Nova ofensiva contra o BOPE-RJ

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#271 Mensagem por Skyway » Sex Set 28, 2007 1:20 am

Qual Fuzil que a BOPE vai usar agora?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#272 Mensagem por Moccelin » Sex Set 28, 2007 1:47 pm

Skyway escreveu:Qual Fuzil que a BOPE vai usar agora?


Acho que só descobriremos na hora que eles aparecerem nas fotos com o fuzil novo... Tomara que seja algo beeemmm moderno (SCAR-L/H, HK416/417 etc), pra quem sabe o EB ver o atraso que estamos...

Uma coisa que pode garantir esses fuzis mais modernos é a durabilidade e o índice de tiros entre falhas, afinal eles são efetivamente usados, não é igual ao EB onde se dá menos de 100 tiros por ano na média...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#273 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 4:12 pm

Não existe somente o BOPE...

Imagem

Curso policial do Rio forma homens de aço
Camilo Coelho - EXTRA


Os catianos que se preparem. Vai começar, na próxima segunda-feira, o 5 Curso de Ações Táticas (CAT) da Academia de Polícia Civil. São 29 policiais - entre delegados, homens do Exército, agentes federais e das polícias de outros estados - que vão enfrentar de tudo um pouco - água fria, noites em claro, montanhas, comida racionada - nas próximas cinco semanas ( assista ao vídeo do treinamento ).

- O policial sai do curso pronto para atuar em missões não convencionais. Eles vão cumprir as missões e superar os obstáculos que encontrarem - explicou o delegado Jáder Amaral, coordenador do curso.

Os policiais terão aulas de tiro, defesa pessoal, primeiros socorros, direção defensiva e ofensiva, operações aéreas e marítimas, rapel, noções de explosivos e uma intensa preparação física.

No curso deste ano, vão participar policiais da Bahia, Santa Catarina e Roraima, homens do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

- A nossa intenção com o curso é conseguir um aprimoramento físico, técnico e tático. Quando voltarmos para a Bahia, vamos passar para os colegas os conhecimentos adquiridos aqui no Rio - disse Alberto Moscoso, de 35 anos, policial civil de Salvador, na Bahia.
Reprovação é alta

Segundo o delegado Jáder Amaral, apenas 50% dos alunos conseguem agüentar o ritmo do curso. Muitos desistem porque não suportam a pressão psicológica e outros não conseguem os índices mínimos durante os treinamentos.

- É um curso que muitas instituições não possuem. As polícias do Rio são muito preparadas e têm muito conhecimento da prática policial. Então, as pessoas de outros estados e instituições procuram a gente. Como é muito puxado, muitos deles ficam no meio do caminho - garante Jáder Amaral.

Quem já participou de outras edições do curso não esconde a satisfação. Integrante do grupo de 2005, o policial Marcelo Vieira, de 31 anos, que é lotado na 106 DP (Itaipava), diz que hoje é pronto para encarar qualquer situação.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sex Set 28, 2007 4:18 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#274 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 4:12 pm

link do vídeo com partes do treinamento...

http://extra.globo.com/geral/video/2007 ... efault.asp




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#275 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 4:16 pm

O CAT é um curso aberto a todos os policiais civis e membros de orgãos de segurança do Brasil a fora. Porém, não confundam o CAT com o COTE (Curso de Operações Táticas Especiais) e o COEsp (Curso de Operações Especiais). O COTE e o COEsp são curso mais intensos, o COTE é porta de entrada para o SOT do SRE-CORE e o COEsp é porta de entrada do GOE do SRE-CORE.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sex Set 28, 2007 4:28 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#276 Mensagem por Bolovo » Sex Set 28, 2007 4:22 pm

Skyway escreveu:Qual Fuzil que a BOPE vai usar agora?

Eles vão substituir as FAL por um novo fuzil 7,62mm. As M-4 ainda dão um belo caldo pela frente, vão continuar um bom tempo como fz 556 padrão da força policial carioca.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#277 Mensagem por rodrigo » Sex Set 28, 2007 4:40 pm

AFF...

Essa operação só teve saudo positivo devido a ajuda de homens do GAT do 1o BPM que bancaram a posição para o Sgt Rocca realizar o disparo, que conhece a área do Catumbi e principalmente o morro do São Carlos sabe do que eu estou falando.

Na verdade, nessa operação, meu irmão que na época era do GAT do 1o BPM foi inclusive promovido por bravura JUNTO com o Sgt Rocca.
Não era a informação que eu tinha, mas se você está dizendo eu acredito :wink:

Qual Fuzil que a BOPE vai usar agora?
Isso fica para as cenas do próximo capítulo, mas garanto que não vem tão cedo. Haviam promessas para o PAN, que ficaram para trás. Quem sabe para a Copa do Mundo? :shock:

Não existe somente o BOPE...
Nenhum curso civil chega aos pés de um curso de operações especiais militar, seja policial ou das FFAA. Além disso, existem sérios problemas de hierarquia, disciplina e honestidade.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40001
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1173 vezes
Agradeceram: 2939 vezes

#278 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 28, 2007 4:56 pm

Só se for no Brasil porque em Portugal o GOE/CI e toda uma série de unidades da PSP (Policia de Segurança Pública) é do mais alto nível.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#279 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 5:16 pm

Rodrigo, O Grupo de Operações Especiais da PCERJ data de 1969, foi criado dentro do antigo DOPS, de lá, por volta de 1978 saiu um grupo de PMs para fundar o NuCOE, que você conhece hoje como BOPE. Logo o BOPE, quer queiram alguns ou não, é fruto direto do que hoje conhecemos como CORE, ou Coordenadoria de Recursos Especiais.

Sobre os cursos em si, pergunte a qualquer um que fez esses cursos se eles deixam algo a desejar em relação ao CAT e o Coesp do BOPE...




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sex Set 28, 2007 5:32 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#280 Mensagem por PQD » Sex Set 28, 2007 5:27 pm

ZeRo4 escreveu:Pergunte a qualquer um que fez esses cursos se eles deixam algo a desejar em relação ao CAT e o Coesp do BOPE...


que eu saiba o bope foi embrionado pelos Pqdts do EB que foram os primeiros instrutores

O COMEÇO

Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE

A primeira idéia de criação de uma Companhia de Operações Especiais na PMERJ surgiu no ano de 1971, quando era Comandante Geral da Corporação o General de Brigada Oswaldo Ferraro de Carvalho, que ficou sensibilizado com a idéia, não sendo, porém, concretizada.

Posteriormente, no comando do General de Brigada Adyr Fiúza de Castro, foi criado o DESTACAMENTO DE ATIVIDADES ESPECIAIS (DAE), mais tarde transformado em BPAE e hoje 16º BPM (Olaria). O DAE não era constituído de Policiais Militares Especializados, portanto, seus integrantes não possuíam o preparo técnico e tático inerente ao homem de Operações Especiais.
No dia 12 de Janeiro de l978, quando a Corporação era comandada pelo Coronel do Exército Mario Sotero de Menezes, o Capitão PM Paulo César Amêndola de Souza iniciou uma exposição oral ao Comandante Geral com a seguinte afirmação:
"A Policia Militar tem necessidade de uma tropa de elite, tecnicamente mais preparada e adaptada a todos os tipos de ações que lhe sejam exigidos", propondo a criação de uma companhia de Operações Especiais na PM.

Assim nasceu em 19 de Janeiro de 1978 o Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), com a finalidade de dotar a PMERJ de um órgão operacional que reunisse Oficiais e Praças voluntários, para que, através de muito treinamento e dedicação, formassem um grupamento altamente especializado e com elevado preparo técnico, tático e psicológico. Funcionando em áreas físicas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) - 31 de Voluntários, a quem era subordinado administrativamente, ficou alojado na então Escola de Formação de Oficiais (EsFO).
Pelo Boletim da PM n° 86, de 10 de maio de 1978, permanece em Instalações físicas do CFAP, mas subordinado administrativamente ao antigo Batalhão de Policia de Atividades Especiais (BPAE), seu efetivo arranchado e alojado na EsFO e, operacionalmente subordinada ao Chefe do Estado-Maior Geral da PMERJ.

Pelo Boletim da PM n° 165, de 12 de novembro de 1979, passa a ser arranchado e aquartelado no CFAP, mantendo a subordinação administrativa ao BPAE e operacionalmente ao Chefe do Estado-Maior Geral. Posteriormente, ocupa no CFAP as instalações do antigo Centro de Educação Física e Desportos (CEFO) da PM, atual Núcleo de Recarga da Policia Militar.

Em abril de 1981 passa a ocupar parte das instalações físicas do Núcleo do 22° BPM (Benfica), a quem subordina-se administrativamente e mantém a vinculação operacional ao Chefe do Estado-Maior Geral.
No Boletim da PM n° 33, de 07 de abril de 1982, o NuCOE passa a funcionar nas instalações do BPChq, sob o comando do Coronel PM Danilo Rodrigues de Barros, como uma de suas companhias orgânicas (1° Cia), recebendo a designação de Companhia de Operações Especiais (COE) do BPChq, onde a instrução e o serviço específico da COE não deveriam sofrer solução de continuidade, podendo seus integrantes, todavia, serem utilizados em apoio à instrução do BPChq e seu material, equipamento e armamento passam a fazer parte da carga do BPChq.

Em 27 de junho de 1984, através da publicação em Boletim da PM n° 120, a COE do BPChq passou a ser novamente denominada Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), funcionando nas instalações físicas do Regimento Marechal Caetano de Farias, ficando subordinado apenas administrativamente ao BPChq, retornando sua subordinação operacional ao Chefe do Estado-Maior Geral da PMERJ.

Quanto a suas atribuições, o emprego do Núcleo da Cia de Operações Especiais foi regulamentado em publicação no Boletim da PM n° 86, de 10 de maio de 1978, onde delineava o emprego em operações policiais militares não convencionais, em missões de contraguerrilha urbana ou rural e, na condução de missões que venham a exigir, além de pessoal altamente especializado e com grande preparo técnico, tático e psicológico, o emprego de armamento e equipamentos Especiais, não devendo ser empregado em quaisquer modalidades de policiamento ostensivo preventivo e em missões de rotina policial militar.

Pelo Decreto Lei nº 11.094, de 23 de Março de 1988, foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais - CIOE, com suas missões próprias em todo o Estado do Rio de Janeiro, que seriam determinadas pelo Comandante Geral.
E, finalmente, pelo Decreto nº 16.374, de 01 de Março de 1991, deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE, ficando extinta a CIOE. Trata-se, pois, de uma Unidade Especial, constituída de Policiais Militares voluntários, dotados de elevado preparo técnico, tático e psicológico e equipada com os recursos indispensáveis para atuação em quaisquer operações não rotineiras de caráter policial militar. A missão do Batalhão de Operações Policiais Especiais é desenvolver Operações Especiais de Policia Militar.




Editado pela última vez por PQD em Sex Set 28, 2007 5:37 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#281 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 5:36 pm

PQD escreveu:
ZeRo4 escreveu:Pergunte a qualquer um que fez esses cursos se eles deixam algo a desejar em relação ao CAT e o Coesp do BOPE...


que eu saiba o bope foi embrionado pelos Pqdts do EB que foram os primeiros instrutores


O Coronel Amendola, "O" Criador, foi lotado (o termo que utilizamos aqui é ADIDO) na Divisão de Recursos Especiais, antes de começar o então NuCOE...

Essas histórias de PQDTs veio bemmmm depois. O embrião do BOPE como falei anteriormente veio da Policia Civil, dos homens que hoje fundaram e comandam a CORE.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#282 Mensagem por rodrigo » Sex Set 28, 2007 7:04 pm

Só se for no Brasil porque em Portugal o GOE/CI e toda uma série de unidades da PSP (Policia de Segurança Pública) é do mais alto nível.
Desconheço a situação em Portugal, mas acredito que a hierarquia e disciplina sejam comparáveis com o equivalente aos militares, senão não funciona.

Rodrigo, O Grupo de Operações Especiais da PCERJ data de 1969, foi criado dentro do antigo DOPS, de lá, por volta de 1978 saiu um grupo de PMs para fundar o NuCOE, que você conhece hoje como BOPE. Logo o BOPE, quer queiram alguns ou não, é fruto direto do que hoje conhecemos como CORE, ou Coordenadoria de Recursos Especiais.
O DOPS era da Polícia Federal. E me diga uma coisa, operações especiais na polícia civil, a décadas atrás, era o quê? O NUCOE criado pelo Cel Amendola foi criado para caçar esquerdetes. O histórico que conheço é o que PQD postou, até porque quase tudo de operações especiais no Brasil surgiu pelos PQDTS.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#283 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 7:18 pm

Hahahaha... ta bom então!!! vcs tbm acreditam em papai noel né??? com tamanha rivalidade existente entra a PMERJ e a PCERJ (jah viram as últimas notícias soh como exemplo???) vcs acham que alguém da PMERJ iria "assumir" tal fato???

Mas enfim, a história está ai, quem tem contato ou pode buscar com policiais das antigas vale a pena esmiuçar!!!

Abraços e boa noite a todos!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#284 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 28, 2007 7:31 pm

Bem, só como uma deixa, vou deixar pista para o pessoal "confrontar" com o texto acima, postado pelo colega PQDT mas que data de 78 para frente e não para trás...

Como falei anteriormente a Divisão de Recursos Especiais da PCERJ foi criada em 1969, é o grupamento tático mais antigo do país, em 1971 foi criado o Setor de Desativação de Artefatos Explosivos (Anti-Bombas), também o Anti-Bombas mais antigo do país... tanto é que até hj o único esquadrão anti-bombas que pertence a polícia civil, nos outros estados, salvo engano, são todos pertencentes a polícia militar.

Como eu falei anteriormente, o CEL Amendola foi lotado Divisão de Recursos Especiais ANTES de dar início a "criação" do BOPE e de lá veio a idéia além é claro de parte da doutrina.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#285 Mensagem por PQD » Sex Set 28, 2007 8:36 pm

ZeRo4 escreveu:Bem, só como uma deixa, vou deixar pista para o pessoal "confrontar" com o texto acima, postado pelo colega PQDT mas que data de 78 para frente e não para trás...

Como falei anteriormente a Divisão de Recursos Especiais da PCERJ foi criada em 1969, é o grupamento tático mais antigo do país, em 1971 foi criado o Setor de Desativação de Artefatos Explosivos (Anti-Bombas), também o Anti-Bombas mais antigo do país... tanto é que até hj o único esquadrão anti-bombas que pertence a polícia civil, nos outros estados, salvo engano, são todos pertencentes a polícia militar.

Como eu falei anteriormente, o CEL Amendola foi lotado Divisão de Recursos Especiais ANTES de dar início a "criação" do BOPE e de lá veio a idéia além é claro de parte da doutrina.


ZeRo4, pra mim o mais importante é, o BOPE e O CORE COMO POLICIAS A QUE SE PROPÕE SÃO REFERENCIAS, E NOS ORGULHAM EM SUAS MISSÕES...

:wink:




Responder