Brasil um País sem defesa Aérea. Por Muitos Anos!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Lauro Melo
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Brasil um País sem defesa Aérea. Por Muitos Anos!

#1 Mensagem por Lauro Melo » Ter Set 25, 2007 2:55 pm

Simplesmente Espetacular

Força Aérea Brasileira
Defesanet 25 Setembro 2007
Defesa @ Net
Opinião
Defesa Aérea (?)

Nelson F. Düring

Desde 1º Jan 2006, quando o 1º Grupo de Defesa Aérea pousou definitivamente seus Mirage III (F-103), a realidade foi de que o Planalto Central e a Capital Federal ficaram sem Defesa Aérea. Fato de extrema importância, que tem outras implicações não avaliadas em sua extensãonão só na área de defesa, como o caso do acidente da Gol, em Setembro de 2006.

Porém um fato já era de conhecimento dos especialistas, o 1º GDA não exercia suas funções de Defesa Aérea há vários anos, pois os radares do Mirage III eram míopes, tinham perdido a capacidade operacional já há um bom tempo.

Estes assuntos foram tratados de forma franca com os pilotos do 1º GDA, quando o Comando da Aeronáutica anunciou a compra dos Mirage 2000C/B, na Base de Anápolis, em Agosto 2005.

O cancelamento do Programa F-X, pelo presidente Luiz Inácio em 02 Janeiro 2003, e após o cancelamento, do que foi chamada a primeira fase, em 2006, somado aos atrasos incompreensíveis do Programa F-5BR levou a uma situação clara: O Brasil não teve defesa aérea por quase dois anos e ainda resta provar se a tem, mesmo que um esboço, no atual momento.

A desativação dos Mirage III, o longo tempo para por em operação os Mirage 2000C/B e os atrasos do Programa F-5BR, e a gestão temerária empreendida pelo anterior Comando da Aeronáutica, colocou o país em uma difícil situação.

A reativação operacional do 1º GDA, com 6 aviões Mirage 2000C/B, ainda é uma atitude precária e próxima do temerário. Some-se a isto o atraso, nunca explicado, pelos conflitos de gestão e objetivos entre a FAB, o contratista principal, EMBRAER, e deste com os seus sub-contratistas no Programa F-5BR.

O atual comandante da FAB, quando chefe do Estado-Maior, conseguiu, de alguma forma que o Programa F-5BR andasse o suficiente, para que a primeira unidade fosse entregue, em 21 de Setembro de 2005, ao 1°/14° Grupo de Aviação.

O que era auspicioso novamente foi bloqueado pelas desavenças e conflitos operacionais do contratista principal com o Comando da FAB e também com os demais grupos industriais participantes do Programa F-5BR.O informe liberado pela FAB na data da entrega do 1º F-5M indicava o seguinte cronograma de entrega:

Ano Unidades
2005 14 aviões
2006 18 aviões
2007 16 aviões

A realidade foi de até o momento, termos a surpreendente entrega de 14 Aviões, repartidos entre o 1°/14° GAv (Base de Canoas - RS) e o 1º GAv (Base de Santa Cruz - RJ). Portanto Faltam 34 aviões.

Pior é a resposta à pergunta que segue. Temos 14 aviões voando? Não, pois como não havia caças o Esquadrão Pampa realizou mais horas de vôo que o planejado. Isso gerou uma baixa disponibilidade devido aos aviões estarem alcançando o período de revisão.

Assim promessas vãs, incompetência gerencial e má performance em engenharia, em vários pontos da estrutura dos Programas da FAB, levaram a uma situação de crise e a constatação. O Brasil não tem Defesa Aérea, ou algo próximo ao que podemos chamar de um sistema operacional, que garanta o espaço aéreo brasileiro, mesmo de forma limitada.

Avançamos sim avançamos. O 1°/14° GAv desenvolveu novas táticas e integrou o conceito do míssil Além do Alcance Visual (Beyond Visual Range – BVR) em sua operações obtendo uma excelente performance na CRUZEX III. Resultados que surpreenderam inclusive o Armée de l´Air, que tinha imposto uma avassaladora derrota à FAB em 2002, durante a 1ª CRUZEX.

Porém, hoje o esquadrão luta para manter seus aviões no ar.

O Governo, Ministério da Defesa e Comandos empurram tudo para o PAC Defesa, que apresentará suas conclusões, no 7 de Setembro de 2008. O resultado podemos prever, mais um ano de imobilismo.




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#2 Mensagem por Lauro Melo » Ter Set 25, 2007 2:57 pm

FAB e Embraer retomam programa AMX - Jornal O Valeparaibano,Iara Gomes,9/Sep/2007
A FAB (Força Aérea Brasileira) e a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em São José dos Campos, retomaram os programas de modernização dos aviões AMX e F-5. Após sucessivos contingenciamentos orçamentários, o reaparelhamento da Aeronáutica ganhou prioridade no Ministério da Defesa. Em maio deste ano, a FAB entregou à Embraer o primeiro AMX, que será o primeiro protótipo do A-1M, a versão modernizada. Em 2008, serão entregues o segundo e o terceiro protótipos, um biposto e um monoposto, segundo o major-brigadeiro do ar Ronaldo Salamone Nunes, diretor de Ciência e Tecnologia do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial). O contrato de US$ 350 milhões com a Embraer para a modernização da frota de 53 caças AMX foi assinado em 2004, mas só agora começará a ser executado. "A prioridade que está sendo dada sinaliza que teremos os recursos para acelerarmos as demais fases", disse. O vôo inaugural do A-1M está previsto para o final do próximo ano. De acordo com o novo cronograma, a Aeronáutica receberá a primeira aeronave em 2010 --data prevista anteriormente para a conclusão do programa. As entregas serão concluídas em 2015. Para estender em 20 anos a vida útil do AMX, serão efetuadas modificações na configuração aviônica, que será compatível com os aviões A-29 (SuperTucano/ALX) e o F-5M, a versão modernizada do F-5. A frota de AMX, que atualmente está dividida em três lotes, passará a ter a mesma configuração. "A padronização reduzirá os custos de manutenção e teremos um ganho operacional no treinamento dos pilotos." Outro objetivo da modernização, segundo Salamone, é aumentar a capacidade operacional do AMX, que poderá receber armamentos de última geração e sensores mais modernos, que exigem maior capacidade de processamento do software. O atual é da década de 80. "O AMX é uma aeronave importante em termos de capacidade de reconhecimento, ataque e alcance e pode ser reabastecida em vôo. Buscamos a capacidade de utilização de armas de precisão, como bombas de menor potência, porém, mais precisas, que reduzem os danos colaterais. O alvo é atingido com extrema precisão." DEFESA - O AMX passará pela substituição dos aviônicos, que inclui o computador central a bordo, equipamentos de navegação, comunicação, de informações de vôo e o sistema de radar, entre outros. O sistema de auto-defesa da aeronave ganhará maior capacidade operacional. Por meio do sistema de aviso de aproximação de mísseis, o avião disparará "flares" (material incandescente empregado para despistar mísseis). Ao identificar a presença de radares, o AMX irá disparar dispositivos conhecidos como chaff, peças metálicas que interferem no sinal. CAÇAS - A modernização dos caças F-5 está prevista para ser concluída em 2009. De um total de 45 aeronaves, 15 já foram modernizadas e entregues à FAB. Só para este ano estão previstas oito entregas. Para 2008, estão previstas outras 10 aeronaves e para 2009, as últimas 12 unidades, incluindo os dois protótipos, segundo o brigadeiro Salamone. O F-5 é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo empregado nas bases aéreas de Canoas (RS) e Santa Cruz (RJ). O contrato da FAB com a Embraer está avaliado em US$ 285 milhões. (Leia texto nesta página) "2007 marca a retomada com prioridade do projeto de modernização do AMX e a consolidação do ponto de vista operacional do F-5 modernizado", disse Salamone.Programa ganha novo fôlego com decisão
do Ministério da Defesa de priorizar reaparelhamento militar.




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Sniper
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#3 Mensagem por Sniper » Ter Set 25, 2007 4:25 pm

Acho que deveríamos ser menos ufanistas as vezes e encararmos a dura realidade, além da falta crônica de recursos as nossas Forças Armadas padecem de uma incompetêncial gerencial gigantesca!

Já não sería hora de o governo federal além de liberar mais verbas realizar uma auditoría completa nas FA'S? Cobrar metas de eficiência? Investir na formação gerencial do estado maior das nossas Forças Armadas?

Essa palhaçada da EMBRAER X FAB é apenas uma das várias estorias de incompetência que ouvimos inclusive por colegas aqui do fórum. Outros fatos lamentáveis foram os "problemas com fornecedores" na MB em relação a reforma do A-12 e os A-4 além das relações mais do que promísquas entre EB e a Imbel... :roll:

O país e as FA's precisam urgente de alguém para botar ordem na casa! :wink:




Editado pela última vez por Sniper em Ter Set 25, 2007 4:56 pm, em um total de 1 vez.
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rodrigo
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#4 Mensagem por rodrigo » Ter Set 25, 2007 4:54 pm

Em primeiro lugar, bem vindo de volta Lauro, a patroa deixou você postar? :twisted:

Em relação ao intervalo entre a desativação do MIII e a entrada em serviço do M2000, não há dúvida de que a BAAN não teve aviação de caça adequada, pois além de depender dos F-5 ([024] ) sabemos claramente que a vigilância aérea é falha. A defesa da região sob responsabilidade da Base de Anápolis demanda um caça com radar no mínimo de alcance de 50Km, com velocidade supersônica de interceptação e uma autonomia de pelo menos 500Km. Qualquer fator abaixo disso, é irresponsabilidade. E foi o que acoteceu nesse intervalo MIII-M2000 (sem considerar a operação deficiente do MIII).

Aos fatores relativos à disponibilidade dos F-5M, suas capacidades, integrações e operacionalidade, ou especulamos ou vem alguém aqui com informação privilegiada e expõe a segurança nacional.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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#5 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 25, 2007 5:03 pm

O vôo inaugural do A-1M está previsto para o final do próximo ano. De acordo com o novo cronograma, a Aeronáutica receberá a primeira aeronave em 2010


Aí depois tem colegas nossos que querem convencer que está tudo bem e que somos os melhores. Francamente.




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#6 Mensagem por Poti Camarão » Ter Set 25, 2007 5:25 pm

Quem disse que nosso espaço aéreo não está sendo defendido???

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#7 Mensagem por Sniper » Ter Set 25, 2007 5:28 pm

E aquele Slide do Bueno quando ele foi dar a trágica notícia do adiamento do FX? O novo comandante jogou no lixo pra comprar F-16 Block 60 com eletrônica Israelense? :roll: :roll: :roll:

O pior de tudo é constatar que nem a própria FAB não sabe o que ela quer! :?




Editado pela última vez por Sniper em Ter Set 25, 2007 5:38 pm, em um total de 1 vez.
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Carlos Mathias

#8 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 25, 2007 5:36 pm

Sniper, por favor! F-16B60 e F-35Fura-fila.




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#9 Mensagem por Sniper » Ter Set 25, 2007 5:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Sniper, por favor! F-16B60 e F-35Fura-fila.


ooops! :oops: :oops: :oops: :lol:




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#10 Mensagem por Alitson » Ter Set 25, 2007 6:27 pm

Sniper escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sniper, por favor! F-16B60 e F-35Fura-fila.


ooops! :oops: :oops: :oops: :lol:


hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!hehehehe!!!!!!!!!!

Vcs 2 são tão engraçados, mas a verdade é que está na hora de começar a rezar pelo F-16. O mundo pode ser muito pior do que vcs pensam, todos. Recado dado. :evil: :evil: :evil: :evil:




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#11 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 25, 2007 6:30 pm

Rezar? Eu não, já está escolhido e só falta assinar o cheque, que está preenchido datado e etc. F-16B60BR agora e F-35Fura-fila prá 2015, tudo barato. Fora os brindes, como TICO, Tomahawk e etc.

Pelo menos foi isso que se colocou aqui há um mês mais ou menos.




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#12 Mensagem por Alitson » Ter Set 25, 2007 6:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Rezar? Eu não, já está escolhido e só falta assinar o cheque, que está preenchido datado e etc. F-16B60BR agora e F-35Fura-fila prá 2015, tudo barato. Fora os brindes, como TICO, Tomahawk e etc.

Pelo menos foi isso que se colocou aqui há um mês mais ou menos.


Carlos, posso te dar 90% de certeza que o caça já está escolhido. Qual? Não sei.
Veja o que está acontecendo. Se esses M2000 a mais vierem, você realmente acredita que receremos o caça escolhido antes de 2015?

Já vimos Gripen levar, Su-35 e assim por diante e o que levamos até agora, só lixo. E olha que só faltou assinar o cheque,

Pés no chão, pois alguns podem ter tomado a decisão, talvez não a melhor para muitos, mas muito melhor do que a sujeira que alguns estão tentando fazer com a FAB, para assim conseguir $$$$ para outros projetos, "os caçadores e os caças que se FODAM!!!", é bem isso que vc está lendo, são o que algumas mentes estão fazendo com a FAB.

[]s :wink:




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#13 Mensagem por Beronha » Ter Set 25, 2007 6:47 pm

Que vengam los F7m airguard...




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#14 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 25, 2007 8:09 pm

Beronha escreveu:Que vengam los F7m airguard...


... :shock:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 25, 2007 8:51 pm

Olha Alitson, eu não posso opinar quando se diz tudo no mais ou menos. Você poderia explicitar o que está acontecendo e que avião tão ruim assim que está sendo empurrado prá FAB? Se os contendores forem ainda SU-35BM ou Rafale, eu sinceramente não vejo razão alguma para a FAB estar reclamando dos aviões, ambos são ótimos.

Sobre os F-16BR, você já deve ter percebido porque estou escrevendo isso.




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