O problema é que teve gente colocando o fato de o MiG-25 fugir de combates aproximados como um enorme defeito dele... O que deveria ser colocado como uma qualidade, afinal ele foi feito para abater alvos com muito valor estratégico e pouca capacidade de se defender, logo, se aparecesse um caça pela frente o ideal era realmente fugir deles, e não entrar em uma luta com eles...
Então, fugir é uma qualidade?
Tipo, ele foi feito pra abater os Valkyrie, este foi cancelado e o MiG-25 não... Questionaram isso... Talvez o MiG-25 não tenha sido cancelado porque os russos imaginaram que se os Americanos cancelaram o Valkyrie era porque tinha algo melhor em vistas, e na época o 'algo melhor' era mais veloz e que voava mais alto...
Suposição. O que existe de fato foi que fizeram um caça especializado em uma ameaça que nunca existiu.
diz a lenda não foi alcançado pelos interceptadores...
ele não foi alcançado porque voou a 50m do mar até chegar no território japonês, daí não teve combustível nem para chegar na base militar japonesa, e pousou de qualquer jeito em um aeroporto civil, quase colidindo com um boeing, e parando fora da pista.
http://english.pravda.ru/main/18/90/363 ... pilot.htmlTalvez os russos ficaram sabendo desse pensamento americano e apostaram no projeto como uma arma psicológica
faltou combinar com o Victor Belenko. No fim, o tiro saiu pela culatra de forma violenta: o custo da troca dos sensores do MIG-25 foi altíssimo, e já li que inclusive abortou outros projetos militares soviéticos. Psicologia cara essa.
Mas continua tendo seu valor, pulverizou diversos récordes na época
Concordo 100%, era invencível no super trunfo, velocidade de 4.000 Km/h. Suas capacidades não tinham nada de revolucionário, foram conseguidas com motores gigantes, que exigiam uma quantidade enorme de combustível.
causou MUITO medo no ocidente
Com certeza, até descobrirem a verdade, aí causou ataques de risos.
Enfim, cumpriu o seu dever.
Discordo. Não tinha como usá-lo em sua missão original em tempos de paz, e nem existia a ameaça para a qual foi projetado, então os soviéticos passaram a usar o FOXRAT como avião de reconhecimento. Fazia missões impunes sobre o Irã e Israel, porque quando os F-4 iam interceptá-lo ele fugia, e inconstestavelmente ninguém poderia alcançá-lo. Mas, com a entrada em serviço do F-14 no Irã, e do F-15 em Israel, acabou a farra. Em combate, vou relembrar: foi massacrado no Irã x Iraque (até derrubado por canhão de F-5 ele foi
), nas mãos sírias virou alvo israelense, nas mãos líbias virou alvo dos americanos, e por fim, no Iraque ainda apanhou e depois de conseguir derrubar um F-18 (aleluia!), foi enterrado no deserto. Concluindo, não acredito que ele tenha cumprindo o seu dever de interceptador, e como aeronave de reconhecimento, só voou sobre o inimigo enquanto podia fugir, depois de confrontado com aeronaves mais novas, nem fugindo ele se arriscava mais.
Ah, lembrando que VÁRIAS das derrotas que ele sofreu no ar foram contra F-15... Um caça bem superior, que dizem as más linguas surgiu para justamente contrapor o super caça MiG-25 e sua performance espetacular ante aos olhos dos analistas americanos.
Em todos os conflitos que participou, o FOXRAT foi humilhado por todos os oponentes. Iranianos, Israelenses e Americanos fizeram a festa, sem nunca serem incomodados pelo rato.
Agora, se foi mau operado, usado para a função errada, etc, tinha mais é que ser abatido mesmo...
Só foi.