#318
Mensagem
por Vector » Seg Set 10, 2007 6:19 pm
FAB e Embraer retomam programa AMX - Jornal O Valeparaibano,Iara Gomes,9/Sep/2007
A FAB (Força Aérea Brasileira) e a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em São José dos Campos, retomaram os programas de modernização dos aviões AMX e F-5. Após sucessivos contingenciamentos orçamentários, o reaparelhamento da Aeronáutica ganhou prioridade no Ministério da Defesa. Em maio deste ano, a FAB entregou à Embraer o primeiro AMX, que será o primeiro protótipo do A-1M, a versão modernizada. Em 2008, serão entregues o segundo e o terceiro protótipos, um biposto e um monoposto, segundo o major-brigadeiro do ar Ronaldo Salamone Nunes, diretor de Ciência e Tecnologia do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial). O contrato de US$ 350 milhões com a Embraer para a modernização da frota de 53 caças AMX foi assinado em 2004, mas só agora começará a ser executado. "A prioridade que está sendo dada sinaliza que teremos os recursos para acelerarmos as demais fases", disse. O vôo inaugural do A-1M está previsto para o final do próximo ano. De acordo com o novo cronograma, a Aeronáutica receberá a primeira aeronave em 2010 --data prevista anteriormente para a conclusão do programa. As entregas serão concluídas em 2015. Para estender em 20 anos a vida útil do AMX, serão efetuadas modificações na configuração aviônica, que será compatível com os aviões A-29 (SuperTucano/ALX) e o F-5M, a versão modernizada do F-5. A frota de AMX, que atualmente está dividida em três lotes, passará a ter a mesma configuração. "A padronização reduzirá os custos de manutenção e teremos um ganho operacional no treinamento dos pilotos." Outro objetivo da modernização, segundo Salamone, é aumentar a capacidade operacional do AMX, que poderá receber armamentos de última geração e sensores mais modernos, que exigem maior capacidade de processamento do software. O atual é da década de 80. "O AMX é uma aeronave importante em termos de capacidade de reconhecimento, ataque e alcance e pode ser reabastecida em vôo. Buscamos a capacidade de utilização de armas de precisão, como bombas de menor potência, porém, mais precisas, que reduzem os danos colaterais. O alvo é atingido com extrema precisão." DEFESA - O AMX passará pela substituição dos aviônicos, que inclui o computador central a bordo, equipamentos de navegação, comunicação, de informações de vôo e o sistema de radar, entre outros. O sistema de auto-defesa da aeronave ganhará maior capacidade operacional. Por meio do sistema de aviso de aproximação de mísseis, o avião disparará "flares" (material incandescente empregado para despistar mísseis). Ao identificar a presença de radares, o AMX irá disparar dispositivos conhecidos como chaff, peças metálicas que interferem no sinal. CAÇAS - A modernização dos caças F-5 está prevista para ser concluída em 2009. De um total de 45 aeronaves, 15 já foram modernizadas e entregues à FAB. Só para este ano estão previstas oito entregas. Para 2008, estão previstas outras 10 aeronaves e para 2009, as últimas 12 unidades, incluindo os dois protótipos, segundo o brigadeiro Salamone. O F-5 é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo empregado nas bases aéreas de Canoas (RS) e Santa Cruz (RJ). O contrato da FAB com a Embraer está avaliado em US$ 285 milhões. (Leia texto nesta página) "2007 marca a retomada com prioridade do projeto de modernização do AMX e a consolidação do ponto de vista operacional do F-5 modernizado", disse Salamone.Programa ganha novo fôlego com decisão do Ministério da Defesa de priorizar reaparelhamento militar