mirage 2000 da fab.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#571 Mensagem por Dieneces » Qui Out 04, 2007 12:29 pm

Degan escreveu:No es mi intención hacer "porrada verbal" con PRick....si así se entiende, pido disculpas a PRick. :oops:

Mi intención es lograr definir en conjunto los temas polémicos, basados en la mejor información conocida.

Saludos,
La verdad és como um golpe de martillo en la cabeza para algunos , Degan , acostumbrados que son en tener "verdades" a su proprio gusto e condición...No cambies...es correcto tu sendero. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
PRick

#572 Mensagem por PRick » Qui Out 04, 2007 1:34 pm

Dieneces escreveu:
Degan escreveu:No es mi intención hacer "porrada verbal" con PRick....si así se entiende, pido disculpas a PRick. :oops:

Mi intención es lograr definir en conjunto los temas polémicos, basados en la mejor información conocida.

Saludos,
La verdad és como um golpe de martillo en la cabeza para algunos , Degan , acostumbrados que son en tener "verdades" a su proprio gusto e condición...No cambies...es correcto tu sendero. :wink:


Degan,

Ao contrário de alguns, nunca levo o debate para o lado pessoal, mesmo quando elogio ou critico, sempre temos algo a aprender, assim, não esquento minha cabeça, são apenas debates, e assim devem ser considerados, cada um que julgue como quiser, é sempre bom termos idéias divergentes e locais aonde elas podem ser expostas. Ainda mais, quando temos os meios de comunicação com um discurso muito homogênio e pouco espaço para manifestação.

[ ]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#573 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 04, 2007 6:22 pm

Meus caros.

A perspectiva é essa.

Mais Mirage 2000C para a FAB. :shock: :shock: :shock: :oops: :? :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :evil: :evil:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Pit
Júnior
Júnior
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Out 09, 2005 12:43 pm

#574 Mensagem por Pit » Qui Out 04, 2007 6:27 pm

projeto escreveu:Segundo o memorando de compra, os radares dos Mirage 2000 brasileiros são RDI J-2 com "Unidade Aritmética Programável" J2-7. Assim como o Prick, entendo ser um RDI no padrão J2-7.

[]'s


Dios mio, entre las definiciones brazileñas, las rusas y las alemanas me van a volver loooco. :P :shock:

"Unidade Aritmética Programável" es en cristiano de dios, "DIGITAL SIGNAL PROCESSOR"...es algo estándar en todos los RDI.

Saludos!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#575 Mensagem por Bolovo » Qui Out 04, 2007 6:30 pm

cicloneprojekt escreveu:Meus caros.

A perspectiva é essa.

Mais Mirage 2000C para a FAB. :shock: :shock: :shock: :oops: :? :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :evil: :evil:

A FAB quer ser um cover da ADLA da decada de 80.

Ouvi falar que essas apresentações aéreas de aviões vintage dão uma grana!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#576 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 04, 2007 6:41 pm

Pit escreveu:
projeto escreveu:Segundo o memorando de compra, os radares dos Mirage 2000 brasileiros são RDI J-2 com "Unidade Aritmética Programável" J2-7. Assim como o Prick, entendo ser um RDI no padrão J2-7.

[]'s


Dios mio, entre las definiciones brazileñas, las rusas y las alemanas me van a volver loooco. :P :shock:

"Unidade Aritmética Programável" es en cristiano de dios, "DIGITAL SIGNAL PROCESSOR"...es algo estándar en todos los RDI.

Saludos!


Pit, essa versão da UAP/DSP serve para a designação do radar? A nossa dúvida é se não se trata um RDI J2-7, que teoricamente não existiria na literatura disponível.

[]'s




Alberto -
PRick

#577 Mensagem por PRick » Qui Out 04, 2007 6:43 pm

Pit escreveu:
projeto escreveu:Segundo o memorando de compra, os radares dos Mirage 2000 brasileiros são RDI J-2 com "Unidade Aritmética Programável" J2-7. Assim como o Prick, entendo ser um RDI no padrão J2-7.

[]'s


Dios mio, entre las definiciones brazileñas, las rusas y las alemanas me van a volver loooco. :P :shock:

"Unidade Aritmética Programável" es en cristiano de dios, "DIGITAL SIGNAL PROCESSOR"...es algo estándar en todos los RDI.

Saludos!


Que existe uma DSP em cada radar RDI, tudo bem, a pergunta é: são todas do mesmo modelo ou é uma das maneiras de se determinar qual a versão dos RDI? É isto que está sendo falado. São todas iguais? Se forem, gostaria da fuente. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Pit
Júnior
Júnior
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Out 09, 2005 12:43 pm

#578 Mensagem por Pit » Qui Out 04, 2007 7:01 pm

projeto escreveu:
Pit escreveu:
projeto escreveu:Segundo o memorando de compra, os radares dos Mirage 2000 brasileiros são RDI J-2 com "Unidade Aritmética Programável" J2-7. Assim como o Prick, entendo ser um RDI no padrão J2-7.

[]'s


Dios mio, entre las definiciones brazileñas, las rusas y las alemanas me van a volver loooco. :P :shock:

"Unidade Aritmética Programável" es en cristiano de dios, "DIGITAL SIGNAL PROCESSOR"...es algo estándar en todos los RDI.

Saludos!


Pit, essa versão da UAP/DSP serve para a designação do radar? A nossa dúvida é se não se trata um RDI J2-7, que teoricamente não existiria na literatura disponível.

[]'s


Hola Projeto,

Bueno una DSP típicamente cumple las siguientes funciones (me cito de otro foro, con el perdón de ustedes):

La señal del eco de retorno es recibida por la antena y transmitida al receptor en un momento determinado por el dispositivo de protección del receptor (no vaya a ser que la señal eléctrica se vaya de regreso al transmisor).

En el receptor la señal (que es analógica) pasa por un LNA (Amplificador de Bajo Ruido) que eleva la amplitud de la señal contra la amplitud del ruido de fondo del receptor, luego es "golpeada" por una señal de menor frecuencia proveniente de un STALO (Oscilador Local Estable), con ello buscamos es disminuir la frecuencia de la señal recibida (que está en el orden de los 9 GHz) a una frecuencia mucho menor (en el orden de los 56 MHz típico) donde la podamos trabajar mejor, esa señal recibe el nombre de "Frecuencia Intermedia" o "IF", a esa IF inicial la pasamor por un amplificador de IF y se usa para amplificar la señal contra el ruido mas convenientemente. Luego a esa señal IF la golpeamos de nuevo con una señal del STALO y la volvemos a disminuir a otra IF y la pasamos por un segundo amplificador de IF para discernir las imágenes de frecuencia de la señal original. Luego esa señal a baja frecuencia, discernida de imágenes y amplificada contra el ruido de fondo del receptor (ruido eléctrico) lo pasamos al detector de video sincronizado que detectará los desfases Doppler de la señal (cambios de fase de la señal pulso-a-pulso), al golpear la misma con una señal coherente de referencia proveniente del excitador. Con esto obtenemos dos rendimientos de señal, uno "En fase" (I) y otro en "Cuadratura" (Q) cuyas amplitudes son muestradas a intervalos en el orden del ancho de pulso de la señal. Al ejecutar la suma de vectores de las señales I y Q que es proporcional a la energía de la señal muestreada, obtenemos la fase de la señal. Estas muestras analógicas entonces son convertidas a números binarios (0 y 1) en un ADC y ese poco de números son enviados al procesador de señales digitales (DSP)

En el DSP, se procederá a ordenar los ecos de señales digitales en relación a su tiempo de llegada (lo que determina de donde vienen, es decir, su distancia) en llamados "range bins", con estos ecos (en binario) ordenados por orden de llegada, los pasamos a un filtro de clutter que elimina el clutter de fondo de las señales en base a filtros doppler de banda estrecha para las señales a determinadas longitudes de onda (frecuencia) y se procede a realizar la integración de señales (sumar señales con la misma frecuencia doppler) y se vuelve a reducir el clutter de fondo y el trasfondo de ruido ambiente contra los cuales nuestros deseados ecos tienen que competir. Para determinar el nivel de ruido de fondo promedio contra el cual debemos filtrar las señales, el rendimiento de todos los filtros doppler es averageado y se determina una comparación de amplitudes de clutter contra las señales (separando aquellas que superen el umbral de detección como contactos válidos), esos ecos son almacenados temporalmente en posición en la memoria del DSP, mientras este sigue explorando y sigue integrando ecos, para luego presentarlos al piloto, función llamada "conversión de exploración digital".


Las cosas dependen de la RDP (Radar Data Processor) que es la computadora que genera las rutinas de trabajo del radar (los modos, los patrones de exploración, el inicio de las funciones TWS, el cálculo de las zonas dinámicas de lanzamiento de mísiles, integración con otros sensores del avión) y la DSP que controla la forma de trabajo dictada por el RDP.

No sé si eso responde tu pregunta.

PRick:

No podría decir (no lo sé) si las DSP varían entre los diferentes modelos de RDI, pero su software, definitivamente. Hay una versión del RDI (no sé cual, es de 1996) que introduce una versión inicial de NCTR posiblemente por medio de la explotación del "JEM".




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#579 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 04, 2007 7:17 pm

Pit,

Achei a sua explicação sobre o funcionamento do DSP excelente, mas talvez eu não tenha sido claro no meu questionamento. Quando escrevi "designação" da versão do radar eu deveria ter escrito "denominação" da versão do radar.
Em resumo, a minha dúvida era a mesma do Prick: se diferenças no hardware ou software em uma DSP chamada de J2-7 implicam existir também um radar RDI J2-7. Eu acho que sim.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#580 Mensagem por Thor » Qui Out 04, 2007 8:10 pm

Degan escreveu:
Thor escreveu:Inconcebível num cenário atual os caças lutarem sozinhos, ou seja, todas as aeronaves "lockadas" num mesmo alvo, sem enxergar outros alvos e sem receberem avisos, seja do controlador ou do RWR/ESM. Existem táticas e modos de emprego com GCI/AEW. Pesquisem TARGET, SORT, CRANK, COMMIT, UNTARGETED, etc...


Interesante, pero ¿y?.
¿Cuál es la relación con lo discutido...?


A relação é que vocês falam sobre um grande problema de STT (somente um alvo no lock, só que nossa doutrina sempre é apoiada em GCI/AEW, assim como opera a França, que muito nos tem ensinado. Não é o fim do mundo ter esta particularidade, comum na maioria dos caças da atualidade na AS. Além do que, embora somente um alvo possa ser alocado por vez, o radar continua em TWS, sem prejuízo para a Situation Awareness...




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#581 Mensagem por Thor » Qui Out 04, 2007 8:15 pm

PRick escreveu:
Thor escreveu:Inconcebível num cenário atual os caças lutarem sozinhos, ou seja, todas as aeronaves "lockadas" num mesmo alvo, sem enxergar outros alvos e sem receberem avisos, seja do controlador ou do RWR/ESM. Existem táticas e modos de emprego com GCI/AEW. Pesquisem TARGET, SORT, CRANK, COMMIT, UNTARGETED, etc...


Sem dúvida, além disso o cenário é muito fluído, tal a velocidade combinada dos caças.

Mas depois da sua intervenção, fico me perguntando:

1- É possível um lançamento de um S-530D, sem um alvo determinado?

2- É possível que 02 M-2000-C RDI iluminem um mesmo alvo, de tal forma que um possa controlar os S-530D que outro lançou?

3- Após o lançamento dos S-530D é possível que seja desfeito o locked e depois retomado?

Não sei se é possível a resposta destas perguntas, mas seria algo interessante a especulação de tais possibilidades. :wink:

[ ]´s


Achismo:
1- não
2- não. Dois estarem com contato e lockado no mesmo alvo é possível (chamamos de erro de sort), mas não conversam igual o RDY faz com o MICA, por existir DL com os mísseis.
3- não, perdeu perdeu.

Nosso radar parece ser o RDI S-4.

Abraços




Brasil acima de tudo!!!
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#582 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 04, 2007 8:20 pm

Thor, o que acha da compra de mais 12 M-2000C para a FAB? Vale a pena?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

#583 Mensagem por Thor » Qui Out 04, 2007 8:28 pm

projeto escreveu:Thor, o que acha da compra de mais 12 M-2000C para a FAB? Vale a pena?

[]'s


Muito complexa esta pergunta.
Para se comprar vc sabe que arrumar um contrato de financiamento é uma coisa muito difícil, o Brasil trabalha só comprando a longo prazo, diferente do Chile por exemplo, que tem uma reserva da Forças Armadas que vem do cobre, ou da Marinha que tinha um fundo naval...
É claro que o melhor seria o FX, mas acho pouco provável a curto prazo levantarmos financiamentos na ordem de centenas de milhões de dólares. Por esse lado acho que seria uma saída, enquanto aguardamos alguém apoiar e liberar crédito para o Fx, já que 12 células usadas não seria tão dispendioso assim e manteria ainda uma boa capacidade de atuação diante de nossos potenciais inimigos.
Mas podem acreditar, não é o que desejam nossos pilotos, todos têm medo que isso possa ser o FX final, diante das hipocrisias que temos visto em nosso "poder político".




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

#584 Mensagem por Benke » Qui Out 04, 2007 8:59 pm

A compra de mais M2000 joga o F-X pra 2020 :arrow: [091]




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#585 Mensagem por Pablo Maica » Qui Out 04, 2007 9:05 pm

Benke escreveu:A compra de mais M2000 joga o F-X pra 2020 :arrow: [091]


Quando a FAB completar 100 anos o FX vai estar com 40 a nada de vencer...

Andam dizendo por ai que o FX só vai ser escolhido quando um politico honesto nascer no Brasil. :lol: :lol: :lol:


Um abraço e t+ :D




Responder