JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

#2566 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 21, 2007 9:24 pm

Degan, o povo daqui fala que serão F-16 novos, com eletrônica israelense.

ARMAC, MLU e blck 50/52 é prá pobre.

Cinco minutos pra a resposta, quem quer apostar?




piratadabaixada
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#2567 Mensagem por piratadabaixada » Sex Set 21, 2007 9:36 pm

Mapinguari escreveu:
Mas só que, nessas cocorrências, é preciso ver as condições. Nelas, o pacote de off-sets e compensações oferecidos pela Saab era muitíssiomo superior do que o dos conocrrentes. Foi o que aconteceu na África do Sul por exemplo, que tem participação industrial no programa.


Concordo com você. Acho que a aquisição do Gripen deve ser encarada sob o "conjunto da obra" e não pelo preço de aquisição. Chamo de "conjunto da obra" NCW, custo operacional, estratégia de defesa, OFFSET, domínio da plataforma e etc...

Abraços,

Heronim




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#2568 Mensagem por Bolovo » Sex Set 21, 2007 10:44 pm

Um artigo sobre AESA do Gripen, escrito pelo signatory no MP.net

É interessante.
I'm not a radar guy but since I'm getting somewhat tired of trying to in words explain abt the AESA array setup for Gripen I thought I'd give it a try with some pics..

I made 2 pics just to give you the basic idea and added one offical. I know that in pic 3 the active scan area is not accurate for the left/right jets (the middle one is more accurate) but I made them like that to give a better visual of the general idea.

Imagem
pic 1. offical image from SMS.

Basically the array is to be mounted on a gimbal/swash plate.

Imagem
pic 2. comparing the F-35's scan area of a fixed array against the swivel solution for JAS 39

Note: it's likely the F-35 array will be larger so range could be better on F-35 while the scan area is better on Gripen. But actually we don't know about the final products yet so we'll see. And Ericsson/Saab/Selex claim they intend to produce smaller MMIC yet increase power. That would otoh be for another array ~2020.

Also be aware the Gripen can't scan the entire area at the same time, the pic show a total possible scan area.

Imagem
pic 3. just to give you a idea on its application

The individual radar images would just like today be merged to offer a combined visual presentation to all pilots. The obvious advantage of the gibal solution is more area coverage in several new directions scanned at the same time using fewer jets. And don't think it's just for aerial scan.

But for instance if you have 1 jet intercepting a target 12 o'clock you could fly 1-2 jets behind him offering much better side protection from otherwise usually large blind areas.

And just because the plate is turned 30 degrees off bore doesn't mean the jet can't still scan forward. That's the beauty of the electronically steered array. It just won't be able to scan as much to the other side. Then the plate need to be rotated, and according to Saab the turnrate is 60 degrees per second.

At least that's the impression I got so far. Like I said, I'm not a radar guy. Eurofighter and Rafale will use fixed arrays like JSF. the F-22A use a fixed but will in the future add side-mounted arrays for wider area scan.

Rgds


Não é o radar do Su-35 que faz coisa parecida?!




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#2569 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 21, 2007 11:18 pm

Não, muito melhor.




Carlos Mathias

#2570 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 21, 2007 11:27 pm

Tens o link Bolovo?




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#2571 Mensagem por Bolovo » Sex Set 21, 2007 11:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Não, muito melhor.

Realmente eu não dúvido, é obrigação para um caça com mais de 30 toneladas, mas é melhor quanto? Eu não sei mesmo, faço a menor idéia. :mrgreen:




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#2572 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 21, 2007 11:37 pm

Muito melhor quanto? 30ton mais. :lol:




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#2573 Mensagem por Mapinguari » Seg Set 24, 2007 1:51 am

Luís Henrique escreveu:
Mapinguari escreveu:
Luís Henrique escreveu:Em vez de compararmos os extremos...que tal compararmos o Gripen com um caça menor como o F-16E.

Por quê adquirir o Gripen em vez do F-16E?

O que ganhamos com isso?

O F-16E tem mais potência.
Leva mais armamento.
Leva mais combustivel.

:?


Concordo plenamente, Carlos. Não há sentido em comparar Gripen (seja de qualquer versão) com Su35. São aeronaves de categorias totalmente diferentes.


Ok. Mas não é porque meu avatar é um Su-35BM que eu me tornei o Carlos...hehehe


Desculpe! :oops: :oops: :oops: :roll: :roll: :roll:




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#2574 Mensagem por Degan » Seg Set 24, 2007 10:15 am

Carlos Mathias escreveu:Degan, o povo daqui fala que serão F-16 novos, com eletrônica israelense.

ARMAC, MLU e blck 50/52 é prá pobre.

Cinco minutos pra a resposta, quem quer apostar?


Erraste.... [087]




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Carlos Mathias

#2575 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 24, 2007 12:55 pm

Errei? Quem é bom mesmo tem isso:

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#2576 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 29, 2007 5:58 pm

Esse vídeo é muito bom.

Controlling the Machine

http://www.patricksaviation.com/videos/Guest/134/large/


Acho que já postei aqui antes, mas não nesse tamanho! :lol:




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#2577 Mensagem por Adriano » Sáb Set 29, 2007 6:57 pm

Bolovo escreveu:Esse vídeo é muito bom.

Controlling the Machine

http://www.patricksaviation.com/videos/Guest/134/large/


Acho que já postei aqui antes, mas não nesse tamanho! :lol:



Muito legal o vídeo!!




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#2578 Mensagem por Mapinguari » Dom Set 30, 2007 10:12 pm

piratadabaixada escreveu:
Degan escreveu:
piratadabaixada escreveu:http://www.defense-aerospace.com/dae/articles/communiques/FighterCostFinalJuly06.pdf


:?: :?: :?:


:?: :?: :?: :?:
:?: :?: :?: :?:


Esse artigo explica como são definidos os preços finais de aviões de combate.




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#2579 Mensagem por Degan » Seg Out 01, 2007 9:54 am

Mapi,

Ahí se “estiman” precios finales. No hay que olvidar que el precio es distinto al costo.
El precio es variable, variable de muchas cosas:
a) Cantidad
b) Política de estado
c) Política de marketing
d) Equipamiento
e) Entrenamiento
f) Contrato de soporte post venta
g) Etc.

Es posible conocer los contratos de ventas finales de algunos de estos aviones por país, y verás que no son iguales unitariamente.

Saludos,




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#2580 Mensagem por piratadabaixada » Ter Out 02, 2007 10:02 am

Realmente é difícil... ninguém falou aqui em preço final e sim em custo de produção, contra a afirmação de que o Rafale é muito mais caro que o F-16...




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