EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#166 Mensagem por Moccelin » Sex Out 05, 2007 12:00 am

PRick, tomei a liberdade de pegar o seu desenho como base, estou modificando ele para atender aos pré-requisitos que saíram em um artigo do Expedito Carlos Stephani Bastos no site http://www.defesa.ufjf.br. Assim que eu terminar eu coloco em algum site e posto aqui, caso você não gostar eu tiro na hora.

Os requisitos que eu estou seguindo são:
- Pneus 335/80R20, que tem aproximadamente 1,05m de altura (diâmetro)
- Altura de 2,290m
- Entre-eixos 1º e 2º eixos de 1,450m
- Entre-eixos 2º e 3º eixos de 2,540m
- Comprimento de 6,300m

Considerando que a idéia é a de o 8x8 ter a mesma base do 6x6 acredito que ele terá esse entre eixos maior do 2º para o 3º e um entre-eixos menor entre o 3º e o 4º (1,450m).
Vou tentar fazer ele em escala na base da 'contagem de pixels'.
Ah, sobre a 'forma geral' eu acredito que seja essa mesma que você fez, afinal bate bem com os esquemas divulgados pelo EB na LAAD 2007, a maquente não vale porque aquilo lá foi um trabalho dos mais nojentinhos...




The cake is a lie...
PRick

#167 Mensagem por PRick » Sex Out 05, 2007 12:07 am

vilmarmoccelin escreveu:PRick, tomei a liberdade de pegar o seu desenho como base, estou modificando ele para atender aos pré-requisitos que saíram em um artigo do Expedito Carlos Stephani Bastos no site http://www.defesa.ufjf.br. Assim que eu terminar eu coloco em algum site e posto aqui, caso você não gostar eu tiro na hora.

Os requisitos que eu estou seguindo são:
- Pneus 335/80R20, que tem aproximadamente 1,05m de altura (diâmetro)
- Altura de 2,290m
- Entre-eixos 1º e 2º eixos de 1,450m
- Entre-eixos 2º e 3º eixos de 2,540m
- Comprimento de 6,300m

Considerando que a idéia é a de o 8x8 ter a mesma base do 6x6 acredito que ele terá esse entre eixos maior do 2º para o 3º e um entre-eixos menor entre o 3º e o 4º (1,450m).
Vou tentar fazer ele em escala na base da 'contagem de pixels'.
Ah, sobre a 'forma geral' eu acredito que seja essa mesma que você fez, afinal bate bem com os esquemas divulgados pelo EB na LAAD 2007, a maquente não vale porque aquilo lá foi um trabalho dos mais nojentinhos...


Blz, pode postar aqui, se eu tiver dados mais precisos sobre as escalas vou poder melhorar mais o desenho. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#168 Mensagem por Moccelin » Sex Out 05, 2007 1:20 am

Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.

Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...

Mas o desenho ficou mais que bizarro...

Imagem

Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.




Editado pela última vez por Moccelin em Sex Out 05, 2007 1:36 am, em um total de 2 vezes.
The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#169 Mensagem por Moccelin » Sex Out 05, 2007 1:30 am

Foto da maquete da LAAD 2007, segundo informações que me passaram essa maquete foi péssimamente feita, na hora que o pessoal do CTEx foi pega-la viu que estava errada mas não dava tempo de fazer outra, então foi pra LAAD assim mesmo, não lembro direito quem me disse isso, mas se não me engano foi o Beraldi.

Imagem




The cake is a lie...
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#170 Mensagem por pt » Sex Out 05, 2007 8:54 am

Há uma s questões curiosas que foram levantadas.

Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.

Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.

= = =

Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.

Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.

Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8 :mrgreen:

Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.

A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2926
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

#171 Mensagem por saullo » Sex Out 05, 2007 9:50 am

Certamente houve um erro de escala muito grande, pois a maquete mostra um carro com altura desproporcional em relação ao comprimento. Se esse carro fosse construído em escala real, teria um CG altíssimo e tombaria ao menor movimento que não fosse o andar em linha reta, ou seja, se fizesse curva, iria ao chão.

Abraços




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#172 Mensagem por Moccelin » Sex Out 05, 2007 10:57 am

pt escreveu:Há uma s questões curiosas que foram levantadas.

Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.

Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.

= = =

Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.

Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI
sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.

Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8 :mrgreen:

Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.

A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90


Realmente um veículo sobre rodas com canhão de 105mm E anfíbio ia ser uma coisa bem interessante, seria único no mercado, poderia facilmente papar um bom filão do mercado, mas não ví em lugar nenhum confirmação dessa capacidade anfíbia. E se tiver provavelmente terá alguma opção do tipo "se você colocar a blindagem extra ele deixa de ser anfíbio".

Sobre o quesito tamanho do pneu e tamanho do carro... Ou as dimensões estão erradas, ou o pneu está errado no artigo que eu copiei os dados.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#173 Mensagem por Alitson » Sex Out 05, 2007 11:06 am

Assim já seria sonhar demais??? :lol:

Imagem

[]s :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#174 Mensagem por Moccelin » Sex Out 05, 2007 11:21 am

Alitson escreveu:Assim já seria sonhar demais??? :lol:

Imagem

[]s :wink:


Que carro é esse? Não consegui reconhecer.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#175 Mensagem por Alitson » Sex Out 05, 2007 11:38 am

vilmarmoccelin escreveu:
Alitson escreveu:Assim já seria sonhar demais??? :lol:

Imagem

[]s :wink:


Que carro é esse? Não consegui reconhecer.


VBM Freccia

http://it.wikipedia.org/wiki/Freccia_(c ... o_fanteria)

Abraços... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#176 Mensagem por Alitson » Sex Out 05, 2007 12:05 pm

cabeça de martelo escreveu:Em breve num futuro não muito longe:

Imagem

Imagem[/


Puma 6X6, não né... :lol: :lol:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
PRick

#177 Mensagem por PRick » Sex Out 05, 2007 7:27 pm

vilmarmoccelin escreveu:Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.

Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...

Mas o desenho ficou mais que bizarro...

Imagem

Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.


Para este tamanho do blindado, a roda e os pneus tem que ser maiores, caso contrário este negócio aí não vai dar para operar. :lol: :lol:

[ ]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#178 Mensagem por Bolovo » Sex Out 05, 2007 10:55 pm

vilmarmoccelin escreveu:Caraca! Ficou BIZARRO! To até com vergonha de postar uma coisa feia dessas! Acho que as medidas do artigo devem estar erradas... Bom, começando pelo entre eixos... O entre eixos do 2º para o 3º ficou muito grande, o carro ficou parecendo um ônibus! Segundo, a altura, ficou também muito alta em relação ao tamanho do pneu, e olha que eu fui bonzinho e deixei ele mais baixo que o que estava no artigo, ah, como não consegui uma foto lateral de uma REMAX pra poder desenhar uma eu coloquei uma torre que eu achei na internet e maquiei ela um pouco, para ficar como se fosse a versão com canhão automático.

Bom, me dei a liberdade de fazer aquela cabininha para o motorista, acredito que ele vai sair assim, apesar da maquete e das fotos da LAAD 2007 não apresentarem esse detalhe. Bom, vou postar a foto da maquete e das imagens da LAAD para todos terem uma noção...

Mas o desenho ficou mais que bizarro...

Imagem

Ah... O vão livre do solo do desenho do PRick estava perfeito.

Credo! Realmente é um ônibus blindado! Não há dúvidas!! [101]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#179 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Out 05, 2007 11:05 pm

vilmarmoccelin escreveu:
pt escreveu:Há uma s questões curiosas que foram levantadas.

Um carro 8x8 anfíbio, equipado com uma canhão de 105mm...
De cabeça, só me lembro daquela versão do Urutu da Engesa que levou a torre do Cascavel (90mm) em cima.

Assim de memória, não me lembro de nenhum veículo 8x8 equipado com canhão de 105mm que mesmo partindo de uma «carcaça» anfíbia tenha mantido a sua flutuabilidade.

= = =

Relativamente ao esboço do vilarmorccelin, creio que o problema é mesmo a relação entre o tamanho das rodas e o resto do veículo.

Em terreno macio, ou você aumenta o numero de rodas (e é por isso que quase todos os novos VCI
sobre rodas têm 8 rodas) ou então tem (ou deveria) que aumentar o tamanho das rodas para reduzir a pressão no solo.

Confesso que fiquei um pouco surpreso, com um certo comservadorismo na exigência sempre falada de um veículo 6x6.
A impressão que fica é que o pessoal do exército ficou tão acostumado ao 6x6 que acha esquisito um 8x8 :mrgreen:

Ainda mais, porque a insistência num 6x6 implica que a sua operação/utilização será em localizações com chão mais duro, pois para chão mais mole e onde é necessária menos pressão especifica por centimetro quadrado, o normal seria optar por um veículo com mais rodas.

A minha análise, é que essa exigência não teve em consideração sequer a possibilidade de compensar a compra por parte do Chavez de uma quantiodade de BTR-90 que ele acha que é para defender a Amazónia dele.
Ficha do BTR-90


Realmente um veículo sobre rodas com canhão de 105mm E anfíbio ia ser uma coisa bem interessante, seria único no mercado, poderia facilmente papar um bom filão do mercado, mas não ví em lugar nenhum confirmação dessa capacidade anfíbia. E se tiver provavelmente terá alguma opção do tipo "se você colocar a blindagem extra ele deixa de ser anfíbio".

Sobre o quesito tamanho do pneu e tamanho do carro... Ou as dimensões estão erradas, ou o pneu está errado no artigo que eu copiei os dados.


Bom, veículos sobre rodas com canhões na classe 100/105mm... Vamos reavivar a memória de vocês :wink:

Para começar, o mais clássico, o AMX-10RC francês: tem uma torre "caça-carros" com um canhão GIAT 105mm, é anfíbio e é 6x6 !!! Como diz a gordona do ZORRA Total: "6x6 anfíbio e com canhão de 105mm POOODE !!!!"

Depois o equivalente russo, o BTR90 Rec, com a torre com canhão de 100mm.

Tem o menos conhecido AV-81 Terrex de Cingapura, na versão de apoio de fogo, com canhão de 105mm, 8x8 e anfíbio.

Para esculachar de vez o CM-32 de Taiwan e o MOP-4K Ucraniano: ambos 8x8 anfíbios e com canhão de 120mm !!!




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

#180 Mensagem por Zepa » Sex Out 05, 2007 11:11 pm

Boa noite a todos

Para mim, até a metade do carro, ele está igual ao Urutu atual. Sem ofensas.
Abs.

Zepa.




Responder