-10RC francês: tem uma torre "caça-carros" com um canhão GIAT 105mm, é anfíbio e é 6x6 !!! Como diz a gordona do ZORRA Total: "6x6 anfíbio e com canhão de 105mm POOODE !!!!"
Depois o equivalente russo, o BTR90 Rec, com a torre com canhão de 100mm.
Tem o menos conhecido AV-81 Terrex de Cingapura, na versão de apoio de fogo, com canhão de 105mm, 8x8 e anfíbio.
Para esculachar de vez o CM-32 de Taiwan e o MOP-4K Ucraniano: ambos 8x8 anfíbios e com canhão de 120mm !!!
Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.